Miséria da fome. Miséria do ódio.

miseria humana

Quando José Saramago falou, no teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), início da década de noventa, que o número de crianças mexicanas desaparecidas chegava a 35 mil, criei instantaneamente, a partir desse número assustador, um filme que nunca mais saiu de cartaz da minha cachola.

Algumas crianças eram encontradas. Porém mortas.

O médico e escritor Moacyr Scliar, cicerone e mediador do português (que ganharia o Prêmio Nobel de Literatura anos depois), teve sua expressão facial transformada, em segundos, de perturbado para terrificado.
Os transplantes de órgãos, nos Estados Unidos, feitos em clínicas clandestinas, eram operados por profissionais: médicos e enfermeiros.

Saramago falava que o capitalismo não tem limites para a desumanidade. Disse, diante de uma plateia incrédula, que o dinheiro compra a vida e paga pela morte.

O que as crianças mexicanas tinham em comum, além de seus corpos terem sido encontrados com a falta de alguns órgãos – que foram retirados – era a miséria.

Parece cruel demais? Atroz, desumano, bárbaro? Então nem leia o próximo parágrafo.

Anos depois, absolutamente por acaso, encontrei uma pessoa que confirmou essa história absurda contada por Saramago. Acho que minha cara ficou como a do Scliar.

Por que crianças mexicanas? Uma pergunta estúpida que merecia uma resposta óbvia.

Pela proximidade de um país com o outro, pela existência de uma separação definida por limites geográficos e através de muros muito altos de concreto armado?

Também, mas não só por isso.

A miséria também produz um considerável estoque de órgãos de reposição em outras regiões do planeta. Como na África.

No entanto, muitos pais, que podiam pagar pelo serviço, não queriam nos seus filhos doentes que os órgãos fossem de crianças negras.

Não sei como vou ficar depois de terminar esse texto e nem imagino como o leitor vai ficar. Talvez eu sente pra chorar. Talvez grite até perder a voz por completo.

Esse viés cruel da pobreza nunca é lembrado quando se fala em justiça social. A miséria alheia é um problema só da boca pra fora. Não rende um cartaz sequer na Avenida Paulista.

Mas já foi tema de um especial na TV Globo naquela mesma década em que José Saramago este no Brasil.

Aquele documentário que volta e meia passa na nossa timeline. Aquele documentário que mostra a miséria do nordeste. Aquele em que mulheres magras e crianças esqueléticas aparecem tomando sopa de pedra. O mesmo documentário que fez o repórter chorar de tristeza.

Era uma miséria que não tinha fim e todos queriam o fim dela. Segundo as vozes da sociedade, aqui era uma desumanidade.

Como um país como o Brasil poderia entrar nos anos dois mil com aquela vergonha?

Como o Brasil poderia se olhar no espelho?

Um país com vergonha de si mesmo.

O Brasil não foi capaz de lidar com a penúria durante 502 anos.

Precisou de um homem e de uma mulher para, em quatorze anos, fazerem o que ninguém nunca conseguiu fazer.
Criar uma forma, um jeito, uma maneira que fosse possível oferecer algum dinheiro para que crianças miseráveis pudessem comer, pelos menos, arroz e feijão.

Esses dois, que hoje são chamados de ladrão e de vaca, acabaram com a miséria extrema no Brasil. Mas isso já não vem mais ao caso.

Bom dia!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

55 respostas

  1. … Ninguém de sã e liberta consciência se engane: o ‘coroné’ fisiológico, arrivista e não confiável Renan calheiros continuará afirmando peremptoriamente para a presidenta Dilma Rousseff e ao ‘Zé Tucano’ agora, pasme, na AGU:
    “eu estou com vocês, fiquem tranquilos, no Senado mando eu!”
    Momentos antes da votação o Renan irá conversar com o [eterno] presidente Lula, ratificando o posicionamento ‘delle’ contra o “golpeachment”!
    Oficilamente, Jaques Wagner e José Guimarães são comunicados pela Presidência do Senado Federal!
    Pipocam mensagens nas redes sociais!
    O povo da mortadela festeja!
    “Olê, olê, olá, Dilma, Dilma!”
    Final da votação:
    Lula chora copiosamente, ao lado de Dona Marisa, aos prantos!
    Renan Calheiros decreta o “o golpeachment”!
    E justifica:
    “É a fábula do Esopo, aquela do sapo e do escorpião, estúpido!”

    NOTA:
    no enredo trágico acima, falta – apenas e tão somente – ser escrito o capítulo da reação popular!…

    A conferir!…

    1. … Ah, momentos antes do início da votação do nazifascista “golpeachment” no [suposto] Senado Federal o Renan Calheiros telefonara à presidente Dilma Rousseff comunicando-a que teria revertidos os votos do senadores aGRIPEno [Suína] Maia (DEMo/PSDB-RN) &$ ‘Erraclitus Fracus’ (DEMoTucano/PI)…

      Sim, que país é esse, siô?!
      “O ‘CU(nha)’ do mundo, quiçá!”

      PQP

  2. Os nordestinos voltarão a saquear os estoques de alimentos como no passado recente .
    Caminhamos para um país dominado pelos traficantes estilo mexicano .
    Só uma revolução para fuzilar uns vinte milhões de bandidos e recomeçar do zero .
    Mao , salvou a China .
    Quem nos salvará ???

  3. Como mineiro tenho certeza que não queremos ficar na parte de baixo desse muro as ultimas eleições deixaram bem claro

    1. Concordo com você. Tenho dúvidas se o Rio de Janeiro gostaria de ser o “quintal” de São Paulo.

    2. Poderíamos fazer aqui um exercício de como seria um país “São Paulo e os outros amigos”. A primeira a chorar seria a FIESP. Onde ela iria despejar o seu excesso de produção?. Iria competir com a China com todas as barreiras alfandegárias. Hoje já precisa do governo, isentando impostos, para chegar perto dos preços Chineses.

    3. Como gaúcho de nascimento e baiano de coração, tenho certeza que muitos “baianos” irão mudar pra o Tucanistão, mas nenhum gaúcho aceitará viver sob o tacão paulista.
      Creio também ser improvável que os fluminenses e capixabas aceitem ser coadjuvantes da “elite” golpista de São Paulo. Ia sobrar apenas o Paraná, MS e MT , além de Goiás. Seria este o Tucanistão.
      Não se iludam com os votos dos deputados gaúchos na sessão do dia 17/04, aqueles são eternos insatisfeitos, mesmo com tudo que Lula e Dilma proporcionaram pelo Rio Grande em todas as regiões, estão e estarão eternamente insatisfeitos, algo tosco demais, reconheço, mas verdadeiro.
      Quanta a velha e boa Bahia, foram 22 votos NÃO !!! Mas claro, também houve os traíras, Aleluia ( ladrão ) , Imbassahy ( bandido ), Jutahy ( safado ) e Lúcio, irmão de Geddel ( não é necessário nenhum comentário ).
      Ressalve-se ainda a quantidade imnesa de deputados do nordeste que aderiram acriticamente ao SIM, ou talvez não tenha sido um movimento acrítico, talvez pensassem como aquele famigerado médico mineiro denunciado por tráfico de orgãos, talvez necessitem do retorno da miséria extrema para garantir , além da sobrevivência política, suas respectivas sobrevivências reais, suas e de seus netos, filhos, mães, pais , avós….Deus e o diabo.

  4. Sim FB, vamos enxugar nossas lagrimas e tomar as ruas. Esse video eu so vi no ano passado. Fiquei mais do que chocada, embora soubesse dessa miséria o documentario é um soco no estomago. Tb me pergunto como tudo isso é possivel ? Chorei qdo vi Lula chorar porque pensei nisso tudo e sei o qto ele quis e ainda quer melhorar a vida desse povo completamente esquecido durante 500 anos. Por isso não tenho estomago para criticas que em nada ajudam, como se Lula e Dilma, além de terem feito tanto, não deveriam ter esquecido nenhum detalhe, e como Deuses poderosos, deveriam ter liquidado a Globo com um golpe so !! Muito facil falar, dificil é fazer. Em nome de todas as crianças, homens e mulheres, jovens e velhos brasileiros esquecidos e vilipendiados, devemos tomar as ruas para mudar esse pais e defender nossa democracia.

  5. Dois deputados da oposição vão a NY ¨observar¨ Dilma. São ficha-limpa ou vão servir de piada pronta?

    1. Terão sorte se o cerimonial da ONU deixar que entrem pelo menos no pátio reservado aos turistas. E só. Nenhum jornalista vai se aproximar deles, nem vai querer saber quem eles são. Mas com certeza a rede Globo lá estará, a produzir uma matéria para tentar enganar os já superenganados coxinhas. Ela pode muito bem inventar uma novelinha e até dar um jeito de entrevistá-los como se eles estivessem dentro do plenário da conferência e fossem os heróis da “verdade”. Efeitos especiais de manipulação.

  6. PROPOSTA DE SOLUÇÃO NACIONAL

    Humilde e respeitosamente,

    A presidente Dilma Vana Rousseff no uso das suas atribuições Constitucionais – e legitimada mediante reeleição obtida pelo sufrágio de mais de 54 milhões de votos de brasileiros e brasileiras – constituiria uma ‘Comissão de Notáveis’ incluindo pensadores (sociólogos, economistas, intelectuais, artistas…), lideranças de todos os partidos políticos fiéis ao governo e às causas populares, representantes dos trabalhadores e das classes patronais, representantes religiosos, demais movimentos sociais e comunitários, UNE, blogueiros ‘sujos’, óbvio [Risos]…
    Seria feito um diagnóstico da conjuntura nacional, resultando a elaboração de um projeto de governo de base popular, democrática, progressista, humanista e radicalmente nacionalista…
    Projeto contemplando ações de curto, médio e longo prazo.
    Do exposto, seria proposto à sociedade brasileira um pacto social de governabilidade objetivando restaurar a paz social, a esperança, a alegria, a retomada do crescimento/desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda…
    Imperioso também ponderá à nação o fato que estamos nos dias que antecedem à realização das Olimpíadas, ressaltar a importância do evento para o país, para os(as) brasileiros(as) e para o mundo…
    Em paralelo, seria também anunciada à nação a montagem de um ministério altamente qualificado e absolutamente comprometido com os problemas e demandas nacionais, contemplando, em parte, a natureza suprapartidária dos seus membros.
    E proposição de uma assembleia Nacional Constituinte para a discussão da Reforma Política…

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    [Verdadeiro] Brasil

    1. Muito bem, velho companheiro Messias, neste momento estamos de acordo, mas não imagino como viabilizar essa proposta. Um abraço.

    2. Acho que uma boa proposta de negociação seria oferecer anistia geral aos golpistas. Mas dando a eles um prazo para encerrarem completamente suas atividades golpistas, que podem ser perfeitamente enquadradas no crime de alta traição.

  7. Para um certo tipo de ‘gente (?)’ não basta ser e estar abonado, é necessário que o outro esteja na penúria, só assim essa ‘gente(?)’ se sente feliz. Eita pobreza de alma.

  8. E esse muro aí da foto? Esqueceram que a direita chegou a ganhar em estados do Norte, e perdeu em Minas e no Rio de Janeiro?

  9. Jari, me parece que com Temer na presidência, fazendo todos os desejos americanos e da globo, logo logo estaremos fazendo concorrência com o México. Isto já foi alvo de investigações no RS a alguns anos atrás, mas não deu em nada, pois não se tratava de pedalinhos ou barquinhos.
    Com certeza vamos o posto que hoje é do México, pois nossas crianças tem mais sangue europeu e são de melhor qualidade que os mexicanos que tem sangue indígena.
    Os evangélicos vão ficar felizes, uma vez que não existirá mais aborto. Ninguém destrói mercadoria de valor.

  10. “Como um país como o Brasil poderia entrar nos anos dois mil com aquela vergonha?
    Como o Brasil poderia se olhar no espelho?”

    Resposta: transformando as vítimas da miséria em algozes. explico: quanta gente via no recrudescimento da violência e no avanço do crime organizado uma forma de resistência do pobre a tudo isto que o texto expõe? Incomoda a culpa de se conviver com um país que produz com odioso eufemismo, uma legião de “anjinhos”. Transforme-os em demônios, ora bolas. Aí é só matar aos montes que ninguém vai ter peso na consciência.

  11. Alô jogadores de futebol vocês que estão bem devidas hoje ggraças ao seu esforço e talento a grande maioria de vocês véu das classes pobres desse país vocês devem ter alguém que de alguma forma foi beneficiado pelo governo Lula e Dilma em alguma algum programa social gostaria que vocês participassem da vida política do país que vocês vivem vocês acham que os golpistas que nunca passaram fome nunca precisaram trabalhar nunca ficaram nacfika do sua sempre estudaram em escokas boas vão ta preocupados com o povo mas pobre desse país ELES SO QUREM O PODDER

  12. O Bolsa Família não pode justificar atos de corrupção! O populismo é tão danoso para o país que multiplica a pobreza e o número de dependentes de programas governamentais. A fome deve ser combatida e o Bolsa-família deve ser considerado parte desse combate, mas Educação e uma economia forte, a médio prazo começam a fazer diferença, e a longo prazo transformam o Brasil numa grande nação.

    1. Alisson, dessa vez concordo plenamente com você, mas creio que você não viveu os anos Fhc e muito menos tomou conhecimento do crescimento do “bolo” no período da ditadura. Aquele “bolo” que prometeram dividir mas que só chegou a hora quando Lula assumiu a presidência, ainda assim, sem o recheio, só a massa.
      O recheio ficou na Carta aos Brasileiros !!

      1. Nosso país é um infante. Se acabasse a corrupção, se não houvesse essa política suja (de todos), seríamos uma grande nação.

      2. Massa é otimismo seu. O dinheiro do BF é migalha. O que melhorou consideravelmente com Lula foi o SM, isso que deu dignidade ao povo. Pena que o avanço parou com Dilma, voltou aos tempos de FHC…

  13. Inédita chuva de dinheiro na Paraíba!

    Ah este IMUNDO DEMoTucanato [mega]corrupto &$ nazifascista até a enésima geração!…

    O MAPA DOS IMUNDOS INDIGITADORES DA ABSOLUTAMENTE HONRADA E ILIBADA PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEFF NO ‘ANTRO SENATORIAL DO SANATÓRIO DOS COVARDES FASCIGOLPISTAS &$ [MEGA]CORRUPTOS’!

    Com o dileto público do ‘Circo dos Horrores &$ da Infame Hipocrisia Suprema’!

    Caranguejo graúdo [Risos] da lama da Paraíba o DEMoTucano Cássio ‘CU(nha)’ Lima

    Perdão aos dignos – e limpos – caranguejos!

    https://www.youtube.com/watch?v=-zAQtHvu7pk

    1. A propina do PETROLÃO de mais este DEMoTucano réu confesso sai da quermesse das ‘Imãs Carmelitas’ do Listão da Odebrecht!

      Bico de pau da zorra, siô!
      É a impunidade, estúpido!

      Caranguejo graúdo [Risos] da lama da Paraíba o DEMoTucano Cássio ‘CU(nha)’ Lima

      https://www.youtube.com/watch?v=ysOmf-4TFU0

  14. O MAPA DOS IMUNDOS INDIGITADORES DA ABSOLUTAMENTE HONRADA E ILIBADA PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEFF NO ‘ANTRO SENATORIAL DO SANATÓRIO DOS COVARDES FASCIGOLPISTAS &$ [MEGA]CORRUPTOS’!

    Com o dileto público do ‘Circo dos Horrores &$ da Infame Hipocrisia Suprema’!

    Caranguejo graúdo [Risos] da lama da MARGINAL de São Paulo ‘Aloysio Nunes R$ 300.000,00 Ferreira – DEMoTucano de SUMPAULO do José (S)erra da Chevron, do TRENSALÃO &$ da ‘Privataria DEMoTucana’

    Perdão aos dignos – e limpos – caranguejos!

    https://www.youtube.com/watch?v=GmB6Pj7ju98

  15. Nunca fomos um país, uma nação, um povo, apenas um amontoado.
    O esforço que se fez e faz para unir visões tão distintas do mundo, da vida e expectativas tão díspares quanto ao futuro tem sido vão, nos fez uma amálgama.

    Devemos desatar os nós que ainda nos prendem e para assim, seguirmos direções próprias.

  16. Fernando, isso não acabou. Na região em que moro é frequente o sumiço de crianças de famílias pobres no trajeto escola pública- casa. Se você considerar que a indústria necessita de infraestrutura médico-hospitalar para sua operação, verá mais um motivo para essa campanha imunda.

    1. Gostaria de deixar bem claro que a minha região não é o Nordeste, mas sim, o Estado do Rio de Janeiro.

  17. O PIG é composto de sociopatas por isso não se incomodam com a nossa mazelas. Parte de nossas elites também.

  18. é de dar nó na garganta, ou não é? eu não preciso assistir esse documentário, embora me lembre bem dele. eu vi essa miséria in loco no final dos anos 70, quando viajei pelo nordeste, pelo sertão do nordeste, em plena seca. ninguém precisa me contar. ficou gravado na alma. e muita gente hoje nem imagina do que estamos falando.

    1. Imagina sim, meus filhos , aqui no Tucanistão , em seus “materiais de estudo” ainda pensam que o nordeste é daquele jeito lá. Ficaram fascinados com Salvador, Fortaleza e Natal, nem queriam voltar mais.
      Eles podem sair pra dar uma volta e quem vive achando que São Paulo é o SOL ??? E os caipiras do oeste do Paraná que acham que alimentam o Brasil inteiro ??? E os matogrossenses ???
      Tenho colegas de BH que dizem nunca terem sentido tanto calor na vida quanto o que viveram no nordeste, na praia, talvez por nunca terem indo a Governador Valadares ou Montes Claros, são hipócritas e a nossa mídia fomenta essa divisão.

        1. Cansei de ver a mesma face da miséria no oeste de Santa Catarina na época de Fhc !! Mas como são brancos não apareciam na mídia.

  19. Sou médico. Em 1971 me formei e, levado pela minha consciência, fui trabalhar no nordeste e vivi um mundo que hoje não mais existe. Fazia medicina comunitária. Carregava água no cesto como diziam os sertanejos. Assinava muitas receitas de medicamentos que nunca eram comprados e assinava pelo menos dois a três atestados de óbitos por semana de crianças que morriam de fome. A vida escapava pelos meus dedos, minha ciência não dava conta da fome. Antes de ser médico fui torneiro mecânico, como Lula, também formado no SENAI, e como ele, lutei contra a fome, mas eu carreguei água no cesto durante quinze anos e quase nada alterei a vida dos que assisti, só minorei os sofrimentos. Ele por sua vez fez o bolsa família e acabou com a fome. Na minha opinião só teve um erro, quando transformou o Programa Fome Zero em Bolsa Família, o primeiro estimulava o desenvolvimento da consciência política além de matar a fome, o segundo só ficou na resolução dessa condição material. Esse homem hoje é homenageado com uma camisa listrada pelos midiotas, individualistas e egoístas.

  20. E como melhorou,além disso hoje às crianças estudam sim,pois não precisam estar no trabalho infantil para ajudar os pais…
    Outra coisa não andam mais em paus de arara,
    tem ônibus novos para levá-los,tem cisternas para captar água da chuva e beber o ano inteiro
    Todos sabem que água potável elimina,muitas doenças.
    O dinheiro gerado no bolsa família se multiplica porque movimenta a economia de pequenos municípios.
    Passa por períodos de seca no semi arido,sem
    grandes sofrimentos…não vão apagar da
    memória do povo, que foram os que inegavelmente trouxeram melhorias, o povo não é bobo,os outros nunca fizeram nada.

    1. Uma das coisa mais importantes da vida,a capacidade de uma pessoa ter
      compaixão e luz…
      Ter amor seu semelhante, vale mais que toda riqueza da face da terra…
      A vida depende do amor ao próximo
      A continuidade da existência, também,toda terra foi criada por amor a vida,muito importante isso que vou dizer:dentro de cada um de nós existe uma luz,seu eu imortal e consciente, é por aí seu caminho sabe porque?
      Somos todos um.

    1. Parabéns juventude!
      Exemplo de consciência, discernimento e coragem!
      O futuro da nação brasileira é de vocês!
      E o futuro de vocês, nós todos e todas construímos agora!
      E JÁ!
      E sempre!

      Mãos à obra!…

  21. São, os dois, Lula e Dilma, o que poderemos chamar de Geni brasileira, obra de Chico Buarque, que, a prostituta Geni, depois de salvar a cidade aos pés do zepellin, e de seus algozes, voltam a ofendê-la e criticá-la como sempre fizeram … a vida imita a arte? Ou seria, através de Chico, uma previsão futura e/ou, até para entrar no campo mais evangélico da coisa, uma visão de Deus? … Talvez.

  22. SOBRE VELHACOS &$ SINECURA

    “Ocês” já notaram que a expectativa média de vida dos golpistas é de – com muita boa vontade – 10 anos?
    Risos
    Pois muito bem, são estes energúmenos fascistas já moribundos que se arvoram a ceifar os sonhos da nossa juventude, presente e futuro…
    Se ao menos tivessem sabido envelhecer – plasmando um mínimo de dignidade – poderiam deixar algum legado em troca de certo respeito!
    Mas, não…
    Se somarmos as idades dos líderes decanos, teremos um número que daria para recuarmos à pré-Idade Média!
    E os crápulas desalmados e descompreendidos ao ver o túmulo, se contorcem, babam e sapateiam no tablado das ignomínias e iniquidades… Óbices da vida alheia, coveiro da própria desonra…

    O vice-presidente mais oneroso do mundo “venho esbarrar logo entre ‘nois'”!
    PQP!
    O sujeito não faz porra de nada de produtivo para a nação!
    Muito pelo contrário!
    E se, ao menos, o infausto Nosferatus fosse um zero à esquerda, menos mal!
    A tragédia é que o traste produz um rombo mensal monstruoso (sic) às contas públicas para, pasme, conspirar contra a nação, configurado, pois, os crimes de desvio de função, peculato, estelionato e as porras!
    Imagine quantos novos beneficiários do programa Bolsa Família seriam contemplados caso o Estado brasileiro não tivesse que sustentar esta mala sem alça e agregadas(os)…
    O palácio do Jaburu enquanto extensão ventilada e arborizada do TCÚÚÚúúú!
    O Bosa Pijama!
    De bolinhas azuis e amarelas – e com o logotipo de DEMoTucano!…

    Definitivamente, PQP!

  23. Por isso é que, em seu blog, o americano Paul Craigs Roberts diz que “é a revolução ou a morte”.

  24. Este gráfico já diz tudo sobre a próxima meta dos traidores: A divisão do país. O retalhamento da Nação. A morte do Brasil unificado. O que a França e a Inglaterra tentaram, mas não conseguiram, talvez eles consigam fazer com a ajuda da mídia.

  25. Eu acho que o centro-oeste, o sul e o sudeste vao conseguir se sair bem dessa divisao.. O Norte e o Nordeste?ah, estas sao as regioes naturalmente mais ricas do Brasil, elas vao ficar muito bem, obrigado. So’ Sao Paulo ira’ sustentar o sul da Bahia com o volume de turismo que eles praticam na regiao de Porto Seguro, Arraial D’ajuda e Trancoso, por exemplo. Vao ter que entrar la’ usando passaporte.

  26. Estamos vivendo dias muito difíceis, mas, não consigo acreditar que, nós, o povo brasileiro, não tenhamos aprendido nada, nestes últimos 14 anos.
    Não consigo crer, que não tenhamos nada guardado em nós, para responder a todas essas coisas que estamos testemunhando.
    As respostas coletivas tem seu tempo de maturação. Ela vira. É dessa crença que me alimento. Esses 14 anos não foram em vão.

  27. QUEM DEVEMOD COMEÇAR A PENSAR EM MOLOTOVS NA GLOBO E ASSECLSS DO PIG. TENHO 74 ANOS FOTMEI-ME EM QUIMIC E ENG METALURGICA EM ‘1971 LEVANDO BORRACHADAS DA DITADURA AO LADO DA PRESIDENTA E JA NAQURLA EPOCA FAZIA O QUE FAZ HJ. ACHO QUE SO MOLOTOV PRA PELOMENOS DA UMA FREIADA NESSES CANALHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *