Merval Pereira, penúltimo dos moicanos da outrora numerosa tropa de incondicionais apoiadores da Lava Jato produz, hoje, uma coluna em que esclarece, sem nenhuma sombra, que o tempo e a forma da decisão do juiz Marcelo Bretas, ao ordenar a prisão de Michel Temer foram uma reação ao Supremo e ao Congresso:
A Operação Lava Jato, com a prisão do ex-presidente Temer, repete um método de atuação para mostrar que não se intimida diante de retrocessos provocados por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Congresso. A operação de hoje foi uma clara resposta à decisão do Supremo da semana passada de enviar para a Justiça Eleitoral os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e assemelhados conexos ao de caixa 2.
Sempre que sofrem uma derrota, os procuradores encontram um jeito de mostrar a resiliência da operação de combate à corrupção. Foi assim com a prisão do então governador Luiz Fernando Pezão, logo depois da decisão do Supremo de permitir que o presidente Temer utilizasse a prerrogativa do indulto de fim de ano para anistiar presos de maneira quase irrestrita, o que ameaçava a atuação da Lava-Jato.
Então ficamos assim, segundo o jurisconsulto de O Globo: pode-se mandar prender alguém para mandar “recados” aos ministros do Supremo e aos deputados.
Virou um “Carluxo” que sabe escrever?
Não importa que Michel Temer e Moreira Franco sejam duas abjeções da política, não é tarefa dos tribunais acelerar ou retardar a sua prisão, muito menos sem julgamento, para fazer política.
Ninguém tem o direito de cortar cabeças para dar recados. Isso é coisa de máfias, gangues e grupos de extermínio.
View Comments (37)
E de milicianos também
E de milicianos também
O que o Merdal chama de "retrocessos" é a recuperação dos mínimos direitos humanos mais básicos. Precisamos de muitos "retrocessos" ainda para retornar ao longínquo Estado Democrático de Direito.
#LulaLivre
Além do timing para a questão das últimas derrotas, há também outra questão que não se pode esquecer: Essa prisão do Temer também serve para desmontar o argumento do "Lula livre" - que bem ou mal, as manifestações a respeito tem se intensificado com a proximidade de aniversário de um ano de sua prisão.
Com a prisão do Temer, tentam comprovar que "não houve perseguição" e que "a lei é para todos".
Tudo muito conveniente para manter Lula preso, e o espetáculo tem que continuar, ainda mais em que a cada hora que se passa a população percebe que a economia continua fazendo água e que Boçal Nato é um elefante numa loja de cristais e ligado a milícias. Mataram vários coelhos com uma cajadada.
Qualquer coisa,vindo de UM JUDICIÁRIO DAS ELITES,sempre será suspeita,pelo menos do ponto de vista popular.São FILHOTES DAS ELITES,desde que foram criados pelos gregos e romanos,para proteger A PROPRIEDADE PRIVADA,naturalmente a dos ricos.O CÓDIGO DE DIREITO ROMANO,tem um único objetivo,PROTEGER A PROPRIEDADE PRIVADA,de seus senhores e criadores.
"Virou um “Carluxo” que sabe escrever?"
Não, Brito. O Ataulpho Merval (apud PHA) nunca soube, não sabe e dificilmente aprenderá escrever corretamente. Ele e seus colegas "colonistas' (de novo usando uma expressão do irreverente e irônico PHA) não têm opinião própria e se reduzem a meros porta-vozes dos patrões.
A prisão de Temer e Moreira Franco, embora desejáveis há muito tempo, dentro do processo legal, tem inúmeras serventias pro golpe, já denunciadas aqui e alhures. De minha parte, espero que as togas supremas não estejam apenas tendo um surto de legalismo, com as decisões que motivaram as reações descabidas dos farsajatenses. Sem as togas não teria havido AP 470 nem golpe. Então, o mínimo de "regalização" que for conseguido, no atual estado das coisas, já será um avanço.
Ué? Contra temer tem.provas? Kkkkkkk não eram juizecos? Então não pedem prender temer tbm
Leu bem o escrito? Está bem longe de defender a prisão.
exatamente. se não seguiram os passos legais, não poderiam prender. São juizecos mesmo, pq usam a toga pra outros fins, servindo diversos senhores ao mesmo tempo. Tanto é que temer, moreira franco e outros já foram soltos. Ou vc ainda não percebeu que Lula tem uma legislação só pra ele, onde o que vale são as ilações e convicções?
Merdal sendo Merdal
Exato, é coisa de gângsters, como bem definiu Gilmar Mendes.
QUADRILHA ,ELES FORMARAM UMA QUADRILHA A SERVIÇO DO IMPÉRIO.
A soberba ,arrogância, daquele que sente acima do qualquer obstáculo que se plante no seu caminho , não lhe permite enxergar a sua mortalidade o efêmero de sua existência .
Deverão ser PUNIDOS SEVERAMENTE,sob pena de vivermos de novo este pesadelo.
QUADRILHEIROS.