Do Jornal GGN, de Luís Nassif:
Até que ponto, na era da informação, uma decisão ilegítima tem condições políticas de se perpetuar?
Nos últimos meses começou um questionamento maior dos métodos da Lava Jato. Mesmo pelo filtro parcial, tosco, manipulador da mídia, ficou claro, para os leitores mais antenados, a diferença entre acusações meramente declaratórias e a apresentação de provas concretas.
Até em manifestações do Ministério Público Federal já há a admissão do óbvio: o delator fala o que o procurador ou juiz quer ouvir; por isso a delação só poderá ter valor se acompanhada de provas. Simples assim.
Em outros tempos, grandes injustiças históricas levavam anos, até décadas, para serem reparadas. As notícias caminhavam lentamente, a única alternativa às blindagens do sistema eram livros de baixa circulação, depoimentos pessoais, panfletos e jornais menores, que não influíam nos grandes circuitos de informação.
Hoje em dia, o jogo é outro. As mídias sociais vieram para ficar.
O mercado de opinião é constituído por um primeiro círculo, dos formuladores de opinião. Depois, um segundo circuito, dos disseminadores, outros formadores. Daí transborda para o terceiro círculo, das chamadas celebridades, com capacidade de massificação da opinião.
Essa cadeia de disseminação de opinião era monopólio dos grupos de mídia. Hoje em dia, não mais. No primeiro círculo, há um número crescente de jornalistas experientes entrando na guerra das redes sociais. Depois, um segundo círculo de blogueiros, comunicadores sociais, amplificando a opinião. Finalmente, o círculo das celebridades, cada qual com seu perfil no Twitter e no Facebook, cortando definitivamente o cordão umbilical em relação aos grupos de mídia.
Existe a disputa polarizada ideológica. E um campo de mediação cada vez maior, composto por essas celebridades e subcelebridades, ocupando um espaço que, em tempos mais democráticos, a própria mídia tratava de suprir, com uma diversidade maior de opinião.
E, nesse círculo, não há a menor dúvida sobre a manipulação do julgamento de Lula.
Como esconder debaixo do tapete esse lixo jurídico, se o cantor com 3 milhões de seguidores, o ator com 5 milhões, divulga o contraponto? A presença do roqueiro ultra-direita e congêneres não compromete o meio campo. O meio campo é isso mesmo, a capacidade de captar tendências diversas e de compor uma massa crítica em favor de determinadas teses.
O tempo excessivamente longo, o uso excessivo de factoides, o trabalho pertinaz de um advogado detalhista, Cristiano Martins, desmontaram a arquitetura montada para a Lava Jato. Cada vez mais ficam nítidos os instrumentos de manipulação das sentenças, a diferença entre a delação induzida e a prova concreta.
Cada vez mais há vazamentos nos jornais, da parte de celebridades de diversos calibres, de colunistas de áreas diversas testando limites estreitos de opinião, desmascarando o jogo de cena dos tribunais de exceção da Lava Jato.
Em um país em que as absurdos são renovados diariamente, embora esperada, a sentença de Sérgio Moro é indecente, humilhante. Sua declaração inoportuna, de que não sentiu “satisfação pessoal” tem a mesma sinceridade de Jack, o Estripador, chorando em cima das vísceras da sua última vítima.
Mas o tempo dirá que você perdeu, playboy!
32 respostas
FIQUEM TRANQUILOS, NO BRASIL CORRUPTO DE VERDADE NÃO VAI PARA A CADEIA OU SE VAI, FICA UM TEMPINHO DE ARAQUE SÓ PARA DAR SATISFAÇÃO À SOCIEDADE. Daqui a pouco estarão livres Eduardo Cunha, Zé Dirceu, Vaccari Neto, Lula, Marcelo Odebrecht e estarão com Dilma, Temer, Gilmar Mendes, Dias Toffolli, Lewandowski, todos juntos tomando vinho, champagne, comendo caviar, rindo das caras de todos nós, enquanto os crédulos e fanáticos ficam brigando entre si, uns chamando os outros de Petralha e estes chamando os demais de Coxinhas. Moro prende e Gilmar solta, assim será e fica o dito por não dito, enquanto os ministros do Judiciário forem escolhidos por políticos.
Como os poderosos, da direita ou da esquerda, não deixam os mais pobres se instruírem, o Brasil será essa eterna república de bananas!
interessante, na sua lista de soltos pela justiça ficaram de fora; Delcidio, Leo Punheteiro, Aécio, Laures e o mais recente Gedel. Por que será heim?
Mas com plano de governo que tirou 40 milhoes de brasileiros da linha da miseria; melhorou o salario minimo; ampliiu faculdades que ha seculos nao se fazia; pagou o fmi e ainda tornou o Brasil credor do mesmo; sabe o que era sudene? Pois e , foi no governo dele que o Sao Francisco foi revertido para melhorar a seca…Essas coisas e mais outras, so com um desses ai.
Adirson…vc merece o nome….A D I R S O N….seu mané (agente secreto português). Disfarçado de “neutro”. Não fode ..porra..babacas como vc…são a razão. Desta porra toda.
Contanto que nao predam Lula, pois o lugar de Lider legitimo e justo, NAO é a cadeia, é em predios de governo.
Depois reclamou com o diretamente em Washington : pó o marco Aurélio me fudeu, condenar o lula, com o Aécio solto por ai, tirando onda com a cueca suja de bosta, foi foda… Pegou mal até mesmo entre os coxinhas…
Eu teria mais respeito por Loro se ele parasse com essa caridade que é pura falsidade. É a manobra da gato, dá o tapa e esconde a mão. Quando Teori lhe puxou a orelha, o pedido de desculpas foi também hipocrisia…..
Lula sobreviverá e a História lhe dará o lugar que merece, ao contrário do Savonarola, cujas sentenças certamente serão chacota entre aqueles que levam a Justiça a sério !
Não há surpresa e, sobretudo, não nos deixemos abater pelo torquemada Savonarola “fazendo diferença” para os seus patrões.
Poucos lugares são tão tristes como as páginas dos livros de História contando para os descendentes o quanto a pessoa foi servil, golpista, manipuladora, lesa-pátria, e tantos outros adjetivos negativos que se aplicam a quem age como justiceiro parcial e partidário, desprezando provas e testemunhas.
O lawfare de janôs, moros e dalanhóis, se ainda não é, deveria ser objeto de julgamento e ensejar grave punição em tribunal internacional.
Não se abater. Prosseguir nas ruas e em todos os lugares a luta contra os violadores da democracia, do estado de direito e da economia no Brasil.
Como mais ou menos assim disse Giordano Bruno aos seus carrascos inquisidores: “Vocês, que me perseguem, torturam e matam, é que têm medo!”
* Poucos lugares são tão tristes e vergonhosos como as páginas dos livros de História contando para os descendentes o quanto a pessoa foi servil, golpista, manipuladora, lesa-pátria, e tantos outros adjetivos negativos que se aplicam a quem age como justiceiro parcial e partidário, desprezando provas e testemunhas.
Quando vc lê sobre a revolução bolchevique, sente tristeza pelos mortos?
Sinto tristeza por esses cuja literatura é, quando muito, Veja
Engano seu. Leio Tijolaço também.
E, dada a sua dificuldade de entender o que tá escrito no Tijolaço, vc recorre ao Google pra traduzir? Alguém pra te explicar?
Falou Nassif, que nos Governos Dilma e Lula recebia verba pública pra falar bem do PT… Próximo!
Alisson, volta pra tua alfafa. Já deu!
É comum alguém cometer o erro de medir os outros pela régua com mede o próprio caráter. O sujeito venal não concebe que outrem exerça ministério – nesse caso o jornalismo – por vocação. Não, ele só enxerga o interesse financeiro. E é precisamente esse sujeito chinfrim, de ética utilitarista e econômica, ou seja, um sujeito que não tem valor, tem preço, que vive a acusar os outros ” mas esse não é fulano que recebia verba para…” Aí está o verdadeiro corrupto, tu nele começa e termina com dinheiro
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ao-vivo-o-protesto-em-defesa-de-lula-na-paulista/
Não foi como moro esperava.ele não contava com um Cristiano Zanin e equipe no seu caminho para mostrar todas suas sacanagens e isso tirou o “brilho” da condenação .esses são os juízes que temos,os que pensam diferente e praticam justiça não se sobressaem nesse judiciário de merda que tem como comandante uma presidente que se não estivesse lá não faria nenhuma diferença.qdo faz é pra piorar as coisas.
E o roqueiro continua cantando: A praça é do crack como o céu é do helicoca. Ah! é sim!
E vejam só a cara de pau.
No fim da sentença, ao dizer que ninguém está acima da lei, o juizeco fez o seu comercial do filmeco que eles fizeram.
O Juizeco fez uma chamada para o filmeco, na sentença do Lula!!!
Miguel Reale Jr. Advogado do golpe? Opinião muito imparcial……ridículo esse coxinha!
UFA!
A partir do próximo ano, este excomungado depravado, descompreendido &$ pervertido irá morar com a ‘famiglia’ na Terra do patrão Sam!
Lá, o deprezível canalha DEMoTucano ‘mor(t)o’ – &$ absolutamente DESmoroLIZADO – não será recebido nem mesmo pelo sub do sub do sub do oficial de ordens do ‘TRUMPaceiro’ de plantão!
Boa viagem, mercenário excomungado!
NOJENTO!
Savonarola do brejo condenando sem provas. Estado de exceção para a alegria dos analfabetos políticos. Amanhã pode a vez de qualquer inocente, não só de petistas.
“Miguel Reale Júnior leu e releu a sentença de Sérgio Moro que condena Lula”. E isto basta para provar a culpa de Lula, meu chapa?
–
Grande coisa o Sr Reale Junior, um dos grandes safados que avalizaram o golpe de Estado, mesmo sabendo que o motivo alegado para derrubar a presidente Dilma não existe na constituição.
–
É difícil admitir, mas ainda que seja um grande jurista o Sr Reale Junior não é uma grande pessoa, um grande caráter. Ele se deixou fanatizar e caiu num fundamentalismo antipetista dos mais retrógrados. A partir daí, passou a se utilizar de qualquer meio para atingir o fim que desejava, de enterrar o PT.
Tudo o que vier de Miguel Reale é altamente suspeito. Seu fascismo intrínseco é como um vício impossível de acabar.
Na verdade, a fila para a transmigração compulsória é imensa. E canalha que se preza vai querer furar a fila.
Ao juiseco, capacho da globo eu dedico uma praga inspirada na poesia de Chico Buarque: https://www.youtube.com/watch?v=yMhMd1xcjxY
Tô pensando aqui.
Para Lula receber a tal propina, foi negociado um apartamento em um prédio no qual Dona Marisa tinha quotas (que ela comprou como o dinheiro dela) e que seria reformado ao gosto do família de Lula e blá blá blá. Tudo comprovado em depoimento inquestionável do porteiro do prédio (que concorreu nas eleições pelo PP).
Então não seria mais fácil o Lula ligar pro cara e pedir pra mandar 2 milhões para um primo dele e tal?
Aécio já mostrou como é.
O depoimento do porteiro é tão ridículo que ele acha que a primeira dama era proprietária só pelo ar pomposo de proprietária que ela exiba. A primeira dama do país. Nenhum juízo sério levaria em qualquer conta o depoimento desse porteiro, o qual quando inquirido pela defesa foi constantemente biombado e direcionado pelo juiz, que não aceitava certas perguntas porque poderiam “constranger” a testemunha, um homem simples. Tão simples que quis se eleger vereador de Santos com o nome-slogan de Porteiro do TTriplex..
Li a sentença do Lula. É até cômica, de tão primária e ridícula. Ele fala e fala, e depois age como se o que falou fosse bastante para condenação, embora sem nenhuma prova concreta. Ele desconhece as provas que a defesa trouxe, e muito de sua fala fica ultrapassada por este desprezo. Baseia-se só em convicções tão arraigadas, que o juiz as vai explanando como se fossem apenas a dissertação da verdade já comprovada não se sabe como, talvez sustentada apenas pela impressão midiática impregnada em parte da população pela propaganda caluniosa contra o Lula. Acho isso e julgo assim porque acho isso, e pronto. É uma sentença nitidamente feita e destinada para um determinado nicho de brasileiros, não para o país. Uma sentença de um lado, o lado de lá, como se o lado de cá não existisse. É, realmente, absurda.
Perfeito!!! de muito tempo que a corrupção já deveria ter sido legalizada e punir severamente é quem tivesse, por exemplo, oportunidade de pegar milhões do BNDES e não sumisse com toda grana
Napoleão, Mussolini e Hitler também reinaram por um período, mas a queda deles chegou no devido tempo…seus impérios ruíram e entraram pra história por cometer atrocidades contra a humanidade. Esse juiz moro entrará pra historia por suas arbitrariedade, parcialidade, ilegalidades, condenações sem provas, verdadeiras atrocidades jurídicas.
Semelhante a Gilmar Mendes, é mais um caso de aberração de juiz de Direito.