Moro e a moral dos moralistas

No final da noite de ontem, escrevi que “não há quem desacate mais a Justiça que o Judiciário” e que nada a degradou publicamente, nos últimos tempos do  que o auxílio-moradia–duplex do casal Bretas&Bretas.

O sentimento estava no ar, e baixou ao papel da Folha de S.Paulo hoje, com a reportagem Moro tem imóvel em Curitiba, mas recebe auxílio-moradia de R$ 4.378, livre de impostos.

Dizer que é legal, embora não seja moral – argumento de 11 entre 10 juízes e adeptos da ferocidade judicial – não soluciona o problema de um Judiciário que, faz tempo, trocou a análise legal pelo julgamento moral, a forma que encontrou para execrar seus adversários.

Ou não foi assim que fez a exibição de pedalinhos, barquinhos de lata, pretensões a comprar um apartamento e tudo o mais que usou para criar na população a ideia de que Lula teria se locupletado com a política?

Se quisermos ficar no campo da chacota, tantas vezes utilizado contra o ex-presidente, poderíamos dizer que Moro recebeu, desde  setembro de 2014, o suficiente para comprar uma flotilha de 60 pedalinhos.

O assunto, porém, é sério demais para ser tratado com a estupidez reinante.

Embora não seja pouco – e, pior, seja escandaloso diante do quadro de pobreza de um país onde representa mais do que o ganho de quatro trabalhadores de salário mínimo, que têm de morar, vestir, comer e em tudo “se virarem” com  R$ 954 – o que está em jogo é a régua com que o Judiciário passou a medir os homens públicos, claro que apenas quando politicamente lhe interessava fazê-lo.

Aceitar, por exemplo, que o recebimento indevido – e se pode dizer que seja devido um auxílio-moradia a quem mora no que é seu? – de dinheiro público é o responsável pelos sofrimentos do povo, que até mata pessoas por falta de saúde ou de saneamento, não é a mesma conta que se pode fazer com o bilhão que já custou aos cofres da Nação o “pixuleco” pago ao distinto clube de suas excelências?

Repito desde que me entendo por gente e o faço outra vez: ao se defrontar com um moralista, segure sua carteira.

Quem alardeia a moralidade dificilmente a pratica.

 

Fernando Brito:

View Comments (60)

  • Notou que fi só perderem a serventia na condenação de Lula os arautos da moralidade Bretas, Moro começaram a apanhar?
    Só eles não sabiam disso.

    • Arnestinha Pederasta

      Não gostou da pesquisa?
      Aprova o “auxílio sem-vergonha ?
      Você é mesmo um enorme monte de BOSTA !
      O troca-troca continua.
      Vão dar muito cu esse final de semana ?
      Quem chupa quem ?
      Vê se escreve algo com nexo.
      Não aguenta fumo na bundinha, vagabunda pederasta ?
      Não aguenta cachaça, toma leite, cadelinha.
      Sua candidata tomou no CU?
      A Bolsonara se fodeu ? Aceite boneca fela da puta !
      Seu herói, o Moro foi desmoralizado ?
      Fodam-se você e ele !
      Xibunguinha !
      Vadia !

    • Os próximos serão do TRF4? depois de julgar os embargos veremos. Será que o pig está com medo da guilhotina e escolhendo os sacrificáveis?

  • Essas 'otoridades' estão ganhando diárias, passagens e outros penduricalhos para viajar pelo país para fazer palestras com ganhos pessoais enquanto deveriam estar trabalhando no trabalho para o qual já são pagas pelo Estado. VERGONHA!

  • Desde 2014 são 54 pagamentos com 13 salário) o que resulta em 232.034,00 um trabalhador que trabalhe com carteira assinada e receba 13 salário, ganhando o piso ( salário mínimo) deverá trabalhar aproximadamente 19 anos para auferir o que os Moros e os juizes do TRF 4 ganham de auxílio moradia ( apenas nestes 4 anos), um político que que luta por melhores condições de vida ao seu povo tem que ser condenado por pessoas com padrão moral dessas estirpe.

  • "Quem alardeia a moralidade dificilmente a pratica".
    Perfeito Brito. E eu diria mais: NUNCA A PRATICA. Quem tem moral não precisa gritar aos quatro cantos do mundo. Quer um exemplo? Políticos que enchiam a boca para acusar o PT de tudo estão envolvidos em casos de corrupção. Minha experiência de vida me fez aprender que o quero quero sempre canta longe do ninho. É uma espécie de cortina de fumaça para esconder seus ovos. Da mesma maneira corruptos acusam e fazem discursos inflamados para tirarem o foco de si mesmo. Essa cantoria já é velha conhecida.

  • Este é um dos onze princípios da propaganda de Goebbels. Qualquer semelhança com o que a direita político-juridíco-midiática anda fazendo neste país não é mera coincidência:
    "Princípio da transposição. Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos"

    • Mas este negócio do bolsa-moradia... quer dizer, auxílio moradia dos caras da justissa é genial. Eles alugam o imóvel para o estado, nós é que pagamos o aluguel e eles, os próprios juízes, continuam morando no imóvel. Se for certa a estatística que divulgaram, 92% dos trabalhadores brazieiros tem salários inferiores ao bolsa moradia dos juízes.
      E as panelas seguem silenciosas...

  • Eu li o absurdo acima citado na reportagem da FDP... ops FSP...Senti uma ojeriza tremenda aos comentários do povo defendendo o Moro...Né pergunto estou tendo pesadelos?Ingeri algum chá de cogumelo???A população sendo lesada...E defendendo o infrator...Realmente o povo não odeia a corrupção odeia o PT....

  • Você segura sua carteira quando vai abrir a porta para os clientes da sua mãe?

    • Já pensou que engraçado: o cliente bate tua carteira e depois paga pelo serviço prestado com o teu dinheiro. Já até sei a qual partido você e a genitora irão se filiar: ao P(h)odemos.

    • … ‘Nois’ já sabíamos que o juizeco de piso ‘mor(T)o’ é [mais] um moralista sem moral alguma!
      Mas, ele está tranquilão:
      o futuro o espera nos EUA!
      “Boa-viagem”, energúnemo!

      ***

      … Será que o *PiMG está começando a enxotar o ‘mor(T)o’?
      Sim, o PiMG irá anular a Operação ‘Farsa a Jato’ no STFede!
      O “day after” anunciado após a prisão do honrado e inocente presidente Lula após a condenação na segunda instância da espelunca do Projac núcleo TRF-4!
      A Operação ‘Farsa a Jato’ tem mais furos do que uma peneira de garimpeiro!
      *PiMG: Partido da imprensa Mafiiosa &$ Golpista

  • 100 anos, mudam os personagens, mas o enredo e as tramas da Bruzundanga não mudam nada: os mesmos financistas, a mesma nobreza doutoral. os mesmos mandachuvas de sempre, os mesmos expedientes, a mesma resignação de que sofre o efeito de toda essa minoria de sempre. Viva Lima, Lima vive.

Related Post