Morre Paulo Nogueira, do DCM, aos 61anos

paulobrinde

A rotina de ler os jornais e visitar os blogs relevantes, toda manhã, foi especialmente triste, hoje, porque trouxe a notícia da morte do colega Paulo Nogueira, editor do Diário do Centro do Mundo.

Não o conheci pessoalmente, mas várias vezes nos falamos, pelo Facebook ou por telefone, e eu recebi dele fraternas e utilíssimas dicas de como aproveitar mais a publicidade do Google e de outras plataformas que certamente pagam menos que o mercado publicitário convencional, mas não nos discriminam e nem nos negam anúncios porque somos “de esquerda”, “sujos” ou, simplesmente, porque não somos do agrado do governo.

É algo incomum o que vivemos na dita “blogosfera”. Não somos “concorrentes”, somos parceiros, como quem, no combate, sente ao lado um amigo, não um adversário e com ele divide as armas numa batalha comum.

Paulo, esta manhã, lembrou-me de duas coisas.

A primeira, a de que a finitude é vizinha, como vizinhos de idade éramos: ele de 56; eu, de 58.

A segunda é que, por isso mesmo, temos mais pressa. mais ganas, mais empenho em fazer o que, de verdade, faz a vida valer a pena: levar o nosso grão, um grão que seja, para construir um país  mais justo, mais fraterno, mais delicado com todos.

O DCM é o grão – e hoje um grande, imenso grão – que Paulo Nogueira trouxe para este sonho e que segue, com Kiko Nogueira, a sua família física e a nossa, virtual, dos que travamos este combate diário contra o atraso, o obscurantismo, o autoritarismo e a brutalidade individual e social na internet.

Ao Paulo, o brinde que ele levanta na foto.

Aos nossos grãos, outros brindes mais.

Inclusive aquele que, sei lá que dia, faremos com aquele chope que acabaremos por tomar  juntos, com toda a certeza.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

  1. Um brinde ao Paulo! E obrigada pelo DCM, que ficará sempre entre nós, agora sob a direção de seu irmão.

  2. Mesmo doente, Paulo Nogueira lutou o bom combate até o fim. Que isto nos inspire…sentiremos sua falta e de suas análises precisas.

  3. Diariamente centrado no nosso mundo tomo um cafezinho pingado que é para dar um tijolaço no estomago e na alma, preparando o corpo e a mente para o que é essencial na vida, luta, muita luta. Um brinde aos grãos que nos energizam e nos nutrem , sobretudo por nos permitir ter uma conversa afiada, cortante sempre que necessário.

    1. Seu comentário foi inteligentemente abrangente, Carlos. Do DCM, ao Tijolaço, culminando com o Conversa Afiada, numa homenagem a essa tríade que nos informam diariamente, com a otica solidaria dos que buscam um País mais justo. Valeu .

  4. Perda grande num momento tão difícil no Brasil! Meus sentimentos a família, e um brinde ao grande Paulo Nogueira!

  5. Realmente uma grande perda, meus sentimentos à família desse grande lutador pela democracia, sinto um sentimento de angustia pela perda de pessoas que fazem tanta falta neste Brasil amargurado.

  6. Paulo Nogueira, ‘O Mestre dos Textos Refinados’!
    E logo agora!
    E tão precocemente!
    O mestre Paulo Nogueira vive!

  7. Bom dia,

    Acordo com essa! Mas é o que sempre digo, ás pessoas boas vão primeiro e só fica a mazela dos homens! Um lutador pelos direitos e democracia do país, perda incomensurável…

  8. Notícia muito triste. Penso que os leitores do Tijolaço e de outros blogs sujos sentirão a falta do Paulo. Meia sentimentos a sua família.

  9. Grande Paulo Nogueira, nos deixa triste pour partir assim cedo, mas nos deixa ricos com o DCM e todo seu legado de luta pelo lindo Brasil.

    Acordei hoje escutando um vídeo do Brizola que achei muito atual, uma entrevista de radio em 2000. Vocês todos que o conheciam tão bem devem estar juntos agora ao lado dele. FB com sua cerveja a brindar seus companheiros: Nogueira e Brizola, entre outros.

    https://youtu.be/WClpQjRcvI4

  10. TRISTE NOTÍCIA DA MORTE DE PAULO NOGUEIRA DO DCM. FUI COMENTARISTA ASSÍDUO DO DCM DESDE SEU INÍCIO,DE LÁ ME AFASTEI A DOIS ANOS POR DIVERGÊNCIA E APÓS TER SIDO COLOCADO DE CASTIGO NUNCA MAIS RETORNEI,TIVEMOS PENSAMENTOS DIFERENTES EM JUNHO DE 2013 MAS ELE NUNCA QUIS CALAR MINHA VOZ,ERA UM DEMOCRATA E MINHA DIVERGÊNCIA OCORREU APÓS ELE DEIXAR AS DECISÕES SEREM TOMADAS POR TERCEIROS NÃO TÃO DEMOCRATAS QUANTO ELE. A ÉRICA,FERNANDINHO,CAMILA , EMIR ,PEDRO E KIKO MEUS SINCEROS SENTIMENTOS.

    1. Eu lembro de você por lá, Luiz. Também fui assíduo frequentador do DCM até o início desse ano, mas acabei me afastando devido a questões pessoais e porque tive a verossímil desconfiança de que estava sendo espionado por alguns infiltrados muito bem disfarçados que passaram a postar por lá no final do ano passado.

      Aproveito para expressar aqui meus sentimentos pelo falecimento do Paulo. Fiquei muito triste quando soube da notícia. Grande e corajoso jornalista. Não importa se ele era ateu, Deus o receberá em sua paz.

  11. PAULO NOGUEIRA AS VEZES FALAVA DE SEU ATEÍSMO E EU DIZIA: A DEUS NÃO INTERESSA SE NELE ACREDITA,IMPORTA É ELE ACREDITAR EM VOCÊ.VÁ EM PAZ ESCANDINAVO DEU O MELHOR DE SI AO JORNALISMO.

    1. engraçado, li um bocado de coisas por aí, foi aqui nesse teu comentário que me comovi. obrigada, valente.

  12. Que tristeza! Uma vida que merece ser brindada se vai. Obrigada por sua luta, Paulo. Para sua família e amigos, meus sentimentos.

  13. Triste, muito triste!

    Um gênio na arte da palavra!

    PN, com seus parágrafos brilhantes, ao mesmo tempo concisos e dizendo tudo, é inesquecível.

    Sentiremos imensa falta dele na blogosfera e na luta por um país melhor para todos!

    Que a família e amigos próximos fiquem, dentro do possível, bem!

    Que os brilhantes Kiko e colegas prossigam a obra genial DCM!

  14. Triste, muito triste! Um grande homem!Nosso PAÍS perde muito! Meus sentimentos a família e amigos!

  15. É lamentável, mas é a vida. Foi-se um grande guerreiro dessa “guerra” que travamos contra a mídia grande e elitista.

  16. Nosso sentimento aos familiares e leitores, ficam o exemplo e sua escritas, o Grande Criador brinda sua chegada, os enigmas da vida nos entristecem quando perdemos entes queridos, um brinde Paulo já está com ELE, nos encontraremos…

  17. São jornalistas como Paulo Nogueira e Fernando Brito que dignificam a profissão e nos confortam com suas atitudes e opiniões, diferentemente da maioria de seus pares que não passam de sabujos de seus patrões.

  18. Eu que acompanhava o dcm inclusive naquela matéria sobre o helicoca , eu sinto muito pq ele fazia parte da imprensa verdadeira, tinha amor e zelo com a causa, eu aproveito para levar a minha solidariedade a toda família emlutada.

  19. Paulo vc estará pata sempre em nossos corações e mentes,símbolo de nossa luta por um Brasil mais justo e melhor.
    Hoje a tristeza dos domina,o Brasil perdeu um de seus filhos mais brilhantes.

  20. Em poucas mas belas palavras Fernando Brito fez uma comovente homenagem ao seu colega blogueiro que sequer conhecia pessoalmente. É neste mundo de fraternidade que sonhamos viver um dia, ao lado da liberdade e da igualdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *