Moro cumpre seu papel e condena Lula com sentença longa e vazia

savonamoro

Sem que fosse surpresa para ninguém, Sérgio Moro condenou o ex-presidente Lula a nove anos e meio de prisão, em regime fechado.

Porque ele “recebeu” um apartamento no Guarujá que nunca lhe foi transferido ou teve qualquer promessa de entrega.

Mas não vem ao caso.

Só há uma coisa indiscutível na sentença de Moro, os parágrafos de número 48 e 49:

48. Questionam as Defesas de Luiz Inácio Lula da Silva e de Paulo Tarciso Okamoto a imparcialidade deste julgador.

49. Trata-se de questão já superada.

Absoluta verdade, Doutor Moro. Está claro para qualquer rpessoa neste país e por muitas partes do mundo que o senhor não apenas não é imparcial, mas um dedicado militante da causa do delenda Lula.

Ninguém na face da Terra acredita no que o senhor escreve:

A ampla cobertura jornalística à investigação denominada de ‘Operação Lava-Jato’, bem como a manifestação da opinião pública, favoráveis ou contrárias, para as quais o magistrado não tenha não acarretam a quebra da imparcialidade do magistrado.

Não, claro, ninguém viu o senhor esparramar-se no deleite dos holofotes, dos prêmios globais, nas palestras de João Dória e nem em vídeos e mensagens às manifestações “coxinhas”.

Tudo foi muito discreto, como apropriado a um juiz “imparcial”.

(…)o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está sendo julgado por sua opinião política e também não se encontra(sic)em avaliação as políticas por ele adotadas durante o período de seu Governo.

 Também não tem (sic)qualquer relevância suas ( de Lula  ou de Moro?) eventuais pretensões futuras de participar de novas eleições ou assumir cargos públicos.

São, como se vê, alegações às quais não se pode dar concordância, exceto a verbal, que lhe falta.

Há páginas, páginas e mais páginas onde Moro afirma sua total neutralidade e todas as “liberdades” que deu à defesa, quando qualquer um que tenha assistido seus diálogos com os advogados de Lula, autoritários e descorteses.

Defende a condução coercitiva dizendo que – ahá! – os protestos surgidos por ela são sua própria justificativa, como se não pudesse ter marcado um depoimento.

E reclama da multidão que foi à Curitiba prestar solidariedade a Lula, de forma ordeira, porque exigiu “a montagem de um imenso esquema de segurança”. Quer dizer, Lula também é responsável por ter se montado uma praça de guerra na capital curtitibana.

Mas e a prova que o apartamento era de Lula? A compra, declarada no IR, de outra unidade do empreendimento e um documento, sem assinatura, que teria o número do tal “triplex”.

Diz que Lula “não apresentou explicação concreta nenhuma” sobre o fato de que a OAS não ter vendido o apartamento triplex, como se coubesse a ele responder, inclusive, por uma propriedade da empreiteira que estava penhorada à Caixa.

Há, depois, uma colagem de depoimento de delatores, embora nenhum deles faça menção a Lula, tudo para sustentar a tese – calçada unica exclusivamente no depoimento do Léo Pinheiro – de que João vaccari teria posto o apartamento  na “conta” de eventuais acertos com a OAS.

E Delírios incríveis, quando Moro, mesmo tendo de reconhecer o avanço do combate a corrupção diz que ele não promoveu ” a necessária alteração da exigência do trânsito em julgado da condenação criminal para início da execução da pena, algo fundamental para a efetividade da Justiça Criminal e que só proveio, mais recentemente, da alteração da jurisprudência do Egrégio Supremo Tribunal Federal (no HC 126.292, julgado em 17/02/2016, e nas ADCs 43 e 44, julgadas em 05/10/2016). Isso poderia ter sido promovido pelo Governo Federal por emenda à Constituição ou ele poderia ter agido para tentar antes reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”.

Olha, é difícil não mandar um juiz a alguma parte depois de uma manifestação destas. Quer dizer que Lula é culpado de não ter mudado a jurisprudência secular do Supremo Tribunal Federal? É repugnante, imbecil, idiota alguém que usa – ainda que tresloucada – uma argumentação de natureza meramente especulativa numa sentença criminal!

Não há, em qualquer ponto da sentença, sequer uma indicação objetiva de como Lula “recebia” vantagens, exceto a palavra dos delatores que fazem uma “conta de chegar”  para reduzir suas penas nesta e em outras ações que respondem. E que conseguiram, claro.

Na parte da guarda do acervo presidencial, obvio, seria ridículo condenar e Moro, o justo, absolve Lula.

São as primeiras observações, numa leitura , ainda superficial, da imensa sentença. Aliás, sua vastidão, como costuma acontecer nas peças de Direito, é indicativo de sua fraqueza. Direito é fato e lei, não argumento e suposição, que vêm a ser literatura.

No caso de Moro, um romance policial ao inverso.  Nos tradicionais, há um crime e procura-se o criminoso. Neste, há um criminoso para o qual, de forma deliberada e prolixa, procurou-se um crime.

A sua sentença, se ainda houver equilíbrio na Justiça deste país é  que está condenada à revogação. E olhe lá, porque, num exame frio, o caso era de nulidade, mesmo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

68 respostas

    1. Cleusa, chegamos ao ponto sem retorno – LIBERDADE OU MORTE !!!!!

      Que cada um resista como puder e venha pra LUTA !!!!

      Tô indo.

      1. Eu acho que o primarismo desse juiz e do MPF ficou tao obvia que a unica coisa que passa na minha cabeca eh que com o golpe, resta apenas um grupo endinheirado que ainda nao lucrou com o Brasil, que sao os traficantes de armas. Acho que estao realmente fomentando a raiva do povo para termos uma guerra civil e com isso lucrarem. Todos os demais grupos oligarcas ja lucraram, falta apenas este. Triste pensar que isso possa acontecer em nossa Patria tao querida.

  1. Nada como o timing de entregar aos golpistas um alento quando ontem todos fomos roubados nos nossos direitos de trabalhador. Acho que depois que a máscara dele caiu com a liberação da mulher do Cunha, Moro só serve para discussão de bar onde não importa nada além da torcida. Pobre Brasil.

    1. Isso é verdade mesmo.

      Ficou muito na cara a “condenação” do Lula no dia seguinte ao fim da CLT/GETÚLIO VARGAS.

      São tão intelijegues que acabam de entregar para o sindicato literalmente: Somos parte da engrenagem de um golpe a Farsa Jato,Mídia,Golpistas,Fiesp e Febraban.

  2. Uma notícia velha, já que a condenação de Lula era certa, apenas Moro tinha que cumprir as formalidades jurídico-burocráticas.

    A Farsa a Jato cumpriu dois objetivos: tirar o PT do poder em 2016 (com o áudio seletivamente vazado da presidenta da república) e estigmatizar o PT em 2018.

    A Farsa a Jato nunca se preocupou de verdade com a corrupção.

    Enquanto isso, pessoas pego em flagrante com malas abarrotadas de dinheiro estão por aí – inclusive o primo de um deles (Aécio) continua senador e votou contra o trabalhador.

  3. Do site NBO: Lula Humilhado Mundial Pela Imprensa Internacional
    ERRADO!
    O humilhado não foi o Lula, foi o país, o Brasil, que tem no comando uma quadrilha, da qual alguns membros já estão presos, às voltas com todo tipo de corrupção, um deputado procurado pela Interpol votando para inocentar um corrupto que se intitula presidente, uma presidente deposta sem que se provasse dela qualquer crime e um ex-presidente processado, cuja culpa esta demonstrada em um porco power point garatujado por um semianalfabeto em informática!
    Neste país a Justiça espia por baixo da venda e o juiz é cego!

  4. Mudasse o foco das coisa, o fim da CLT, o julgamento de Temer na CCJ, esquece, agora é só a condenação de LULA.

  5. No Brasil a Justiça vê tudo por baixo da venda que lhe cobre os olhos. Quem não vê, por ser um cego de conveniência é o juiz!

  6. Começa a queda do Caudilho, canastrão, fanfarrão, ladrão que de tanto manipular os miseráveis com a bendita bolsa família e de tanto agradar aos banqueiros oferecendo-lhes juros altos e se refestelar na alcova com os empreiteiros, afundou a nação no caos, sugando a Petrobrás, as estatais, negociando, como o vendilhão do templo, as riquezas do país com seus aliados espúrios como o PMDB (que finalmente lhe deu uma rasteira), negociando sua “ideologia” com Maluff, Collor, Renan Calheiros , Temer e outros calhordas mais.
    LULA, vai pros quintos dos infernos e que Dilma e Temer te acompanhem! Brevemente alguns bloguistas terão que buscar outras fontes de renda, pois o PT será extinto, assim como o PRN do Fernando Collor.

      1. Engraçado Luiz o seu comentário, não pode discordar que vem ofensa até onde entendi o Adirson está frustrado com a política de esquerda e direita. Já que ele deseja que todos políticos vá para o quinto dos infernos.

          1. Li e reli. Ele não cita em nenhum momento algum tucano ou democrata. Luís, o troll disfarçado!

      1. Voltou Leonardo, já arranjou trabalho Leonardo? Consegue pagar as contas? Já virou adulto Leonardo? Ou continua na mesma sem acrescentar nada

    1. Adirson Mané, a ideologia do PT nunca vai morrer. Você, como todos os canalhas, devem ter aplaudido a absolvição do Aético. Hipócritas!

      1. Você não é PT, você é Lula se fosse PT pensaria no PT, se Lula morrer você vai fazer o que? Então o PT tem que mudar para voltar ao governo novos candidatos com garra e ideologia partidária, Nina o PT na minha opinião é maior que um homem ou mulher, não sigamos o ser humano e sim a ideologia do partido se for golpe a história vai mostrar.

          1. Falso é você, Luís. Já entendi a sua tática. Troll disfarçado!

        1. Esse Luiz deve ser a alma gêma do tal do Adirson. Ele é tão patinho da fiesp, que se percebe deste o começo, pois desde o começo ele defendeu o que o próprio patinho da fiesp escreveu como Adirson.

    2. Esse Adirson não tem como disfarçar o seu tucanismo. Ele é outro patinho da fiesp. Se é trabalhador, deve ser daqueles puxa-sacos e que por isto não será demitido, mas vai aceitar trabalhar como PJ para ajudar o seu patrão a ganhar mais dinheiro.

  7. Numa leitura na diagonal, tive a mesma impressão expressa por Fernando Brito nesta postagem.

  8. Duas perguntas devem ser respondidas pelos defensores para afrontar a sentença:1- se o filho do Bittar não tinha nada a ver com o triplex, como afirmou lula em seu interrogatório, por que a cozinha instalada no apartamento foi adquirida em seu nome, com nota fiscal e tudo (tal qual feito no sítio)?
    2 – o que lula e cia estavam fazendo no triplex em 2014 se Marisa Letícia tinha se desligado da bancoop em 2009, como atesta documento anexo aos autos, apresentado à lula e sua defesa no interrogatório? Diga-se que, naquele momento, questionado pelo juiz, o réu não soube o que falar, atestando a contradição…se responderem adequadamente essas duas questões podem alegar inocência, senão senta e chora….

    1. Isso não prova nada. E esta história do Bittar é furada. Em nenhum momento Lula ficou sem saber o que falar. Você não engana. Faz parte do bandinho de trolls que hoje foi despejados na rede, com certeza remunerados em dobro dado à ocasião especial, e devidamente capacitados para inventar pequenas lorotas e tentar distorcer o conteúdo do processo.

  9. E aí vai deixar prender o Lula sem prova é um bando de bandidos comprovado que roubou e vai ficar por isso mesmo. ninguém fazer nada ,fomos roubados ontem com a deforma trabalhista e agora mais afronte na nossa cara por um juiz facista americano tucano e ninguém vai fazer nada de novo . Vamos igual aos senadores homens covardes bundoes frouxos que deixou as mulheres sozinhas na mesa e os b….dos homens acovardados perderam uma oportunidade de arrebentar com esses golpistas, nao foram negociar com golpistas. E desde quando golpista negocia e vai deixar fazer o mesmo com o Lula?

  10. Esse juiz moro cumpriu o que “a casa grande” e a casa branca determinou. Condenou sem provas como já era esperado. Mais uma cortina de fumaça pra abafar a denúncia por crime comum de corrupção passiva de temer. E vejam, uma decisão judicial logo após aprovada a reforma trabalhista… é o juiz da parcialidade, da ilegalidade dos grampos e que condena sem provas!!

    Isso é uma manobra pra tentar inviabilizar a candidatura do Ex-presidente Lula que é líder nas pesquisas. Li a pouco uma matéria que vem com essa frase: “o que falta pra panela de pressão apitar?” tá faltando pouco, e olhe lá que é bem capaz de explodir, por que o golpe jurídico-midiático parece que resolveu radicalizar…

    https://www.conversaafiada.com.br/brasil/por-que-a-maioria-esta-calada

  11. Os moleques da Globo não sentem satisfação pessoal, sentem uma convicção do gozo coletivo dos seus mandatários, é um gozo azul Marinhos, vejam o “timing” da farsa, a GLOBO tira dos trabalhadores tudo, até seus representantes, a justiça brasileira é o maior simbolo de imoralidade que uma nação pode ter.

  12. Agora que o jagunço expeliu o caroço pelo qual foi contratado espero que ele se retire a sua imensa insignificância. Essa condenação é uma farsa como todos os gestos dos golpistas que assaltaram o Brasil por não conseguiram mais ganhar nas urnas. Nunca antes e oligarquia havia sido desnudada dessa forma. Que o Brasil possa dessa vez se levantar sobre bases muitos mais sólidas. #LulaLivreJA!

  13. Prezado Brito.
    Retorno – enchendo sua paciência.
    É o famigerado republicanismo.
    Liberdade e democracia é um conceito político social de CLASSE. Esqueceram. Tanto Dilma, Lula e aliados. Eis o preço.

  14. Em um país decente seria caso de PRISÃO IMEDIATA! (do juiz abusivamente parcial, não do Lula…). Se Lula for “dono” daquele triplex, então eu sou dono da Catedral da Sé! (afinal, visitei uma ou duas vezes..)

    1. Eu um dia visitei a Torre de Londres, logo, sou proprietária da mesma ! O que devemos lembrar é que todos os países vencedores ou perdedoras em suas histórias viveram horrores assim, e mesmo piores. Os golpistas utilizaram a maior parte da artilharia deles, e nós ainda nem começamos a mostrar tudo que acumulamos em dois anos. Que eles se preparem …

  15. Então temos um Mandela brasileiro agora. Bem. No mínimo essa sentença é uma propaganda eleitoral gratuita, senão para ele pessoalmente, ao menos para o seu ideal e partido. Tiro pela culatra a gente aceita senhorzinho moro.

  16. Essa condenação não passa na 2a. Instância. Moro vai perder mais essa, o que comprovará, de vez, sua parcialidade e sua tremenda incompetência. Mas, se o Lula for preso, vou fazer campanha para o Bozonazo. Quero ver este país de merda pegar fogo. Vamos nos dividir em 40 republiquetas de bananas.

    1. Luiz meu amigo, creio que passará se não houver resistência popular e dos movimentos. Sabe camarada, esse timing da vaza jato/mídia/golpistas não para e nem parará nunca se não partirmos pra briga de verdade.
      Ontem mataram Vargas mais uma vez, hoje esse estrume condena LULA.
      Condena-se a esperança hoje, ontem mataram a liberdade e fizeram reviver a escravidão .
      Sabendo que a MORTE chegará, resta saber como se dará o desfecho, se LUTANDO ou mansamente , esperando que desmontem nosso futuro.

  17. Moro morreu hoje, e Lula vai enterrá-lo, esta condenação de um inocente por juiz prostituído pela CIA foi a coroação da pornografia explicita patrocinada pela direita que golpeou uma presidente legitimamente eleita, matou a CLT e querem prender Lula. O Brasil vai renascer das cinzas e seu destino será a luta do seu povo que não permitirá o retrocesso.

  18. Não gastem energia atoa!!! Muita calma nessa hora. Essa é só a primeira condenação do maior ladrão que o país já teve. O tiro de misericórdia virá assim que a segunda instância ratificar a sentença do Moro e o Lula for preso. Cadeia para todos os usurpadores deste país, independente de partido.

  19. Essa ‘justissa’ é uma MENTIRA VERGONHOSA. Era uma condenação mais do que esperada porque Lula teve um julgamento político comandado por seus adversários. Esse processo nunca foi jurídico, e assim serão todos os outros que estão sob o comando dessa FARSA. É lamentável, o povo brasileiro tem que saber que aqui não há justiça.

  20. Bandido condenando bandido, eu não sei até quando o povo brasileiro vai suportar esse onus de sermos julgados por bandidos é o caso do bandido Moro que é envolvido em falcatruas na APAEe na prefeitura de Maringá.

  21. Isso só acontece (perdoem:Rui Costa e Pimentel) estou me referindo aos dois governadores de dois estado da federação, com muito poder de fogo : Bahia e Minas Gerais. Posso até pelo lado politico,administrativo e constitucional, está errado, todavia do lado partidário ou do reconhecimento eleitoral, não. É sabido que essas vitórias aos governos estaduais pelos petistas foram decorrentes dos seus prestigios locais, mas acima de tudo do prestigio nacional de LULA/DILMA.
    Essa sentença politica e midiática dada pelo Moro ao LULA é eivada de convicções fantiosas e mentirosas, ao meu ver ultrapassa o âmbito da justiça jurídica ou imparcialidade jurisdicional(através do processo via-se muito o interesse do Moro de participar da condenação, não se sentia impedido quando todos os elementos estavam presentes) objeto de muita polemica por parte de juristas ou jurisconsultos futuramente.
    Voltando aos governadores, se fossem machos, não hesitariam em comandar em seus estados as resistências populares, até mesmo, armadas com emprego de suas policias que já detêm preparação de enfrentamento militar. Essas mesmas policias ou seus policiais mais legalistas poderiam treinar e capacitar aos aliados condições de combater. Ou eles próprios, comandando tropas, invadissem o Paraná e prendesse o Moro para ser julgado em seus Estados por tribunais do povo. E em caso de condenação ele poderia ser entregue à população para linchamento o que descaracterizaria crime por a justiça foi feita pelo próprio povo com suas próprias mãos.
    Caso o Temer decretasse intervenção federal aí sim isso seria transformado numa guerra civil.Mais para isso acontecer seria necessário que eles fossem Homens (com H ).

  22. O Nelson deve ser um bandido ou um narcotráfico te ligando a alguma quadrilha do PSDB e seus PCC da vida.

  23. Caro Fernando, por obséquio, queira liberar meu comentario anterior – ainda estou cheio de raiva.Não posso e nem devo calar-me enquanto vida tiver. Hoje o Brasil está de luto.Esse juiz desafiou um exercito de pessoas que acreditavam em justiça e respeitava as leis de seu país. Estamos afundando a pátria dos nossos sonhos que julgávamos soberana, livre, plural e inclusiva apoiada na justiça social, no reconhecimento da soberania dos povos e respeito à dignidade da pessoa humana e isso tudo está indo pró brejo.

  24. Serviçal da Pilantragem. A mulher do cunha com conta em paraíso fiscal não declarada e com dinheiro de propina, tudo comprovado com provas, porém não vem ao caso, foi absolvida pelo próprio.
    Como pode um ser vil, putrefato fazer parte do judiciário. Com um judiciário desses quem precisa de bandido neste país!!!!!

  25. JUSTIÇA BANDIDA!
    JUSTIÇA CRIMINOSA!
    justi$$$azinha de merda, vagabunda,salafrária, nazifascista &$ [mega]corrupta!
    Não à toa, no ‘mar de fezes’ destes safados golpistas pululam vermes a exemplo deste imundo DEMOTucano sérgio ‘mor(t)o’!
    Vigarista de toga, preposto sórdido da CIA!
    Mau-elemento desassuntado!
    “Canalha, canalha, canalha!”
    Perdão!
    Aos canalhas!

    E cadeia neste ‘molleque’ de piso de quinta!

    É a luta de classes, estúpido!
    Que a esquerda brasileira – mesmo quando no poder – teima em não enfrentar!

    RUA!
    Honesto povo trabalhador brasileiro nas ruas!
    E JÁ passou da hora!

    Hasta la Victoria Siempre!

  26. Eu acho que o tribunal isento para julgar o povo brasileiro só se for o tribunal de Haia, porque nossos tribunais são composto por bandidos um representante do PCC, outros representam outros seguimento da gatunagem. Eu quero ver se vão conceder aos presos comuns prisão domiciliar.

  27. Agora o Savonarola de Curitiba, vai curtir o hemisfério Norte. Vai ver se a poeira baixa (ou, se as brasas apaguem ?) para ele em Terra Brasilis. Completou o “servicinho” colocado para ele. É incrível a falta de intelecto dele, até ao descrever as partes da “sentença”. É só questão de tempo para derrubarem tudo o que ele lá colocou e caiu fora. Coisa típica dos covardes e canalhas. Escrevo mais uma vez: judiciário brasileiro, o pior Poder da República. Não nos esquecemos do timing: sentença e divulgação do filme.

  28. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    Se não reagirmos agora, não haverá eleição presidencial em 2018!
    Quiçá, nem mesmo em 2022!
    Escrevam!
    E quem quiser apostar para ver, que assuma os riscos de mais desgraças surreais anunciadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *