Ministro Levy, o lucro dos bancos não é “sexy e divertido”?

Diz o Valor que “o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez hoje um discurso mais direto em defesa da presidente Dilma Rousseff e do ajuste fiscal” ,afirmando que o governo e a presidente estão assumindo um risco de popularidade para tomar medidas que “são necessárias para o país voltar a crescer”.

Não há dúvidas que melhorar a situação das finanças públicas leva a incorrer, necessariamente, em restrições nada simpáticas, exatamente como disse Levy, ao falar que “as medidas não são sexy nem divertidas, mas que precisam ser tomadas”.

Mas seria bom que o Ministro apontasse onde foi que, até agora, não foram “sexies” ou “divertidas” para os grupos financeiros.

Será que o Itaú e o Bradesco não acharam “sexy e divertido” terem apresentado, no segundo trimestre de 2015, crescimento de 23,3% 18,4%, respectivamente, eu seus lucros?

Parte deles, claro, vem de auferirem como nunca ganhos brutais com a elevação das taxas públicas de juros, que elevam o endividamento do país, refreiam a atividade econômica e contraem ainda mais o consumo popular, pelo encarecimento do crédito ao consumidor.

Mas foram e estão sendo parte do desgaste sofrido pela Presidenta Dilma Rousseff.

Principalmente porque, ao lado do fracasso em votar as desonerações tributarias, a recuperação de ativos brasileiros no exterior e a ausência de projetos tributando capitais e fortunas gigantescas, sobrou-lhe o papel de vetar o saco de “bondades” que, rapidamente, Eduardo Cunha e Renan Calheiros providenciaram para ampliar as despesas públicas. Providenciaram e providenciam, como na “bomba” de estréia da tal “pauta-bomba”.

A população precisa saber da finalidade do ajusto e não, como afirmou o ministro, que “não adianta falar em agenda  pós-­ajuste se o ajuste não estiver completo”. Não, ministro, não se pode dizer ao povo “vem comigo, que depois te conto”, sobretudo quando se trata de ir ao sacrifício.

 

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • Dilma, Levy, Mercadante, Zé Cardoso... Esse pessoal não sabe o que faz!

  • Desde que ganhou a eleição, o governo Dilma tem sido um Pedido de Desculpa pra Elite, não defende nada que seja Bom ou Justo para o povo e nem mesmo para o setor produtivo. Esse ajuste do Levy não passa de uma intervenção financista, um pedido de desculpa pro Capital.

  • A maioria dos servidores federais está em greve. Eu sou servidor da fundação oswaldo cruz. Nosso último aumento foi a 15% em 3 anos, abaixo da inflação. Agora o governo oferece 21,3% em 4 anos novamente abaixo da inflação. Fica difícil acreditar que bancos que não oferecem nada a população de serviços tenham lucros tão grande, enquanto um servidor que pesquisa, produz medicamentos, kit de diagnóstico, vacinas e atendimento médico a população com qualidade precisa parar praticamente um instituição por migalhas.

  • Com essa dívida pública turbinada, que é tão injusta quanto impagável, o Brasil não pode reduzir a mortalidade infantil, acabar com a fome, combater o desemprego, distribuir renda e investir em desenvolvimento sem Reduzir o Lucro dos Bancos Privados. A questão nacional é simples, têm apenas dois lados, o do Bem Estar Coletivo e o do Lucro dos Bancos Privados. O Levy nós sabemos de qual lado joga e a Dilma...

  • O ajuste poderia até ser compreensivel se o lucro dos bancos não fosse esse descalabro. Assim não dá pra concordar. Algo tem que ser feito. Bancos e grandes fortunas sempre tiveram privilégio. Não são estas as mudanças que elegeram DILMA.

  • Isso, ministro não sexy e nem divertido para o trabalhador, é PORNOGRÁFICO é divertido para enfia a mão nos bolsos nacionais sem dó e com a complacência do Governo. Na verdade o GOVERNO está pedindo para o POVO ser SADOMASOQUISTA, sofrer para acompanhar o escarnio. O PARTIDO DOS TRABALHADORES, só se for dos TRABALHADORES BANQUEIROS. Então é assim cair, vamos, mas vamos destroçar os trabalhadores e vamos deixar os BANQUEIROS CADA VEZ MAIS RICOS. Esse GOVERNO só fala quando é para "METER O FERRO" por assim dizer nos trabalhadores, só. Descarrega tudo em nós. ACORDA CAMBADA, foi o trabalhador quem os colocou ai...

  • Está ficando cada vez mais difícil defender o governo Dilma.
    A apatia para ocupar seu espaço político deixou a arena para os oportunistas, aproveitadores, achacadores e outros quetais.
    A economia, enfrentando as consequências objetivadas pela vazajato, as dificuldades externas tem o somatório do "ajuste" levyano no lombo dos trabalhadores, os juros criminosos do BACEN com a brutal transferência de recursos para bancos e a turma da bufunfa.
    Para essa gente não há ajuste algum - muito antes pelo contrário, são favorecidos escandalosamente - para os trabalhadores vem a galope.
    Esses "ajustes" = "austeridade" - já levaram a bancarrota da Grécia, Portugal, Espanha e Itália cujas dívidas só aumentaram.
    Qualquer dono de botequim sabe que reduzindo as entradas e aumentado as saídas - para o governo: entradas=impostos e saídas=juros - não há como pagar as dívidas, pelo contrário ela só aumenta.
    Nesse passo a Dilma será o melhor cabo eleitoral da oposição.

  • Lula e Dilma roubam do pobres para enricar a elite parasitária.
    Não merecem defesa e sim repúdio.

    • FORA TROLHA: Vai procurar uma rola cloves. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

    • O comentário desse trolha é um exemplo didático de técnica de comunicação nazifascista. Faz um comentário contra Dilma e Lula como se fosse um petista revoltado. Mas (técnica subliminar da CIA) usa o termo rouba. BINGO. Qualquer um usaria o verbo "TIRAR" como por exemplo Lula e Dilma tiram do pobres ...etc. Como esses incapazes não são capazes de tais sutilezas é obvio que recebem instruções da cia via a quadrilha terrorista midiática do dono deles. Não posso deixar de me permitir a exclamação dos donos de cães; "Junto crovis".

      Caraca agora estou percebendo sua tática senhor Brito. É dar corda pra eles se enforcarem!!!

  • Caso Cacciolla/Chico Lopes/BC:Ex-diretores do Banco Central são condenados a pagar quase R$ 5 bilhões.Do tempo que não existia falcatruas...

Related Post