Merval confirma a si mesmo: Morra Marina; (re)Viva, Aécio!

profeta

Merval Pereira, sem qualquer pudor, confirma sua própria previsão, há uma semana, que foi devidamente registrada por este blog, seu leitor – com alto consumo de Sonrisal – diário.

Chegou o “fato novo” que ele antevia, capaz de fazer Marina Silva ter sua “candidatura  abalada nesses últimos 30 dias de campanha”.

Ele próprio sapateia de prazer, em sua coluna de hoje,  diante da ideia de que, entre os eleitores, “muitos que foram para ela em busca de um refúgio poderão se convencer de que Aécio Neves é a melhor oposição, e muitos outros podem desistir mais uma vez de votar, convencidos pelos fatos de que são todos farinha do mesmo saco.”

E não tem dúvida em tascar a informação de que, o pacote das traquinagens campistas que atingem Marina, inclui “o jato que veio junto, ao que tudo indica, nesse mesmo pacote.”

Mesmo que ela não tenha qualquer envolvimento pessoal, senão o fingir que não sabia, está “apanhada em uma armadilha montada pela “velha política” de que Eduardo Campos se utilizava antes de romper com o governo petista”, diz Merval, apontando o rompimento do pernambucano  como uma espécie de “conversão” à honradez pessoal.

Recorde-se que Merval é muitíssimo bem informado, senão sobre os fatos, certamente sobre as versões que sobre eles se vai dar.

E é com essa autoridade que ele afirma:

Quem poderá se beneficiar da situação é o candidato do PSDB Aécio Neves, que precisava de um fato novo para turbinar sua campanha, e ele chegou pela delação premiada do ex-diretor da Petrobras. Não é possível dizer agora se mais essa denúncia de roubalheira institucional será suficiente para recolocá-lo na disputa, mas ele tem a vantagem no momento de poder atacar tanto Marina como Dilma, reforçando a ideia central de sua campanha de que ele é a mudança segura.

Porque, afinal, a imprensa brasileira é como o jatinho do PSB, mesmo, não depende de papéis, documentos, nada.

Depois de passadas as eleições, estimam-se as  “horas voadas” do noticiário e manda-se a conta.

Mas o partido da mídia ainda não está fechado, porque alguns  estão convencidos de que nem Jesus ressuscita o Lázaro Aécio.

Nem matando, como diz Marina, Eduardo Campos uma segunda vez.

O que, claro, politicamente, a leva junto.

Só uma coisa, no Brasil, consegue ser mais bandida que a política.

A mídia.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

61 respostas

  1. ‘Tai uma oportunidade pra se prender o tal do aderbal sementeira, pra “prestar declarações”, até q ele esclareça como ele sabia – ou não sabia?… sobre “um fato novo”, futuro? Ele precisa esclarecer, direitinho, como ele consegue parir tanta “M”, todo o dia e a toda hora. O cara usa, criminosamente, o imaginário do eleitor; influindo, o mesmo eleito, num mesmo sentido e direção. Incrível como o carinha já foi aos EEUU, receber um prêmio de jornalismo, por seu… brilhantismo, de ocasião.
    Ah!… Cuba. Ah, Cuba!… Entendo o ódio q cetas pessoas sentem de “ocê” e seu “Paredão”…

  2. Para os animados sangradores da Petrobras no ex-PSB, agora PSBraX, cúmplices do PSDBraX e da mídia golpista e anti-nacional, vale o verso de Vandré: É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar”

  3. Quantos votos este indivíduo pensa que tem? E quantas dezenas de pessoas será que foram opinião a partir do lixo que escreve? Só se for gente ainda pior do que ele…

  4. Fernando

    Ainda não acabou a sujeira da mídia e do candidato manco: é o começo.

    Atingido o primeiro alvo, a fadinha da floresta, volta-se a artilharia para Dilma.
    A lógica é a seguinte: se o primeiro tiro for capaz de tirar Marina do segundo turno tem-se que ter um outro capaz de também liquidar a Dilma no mesmo segundo turno. Resta saber, ou intuir o que prepara os velhacos da direita, qual a nova bala de prata com pólvora suficiente para liquidar a reeleição da presidente Dilma.

    1. Se alguém atentou para “detalhes” em notícias, imagens e boatos (sem esquecer que “o diabo está nos “detalhes”), é só ligar os pontos e chega-se a um bom palpite. Desde os primeiros momentos da tragédia, espalhou-se um “vírus”: sabotagem a mando do governo. Em Recife tem até muros pintados com a frase: o PT matou Eduardo. No início da campanha de rua naquela capital, o vice cobrava do governo a investigação do acidente (a candidata não se pronunciava sobre isso), enquanto a militância gritava “sabotagem”, “sabotagem”. Sem esquecer que foi esse mesmo vice que cobrou do governo explicações sobre o gravador de voz da cabine, o que gerou as declarações do comandante da aeronáutica sobre o caso (está tudo nos jornais).
      O mesmo “vírus” circulou nas redes sociais.
      Esta semana, surgiu o irmão do falecido informando que vai cobrar da UNIÃO, via MPF, a indenização devida aos atingidos pelo acidente. O detalhe nessa entrevista: o irmão informa que, em breve, IRIA DAR A SUA VISÃO DO ACIDENTE.
      Então, plantou-se a semente (ou inoculou-se o “vírus”), entra um processo judicial (o resultado não importa)para dar aparência de seriedade ao caso (não mais uma mera suspeita) e na véspera da eleição a tal VISÃO DO ACIDENTE, em declaração bombástica, sem tempo de qq reação.
      Tomara que eu esteja enganada.

  5. Pau na Globo!
    Dilma precisa falar que o povo já “não engole mais a bala de prata” que aparece em toda eleição.
    Osmarina já estava em declínio! Se as pesquisas fossem sérias iriam mostrar isso. Dilma reduz a rejeição, aumenta a aprovação do governo e não aumenta a preferência dos votos? Só na cabeça de um ingênuo.
    Aécio foi assassinado politicamente quando defendeu FHC. Tudo que aquele velho ultrapassado toca, degenera. Osmarina será a próxima vítima do vírus FHC.

  6. CONTRADIÇÕES DE MARINA A SER EXPLORADA NO HORÁRIO ELEITORAL
    MARINA SILVA É UMA CANDITA QUE NÃO POSSUI OPINIÃO MUNDANDO FACILMENTE DE POSIÇÃO EM BUSCA DE CONQUISTAR O MÁXIMO DE VOTOS POSSÍVEIS. Obedecem a ordens de Malafaia e defende Feliciano.

    O problema não é receber doações de grandes empresas, (todos os candidatos recebem para montar sua estrutura de campanha) o problema é você permitir que essas empresas elaborem o seu plano de governo conforme seus interesses, em busca de mais e mais lucro. É inaceitável que um banco privado através de uma candidata que se diz ser o novo assuma o comando do país, defina a sua política econômica, isso significará uma ameaça aos avanços econômicos que tivemos ao longo de 12 anos de governo. O projeto do itaú financiador e principal cabo eleitoral de marina silva com a independência do banco central é aumentar as taxas de juros e aumentar os seus lucros. Ao aumentar a taxa de juros conforme os interesses dos bancários, um carro que vc compra por 35 mil ao você financiá-lo pagará o preço de três carros, ao financiar uma casa pagará por três casas, isso dificulta o acesso ao crédito e a bens duráveis pelos mais pobres e aumenta lucro dos bancários. Nos 12 anos de lula e dilma quantos bens eram vendido antes e quanto aumentou, é visível os eletrodomésticos, moto, carro, casa. A equipe econômica de marina silva é a mesma da época de FHC e Collor , seu plano de governo chega a ser apontado pela grande imprensa como plágio, cópia do candidato do PSDB Aécio Neves, esse Novo que Marina Prega a gente já viu a 12 anos atrás e não deu certo.
    8 anos de FHC taxa de juros 40 % aa DESEMPREGO EM ALTA DÉFCITE HABITACIONAL INFLAÇÃO
    O sucateamento das estatais, a queda das plataformas da Petrobras, Privatizações a preço de banana.
    Marina se diz ser o novo, mas defende as velhas políticas que tanto mal fez ao Brasil. Se une ao grupo que tanto combateu para chegar ao poder, muda o discurso a seu bel prazo em busca de votos.
    Temos que criticar a politica econômica de Marina Silva, a equipe de Marina, mostrar que ela defende o interesse dos bancos privados, que é uma ameaça ao emprego à distribuição da renda.
    O itaú deve 18 bilhões de imposto de renda quantas copas do mundo davam para ser feita. Criticar a copa e aceita a sonegação de imposto de renda é no mínimo contraditória, muitos queriam e lutavam para não ter copa ou para que ela fosse um fracasso teve e foi um sucesso vamos unir as nossas forças e lutarmos contra a sonegação de imposto de renda, vamos lutar pelo povo e não por bancárias, pelas nossas estatais, Petrobrás cresceu tanto nesses 12 anos possui um lucro de tanto, maior empresa da América latina, CEF 3 maior banco, cresceu tanto, banco do brasil, empresas que certamente se FHC continuasse na presidência não seriam mais do brasil, vamos lutar pela diminuição da desigualdade social, pelo povo.
    Mariana Silva não é o lula de saia é o FHC de saia – tudo pelo poder.
    Marina é a candidata do PSDB, do PIG, dos Bancários, do FHC, do José Serra, da direita brasileira não é o novo é à volta ao passado. Esse passado sombrio o Brasil não merece mais.
    Se o programa eleitoral conseguir associar marina silva ao FHC e ao PSDB, conseguir colocar como candidata da direita, como uma ameaça as conquistas sociais, as estatais, ao emprego a renda, transforma-la num verdadeiro Aécio neves como lobo em pele de cordeiro conseguiremos fazer com que ela perca 5 pontos e dilma ganhe 4 pontos viraríamos o jogo.
    Essa será sem dúvida a eleição de presidente mais disputada da história do Brasil, só João Santana poderá colocar Dilma na frente novamente, e desmentir as pesquisas. Principalmente no 1° turno é importante vencer e com pelo menos 8 pontos de vantagem e ganharmos de 51 a 49 por cento no 2° turno.

  7. “Em 1995, sob a gestão de FHC, é indicado como Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas.
    Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobrás. Foi diretor, por exemplo, da GasPetro de 1997 a 2000.”

  8. Eu não me preocupo tanto,com o que diz o Ataúlfo Merval de Paiva,como o elogia diuturnamente,o Senhor Paulo Henrique dos Santos Amorim.Esse baluarte da Acemia Brasileira de Letras,com todos os anciãos mentais que ali,hoje habitam,maculando à memoria do Machado,além de não ter expectadores,senão poucos,esta nos dias atuais ocupado,com tarefa mais desgastante que teve no passado recente,e que consiste de,ao invés de acariciar às genitálias do R.Marinho,hoje em dia tem que fazer seu ofício,nas genitálias dos três herdeiros e ele,o Ataúlfo ainda não divisou qual das genitálias,deve tratar com mais carinho,para acaricia-las com mais eficácia.

  9. A VEJA “FALOU” E O BRASIL PAROU!!! E agora, Senhores Presidentes da CÂMARA e do SENADO, SENADORES e DEPUTADOS FEDERAIS, que Vocês foram ATINGIDOS no CORAÇÃO; vamos votar a LEI DO DIREITO DE RESPOSTA do REQUIÃO e a LEY DE MÉDIOS ou o PIG e a GLOBO vão continuar mandando no NOSSO PAÍS??? Esse “PODER” tem de acabar e isso só depende de VOCÊS. VOTE AGORA !!! Pela LEI DO DIREITO DE RESPOSTA JÁ!!! PELA LEY DE MÉDIOS JÁ!!! PARA O BRASIL CONTINUAR AVANÇANDO!!! DILMA 2014!!!

  10. Um candidato de papelão – em todos os sentidos, outra, bolinha de sabão inflada pelo cuspe da mídia. Bala de prata, CPIs, delações premiadas feitas por condenados bandidos,por revisteca editada por Cachoeira, bandido condenado e solto, nada que denote sucesso. A ponto de recorrer ao mesmo valetudo, o tudo que aí está desde sempre. Dá para acreditar em reviravolta?!!!

  11. Bomba: Pagamento a doleiro Alberto Youssef por sócia da CEMIG complica Aécio.
    1
    POLÍTICA Na ânsia de atacar a Petrobras, a revista Época, sem querer deu um tiro de canhão em Aécio Neves (PSDB-MG). A revista apontou um pagamento da empresa Investminas Participações a uma empresa que a revista diz ser de fachada do doleiro Alberto Youssef. Acontece que a Investminas não tem negócios com a Petrobras. Teve com a CEMIG. A CEMIG é sócia também da LIGHT (distribuidora de eletricidade no RJ), e vota para a Light comprar os 51% da Investminas. O jornal Estadão vai além. aecionevesnao.blogspot.com

  12. Fernando, o MERDAL continua a mesma MERDA. Já a GLOBO continua a mesma GLOBOSTA. Nem bêbado acredita mais nas promessas do PATIFINHO DAS MINAS GERAIS e da FODINHA DA FLORESTA. O jeito que tem é enganar o MALA FALHA.

  13. A Bala de Prata somente apareceria no segundo turno que, na certeza do PIG, seria entre PÓÉCIO e DILMA! Como o PÓÉCIO pode não ir ao segundo turno, o PIG antecipou a Bala de Prata, ajudado pela Polícia Federal ( vazamento ), para tentar reverter a situação do seu ( PIG ) candidato e colocá-lo no segundo turno! Alguém tem alguma dúvida sobre isto? Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!

  14. Aécioporto, PSDB/DEM, FHC, são os reis da corrupção na política brasileira, seus crimes estão impunes até hoje, ou o povo brasileiro já se esqueceu da agressão de FHC à Constituição Brasileira, comprando deputados, senadores, prefeitos, governadores e os ministros do STF com o nosso dinheiro para que pudesse ser reeleito, quebrando o Brasil por três vezes. O Aécio além de corrupto é mentiroso. Mora no Rio de Janeiro e diz que mora em Minas Gerais, diz que seu governo foi aprovado com 92%, uma mentira deslavada, o seu candidato a governador por Minas, Pimenta da Veiga é mais mensaleiro que José Dirceu, pois recebeu de Marcos Valério RS200.000 e só não está na Papuda porque o seu processo foi arquivado. O PSDB de são Paulo tem mensalão desde o governador Mario Covas e nunca ninguém foi preso, julgado ou condenado porque o PSDB é parceiro do PCC em São Paulo. O PT ao contrário. Não impediu que seus mensaleiros fosse investigados, julgados e presos na Papudo sem nenhum privilégio ou mordomia. Quem investigou, prendeu e agora esta dando andamento na denúncia contra o doleiro Yusseff, não é a revista Veja, nem a TV Globo, mas a PF, o MP e a Proc. Geral da República. Voto desde 1964 e sempre acompanhei a política. O PT continua sendo o único partido político que não varre o roubo e a corrupção para debaixo do tapete. Por isso eu já decidi, o meu voto é em Dilma.

  15. Meu voto NÃO é secreto:
    PresidentA: Dilma Roussef * 13 * PT
    Governador: Wellington Dias * 13 * PT
    Senador: Elmano Férrer * 141 * PTB
    Deputado Federal: Merlong Solano * 1333 * PT
    Deputado Estadual: João de Deus * 13222 * PT
    Ah, não se esqueça: Você tem até hoje, 7 de setembro, para votar SIM no plebiscito, em:
    http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/vote-no-plebiscito#voto
    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  16. Fernando, aqui e acolá aparece um PATIFE escrevendo merda neste blog! Um infeliz que se identifica como GABRIEL ARAUJO, em um momento de desespero e abandono familiar, parte para o ataque contra o PT e o GOVERNO DILMA. Aqui no TIJOLAÇO não há espaço para CANALHA da raça TUCANALHA destilar seu próprio veneno. Vá chafurdar no CHIQUEIRO do JOAQUIM BARBOSA, seu MERDA!

  17. Bem, duvido que isso possa atingir a candidatura de Dilma, porque a mídia e a oposição já vem batendo nessa tecla faz tempo e Dilma não perdeu pontos por conta disso. Agora se Marina vai resistir é outra história.

    Por outro lado, quem tiver acesso aos assessores de Dilma podem, por gentileza, relembrá-los de que Dilma DEMITIU esse delator em 2012, mesmo contra a vontade de vários partidos e só depois ele foi preso pela operação Lava-jato. Essa informação é importantíssima, porque tudo parte desse delator que Dilma demitiu mesmo contra a vontade de vários partidos em 2012. A campanha de Dilma tem que explicar isso ao povo de que foi ela que demmitiu o sujeito que é o centro dos escândalos contra a Petrobrás.

    E, inclusive ela pode mostrar no seu programa eleitoral a manchete do próprio O GLOBO de 2012 que fala que o Planalto (Dilma) demitiu o sujeito porque achava que ele anda muito “soltinho”. Isso seria um tapaço na cara dessa mídia. E está tudo lá na reportagem de 2012 do próprio O GLOBO. Não é possível que Dilma não use isso em seu horário eleitoral, mesmo porque é a mais pura verdade e está registrada.

  18. Bem, duvido que isso possa atingir a candidatura de Dilma, porque a mídia e a oposição já vem batendo nessa tecla faz tempo e Dilma não perdeu pontos por conta disso. Agora se Marina vai resistir é outra história.

    Por outro lado, quem tiver acesso aos assessores de Dilma podem, por gentileza, relembrá-los de que Dilma DEMITIU esse delator em 2012, mesmo contra a vontade de vários partidos e só depois ele foi preso pela operação Lava-jato. Essa informação é importantíssima, porque tudo parte desse delator que Dilma demitiu mesmo contra a vontade de vários partidos em 2012. A campanha de Dilma tem que explicar isso ao povo, de que foi ela que demmitiu o sujeito que é o centro dos escândalos contra a Petrobrás, antes dele ser preso pela PF em 2014.

    E, inclusive ela pode mostrar no seu programa eleitoral a manchete do próprio O GLOBO de 2012 que fala que o Planalto (Dilma) demitiu o sujeito porque achava que ele anda muito “soltinho”. Isso seria um tapaço na cara dessa mídia. E está tudo lá na reportagem de 2012 do próprio O GLOBO. Não é possível que Dilma não use isso em seu horário eleitoral, mesmo porque é a mais pura verdade e está registrada.

    1. Marina resiste porque ao contrário do que sonha o PiG os factoides da sujíssima veja não colarão pessoalmente nela.

  19. conhecendo a mídia e as artimanhas, esta semana saem novas pesquisas que já refletirão o que a mídia quer. Tipo, Dilma caindo de 35 pra 28, Marina caindo de 34 pra 27 e Aecio indo de 14 para 28.
    :D

  20. Conspiração O grupo dos 30: Programando o colapso financeiro mundial

    Enquanto deixamos que a nossa vida seja vendida como uma mercadoria qualquer, preferimos preencher o vazio com lobisomens, caveiras, antigos rituais ou beber da Fonte da Santa Ignorância, a televisão.

    Aqui há uma conspiração, mas nada de alienígenas ou vampiros. É uma das conspirações nos moldes das leis. As mais aborrecidas e as únicas que resultam.

    Derivativos

    O resultado dos derivativos, que são produtos financeiros inteiramente compreensíveis para pouco mais de 200 pessoas em todo o mundo, é a crise financeira de 2007-2012. Foi uma brincadeirinha começada no escritório da AIG (nota: American International Group, o maior grupo de seguros do mundo) de Joseph Cassano em Londres, para iniciar um colapso global.

    Não que tudo tenha sido culpa da AIG, porque antes já tinha nascido a bolha dos Derivativos dos subprime nos Estados Unidos, a bolha imobiliária, os criminosos Mers, os Servicers e os derivativos tipo Frankestein (uma criação de Wall Street) que em breve acabaram por infectar todo o mercado financeiro e os bancos. A partir dai foi (e ainda é) possível começar o mantra do “controle orçamental”, da “austeridade”, o pesadelo da “Dívida Pública”.

    De fato: esvaziar os Estados para torná-los impotentes.

    Breve parênteses.
    Tenho uma certa admiração acerca de quem inventou o esquema: foi possível criar algo com o qual apresentar ao povo ignorante dados que “demonstram” como um excesso de despesa foi mortal para as finanças dos vários Países.

    Temos de reconhecer que foi e ainda é uma obra prima: é preciso saber pegar a arma que fica nas mãos dos cidadãos e transformá-las numa arma contra eles. Cérebros finos, disso não há dúvidas. Com a força dos meios de comunicação de massa.

    E o resultado é que as pessoas, nas ruas, hoje falam da dívida pública como do pecado mortal. Doutro lado, uma eventual tomada de consciência na internet é mantida sob controle com notícias estúpidas, sem sentido, até ridículas.

    A Genialidade

    Os derivativos são armas de destruição de massa, e “massa” é a palavra certa uma vez que estes ativos-Frankenstein percorrem o planeta sem nenhum controle ou regulação para um valor total que assusta qualquer calculadora.

    Em 1994 o alarme tocou, com a Merrill Lynch que fez desaparecer 1,5 bilhões de ativos em Orange County (EUA), mas ninguém ligou e os ativos continuaram a percorrer alegremente o planeta todo, até ocupar qualquer instituição bancária. Ainda hoje, os contratos OTC (Over the Counter, sempre produtos derivativos) são livremente usados para destruir, como bem sabe o criminoso John Paulson (nota: Paulson soube precocemente da quebra do Lehman Brothers, sendo um dos únicos cinco investidores que ganharam dinheiro com o desastre financeiro decorrente. Os outros foram: Philip Falcone,da Harbinger Capital Partners; Ken Griffin, da Citadel Investment Group; James Simons, da Renassaince Technologies e George Soros)

    Usando os derivativos, um punhado de especuladores pode tranquilamente afundar um Estado soberano, até mesmo do G8, empurrá-lo até à beira da falência com consequências horríveis que têm o nome de desemprego, subemprego, suicídios, pobreza; pode obrigá-lo a vender o patrimônio dos cidadãos, cortar salários, reformas e serviços, destruir o que ainda sobrar da democracia (nota: como está acontecendo em vários países europeus)

    Não é difícil e tudo isso em troca de lucros incalculáveis dos especuladores, mas também do fascismo financeiro da União Européia, aquele mesmo fascismo que impôs os tratados mortais da UE, os mesmos para os quais nenhum cidadão da União alguma vez votou.

    Estamos a falar duma arma de trilhões de dólares, 8 vezes o Produto Interno Bruto do Mundo, não sei se é claro.

    O Grupo dos Trinta: o que faz este Grupo?
    Os Leitores mais antigos já conhecem a resposta, pois o esquema é velho. Mas funciona.

    Primeiro: destrói-se a capacidade do Estado para criar e controlar qualquer riqueza financeira significativa (a “superstição ou a histeria da Dívida Pública”, como diz P. Samuelson). Nesta altura, a criação da riqueza financeira continua a ser significativa apenas nas mãos dos mercados de capitais, dos quais os Estados acabam por depender totalmente.

    Segundo: os mercados de capital, agora donos e soberanos, encarregam lobbies e tecnocratas para que possam ser criadas leis, ferramentas institucionais e instrumentos de propaganda que permitam aperfeiçoar o saque global.

    Terceiro: os governos, impedidos de criar qualquer tipo de riqueza, são totalmente dependentes da chantagem dos mercados e de quem estes controlam, sendo assim obrigados a engolir ou diretamente ignorar as aberrações especulativas, como a existência dos OTC.
    Depois disso, os golpes financeiros são quase uma piada.

    Agora, voltem até o segundo ponto, aquele dos lobbies e dos tecnocratas: é aqui que encontramos, em destaque absoluto, O GRUPO DOS 30.

    Em 1978, Rockefeller (tinha que ser, não é?) ajuda a criar o grupo. Serão 30 membros rotativos, mas sempre 30 indivíduos. E o que está definindo é muito mau desde o início: são quase todos os homens que trabalham com a mão direita na especulação financeira e com a esquerda na regulamentação governamental da mesma. Isso não tem piada nenhuma: um grupo assim deveria ser preso.

    Eleni Tsingou, fez uma investigação acadêmica do Grupo (em 2003):

    Este grupo não apenas legitimou a participação do setor privado nas políticas do Estado, mas também permitiu que os interesses privados se tornassem o centro das decisões político-financeiras. Isto porque muitos dos seus membros são aqueles mesmos políticos que o grupo pretende convencer.

    O Grupo dos 30, então, começou o trabalho com cérebros de primeira grandeza e bem recheado de dinheiro. Não faltava nada e os resultados não demoraram. Em 1993, o Grupo publicou o primeiro estudo abrangente sobre os produtos derivativos: Derivatives: Practices and Principles.

    Os controladores das transações financeiras de América e Europa encontravam-se no meio do nevoeiro mais denso acerca destes produtos, portanto aceitaram o estudo de braços abertos: até que enfim, alguém que explica alguma coisa. Só que a ignorância não permite contrariar as conclusões, e as conclusões do Grupo dos 30 eram essencialmente duas:

    os derivados OTC são essenciais porque “representam novas formas de compreender, medir e gerir o risco financeiro” (esta é lindíssima: os produtos financeiros mais arriscados alguma vez criados deveriam ter reduzido o risco)
    e, em segundo lugar: foi salientado que “a chave para o uso de derivativos é a auto-regulação: as regras estatais intrusivas teriam arruinado a elasticidade do produto e impedido a inovação financeira” (que significa: as leis são feitas por nós, privados, porque vocês, políticos, nem sabem do que estamos a falar. O que era bem verdade!)
    E para não fazer a figura das bestas ao quadrado, o que fez a maioria dos políticos? Seguiram os principais líderes políticos que eram, na melhor das hipóteses, pagos pelas elites financeiras. Verdade seja dita: encontrar material informativo acerca dos derivativos não era simples a esta altura.

    Mas no estudo citado o Grupo dos 30 também ousou mais e escreveu que os auditores deviam “ajudar a remover a incerteza das normas legais e fornecer um tratamento fiscal [isso é, os impostos] favorável perante os derivativos”.
    Um trabalho teórico nada mal, preparado e divulgado com o lubrificante gentilmente fornecido pela JPMorgan.

    Apesar da audácia dessas linhas, os três principais órgãos de controle (o Comitê de Basiléia, o Congresso dos EUA e a Federal Reserve) acharam a idéia da auto-regulamentação bem simpática e começaram a remar contra aqueles que lançavam o alarme: veja-se o caso de William K. Black.

    Nesta altura, duas dos mais poderosos lobbies financeiros anglo-saxônicos, o Institute for International Finance(IIF) de Washington e a Investment Banking Association (IBA) de Londres lançaram na mesa de negociações as suas propostas para a auto-regulamentação dos derivativos , com o óbvio total apoio do Grupo dos 30. Tanto para ter uma idéia, o IIF é o lobby que algumas semanas atrás deu as ordens na negociação-suicídio da Grécia para o segundo resgate.

    O resultado de quanto dito até aqui: a oportunidade de entender e controlar a destrutividade dos derivativos apresentou-se no início da década dos Noventa. O Grupo dos Trinta foi o principal ator na operação para tornar inútil qualquer tentativa de trazer sob controle público estes assassinos financeiros, cujas consequências bem conhecemos.

    Vamos ver alguns dos nomes..
    São estas as pessoas que arruinaram a vida de centenas de milhões de famílias, milhões de empresas, das democracias dos principais Países ocidentais, para não mencionar os horrores do Terceiro Mundo e o Ambiente.
    Estes senhores (não sozinhos, claro, há outros também) criaram e defenderam um dispositivo termonuclear fora de controle hoje representado por 650.000.000.000.000 (650 trilhões) de dólares de derivativos que pode arrasar o planeta.
    Este senhores perpetraram um golpe financeiro único na História.

    Paul A. Volcker presidente da Federal Reserve (o banco central dos EUA), mas também homem da Chase Manhattan Bank.
    Lord Richardson of Duntisbourne, governador do Banco Central da Inglaterra, mas também homem da Lloyds Bank.
    Jacob A. Frenkel, governador do Banco Central de israel, mas também homem da Merrill Lynch International.
    Geoffrey Bell, Ministro do Tesouro da Grã-Bretanha, também director da Schroders.
    Domingo Cavallo, que foi Ministro da Economia da Argentina, pai do terrível desastre económico no País do Sul América.
    Gerald Corrigan, Presidente da Federal Reserve Bank de New York, mas também Managing Director da Goldman Sachs e da Morgan Stanley.
    Guillermo de la Dehesa, Governador do Banco Central da Espanha, Ministro das Finanças, mas também banqueiro do Banco Santander Central Hispanico e da Goldman Sachs.

    Armínio Fraga Neto, Presidente do Banco Central do Brasil, mas pago também pela Solomon Brothers NY e Soros Fund Management.

    Toyoo Gyohten, Ministro das Finanças do Japão, mas também executivo do Bank of Tokyo.
    Gerd Hausler, governador da Bundesbank (o banco central alemão), mas também no Dresdner Bank.
    Mervyn King, governador do Banco da Inglaterra.
    Jacques de Larosière Conseiller, governador do Banco Central da França, também executivo-chefe do BNP Paribas.
    William McDonough, do Departmento de Estado dos Estados Unidos, pago também pela First National Bank of Chicago.
    Tomasso Padoa-Schioppa, Comissão Europeia, vice-director da Banca d’Italia, BCE, FMI e Bildberg.
    Lawrence Summers, Secretário do Tesouro dos EUA, fiel do grupo Bilderberg.
    Jean-Claude Trichet, ex governador do Banco Central Europeu mas também Ministro das Finanças francês e parte do Grupo Bilderberg.
    Axel A. Weber, presidente da Bundesbank, mas também membro do Conselho Europeu do Risco Sistémico e Conselho de Estabilidade Financeira e presidente do banco UBS.
    Adair Turner, presidente da Autoridade de Serviços Financeiros da Grã-Bretanha, vice-presidente do banco Merrill Lynch Europa.
    Gerd Häusler, que trabalhou no Relatório de Estabilidade Financeira Global, no Fórum de Estabilidade Financeira, Director do Instituto de Finanças Internacionais em Washington e mesmo do grupo de consultoria financeira Lazard.
    Mario Draghi, Governador do BCE.
    Paul Krugman, economista.

    Paul Krugman???
    Com certeza, meus senhores: porque o fato duma pessoa saber qual o caminho certo não significa que depois não possa seguir o caminho mau (“façam como eu digo mas não como eu faço…”).

    Aqui não se fala de conflitos de interesse bilionários, aqui se fala dos mestres das finanças globais, dos mais importantes bancos centrais do mundo, de gigantes do setor bancário, de especulação global e dos maiores controladores do mesmo, tudo envolvido numa amálgama obscena.

    Este é o Grupo dos Trinta, o lobby que ajudou de forma decisiva a provocar este cenário assustador, esse nível de criminalidade internacional. Trinta indivíduos em rotação, mas apenas trinta.
    Coisas reais, tragicamente verdadeiras como verdadeiros são os nomes aqui apresentados.
    Para cada um dele seria preciso preencher páginas e páginas.

    Há os nomes de quem deveria ter controlado a finança, criado segurança, construído barreiras legais para proteger o resto da sociedade.
    Há os nomes de quem elaborou relatórios públicos que diziam “está tudo bem” quando, na mesma altura, cuidava dos próprios interesses nas instituições privadas.

    Para ler todos os nomes dos atuais membros do Grupo dos Trinta e ver as caras deles também é possível acessarr o site do Grupo: Group of Thirty.

    Conclusão: lá no site continuamos a encontrar a face alegre, irônica e cheia de empáfia de Armínio Fraga, que ainda está resolvendo se aceita ser Ministro de Aécio ou de Marina (o que porventura vencer as eleições, certamente), para representar o capital especulativo mundial nas finanças brasileiras (e ele não está muito preocupado porque além de ser um indivíduo voltado ao capital internacional, e portanto sem pátria, ainda tem cidadania americana, onde sempre será bem acolhido), e assim aplicar os princípios mais violentos do neoliberalismo, com arrocho salarial, privatizações do que sobrou do FHC, entrega das riquezas nacionais (Petrobrás, Banco do Brasil, CEF, BNDES, etc) e concentração de renda como nunca se viu na nossa história.
    http://imagempolitica.com.br/site/o-grupo-dos-30-programando-o-colapso-financeiro-mundial/

  21. Brito, entendo ao ler Merdal . Ossos do ofício e saber o que eles pensam .Em quase dez estados sumiram com a propaganda do aécioporto .
    O global tá desinformado . Aliás o mineiro/carioca está processando muitos tuiuteiros. está no PHA .
    Dilma na cabeça no primeiro turno.
    RJ/SP brevemente voltam ao normal .

  22. Fernando, também fui ao HADES ler o Merval, tarefa das mais difíceis inclusive pela total indigência com que usa a lógica.
    Mas vamos lá, fica claro que as baterias da mídia global estarão assestadas em direção de Osmarina , além da Dilma ( desde sempre ) claro.
    A tarefa é simples, ainda que Aócio perca a eleição num segundo turno para Dilma, buscarão assegurar a vitória em Minas e evitar a todo custo , ainda que improvável neste momento, uma derrota em São Paulo.
    Para o PSDB e para o PIG ( a publicidade de São Paulo e Minas é enorme ) perder qualquer um destes dois estados seria catastrófico, pois como o próprio Merdal deixa transparecer o voto em Dilma dificilmente estará abalado.
    Aécio no segundo turno é uma senha, potencializa o ainda jovem senador a tentativas futuras de chegar ao Planalto e assegura ao PSDB o título de principal oposição, como subproduto desmoraliza a “novapolítica” de Osmarina e do PSB fazendo-os regredir ao status quo ante, uma simples irrelevante e exótica novidade.
    Já havia escrito em post anterior que não acreditava que o PIG deixaria o PSDB caminhar para a irrelevância.

  23. PRESIDENTA DILMA, ESTÃO USANDO A POLICA FEDERAL PRA MANIPULAR A ELEIÇÃO!!!!! NÃO VAI FAZER NADA????????????????????? Olha, se o governo não reagir, TEM MAIS É QUE PERDER PRA DEIXAR DE SER BANANA!!…AHHHH VAI CAGAR NO MATO!

  24. TEM QUE INVESTIGAR DENTRO DA POLICA FEDERAL, MOSTRANDO QUE TEM GENTE MANIPULANDO ISSO!!!! E BOTAR A BOCA NO TROMBONE!!!

  25. A Presidenta disse que vai “aguardar” os dados oficiais, pro tomar as medidas… pois bem… A CADA SEGUNDO que ela espera, ela vai tomar uma porrada da mídia… quando ela receber os dados oficiais, já tiraram o faixa dela. TEM QUE IR ATRAS DE QUEM VAZOU! Porque isso foi CRIME! E eu não estou dizendo que não se apure esquemas de corrupção, mas também não podemos aceitar a manipulação dos fatos!

  26. Preparem, pois daqui em diante o bicho vai pegar… Será a Eleição de baixíssimo nível. E deixará sequelas, ora na oposição, ora na situação.

  27. Aécio não sobe mais nem com Viagra, a candidatura dele já nasceu morta, pois é um político medíocre, inexpressivo e inconfiável.
    A Marina antes do escândalo do Jatão, já estava caindo,pois não tem a mínima consistência intelectual e condições de administrar qualquer coisa, além de mentir com grande desenvoltura e mudar de opinião à primeira pressão dos patrocinadores da campanha.
    A Dilma é que só tende a subir, pois tá mostrando tudo que o governo realizou, algo que os outros não teriam vontade nem inteligência para fazer.

  28. São os mesmos que agiram na eleição de 2 anos atrás. Coincidência(SIC), tática: a mesma. O problema é que a bola pode entra, como pode sair, como bater na trave. Vamos lá Dilma no primeiro turno.

  29. Os objetivos da delação premiada sem provas e às vésperas das eleições:

    1) tentar ressuscitar a candidatura Aécio, que caminha para ficar abaixo dos dois dígitos;

    2) tentar salvar os governos tucanos de Minas e de SP, ainda que neste haja um favoritismo do atual governador, mas que está em queda;

    3) tentar salvar o PSDB nacionalmente, que corre o risco de desaparecer do mapa, tal aconteceu com o DEM;

    4) fortalecer a campanha de desmoralização da Petrobras, com o claro objetivo de privatizá-la e em seguida entregar o Pré-sal para os grupos de rapina;

    5) tentar impedir o crescimento da candidatura Dilma, que, ante a queda de Aécio, pode vencer as eleições no primeiro turno;

    6) tentar atingir e desconstruir em parte a candidatura Marina, para que o candidato preferido da mídia golpista e dos bancos, Aécio, assuma o segundo lugar na disputa;

    7) tirar o foco politizante das discussões – sobre a crítica da autonomia do BC, a questão do pré-sal, a forma de enfrentar a crise externa, etc -, e transferir a discussão para o falso moralismo do combate à corrupção, e ainda por cima carimbando o PT (e agora também o PSB) como os partidos ligados à corrupção. Para a mídia, o PSDB é um partido de anjos.

    Considerações gerais: acho uma falta de respeito à inteligência dos eleitores este tipo de golpismo em véspera de eleição. Como é que o TSE permite que a Veja, a Globo e outros realizem tamanha interferência no processo eleitoral, sem prova alguma, e que pode mudar os rumos das eleições com base em acusações de um condenado que está preso e quer se safar, e que ainda não apresentou provas? Deveriam prender os editores e proprietários dessas emissoras e jornais e revistas por calúnia, difamação, e interferência indevida no processo eleitoral.

    Até quando o povo brasileiro será vítima dessas criminosas manipulações eleitorais, que podem definir os rumos do país para os próximos anos, ou décadas, até?

    1. Então… a justiça precisa ser provocada para agir. Os partidos e entidades de classe precisam representar em massa contra esse lixo e só assim a justiça se pronunciará.

  30. A maioria dos eleitores de Marina são os evangélicos pentecostais, e estes não leem jornal, revista veja ou assemelhados nem assistem rede globo porque, como se diz, é coisa do “inimigo”, coisa do “diabo”.

    Eles são a negação da política e se consideram cidadãos de uma comunidade que representa o “povo de Deus” na Terra, logo, o resto pertence tão somente ao “mundo” dominado pelo “inimigo” – inimigo de Deus.

    Nada fará essa gente refletir sobre a consequência que Marina trará ao país, assim como nenhum escândalo político, intrigas, fará a menor diferença, porque,para eles, o voto em Marina é a exteriorização da “obediência” a Lei Divina contida nas escrituras sagradas e ela, Marina, representa a “providencia Divina”, a “serva” enviada pelo Criador dos céus e da Terra.

    Para o fundamentalista agir em cumprimento dessa Lei não acarreta para si remorso ou sentimento de culpa, porque “toda criatura” está abaixo do seu Criador e, portanto, lhe deve obediência.

    Ter uma oposição dessa, seja em uma eleição ou guerra, é o mesmo que fazer oposição a um “tipo” de inimigo que considera que a morte em nome de Alá é um mérito, motivo de grande prestígio e desenvolvimento espiritual.

    As lideranças evangélicas na atualidade viraram partidos políticos. O “senhores do poder” descobriram isso faz tempo e, nessa eleição, o diferencial é exatamente esse. Esse é que é o ponto fora da curva que e que ninguém consegue entender – como o Brasil vai deixar para trás todas as conquistas, o pré-sal no desenvolvimento etc, e eleger a “farsa” que é Marina? A reposta é simples – Pelo voto do fundamentalista somado ao do “analfabeto político”. Só esse último é que vai, depois, ir para as ruas protestar a desgraça e humilhação a que serão submetidos, porque os primeiros, os fundamentalistas, entenderão como “provação” do inimigo, persistência para a remissão dos seus pecados que, afo final, conduzirão a “salvação eterna”.

    Pobre Brasil.

    Pobre de todos nós.

    Sem palavras.

  31. A “mídia-ferramenta” tropical

    A eficiência da Propaganda de Goebels para a caminhada hitleriana foi talvez o fator mais marcante para quem veio conhecer a história depois.

    Talvez com base nisso a estrutura da informação no Brasil caminhou para um modelo privatizado do engenho de Goebels que fatura altíssimas granas para exercer a manipulação em massa dos brasileiros.

    Dado o alto poder dos intere$$es no controle do poder tornou-se ferramenta indispensável para interferir no cotidiano doméstico das famílias, e é praticado às claras e em forma de cartel, sem escrúpulos, sem contestações dos concorrentes, sem investigações ou punições judiciais gerando lucros fabulosos.

    Não à toa a família mais rica entre nós seja a que lidera o seleto do grupo de mídia que pratica o processo.

  32. Pó pará!(royalties para o falecido jornalista Mauro Chaves – O Estado de S.Paulo)
    Aecio do aecioporto ser represnetante da etica so coxinha cai nessa kkkkkkkkkkkkkkkk

    1. o truque do PIG é fazer cair na hipótese de que houve algum roubo. Entretanto, a Petrobras tem um dos controles mais eficiente da face da terra. nem tem rouba um litro de gasosa dessa que irá sentir o peso da lei. O que ocorre é que foi ganho honestamente teve parte investida para que se ter uma base no congresso de apoio para empresa, pois se isso o risco de falir é imenso

  33. Caro Fernando, quando vi a Matéria com teor de fezes feita pela aquela PRIVADA sendo divulgado pelas Redes, pensei que o Grandioso Ministro da Justiça, Dr. Zé Cardozo, juntamente com o Dr. Rodrigo Jannot, viriam a Público e desmentiriam Tudo, pois, a Delação não corre em sigilo inviolável, no entanto isto não aconteceu, fato que desqualifica os dois, por não terem seus subordinados sob controle. O Ministro da Justiça nunca exerceu domínio sobre a Policia Federal, quanto a Jannot segue o mesmo caminho, veja o engavetador de São Paulo.
    Ate a Presidenta esta perdida diante dos Fatos, o seu Ministro não lhe informou de nada e nem o Procurador geral da República, o qual, penso eu, deveria emitir nota desqualificando a Matéria, como nenhum deles disse nada,o que qualifica ser verdadeiros os fatos, mais uma razão para o Ministro do Supremo, relator do caso, mandar colocar este LIXO no LIXO.

  34. O censor Aécio processa 66 tuiteiros
    Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

    O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, processa 66 tuiteiros.

    Na ação, o tucano diz que eles formam:

    “Uma rede virtual de disseminação de mentiras e ofensas contra o Autor, o que sugere uma atuação orquestrada, quiçá paga, para detrair sua honra, nome e história.

    Deu prazo de 48 horas para que o Twitter força os dados cadastrais e eletrônicos dos seis 66?.

    O jornalista e blogueiro Altamiro Borges, do Blog do Miro, é um deles.

    Para o Miro, a atitude de Aécio não foi surpresa:

    “O Aécio vive posando por aí de defensor da liberdade de expressão. Adora falar isso quando está diante dos holofotes da grande mídia. Gosta dizer que regular é censura”.

    “Só que todo mundo sabe que ele um grande censor. É só acompanhar a história da imprensa em Minas Gerais. É uma imprensa totalmente controlada por ele e pela irmã Andrea Neves. Os jornalistas têm a cabeça pedida por telefonema”.

    “O Aécio é um oligarca de Minas. Um senhor de escravos de Minas.O processo contra os 66 tuiteiros retrata o jeito truculento de Aécio agir. Comprova que ele é um grande censor”.

    “O Aécio não aceita críticas. Ele gosta muito da companhia da midiazona que não foi atrás dos ‘aecipoportos’, por exemplo, Ele detesta que fiquem lembrando dos aecioportos”.

    “Outro motivo para estar nervosinho, esperneando, são as pesquisas eleitorais. Ele, que achava que iria o segundo turno, está correndo o risco de perder até em Minas Gerais”

  35. Meu voto é Dilma e pronto, por que desejo ver a GLOBOSTA sofrendo por mais quatro anos; sim, de baixa audiência.

  36. No desespero dispararam o escândalo de prateleira da vez, mas está difícil tocá-lo adiante pois Aécio teria que primeiramente,decolar antes do Aécioporto de Claudio e segundamente, feito Odorico, resolver o problema das empresas corruptoras que interessa ao juiz do Paraná, sem contar o Teori no STF. Se correr o bicho come, se ficar o bicho come. A coisa já esteve melhor para o Aécio da Casa grande, né, não, Galvão?

  37. Tambem acho que tem cheiro de factoide no ar. 1 mes antes de uma eleicao perdida surge esse fato. Detalhe: o meliante esta detido no Parana, estado reacionario e tucano ate a alma com um deputado tucano da policia federal sr Fransciskine. Se ateo medico tarado conseguiu fugir do Brasil com ajuda do sr Gilmar Mendes, que nao garante que o sr Costa foi orientado a falar um monte de m… com a promessa de depois das eleicoes ganhas usufruir sua aposentadoria em outro pais com a grana no bolso e sem ninguem pegar no seu pe.

  38. Há muito tempo já ficou claro que: se quisermos democracia temos que acabar com essa mídia.

  39. Não sei por que tem tanta gente que leva a sério o querido Merval e fica insultando o pobre coitado.
    Para mim ele é o substituto perfeito do saudoso Chico Anísio. É muito engraçado.

  40. Hoje, 07/09, no Fantástico, Aécio Neves, na maior cara dura, disse que quem faz mau uso de dinheiro público merece cadeia. E ninguém perguntou a ele sobre os aeroportos de Cláudio e Montezuma e sobre a acusação de desvio de 4,3 bilhões do dinheiro da saúde em Minas.

  41. E o Zé Cardozo dorme o sono dos justos.
    Esse canalha tem que ser enforcado (antes ainda do que o Bernardo).
    Não entendo como é que o Lula deixa um filho da puta desses não só no partido, mas no GOVERNO!
    Eu o mataria com minhas próprias mãos como a um traidorzinho vagabundo.
    Infelizmente nessas horas a polícia funciona e eu seria preso. Ah! mas se a polícia desse uma olhadinha pro outro lado, esse cara não durava 5 minutos…

  42. Toda eleição é a mesma palhaçada da mídia, denúncias de boca-de-urna para manipular a vontade popular.
    Por outro lado, a operação Lava-Jato só aconteceu porque com o PT, a Polícia Federal trabalha e não fica nada debaixo do tapete.
    Não esquecendo que Dilma demitiu o “denunciante” em 2012.

  43. Merval sabe que Aécio já era e Dilma é pelos menos a garantia de que a grana do PIG não será mexida. Já Marina….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *