Ministro Levy, o lucro dos bancos não é “sexy e divertido”?

levy

Diz o Valor que “o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez hoje um discurso mais direto em defesa da presidente Dilma Rousseff e do ajuste fiscal” ,afirmando que o governo e a presidente estão assumindo um risco de popularidade para tomar medidas que “são necessárias para o país voltar a crescer”.

Não há dúvidas que melhorar a situação das finanças públicas leva a incorrer, necessariamente, em restrições nada simpáticas, exatamente como disse Levy, ao falar que “as medidas não são sexy nem divertidas, mas que precisam ser tomadas”.

Mas seria bom que o Ministro apontasse onde foi que, até agora, não foram “sexies” ou “divertidas” para os grupos financeiros.

Será que o Itaú e o Bradesco não acharam “sexy e divertido” terem apresentado, no segundo trimestre de 2015, crescimento de 23,3% 18,4%, respectivamente, eu seus lucros?

Parte deles, claro, vem de auferirem como nunca ganhos brutais com a elevação das taxas públicas de juros, que elevam o endividamento do país, refreiam a atividade econômica e contraem ainda mais o consumo popular, pelo encarecimento do crédito ao consumidor.

Mas foram e estão sendo parte do desgaste sofrido pela Presidenta Dilma Rousseff.

Principalmente porque, ao lado do fracasso em votar as desonerações tributarias, a recuperação de ativos brasileiros no exterior e a ausência de projetos tributando capitais e fortunas gigantescas, sobrou-lhe o papel de vetar o saco de “bondades” que, rapidamente, Eduardo Cunha e Renan Calheiros providenciaram para ampliar as despesas públicas. Providenciaram e providenciam, como na “bomba” de estréia da tal “pauta-bomba”.

A população precisa saber da finalidade do ajusto e não, como afirmou o ministro, que “não adianta falar em agenda  pós-­ajuste se o ajuste não estiver completo”. Não, ministro, não se pode dizer ao povo “vem comigo, que depois te conto”, sobretudo quando se trata de ir ao sacrifício.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Desde que ganhou a eleição, o governo Dilma tem sido um Pedido de Desculpa pra Elite, não defende nada que seja Bom ou Justo para o povo e nem mesmo para o setor produtivo. Esse ajuste do Levy não passa de uma intervenção financista, um pedido de desculpa pro Capital.

  2. A maioria dos servidores federais está em greve. Eu sou servidor da fundação oswaldo cruz. Nosso último aumento foi a 15% em 3 anos, abaixo da inflação. Agora o governo oferece 21,3% em 4 anos novamente abaixo da inflação. Fica difícil acreditar que bancos que não oferecem nada a população de serviços tenham lucros tão grande, enquanto um servidor que pesquisa, produz medicamentos, kit de diagnóstico, vacinas e atendimento médico a população com qualidade precisa parar praticamente um instituição por migalhas.

  3. Com essa dívida pública turbinada, que é tão injusta quanto impagável, o Brasil não pode reduzir a mortalidade infantil, acabar com a fome, combater o desemprego, distribuir renda e investir em desenvolvimento sem Reduzir o Lucro dos Bancos Privados. A questão nacional é simples, têm apenas dois lados, o do Bem Estar Coletivo e o do Lucro dos Bancos Privados. O Levy nós sabemos de qual lado joga e a Dilma…

  4. O ajuste poderia até ser compreensivel se o lucro dos bancos não fosse esse descalabro. Assim não dá pra concordar. Algo tem que ser feito. Bancos e grandes fortunas sempre tiveram privilégio. Não são estas as mudanças que elegeram DILMA.

  5. Isso, ministro não sexy e nem divertido para o trabalhador, é PORNOGRÁFICO é divertido para enfia a mão nos bolsos nacionais sem dó e com a complacência do Governo. Na verdade o GOVERNO está pedindo para o POVO ser SADOMASOQUISTA, sofrer para acompanhar o escarnio. O PARTIDO DOS TRABALHADORES, só se for dos TRABALHADORES BANQUEIROS. Então é assim cair, vamos, mas vamos destroçar os trabalhadores e vamos deixar os BANQUEIROS CADA VEZ MAIS RICOS. Esse GOVERNO só fala quando é para “METER O FERRO” por assim dizer nos trabalhadores, só. Descarrega tudo em nós. ACORDA CAMBADA, foi o trabalhador quem os colocou ai…

  6. Está ficando cada vez mais difícil defender o governo Dilma.
    A apatia para ocupar seu espaço político deixou a arena para os oportunistas, aproveitadores, achacadores e outros quetais.
    A economia, enfrentando as consequências objetivadas pela vazajato, as dificuldades externas tem o somatório do “ajuste” levyano no lombo dos trabalhadores, os juros criminosos do BACEN com a brutal transferência de recursos para bancos e a turma da bufunfa.
    Para essa gente não há ajuste algum – muito antes pelo contrário, são favorecidos escandalosamente – para os trabalhadores vem a galope.
    Esses “ajustes” = “austeridade” – já levaram a bancarrota da Grécia, Portugal, Espanha e Itália cujas dívidas só aumentaram.
    Qualquer dono de botequim sabe que reduzindo as entradas e aumentado as saídas – para o governo: entradas=impostos e saídas=juros – não há como pagar as dívidas, pelo contrário ela só aumenta.
    Nesse passo a Dilma será o melhor cabo eleitoral da oposição.

    1. FORA TROLHA: Vai procurar uma rola cloves. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

    2. O comentário desse trolha é um exemplo didático de técnica de comunicação nazifascista. Faz um comentário contra Dilma e Lula como se fosse um petista revoltado. Mas (técnica subliminar da CIA) usa o termo rouba. BINGO. Qualquer um usaria o verbo “TIRAR” como por exemplo Lula e Dilma tiram do pobres …etc. Como esses incapazes não são capazes de tais sutilezas é obvio que recebem instruções da cia via a quadrilha terrorista midiática do dono deles. Não posso deixar de me permitir a exclamação dos donos de cães; “Junto crovis”.

      Caraca agora estou percebendo sua tática senhor Brito. É dar corda pra eles se enforcarem!!!

  7. Caso Cacciolla/Chico Lopes/BC:Ex-diretores do Banco Central são condenados a pagar quase R$ 5 bilhões.Do tempo que não existia falcatruas…

  8. É o sonho de um país mais IGUALITÁRIO…onde se pensassem o Brasil para os Brasileiros…foi tudo uma grande utopia…A Elite burra NÃO contenta-se em dividir o que ganhou em mais de 500 anos…E agora? …O Lula terá condições e reverter em 2018?…penso que ainda dá…mudar o Zé…Mercadante…chamar o deputado Sílvio do PSC….Ciro ou Cid Goned…Requião…Lindbergh…para dá moral e freira o Cunha e Renan…por tabela o Moro…penso assim

  9. O Congresso do Cú…nha disse que a base do governo acabou. Bueno se acabou a base, o governo que parta pra briga deveras, não com estas marrecas que fazem a interlocução do governo. Michel Temer, Mercadante, e cia. Temer “apelando” vejam bem apelando, ou seja pedindo “polo amor de deus parem de nos sangrar” …tá bom…mostra a bunda pros bandidos do congresso e quer carinho deles. Tô convencido que só tem um homem de culhão neste congresso sem base de governo porra nenhuma , é o Dep. Silvio Costa PSC de Pernanbuco, que calou o Cu…nha e chamou pra briga e só tem uma mulher que merece atenção é a Dep. Jandira Feghali PCdoB do RJ que nem precisa exemplos de sua coragem…é diária. Já a Sra. que senta na cadeira do planalto…bom esta senhora nunca foi política, ela é Administradora, viram PTs, ela Administra os Políticos…é diferente de ser política…e pelo visto não está administrando bem esta galera. Daqui a pouco ficamos à deriva…aí não adianta chorar o sangue derramado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *