Não é só a TV; circulação dos jornais do grupo Globo também cai sem parar

vadabordo

Para quem acredita na “sabedoria do mercado” aí está um bom argumento: o “mercado de leitores” dos jornais das Organizações Globo – mesmo detendo, aqui no Rio de Janeiro, um quase-monopólio – não para de encolher.

 

E que não se culpe a crise,  até porque o Grupo Globo é o maior pregoeiro do “baixo-astral” econômico não é de hoje.

 

O coleguinha Ivson Alves, um herói que mantém há quase 20 na rede o site Coleguinhas, apurou os dados de circulação das publicações do Infoglobo e da Época (que é da Editora Globo) e o resultado está a seguir.

 

Resultado que, como diz o Ivson, não precisa de muitas considerações, porque se autoexplica e explica – embora não justifique – as demissões em massa feitas com aquele critério estranho – mas não raro entre os gestores “modernos” de empresas e governos – segundo o qual diante de lucros menores barateia-se o produto perdendo em qualidade.

 

Com isso, claro, vende-se (ou arrecada-se) cada vez menos.

 

Mas isso não vem ao caso, não é?

 

Os números do Infoglobo

Ivson Alves

Circulação O Globo (agosto/2012 - julho/2015)Minhas fontes também devem andar um tanto injuriadas com os passaralhos.

 

Só encontro essa explicação para a rapidez com que responderam ao pedido de informações sobre como anda a circulação dos principais veículos do Infoglobo e da Editora Globo (para efeito de comparação), elas que são sempre tão reservas e lentas.

 

Aqui estão eles e, logo abaixo de cada, uma análise – rápida porque não precisa ser analista de cenário para ler os gráficos e tabelas, cujos números e curvas são quase autoexplicativos.

 

1. Nos últimos 36 meses (agosto/2012 a julho/2015), a circulação somada dos dois principais jornais do Infoglobo caiu 25% (perda de 1 a cada 4 leitores em três anos), de 438.423 para 328.576, com viés de queda constante, especialmente no caso do Globo. Esse quadro explicaria a decisão de Frederic Kachar de fazer com Ascânio Seleme (O Globo) e Octávio Guedes (Extra) reportem-se diretamente a ele, o que, certamente, limitará a autonomia de ambos, se não de imediato, no médio prazo.Circulação Extra (agosto/2012 - julho/2015)

 

2. O caso mais grave é do Extra, com redução de 32% (menos 1 a cada 3 leitores), de 199.993 (agosto/2012) para 135.815 (julho/2015). Essa forte queda talvez explique a ordem para que Octávio Guedes dedique-se exclusivamente ao jornal, deixando sua função na CBN.

 

3. Embora melhor, a situação do Globo não se mostra nada confortável. Houve uma queda de 21,6% ( defecção de 1 a cada 5 leitores), de 248.430 para 194.761 (menos do que o Extra há três anos), no período enfocado. Outro fator a considerar: olhando a curva, observa-se que a queda do Globo é mais constante do que a do Extra, que ainda comporta alguns picos, embora não cheguem a alterar significativamente a trajetória de queda.

 

(Observação do Tijolaço: não se pode usar apenas a internet como explicação para o decréscimo da circulação: O próprio O Globo comemorava, em novembro de 2011, a marca recorde de 264.382 jornais vendidos por dia no primeiro semestre daquele ano. Comparada à média do 1º semestre deste ano (198.413), Circulação Época (julho/2012 - junho/2015)a queda foi de 25%, ou um de cada quatro leitores)
4. Dentro deste quadro, a Época pode ser considerada um caso de sucesso – talvez por isso, Frederic Kachar tenha sido transferido da EdGlobo para a Infoglobo: a queda foi de apenas 2,5%, de 389.698 para 380.018 exemplares, tomando-se por base o período de 36 meses entre julho de 2012 e junho de 2015. No entanto, há que se observar dois pontos:

 

a. A resiliência dos leitores de revista é maior em comparação com os de jornal no momento de abandonar a publicação – traduzindo: quem compra revista demorar mais a deixar de lê-la do que os de jornal, especialmente quando se trata de cancelar assinaturas.

b. Olhando-se a tabela e a curva mais de perto, observa-se que entre o pico de novembro de 2013 (412.265 exemplares) e o fina do período (junho/2015) a queda de circulação acentuou-se, chegando a 7,8% .

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Quando este lixo falir, tomarei um porre. Na certa, o Brasil vai melhorar e muito com a falência desta máfia.

  2. Eu particularmente pensava que esses malditos meios de difundir mentiras, nem vendessem tanto! Mas cumungo com idéia de que esse grupo vá para as profundezas…

    1. Vai ser rápida a derrocada. Estão cavando a própria sepultura. Os USA que não são bestas pararam em tempo com o golpe. Puro instinto de sobrevivência. Imagine a America latina instsvel economicamente nos mesmos moldes do oriente médio com milhoes de coxinhas migrando em sua direção? É tudo q os USA não precisam uma leva de migrantes procurando fazer a America numa das maiores crises economicas q o mundo enfrentou. Como nao estão loucos deram um rotundo nao so golpe. Basta a bagunça no quintal, no seu terreiro.

  3. Uma das causas da decadência do [pseudo]jornalismo dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa: a decadência moral e intelectual das ‘penas amestradas’ a $oldo IMUNDO, assassinos [seletivos] de reputações e reles rola-bosta…

    [Da Série ‘Quem infla – e financia – os(as) bonecos(as) da ‘coxinhada’ nativa!’]

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    O ‘MAU Dia Brasil’ do rádio edição ‘MAU Feriadão Brasil’!

    07 de setembro de 2015

    Após “encontrar novas ‘pedaladas’ da presidente Dilma Rousseff no ‘TCU da edição da [revista] IstoÉ desta semana”, o cada vez mais panfletário [pseudo]jornalista Alexandre Garcia em polvorosa vomitou – mais uma vez – o ódio figadal antinacionalista, antitrabalhista e, pasme, anti-indígena!
    Rosna, Garcia rola-bosta dos Marín(hos) do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla – &$ da sonegação bilionária:
    “O ministro Ricardo Lewandovski presidente do STF inaugurou em Roraima o ‘Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania’. Ele [Lewandovski] foi pintado
    pelos índios que lhe puseram cocar e ainda dançou. [Ricardo Lewandovski] Discursou dizendo que o Judiciário está convencido de que deve assegurar os
    direitos indígenas sem quaisquer restrições, e que isso não é a favor, mas uma constatação da realidade dos fatos que antecedem a chegada dos portugueses a
    esta terra abençoada, disse ele [Levandovski]. Bom, eu acho que a terra [brasileira] não é abençoada assim! Abençoados são os Estados Unidos, a nação
    mais poderosa da Terra; os que foram colonizados depois do Brasil, Nova Zelândia, Austrália, também vieram depois do Brasil, eles são muito mais
    adiantados que nós! Portanto, esses são abençoados, nós não! ‘Eeeee’ quanto a índios, ‘olha’ ‘tá’ cheio de gente que tem documento ainda de dois séculos
    atrás, do século XIX, e que estão perdendo direitos por causa desta posição do ministro [Lewandovski], de simplesmente antecipar as sentenças, e não considerar os direitos das pessoas. Só pra lembrar, nesta ‘terra abençoada’ quem está sustentando este país em momentos de crise é exatamente a agricultura, que está
    sendo prejudicada, ‘ne?’, eu diria, até, perseguida.”

    NOTAFÚNEBRE:
    dileto(a) leitor(a), não se assuste ao ler que o boçal e ultrarreacionário Garcia dos Marín(hos) afirmou, peremptoriamente: “antecipar as sentenças, e não considerar os direitos das pessoas.”
    É isso mesmo que você leu: entre outras coisas, o Garcia não considera os índios enquanto pessoas!
    Além de afrontar a postura do presidente da [suposta] Suprema Corte do país!

    NOTA FÚNEBRE II:
    Todas as manhãs dos dias úteis [e feriados(!)], o ex porta-voz da ditadura militar divulga o programete panfletário-terrorista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio!
    Utilizando-se dos sinais eletromagnéticos, o Garcia “da Globo” destila todo o ódio figadal, reacionarismo, parcialidade, estratagemas capciosos, instrumento apologético ao ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!
    E, pasme, o palco fascista possibilitado por Concessões Públicas do Estado brasileiro!

    Agora, façamos alguns reles questionamentos:
    O Garcia toca no assunto ‘Mensalão do TCÚÚÚÚÚÚÚÚÚ’?!
    No tema ‘tarjas pretas, tarjas brancas’ do DEMoTucano José (S)erra?!
    No ‘nominho’ J. Hawilla?!
    Na delação do doleiro Albert(o) Yousseff que aponta, cabalmente, o Mensalão de Furnas do
    DEMoTucano *‘Aécio Furnas Forever’?!
    *o mesmo “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’ do ‘AeroPÓrto da Fazenda do
    Titio’!
    No “menino prodígio” Tiaguinho Cedraz do Mensalão da QUADRILHA do Ricardo Pessoa da UTC no TCÚÚÚÚúúúúú…?!…
    (…)

    EM TEMPOS “REPUBLICANOS” [pausa para rir]:
    leitor(a), considerando “o republicanismo” do ‘capilarizador do PIG’, as respostas estão, ‘republicanamente’, implícitas!

    RESCALDO:
    aqui em Feira de Santana, Bahia, o programete fasciterrorista e antinacionalista ‘MAU Dia Brasil’ é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade AM 970.
    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
    Empresas católicas [do lucro!].
    E, atualmente, também a serviço do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República Desses Bananas ‘Penas Amestradas’ a $oldo IMUNDO, Panfletário-terroristas, Nazifascistas e [mega]Corruptos até a enésima geração.

  4. … Ãhã, parece que o PSDB tem tesoureiros!
    Enfim!
    Ufa!
    Pausa para rir!
    Entenda a história de que “quem é vivo sempre aparece”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Campanha de Aécio teve tesoureiro ‘de fachada’ e o oficial, diretor da Cemig

    Aspectos mal explicados das finanças de campanha de Aécio envolvem parentes do tucano empregados no governo mineiro. Sintoma de que a nomeação de tantos familiares pode ser mais do que nepotismo

    Por conspícua e impávida jornalista Helena Sthephanowitz
    para a Rede Brasil Atual
    publicado 07/09/2015 11:27

    Análise das contas de campanha de Aécio ampliam os já numerosos pontos a serem esclarecidos

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/09/campanha-de-aecio-teve-dois-tesoureiros-um-de-fachada-e-o-oficial-diretor-da-cemig-2581.html

  5. quem percebeu que o “quanto pior melhor” era tiro de bazooka no proprio pé, ja arrecuou.
    De modo geral demoraram sete meses, de jan a julho para desconfiar.
    Enfins, burrice tem preço, né?
    Arrecuaram as Fiesps., firjans, Cni, itau´s, pmdbês – O tom de algumas rádios no noticiário, e até o da Rede.opusdei.vida…
    exceto o da cunhofilia paroxística tucanogênica congressual porque esse não tem solução.
    queria lembrar a todos uma coisa: em 2002 e antes NUNCA havia gente pobre, de salario 800/mes na fila do supermercado comprando de tudo, com cartao de Banco e respondendo a pergunta: “–Credito ou débito”? e LEVANDO para casa o de que precisava…Isso nao existia no tempo tucano… Agora há, credito e bancarizaçao aos milhoes. Isso quando diminui – o credito subiu de 24% para 52% do PIB- isso quando diminui em uma crise, doi mais no consumidor.
    Precisa desenhar?

  6. será que não tem assinaturas de órgãos oficiais inchando a “circulação”. (ou seriam dados de tiragem?)

  7. Há aproximadamente 15 anos não assisto Rede Globo, pelo viés reacionário, antipatriota, conservador, antigovernista e golpistas. Na minha residência nem desenho animado assistimos na Rede Globo. Me tornei um homem mais crítico sobre as questões políticas do nosso país.

  8. A Época é feita,dirigida e publicada por um bando de coxinhas neo sem noção, o que coloca o leitor numa situação ridícula, ou seja, “aprender com um adolescente que não sabe nécas

  9. E quem já assinou jornal sabe… desses que ainda assinam, por vezes formam-se pilhas de edições na garagem sem que sejam lidas…
    O enterro se aproxima!

  10. Neste fim de semana, numa padaria onde fiz compra, me ofereceu um Correio Braziliense gratuitamente. Claro que não aceitei aquela porcaria.

  11. O efeito da Internet, em especial nos celulares, entrou pesado a partir do meio de 2013, conforme abaixo:

    O Globo (tem base mais consistente de assinaturas corporativas e nas faixas etárias mais elevadas)
    Junho/2013 – 230.557
    Junho/2014 – 213.319 (-7,48%)
    Junho/2015 – 192.894 (-9,57%)

    Extra (mais afetada em função do uso do celular nas classes C e D)
    Junho/2013 – 189.009
    Junho/2014 – 178.928 (-5,33%)
    Junho/2015 – 134.389 (-24,89%)

    Época (estabilizada em função da cooptação a assinaturas da revista Veja, cuja tiragem anunciada pela Abril é de mais de um milhão de revistas, sendo mais de 800 mil assinaturas!!!)
    Junho/2013 – 386.674
    Junho/2014 – 381.376 (-1,37%)
    Junho/2015 – 380.018 (-0,35%)

  12. O jornal “O Globo” não vai encalhar como mostra a foto, muito menos naufragar, este jornal vai “desaparecer” como tantos navios no Triângulo das Bermudas!

  13. O que realmente interessa é a decadência do canal 5 e o então carro chefe que sustenta,por enquanto,o canal na liderança:Jornal Nacional e novela das dez.

    Infelizmente ainda acho que a novela voltará aos 30 pontos porque será beneficiada pelo fim de OS DEZ MANDAMENTOS e da novela CHIQUITITAS,porém deixando bem claro que a concorrência também sabe fazer novelas e juntando com a tv internet, que nem começou festa no BRASIL ainda,estaremos bem próximos se Deus quiser de assistir a Globo caindo pelas tabelas e quem sabe falindo para o bem da democracia e para o bem de qualquer país civilizado.

  14. Darcy Ribeiro dizia que “o Tempo resolveria o problema do analfabetismo dos mais velhos”. Pois é, a Globo vive dos mais velhos, e estes, como a todos, o inexorável Tempo dará conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *