A menininha e o bicho-papão

Amor, ironicamente, está escrito na camiseta, apenas.

No resto é espanto, deste que faz a gente torcer as mãos, só para ter uma mão qualquer que segure a nossa na hora do medo, ainda que, por falta de outra, seja a mão de nós mesmos.

Não sei seu nome, mas não importa. Mesmo pequeninos na imagem, seus olhos contam tudo, falam da história de três anos de vida numa quase ruína, num quase escombro, o único castelo de princesa que já conheceu.

Menininha, como fazer para não ouvir, ao te ver, os versos do Vinícius…

Menininha, que graça é você/Uma coisinha assim/Começando a viver/Fique assim, meu amor/Sem crescer/Porque o mundo é ruim, é ruim e você/Vai sofrer de repente/Uma desilusão/Porque a vida é somente/Teu bicho-papão

O bicho-papão vem assim, sem reparar que se veste de verde – que é a cor com que se desenha os monstros -, que usa máscara para que você  não veja que são gente fantasiada, os clóvis, os bate-bola de um carnaval mórbido e tardio, que percorre as vielas de teu mundo, mundo da favela, onde você teima em brotar, como uma flor sem nome, mas com esse rosa – e rosa-choque! –  para gente que não mais se choca.

Não, menina, a cena que te assusta não será revivida em divãs, não será tema de séries “cult”, não terá um pintor que a retrate, que nem mesmo valerá uma crônica senão esta, pobre e limitada, que é só o que posso te dar.

Posso apenas te prometer, talvez falsamente, que há gente que ainda tem escrito no peito o que você tem: love. Em inglês, português, em árabe, em francês , em sânscrito, em hebreu, em qualquer língua do esperanto que é a humanidade.

E que não tem, nem nunca terá medo do bicho-papão que faça te abandonar, sozinha, a torcer as mãozinhas.

PS. A foto vai sem crédito porque não o achei, e ao autor anônimo aplaudo a delicadeza. 

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • EM QUE ENRASCADA OS MONSTROS NOS METERAM> È DE ARREPIAR DE ÓDIO< DE DESGOSTO

  • Carissimo Brito,
    Que linda crônica.
    Que mundo cão.
    Vc ainda nos faz não perder a esperança.
    Obrigada.

  • Dá impressão que os golpistas (com stf, com tudo) tem ódio da raça humana!

    • Parece que o ódio é mesmo dirigido aos pobres e negros. Questão de cultura escravagista e séculos de domínio dos corpos considerados bons para o extermínio. Simples assim.

  • a foto é de Alan Lima e foi publicada originalmente no El País.

  • Uma imagem diz muito mais que 1000 palavras. Para os que crêem em Céu e Inferno, dá para imaginar o futuro dos responsáveis por essa situação. Não pensem que será castigo divino; será unicamente a consciência dos culpados que engendrará o local de destino desses espíritos atrasados, e lá ficarão independente das missas. Terão de reparar os prejuízos causados a tantos, principalmente às crianças. Esta menininha ficara em muitas mentes e o medo deles será muito maior. Há um dito que fala : Deus tem tanta esperança e fé na humanidade, que continua nos enviando crianças. Que a humanidade entenda e acorde.

  • A foto e o coracao partido...que seja mesmo o amanha a Deus pertenca, porem se depender do Homem, pode ser que o amanha nao exista...

  • Lembro de um tempo, na Inglaterra, em que os policiais não podiam andar armados. Porque eles eram considerados servidores do povo e não seus algozes. Não sei se isso continua igual por lá, na terra da rainha, nestes tempos de medo e de terror é bem possível que tenham desaparecido os elegantes policiais desarmados. Mas sempre achei de uma grande civilidade essa idéia. Talvez por estar acostumada a viver no país em que nasci, meu pobre Brasil, em que os policiais e os soldados não tem vergonha de exibir suas armas assustadoras na frente de criancinhas.

  • É realmente dolorido. Vê-se que é uma menininha amada, pois, mesmo numa pobreza de quase escombro, está arrumadinha, penteadinha....Não dá pra ver se está calçada, mas deve estar. E pensar que uma criança dessa, junto com os seus, está passando por esses horrores por ordem de um nojento como michel temer!

    • Essa criança negra não está descobrindo o bicho papão com o vampirão. Essa realidade sempre existiu nas favelas e periferias. O Estado de Exceção há muito tempo tem esse território como espaço de abuso e de assassinatos de corpos estigmatizados como "subhumanos" que nunca foram respeitados em sua cidadania. Não há novidade para além das pautas da classe dominante de sempre.

      Ex-prefeito de Londres apoia Lula !
      https://youtu.be/kyZqT_SEviw

  • Triste o exército mais uma vez se prestar a isso. Capitães do mato , jagunços, defensores dos apátridas golpistas, os traidores da pátria e do povo q estão a destruir o país. Q não se enganem os milicos, a vez deles de destruição e eliminação está próxima. Para q forcas armadas se milícias poderão fazer o servico sujo de subjugar, humilhar, perseguir e matar os pobres? Institucionalmente deixarão de existir. Perderam o submarino nuclear perderam os caças aéreos e perderão muito mais. Será o fim. Talvez o país saia ganhando.

    • O exército desde 50 Nunca foi mais foi para defender nossa soberania....apenas nos botar os grilhões de volta...a escola superior de guerra...os EUA sempre eles....

Related Post