Moro pega caso de 2011/12 para dizer que pune quem ameaça Wyllys

Em nota oficial emitida neste sábado, o Ministério da Justiça, chefiado por Sérgio Moro lamenta a decisão do deputado Jean Wyllys de renunciar ao mandato e deixar o país, mas diz que “não há omissão das autoridades constituídas” na identificação e punição aos que ameaçam o psolista.

Dá como exemplo solitário a prisão de Marcelo Valle Siqueira Mello, membro do grupo autointitulado ‘Homens Sanctos’, que foi preso em 2018, segundo a nota, por fazer ameaças contra Wyllys .

Não é verdade.

Marcelo foi preso em maio de 2018, em razão de um inquérito policial iniciado em 2012, muito antes de Wyllys denunciar ameaças.

Inquérito que, aliás, começara um ano antes, como se pode ler no mandado de busca, apreensão e prisão do cidadão, assinado em abril deste ano pelo Juiz Marcos Josegrei, da 14a. Vara Criminal.

Aliás, o sujeito já fora condenado na Operação Intolerância (ação penal nº 5021040-33.2012.4.04.7000) pela prática de crimes via internet, através de postagens destinadas a disseminar o ódio, o racismo e a discriminação, “fatos ocorridos no período de outubro a dezembro de 2011”.

Na peça, em 36 páginas, o nome de Jean Wyllys não é citado uma única vez.

O Ministério da Justiça “reciclou” um criminoso de ódio para “demonstrar” que está agindo contra os que ameaçam o deputado, usando um caso antigo e, aparentemente, não relacionado com as ameaças que o deputado sofre.

Aliás, não deve saber que os áudios em que o cidadão recomenda que os homens sejam “canalhas” para serem bem sucedidos com mulheres – que seriam satânicas, aliás – continuam podendo ser acessados na internet e que o canal dos tais “Homens Sanctos” continua ativo no Youtube, veiculando propaganda nazista.

Até porque Marcelo, preso desde maio, não poderia ser o autor de tentativas de intimidação recente.

O Ministério de Moro deveria caprichar mais nas respostas, limitando-se a informar a verdade e não pegando um condenado “na prateleira” para tentar apresentar serviço.

A mistificação só ajuda a dar razão ao que diz Jean Wyllys.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (39)

  • Nessa lama de sandices vc ainda consegue fazer jornalismo sério, investigativo e ético. Parabéns Brito.

  • Que primarismo deste ex-juizeco! Ele é muito medíocre mesmo.

    #LulaLivre

  • O miliciano Moro tem tudo a ver com o miliciano Bozo, os dois canalhas continuam a mentir e tentam iludir a maioria dos brasileiros.

  • Moro é o pior dos canalhas porque se traveste de homem da lei, quando na vetdade trabalha para gângsteres.

  • Um governo FAKE, esperar o que destes jumentos, o povo brasileiro merece cada desgraça que vai se abater nele da qui para frente. Estes dias um amigo caminhoneiro estava reclamando de falta de fretes, aumento do dísel, e baixo valor de frete, só dei risada e disse "Cuidado com o que você deseja, você pode conseguir".

  • vC TERIA OS REGISTROS DE JEAN WYLLYS IDENTIFICANDO AS AMEAÇAS?
    pq O PESSOA TÁ DIZENDO Q ELE NÃO REGISTROU NENHUMA AMEAÇA;

      • Não perca tempo com esse idiota.
        Ele nem sabe do que se trata, não leu uma linha das notícias de blogs.
        Quando fala que "...o pessoal tá dizendo...", se entrega: o "pessoal" é aquele mesmo grupo de retardados e pobres de direita que viraliza lixo a favor do pai do batedor de carteiras.

      • Atineli...mas esse post é de 2015....e só agora Jean resolve sair do país...

        • Cara, o Bostanauro é miliciano, TOSCO e assassino. Esse ser abjeto está disposto a matar os "comunistas" q a ditadura de 64 "só" torturou. Segundo ele deveriam ter matado pelo menos uns 30 mil. E vc acha q o Jean não está mesmo na primeira fila? E creia, Lula e PT pecam por serem demais republicanos e muito capitalistas. Não tenho a menor idéia de qual comunismo esses vermes medievais falam?...

  • Sabe, ou vc apresenta os registros daas ameças Jean Wyllys, pq sem esses registros a gente pensa q ele só falou pra mídia, mas na verdade não fez registro nenhum...Depois temos q verificar o q ele apresentou como prova das ameças....Tem q ser serviço completo tipo o q se está fazendo com Flávio Bolsonaro...mostar as evidências pelos menos...tipo: postagens nas redes sociais ou gravações de telefonemas....tem q ter alguma evidência de q ele vinha sendo ameaçado

  • se os métodos de investigação aplicados ao caso flávio bolsonaro seguirem aqueles aplicados por Moro (prisão preventiva que se estende para as calendas e oferta generosa de delação premiada), a coisa vai ficar ruim para o novo governo. é possível que Moro vire suco, ou melhor, Soro.

Related Post