Este blog, ontem, botou o dedo na ferida: por que não se via militares brasileiros atuando no resgate de pessoas – ainda que apenas corpos – no desastre da barragem da Vale em Brumadinho?
Pergunta que só hoje ocorreu à imprensa fazer e o Estadão a fez ao Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, que respondeu candidamente que os “Militares não estão na linha de frente porque governo de MG não solicitou“.
Reproduzo, literalmente, o título pelo escândalo que representa.
O governador de Minas teria pedido, disse ele, que os militares não entrassem porque “a área é restrita, sensível e que há pouco espaço para manobra”.
General, com todo o respeito, conte outra, por favor. Ainda que Zema, por absurdo que se admita, tenha dito isto, caberia ao senhor propor uma organização que permitisse ter o máximo de socorristas atuando, em especial nas primeiras horas, quando são maiores as chances de resgate com vida.
O trecho atingido pela lama tem pelo menos 10 km de extensão e centenas de metros de largura. Não se tratava apenas de definir uma área para receber a ação militar para que não houvesse “bateção de cabeça”?
Um, dois, meia dúzia de pessoas ou de corpos resgatados para serem devolvidos às famílias já teria valido a pena.
As Forças Armadas têm unidades de elite especializadas em socorro, a mais conhecida delas o Parasar, da FAB (para, de paraquedistas, e sar, de “search and rescue”, busca e salvamento em inglês).
É óbvio que governador nenhum ia recusar estas tropas, como não ia recusar simples soldados que ajudassem, no mínimo, a ajudar numa eventual necessidade de evacuar a cidade, como aconteceu ontem, no alarme de rompimento iminente de uma segunda barragem. O que a gente via eram ruas vazias, sem homens que orientassem as pessoas, acordadas no fim da madrugada, sobre para onde deveriam ir.
Diante disso, não é nenhum delírio pensar que os militares brasileiros ficaram na retaguarda para dar destaque ao socorro de militares israelenses – muito bem vindos, é certo – que certamente não foi o governador de Minas quem pediu, mas Jair Bolsonaro.
É inacreditável que os militares brasileiros sejam submetidos ao papel de “fantasmas-propaganda” de politicagem com Israel num desastre destas dimensões.
View Comments (86)
A pergunta que fica é: até quando irá a demonstração explícita de desconhecimento total da realidade brasileira por parte dos militares das 3 forças? Será que não surge no meio militar um alerta de que é IMPOSSÍVEL o Brasil aguentar que seja 4 meses desse desgoverno. Imaginar 4 anos é exercício de suicídio de uma Nação.
quem falou pra vc. quie é falta de conhecimento?
é falta de vergonha na cara
é apenas uma forma de deixar so os Israelenses com as glórias
Não aguentou 16 anos do outro ?
Sua sapiência cansa.
Aonde você se encontrava quando o PT governou? Em Marte?
falei ontem da falta de vergonha na cara das FFAA por deixarem outros fazer o trabalho que lhes compete
é tudo uma grande show - um BBB* geral que assola o pais
*BotaBostaBolsonaro (ou vice versa)
As nossas forças armadas se tornaram uma instituição desacreditada, inútil e cheio de reacionários que não defendem o Brasil de forma alguma. Se for para defender o Brasil teremos que chamar as pessoas de esquerda de todos os países, pois se depender das nossas forças armadas já estamos nas mãos dos imperialistas dos EUA.
e foi assim desde sempre
General Fernando Azevedo e Silva, vocês desonram o Exército Brasileiro, ainda mais do que tem se desonrado, vocês desonram este país, vocês só têm compromissos com lacaios e traidores e se tornaram iguais, vocês abrem o espaço dos militares brasileiros para os sionistas genocidas que, dentro de sua própria casa assassinam e mutilam crianças e mulheres indefesas, enquanto bancam os humanitários para os imbecis desta nação, inclusive os militares. Vocês desonram e envergonham a nossa pátria! Onde foi que aprenderam isto? Com Mariano Cândido Rondon, com o Marechal Lott é que não foi! Que vergonha!
Maduro está preparado para a guerra.
https://youtu.be/_Qo0FoTK8Rs
Peço desculpas por inverter o nome do Marechal Rondon. O correto é Cândido Mariano da Silva Rondon.
Os caras cruzaram o braço e ficaram aguardando o exército de Israel pra salvar as pessoas ?
Isso é inconcebível e demonstra a capacidade dos trogloditas em fazer muita merda e não resolver nada !
pra vc.; ver até onde vai a demencia dessa gente
Desde o primeiro minuto dessa tragédia tenho dito que isto não passa de um 11/09, um WTC Tupiniquim. Havia colocado que se tratava de jogada para livrar o clã, sobretudo a Águia de Davos e o 01, que, do modo como vinham, poderiam ser varridos nos próximos dias. Não percebi que havia mais; sempre há mais. Havia essa cunha, de colocar os sionistas dentro do território nacional, a dois passos da Venezuela e em linha com seu parceiro terrorista do norte. A rapidez com que chamaram os sionistas, assassinos e mutiladores de mulheres e crianças inocentes em sua própria casa, tudo com fanfarra e gritaria no alto-falante da praça da aldeia e, ao mesmo tempo, impedindo a ação de tropas brasileiras altamente qualificadas e aquarteladas próximo à região, se não desperta, no mínimo, a curiosidade de quem pensa, então é melhor mesmo desistir deste país. Os militares sionistas desceram do avião e, em lugar de se postarem, imediatamente, para serem conduzidos, com a urgência que a situação requeria, ao palco do 11/09 de Pindorama, juntaram-se em festiva formação, diante do avião do exército israelense para uma "foto histórica". Nesse ínterim, esgotava-se o tempo precioso, que não era aproveitado pelos "valorosos" militares tupiniquins para a busca de vítimas ainda vivas, quando um minuto significa morte; mas, dos nossos não se esperava nada mesmo. É o que eles sabem fazer melhor. O que está acontecendo? Será que, diante desses sinais, que gritam, ninguém se atreve a questionar Brumadinho? Por que, de repente, a Águia de Davos, o 01 e o Carluxo desfilam sua arrogância, após andarem com o rabo entre as pernas? Por que o EB retirou-se de sua competência, abrindo o flanco para a corja israelense. De repente se tornaram despreparados, desconhecedores do terreno e, quem sabe, passaram a ter medo de cobra? Passo a ter profundo sentimento de vergonha deste país e de seu exército.
as FFAA foram isso desde sempre
junto com o judiciário, é a vergonha nacional - só sabem dar golpe
O hospital onde o Coiso foi operado é da comunidade judaica paulistana... muitos tijolinhos para montar... ainda não entendi no que isso tudo deveria chegar...
E eu, ao contrário de você, vi apenas a Venezuela como foco dos sionazis: nem pensei numa manobra de salvamento, agora evidente, da famiglia Bozzo.
É, sempre tem mais...
O general Mourão sabe perfeitamente que houve uma exclusão de bombeiros e militares brasileiros no trato do caso. Houve uma exclusão, justamente para que os bolsonarianos pudessem tentar fazer um "espetáculo geopolítico" com seus amiguinhos de Israel. Coisa muito séria, bolsonarianos metem os pés pelas mãos e pensam que podem fazer tudo o que bem quiserem, inclusive em hora tão terrível para o país. Chamar israelenses para fazer espetáculo em Brumadinho, realmente, é coisa de menino levado que pegou o cetro para brincar de Rei. Ou será que a intenção era mesmo ocultar muita coisa aos olhos brasileiros? E o General ainda coloca a responsabilidade pela ausência do Exército nas operações de busca e salvamento, nas costas do governador de Minas, que bem merece a sova, um homem estranho ao próprio povo que foi levado a elegê-lo. Mas quanto aos israelenses, o General ainda tenta justificar sua presença falando que são "especialistas" e quase dizendo que no Brasil só existem amadores que não saberiam lidar com tamanha catástrofe. Especialistas? Os israelenses? Em quê, exatamente? Talvez em cavucar a areia do deserto, mas nunca em cavucar a lama grossa, que já começa a fazer parte de nosso cotidiano. Nessa, seremos nós em breve os grandes especialistas. Todo e qualquer aparelho de busca, inclusive cães, que os tais israelenses tenham, os bombeiros e militares do Brasil têm igual e talvez muito melhores. O General deveria ter passado a trator por cima do tal governador e, alegando que se trata de problema nacional, ter mandado a ajuda séria que ficou faltando, dentro de um gerenciamento de crise que incluísse a varredura de matas e cerrados. Apelar para um inexplicável complexo de vira-latas, a estas alturas dos acontecimentos, não pode ser explicado nem justificado.
é evidente que foi um grande show para levantar a bola de Israel
eles são especialistas em matar - essa é a verdade
Militares israelenses são especialistas em calcinar com bombas de fósforo crianças palestinas e sua mães, sob o guarda-chuva fétido da benção eterna de Washington.
Roubar terras alheias também, quiça não estão mapeando Brumadinho para a turma evangélica do Bolsonaro, tomar terras usando a babaquice da "TERRA PROMETIDA" da bíblia. Vergonha um governo desses...Nossa, que tranqueira vamos ter que tolerar por 4 anos.
Depois de expulsar os cubanos do Mais Médicos, um crime contra o povo, traz israelenses que não ajudaram em nada na lama. Outro crime. Teatro.
Impedindo a participação imediata dos especialistas das Forças Armadas Brasileiras, acostumadas com o terreno. Outro crime.
Tudo ideologia barata de direita.
Na verdade, quando o comandante dos "especialistas" sionistas foi fazer uma vistoria do terreno, atolou-se na lama até o umbigo e precisou ser socorrido(!). Eu vi na TV aberta, não foi na web, sujeita a fakes, não.
O exército brasileiro está infiltrado em movimentos sociais, atrás do Fórum de São Paulo, no MST, MTST, na CUT entre outros.
Pregando invasão na Venezuela, e afinal, é o povo em Brumadinho que está se ferrando.
Devem estar conversando com os enviados de Israel.
Soldados israelenses muito bem vindos uma ova. Requião é que está certo eles vieram para invadir a Venezuela.
Eu discordo de Requião. Eles vieram acertar detalhes da venda de armas e equipamentos para o Bozo e seus milicianos. O resto é figuração.
Forças armadas de outros países e nenhuma presença do próprio????? que piada é essa??? cadé os nossos "patriotas" de coturno??
Eles sim são chamados e comparecem felizes, quando se trata de reprimir ,controlar e se necessário matar os seus compatriotas,os que pagam seu salário.Pra que queremos essa bosta ???
Mas,aquele video das sirenes tocando na madrugada ,É UM ABSURDO.
A troco de qué as pessoas tem que passar por isso??? o lucro dos empresários ?? por que aceitamos um demência dessas???
NÃO EXISTE ACIDENTE ,AS DESGRAÇAS ACONTECEM PORQUE ALGUÉM DEIXOU DE FAZER O QUE DEVERIA SER FEITO.
Apliquem isso a qualquer fato chamado de acidente e perceberão que SEMPRE EXISTEM CULPADOS,portanto não existe o acidente É NEGLIGÊNCIA.
A Vale é uma empresa GENOCIDA,fossem punidos seus diretores com cadeia no caso de Mariana não teria acontecido o segundo fato.
E Mariana não teria acontecido se IMEDIATAS punições severas fossem o castigo à desídia dos empresários.
Não acertaram com o governador o valor das diárias.
Acho que tem outro problema ai, no desastre de Mariana a Samarco tinha total controle do território e dificultava a ação de agentes externos. A defesa civil de Mariana funcionava sob comando da Samarco. Não me espanta se a negativa para o envolvimento do exercito não tenha vindo da Vale.
Me preocupa o que vai sobrar desse país pós-Bozo
Meio off-topic (mas talvez nem tanto, devido ao estado de golpe): PARA-SAR, esse nome me lembra aquela suposta divisão que, quando não tinha coisa melhor pra fazer, se engajava em operações de bandeira falsa, como a do Gasômetro, explosões de barragens ou "simplesmente" jogando pessoas ao mar.
Querem ganhar bem, mas trabalhar não. É é simplesmente ridículo vir soldado de Israel e os outros estados do Brasil não fazerem nada.
A justiça só vem tirando o dela da reta. Até hj não deu em nada o acidente de 2015.
Lembrando que o "novo" governador de Minas só se elegeu por causa da onda do traste federal. Ou seja, são amiguinhos. Imagina se não fossem.
Este governo foi eleito porque o outro era ruim demais. Incompetente, ladrão e não se preocupava com a segurança. O povo então, sabedor da certeza da merda que seria se o PT ganhasse as eleições. Escolheu a incerteza.
Sabido igual a você?
Bloqueado. Boa existência, parça
Bobão, eu respondi ao coxinha Antonio Palhares. Mas não faz falta.
Incerteza? Foi suicídio. Não faltou aviso. E ai de mim se duvido da inteligência de quem foi à urna em outubro. Muito Datena na cabeça? Pode ser. 18 minutos reservados no JN para falarem todos os dias “Fora PT”, “ PT corrupto”, “Lula Ladrão”, “PT de merda”, “malditos comunistas”? Com toda a certeza. Se eu ouvisse 18 minutos por dia de Bonner provando que Bruna Marquezine é uma baranga nojenta caidaça, eu estaria jogando pedra na coitada em questão de dias, que esperar do cidadãozinho comunéssimo viciado em rotininhas, que não ficou dias, mas DÉCADAS ouvindo “o PT é ruim demais”?
INCERTEZA??? com o PSL um partideco REPRESENTADO pela CASTA que sempre MANDARAM E DESMANDARAM neste país, a única diferença é que colocaram religião no meio.
A religião do templo é dinheiro...
Você é só mais um alienado que foi feito de massa de manobra pra culpar o PT de todas as mazelas ocorrendo neste País, essa a única certeza! Merda de verdade foi o que conseguiram colocar nessa sua cabecinha que se recusa a pensar!
O governo de Pimentel pagou o preço de suceder várias administrações tucanas criminosas com os recursos públicos.
O PT pegou o estado de Minas todo endividado e foi perseguido pelo governo golpista do traira Temer.
https://www.brasil247.com/pt/247/minas247/363540/Minas-denuncia-bloqueio-de-R$-360-milh%C3%B5es-pelo-governo-Temer.htm