Michel Temer caminha, a passos largos, para deixar de ter uma minúscula biografia para ter um extenso prontuário.
Não se pode, claro, dar crédito imediato a todas as acusações, até porque os acusadores são criminosos confessos: Joesley Batista e Lúcio Funaro.
Mas elas vieram acompanhadas de gravações, malas e flagrantes que não são pequenos.
E, ainda mais convincentes por isso, encaixaram-se perfeitamente ao caráter miúdo e às práticas de vida dos acusados.
Temer viveu a vida pelos cantos, obscuros, vivendo das migalhas como rato-mór de ratos igualmente longevos na vida pública, agregado a governos que precisavam do bando que foi se tornando o PMDB no parlamento.
Comparem-se os tamanhos: três anos com toda a polícia, o ministério público e um bando de empresários delatando para sair da cadeia não conseguiu produzir uma evidência indiscutível contra Lula ou Dilma, embora tenham produzido processos contra o ex-presidentes onde as convicções substituem as provas.
Um mês de foco sobre Temer já rendeu tantas cenas constrangedoras e inexplicáveis – embora de natureza óbvia – que mal dá tempo de respirar.
Tudo o que consegue dizer em sua defesa é: “farei as reformas, tenho maioria”.
Por isso, a derrota ontem na votação da reforma trabalhista tenha sido mais grave para Temer que a enxurrada de denúncias de ladroagem.
Para os que o sustentam, não se espera honestidade, mas impiedade.
8 respostas
Isso é o o neoliberalismo, não importa o caráter do chefe ( que quanto mais corrupto melhor, pois estará mais sujeito as chantagens dos atores dominantes), o importante é transferir o capital e as riquezas do país para a oligarquia.
Porque o neoliberalismo é uma enganação, pois como observa o economista Piketty , a concentração da riqueza nos Estados Unidos e na Europa onde os 10% mais ricos detêm 60% a 70% da riqueza, representada por imóveis, ações de empresas, títulos públicos e outros ativos financeiros. A interação entre essa concentração de riqueza sob a forma financeira, ou seja, a predominância crescente da acumulação de direitos de propriedade que reivindicam uma fração maior do valor criado pelo esforço coletivo favorece os ganhos rentistas e enfraquece o espírito empreendedor.
Por isso querem destruir a CLT e a Previdência, para tirar dos pobres canalizar os recurso para os mais ricos, e quem foi colocado para fazer o serviço foi o rato do Temer.
O golpista temer tinha uma única serventia: tocar as “reformas pró-retorno à escravidão” que o MERCADO exigia. Agora, sem mais essa serventia, será descartado igual sobra de comida estragada. Nem aos porcos será jogado, mas no fundo do lixo.
A oposição não GANHOU NADA é o que dizem os situacionistas , o que vai valer mesmo é a votação em plenário , aonde todo o jogo vai ser jogado . A artimanha de Renan na votação de ontem é totalmente amadora , os votos dissidentes de ontem não ocorrerão em plenário .
A dissidência será extirpada com a colocação de todas as armas que dispõe o governo : Cargos , liberação de emendas , concessões de rádio e TV e outros produtos de comunicação nas mãos do Ministério das Comunicações e Anatel , empréstimos nos bancos oficiais , etc, etc, etc. Muitos dos senadores estão nos seus últimos anos , dos oito de mandato e sabem muito bem das oportunidades que se lhe apresentam . Rico , leve e solto.
A oposição substima a capacidade a situação nestas negociações . A oposição sempre foi mais desarticulada que a situação por várias razões e situações : ponto principal não possui a máquina governamental , os partidos de oposição são dissidências de um partido principal e de maior envergadura política com graves divergências ideológicas . , e por aí vai.
Ouviu se de Lindbergh Farias .” É o fim do governo de Michael Temer” . Uma vitória pífia , que pelos aspectos da vitória me pareceu de proposito .Esperando a desatirculação lá na frente , achando que já ganhou . Como se diz em futebol a oposição vai entrar de ” salto alto “.
Concordo plenamente. Essa vitória de Pirro ser valorizada como se fosse a queda do governo, é uma auto-enganação grosseira.
Ao ir para o Plenário, a margem de manobra junto a uma maior quantidade de atores políticos se torna mais prática. E o pior, até lá, há tempo suficiente de usarem os velhos métodos de cooptação de uma base altamente fisiológica, como todos sabemos.
Deveríamos ter colocado em pauta para próximas manifestações e centrado o fogo, tal qual foi feito na discussão da Reforma da Previdência.
Senão, continuaremos a dar grandes saltos para trás, eliminando os poucos passos para frente que damos.
Esta insuportavel, aguentar os arbitrios desse monstro Temer com sua gangue corrupta! Um discurso no tBrasil, outro na Russia, Temer um rato sem pudor, da asco!
Talvez o melhor de tudo que está por vir seja, o fim desse famigerado pmdb. Fernando expôs muito bem a conta do rato e a dependência dos mau feitos e essa turma de pilantra. Pode ser que finalmente estejamos enterrando essa fase de uso promíscuo da política para encobrir a roubalheira. Pode ser que estejamos decretando o fim dessa gang. Pode ser que o povão calado e observador como parece estar, coloque um fim nessa festa.
Falta ainda resolver como colocaremos esse judiciário corrupto nos trilhos da república. Talvez o mais difícil sem que haja uma guerra civil…..
Tem retardado PLIM PLIM na área. Parece que é o único troll que ainda recebe alguns centavinhos para vir aqui falar suas idiotices. Deixamo-lo latindo sozinho.
Depois do Golpe temos uma gangue de corruptos no comando do país e ainda tem gente destilando ódio contra o Lula… Lula não é mais presidente já faz mais de sete anos e os idiotas não o esquecem.
Esse tal de Jony Diaz deve ser um moleque que não entende nada de política. Só sabe ofender e falar merda.
Defende um governo ilegítimo e uma gangue de ladrões no comando só pra não ter “perigo” de Lula voltar. Vá ser cretino assim no inferno!