Moro não conseguiu afundar o primeiro petroleiro de Libra

navionnorvegia

Assinado hoje o contrato de financiamento de US$ 803 milhões entre sete bancos internacionais e o consórcio Teekay Offshore (EUA) e Odebrecht Óleo e Gás para concluir a transformação do antigo petroleiro Navion Norvegia (este aí da foto, já em obras no estaleiro Jurong, na Coreia) no navio Plataforma Pioneiro de Libra, o primeiro a operar, a partir do final do ano que vem, no megacampo do pré-sal brasileiro.

Como quase todos os FPSO, o Pioneiro de Libra aproveita casco e maquinário de antigos petroleiros, onde os tanques recebem o petróleo processado dos poços e o transferem aos navios aliviadores, que o conduzem ao terminais. Este aí foi originalmente construuído em 1995, na Espanha, e está recebendo reforço do casco e equipamentos como o turret dianteiro, por onde se fará a transferência do óleo.

O navio será afretado ao consórcio liderado pela Petrobras (40%), Shell e Total (20%, cada) e CNOOC e CNPC, ambas chinesas, depois de ter concluído, sobre o casco reformado na Coreia, os módulos de geração de energia, compressão de gás, filtragem e demais equipamentos do chamado topside, no Estaleiro Rio Grande (RS).

O baque provocado pela decisão do juiz Sérgio Moro ao prender os executivos da Odebrecht não foi capaz de retirar dos planos dos investidores internacionais o ganho certo com o financiamento de um equipamento que vai gerar um lucro seguro, mesmo num mundo onde se movimenta bilhões de dólares, o da indústria naval de grande porte.

Afinal, serão 150 mil barris diários, durante os 12 anos de afretamento, uma coisinha “pequena” como 650 milhões de barris de petróleo, ao longo deste prazo. E isso em um navio-plataforma, no total mínimo de oito que serão instalados em Libra.

Isso, claro, só não serve para o BNDES, porque aí é favorecimento, não um bom negócio, não é?

Como diz o Serra, não podemos sacrificar a Petrobras, é melhor dar para a Chevron…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

41 respostas

  1. Concordo com o post.
    O juiz Moro e os demais agentes da Operaçao Lava Jato como policiais federais, procuradores federais, desembargadores federais, ministros do STJ e ministros do STF não afundaram o petroleiro Libra.
    Por que a Lava-Jato evita é afundar o país no mar da corrupção que o PT criou.
    Agora o que o juiz unicamente faz e bem é mandar prender corruptos.
    Corruptos de toda sorte, doleiros, empreiteiros, do PMDB, do PP, executivos burocratas… tem até almirante…. podendo chegar a jornalista… um espetáculo de democracia nas celas curitibanas.
    Carinho especial para a expertise na arte de roubar, os petralhas.
    Já são QUATRO:
    João Vacari, Renato Duque, André Vargas e agora José Dirceu.
    Belo trabalho juiz criminal, que ganha justamente para isso.
    E com o desenrolar do navio de delações que estão desembarcando por aí, essa lista vai crescer muito.
    Eu arrisco Rui Falcão, Palocci e Lula
    Não necessariamente nessa ordem.

    1. Boa.
      Afundar quem entende é o PT. Economia, política, moral, país todo submerso.
      O camarada Dirceu que o diga.
      Nenhuma palavra.
      Ignorou total.

      1. Kraus croves estou aqui palhaços vão procurar uma rola. Fora trolhas. Sua turma é terrorista. Não tem moral pra criticar ninguém o sujeito mais sem carater e ladrão é o patrão de voces o aébrio. Eu avisei vou perseguir voces até que boces cometam sepuku. Babacas.

      2. Klaus sobre o Dirceu gostaria de tecer duas observações:

        1. Cada vez eu entendo menos os internautas desse blog que defendem o preso José Dirceu quando a sua defesa deve ser feita nos autos do processo por impetração de Habeas Corpus.
        2. Cada vez eu entendo menos os internautas desse blog que defendem o preso José Dirceu quando quem de fato e de direito deveriam defendê-lo não deram sequer uma palavra de solidariedade, nem sua família, nem seus correlegionários, nem seus amigos, nem o seu próprio partido (PT), nem seus camaradas de peso Lula e Dilma. Inclusive a ordem do PT é ignorar em absoluto a reincidente prisão.

        Finalizo que os misericordiosos internautas se cotizem e contratem um advogado competente para questionar os CINCO CENTAVOS e assim anular os efeitos da Operação Pixuleco e por conseguinte a tão inconformada prisão. Ou que denunciem às Cortes Internacionais e organismos pró direitos humanos o suposto estado de exceção que vive o Brasil nos moldes de repugnantes ditaduras como a de Cuba e da Venezuela. Aliás, o próprio Dirceu na ocasião da condenação mensaleira aventou recorrer às Cortes Internacionais da sua prisão política ha alguns anos.

        Pelo direito da ampla defesa, pelo devido processo legal e ao contraditório.
        PT saudações!

        1. Cloves, ainda bem que não tem petralha trabalhando na Justiça. Avessos ao trabalho e concursos eles infestam o Executivo com os carguinhos comissionados. Ou viram capacho de parlamentar. Não precisam de conhecimento para ser boquinha.
          Por isso não entendem o que é um processo penal.
          Acha que é capricho do juiz prende e solta.
          São analfabetos políticos e sobretudo jurídicos.
          Se querem libertar o Dirceu tem que impetrar HC faace ao TRF da 2ª Região e não ficar de lero-lero fazendo o desserviço de desacreditar o sistema judicial do país.
          Essas levianas esculhambações ainda vão levar incautos a responderem processos.

        2. Quem não lê, apenas ‘emprenha'(do verbo EMPRENHAR, que significa engravidar, embuchar) pelos ouvidos, comete estas séries de ‘crimes’. Assim como existem as leis naturais, existem as leis dos homens e no direito canônico, as leis de Deus. Quando o homem saiu da barbárie, abriu mão de fazer justiça com as próprias mãos e com o desenrolar do tempo e da justiça e das leis, ficou consignado (saímos do plano genérico para o específico), aqui no Brasil (código de processo penal) que o acusado, caso não tenha foro privilegiado – e há interpretações diferentes neste sentido – deverá e terá duplo grau de recurso, ou seja, “condenado em um grau terá direito a recorrer da decisão, pois JUIZ ERRA, ENGANA-SE”! Foi o que aconteceu com o José Dirceu. Usurparam, ROUBARAM o seu direito de defender-se. Agora, “CRIARAM” fato novo: preso na papuda e em seguida, prisão domiciliar, com os telefones ‘grampeados’, as visitas controladas e, pasmem, até sem poder emitir qualquer opinião acerca disso ou daquilo e tendo apresentado toda a documentação pessoal e da sua empresa, PRENDEM(?) – como é possível prender alguém que já está preso? Querem suporte para um golpe maior que não conseguiram com a AP 470, tirar Lula do páreo e afastar a Dilma? Quanta SAFADEZA!

    2. Ele só não manda prender quem vendeu o Brasil quase todo, e não mostrou a grana que foi recebida pelas vendas, se é que recebeu alguma em nome do Brasil. Ele só não prende quem continua tentando afundar o Brasil, movidos pelo complexo de vira-latas e pelo desejo de engordar suas contas bancárias fora do País.

    1. Creio que esse detalhe de um zero a menos, não vem ao caso.
      Afinal, erros materiais são tão banais.
      Mais Descartes por favor.

      1. Ó obcecado por rola… como é que é, vai ficar zanzando feito um maluco aqui no blog ou vai para as ruas de Curitiba tomar um pau dos TROUXAS.
        Antes, já aprendeu que não é arakiri mas HARAKIRI?
        Estudar vagabundo.
        Por que trabalhar não está no seu DNA, bala de festim, comédia.

  2. Sinto ver aqueles que fizeram minha vida e de meus amigos melhorarem estarem sendo presos….a algo de estranho no ar.

    1. Quem é você? banqueiro, empreiteiro, usineiro, pecuarista, ou da alta camarilha?
      Qual a sua família? Odebrecht, Camargo, JBS, Andrade, Da Silva?

        1. Quem vai para fazenda-modelo-penal é a dupla Lula e Dilma, homo rapinus e muler rapinus, plantarem a magistral mandioca, toma petebada insossa!

  3. Diante do momento, recomendo usar a intuição e o bom senso. Então, pegue o telescópio geopolítico, regule e gire 180 graus bem devagar e em seguida olhe. Você verá que nos países que têm governos progressistas todos estão sob ataques, cada qual em seu contexto. Resultado da ação interna combinada, sincronizada pela “mão longa” externa. Então, não se disperse, foque com atenção no inimigo, lembrando sempre que a união faz a força. Avante, cave as trincheiras, cerre as fileiras, que assim eles por aqui não passarão. E conforme disse o poeta, eu passarinho, eles passarão.

    1. É muita conspiração… como diz o obcecado, ‘eu rolinha, eles rolarão’.
      Tá explicado o complexo, o de Quintana.
      Agora Francisco você me deixou intrigado. Além de ‘golpistas’ interno há também os ‘golpistas’ externos?
      Coitadinha de Dilma, atacada por todos os lados, Lula, MP, delações, Aébrio, pibinho, Cunha, PT, Tijolaço, PIG e agora essa, os coxinhas internacionais…KKKK
      Ao menos ela pode escolher se quer ‘morrer de morte morrida ou de morte matada mesmo’.
      E isso aqui é só uma paródia de Morte e Vida Severina. Oí lá hein?

          1. Ofendida kkkkk toma sempre as dores da outra. cachorra.

  4. Chá de Jurubeba

    Alguém aqui precisa de remédio urgente, recomendo tomar o legítimo chá de jurubeba. O remédio é caseiro e o preparo é simples. Segue o procedimento para uma garrafada de jurubeba. Para preparar o produto basta misturar as folhas da jurubeba em um litro de cachaça de cabeça – marca maribondo – retirada do alambique. Adoçar o dito volume com raspa de rapadura, coloque tudo ao fogo, sem esquecer de mexer bem a mistura e deixar ferver por mais de 2 segundos. Pronto, abafe e depois coloque a mistura na garrafa. Tomar uma xícara do chá três vezes ao dia, ao amanhecer, ao meio-dia e ao anoitecer. Manter a rotina até o final do volume. Para saber se ficou curado do golpismo, retorne e assista o PigNews, se não houver uma recaída, então, o problema mental foi estancado. Caso, contrário, repetir mais uma garrafada, desta vez usando a legítima jurubeba encontrada em qualquer sertão nordestino.

        1. Cara, você só faz referências homoafetivas.. és viado?
          Olha nada contra, mas o site é sobre atitudes políticas.
          Vc não se interessa pelo debate, não tem discursividade, é nitidamente um limitado.
          Vá para o GMagazine trololar com o Obcecado.

          1. ficou perdido babaca. Sua política é defender os seus ladrões, falando dos ladrões do PT. kkkkk , duas porcarias seu otário. Eu defendo é o Brasil.
            Vc é um tucano, mas eu poderia chamá-lo de tatu. Nunca vi gostar de roubar tanto em obra de subway. kkkk

          2. Couto
            Dá para abolir o babaca e o kkkk.
            Quem disse que sou tucano?
            O Brasil é bem maior que esss briguinhas de gangues do gogó.
            O que temos é o engradeamento dos ladrões federais do aqui e agora.
            E não vou perder essa magnífica oportunidade de celebrar a prisão da petralha e sua derrocada.
            Justamente porque a tucanalha saiu ilesa vamos aprender, evoluir e não deixar a petralha incólume.

  5. Tudo que está atualmente acontecendo e que historicamente vem acontecendo nas campanhas eleitorais é por conta do Financiamento Privado de Campanha que os tucanos cinicamente são contra a sua extinção. Devemos lembrar que a primeira campanha de FHC á presidência foi financiada pela instituição financeira que cometeu a maior fraude financeira da história do Brasil , que era o Banco Nacional , conforme está relatado no livro ¨Príncipe da Privataria¨ e que o próprio presidente eleito compartilhou da primeira festa de passagem de ano que ocorreu no período entre a sua eleição e a sua posse com um dos sócios proprietários daquele Banco , que era cunhado de seu filho.

    1. O melhor dos mundos, prender os dois, FHC e Lula.
      O pior dos mundos, deixar os dois soltos, FHC e Lula.
      Dois gangsters.
      Todos dois paridos na malandragem discreta das esquinas paulistas.
      Mundo real, quem tem mais chance de hoje ser preso?
      Lula.
      Então vou em Lula na cabeça.
      Mas se você petista não concorda e achar que tem que ser FHC pelo critério da antiguidade, sem problemas. Eu aceito a troca.
      Consiga substituir o nome de Lula pelo de FHC que vou celebrar a prisão do Príncipe da Privataria como o mesmo fervor que seria a do Peão do Petrolão.
      O que não pode, o que não dá são esses dois gangsters.
      Podendo até fazer futuras alianças e abrindo brecha para mais um terceiro gangster alegar: E o FHC que não foi preso?! E o Lula que não foi preso?!

      1. Valeu pelo Couto,
        Percebeste que neste lugar democrático, tu não és censurado pelo grande Jornalista. E temos nome e sobrenome.
        Sua declaração faria sentido se não tivéssemos procuradores que esquecem processos 5 anos em prateleira, entre outras aberrações. Acho até que esta sua posição agora tem guarida, neste conforto de ouvi um Juiz dizer que não vem ao caso.
        Hora de trabalhar agora, comentarei só a noite.
        Vários projetos de instalações para entregar.
        Cara, tenha um bom dia.

  6. Engraçado que em posts antigos isso poderia ter sido motivo de crítica, visto que a reforma do navio cria empregos e renda FORA DO BRASIL. Mais uma medida contra a industria naval daqui, que, via CLT, é mais cara que fora.

  7. Meu caro brito, por favor. Por excesso de democracia você está deixando baixar demais o nivel dos comentários no seu blog. Menos republicanismo, meu caro. Tem gente aqui que só merece comentar no tal Tio Rei. O (baixo) nível é o mesmo. Dá uma podada nesse pessoal. Seu blog não merece isso.

  8. o klaus o bom nao é petroleo o bom e cocaina para o netinho aecio vender para os amiguinhos né espertalhao sai ora lah o boi…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *