Navio russo: baixou o General Heleno no Estadão

O Estadão tem como manchete, neste momento, uma delirante matéria sobre um “Navio russo suspeito de espionagem [que] coloca Marinha brasileira em alerta“.

Trata-se do navio de pesquisa Yantar, que governos dos EUA e do Reino Unido tratam como um espião que “abduziria” o conteúdo das mensagens de internet que circulam por cabos submarinos.

Não se sabe, é claro, como fazer isso sem grampear e romper os cabos, para lá de isolados contra a corrosão marinha, mas vá lá.

Diz a matéria que “o sinal de alerta foi aceso no último dia 10, quando o Centro Integrado de Segurança Marítima do Rio de Janeiro detectou o Yantar, uma embarcação de tecnologia avançada de sensores, dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil. Logo após um primeiro contato, o navio sumiu do monitoramento, levantando a hipótese de que o equipamento AIS, que permite a sua localização, tenha sido desligado”.

Só que no dia 10, o Yantar estava atracado no porto de Montevidéu, de onde só saiu no dia seguinte. Portanto, estava fora de águas brasileiras, nas quais deve ter entrado nas primeiras horas do dia 12.

E com destino declarado ao Rio de Janeiro, onde aportou dia 18., ainda de manhã (o horário da imagem é UTC, menos 3 horas aqui).

E onde ainda está, pacificamente “estacionado” no pier da Avenida Rodrigues Alves, na Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro.

No texto, diz-se que, consultada, “a Marinha brasileira, por sua vez, informou que não levanta suspeitas e que não há nada de ilegal na presença do navio em nossas águas.

Depois do navio grego Bouboulina que derramou-mas-não-derramou – o assunto sumiu, não éagora arranjam o “araponga submarino” russo, como se espionar-nos fosse uma prioridade para os russos, cheios de conflitos com as forças da Otan e com seus vizinhos do Oriente.

Já a Quarta Frota norte-americana e os gringos da Base de Alcântara, estes podem ficar à vontade.

O espírito do General Heleno baixou na mídia brasileira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

34 respostas

  1. BANDIDOS AJUDANDO O DELINQUENTE PRESIDENTE.
    QUANDO VOLTARMOS TEMOS QUE ENFORCAR ESTES SANGUESUGASS DO BRASIL—-DENTRO DA LEI–(e é perfeitamente possível,basta não ser ingênuo e ficar achando que um día mudarão)

  2. Por isso q nao devemos embarcar nessa dos pig-uentos arrependidos como aquele encarte de loja que estampa o nome Istoe na primeira pagina

  3. ” ISSO”que chamam EXÉRCITO BRASILEIRO,é composto por uma quantidade enorme de IMBECIS,que não tendo conseguido entrar numa universidade,pois burros são,vão para as escolas militares,cuja matéria mais difícil, é marchar,pois a maioria não sabe contar até três.E ficam lá,por algum tempo e quando saem,conseguem salários altíssimos.E os trouxas e os sem vergonha nas caras,acreditam piamente,no que eles mandam que pensem.Esse,é o resumoo resto é lorota.

  4. o general heleno é o mesmo que reclamava que a Dilma não ouvia os serviços de inteligência. O difícil é encontrar inteligência neste bando de fascistas em que heleno desponta, e que confunde (propositadamente) “inteligência” com coleta de informações para perseguição política.

  5. Amanha tem um navio russo ancorado em alguma praia de Nevada ???? e segundo meus caucus o Sanders leva a maioria dos delegados.

  6. Cabos de comunicação submarina, geralmente transmitem por fibra óptica e o proposito fundamental deles é ser a prova de interferencia, tanto interna como externa.

  7. Desde criança somos bombardeados pela mídia corporativa de que os mocinhos são os cawboys, os americanos são os salvadores da pátria, está nos desenhos e nos filmes os bandidos são os índios, os mexicanos, os vermelhos, russos, coreanos, chineses e comunistas em geral, faz parte de nossa aculturação, encaramos com naturalidade nossa presidente ter seu telefone invadido pela CIA e NSA americanas, nossa floresta monitorada por satélites, nossas comunicações terem sido entregues a empresas dos USA, sermos subservientes ao norte americanos sempre foi vendido como coisa boa, acham até bacana o presidente deles fazer continência a bandeira americana, então essa paranoia de navio russo espionando faz parte do roteiro, assim ficamos discutindo essas bobagens enquanto a milícia vai tomando conta do Brasil e tudo se resolve a bala, devem achar bonito voltarmos ao velho oeste.

  8. Não é que não se sabe como tirar dados de cabos submarinos sem grampeá-los; é que é impossível mesmo. Ao contrário de um cabo que transmite dados usando sinais elétricos, na fibra ótica não existe emissão alguma, de qualquer natureza, que ultrapasse a capa protetora do cabo. E mesmo rompendo a capa protetora e grampeando fisicamente a fibra (o que atualmente só é viável em ambiente de laboratório), um grampo causa mudança bem perceptível nas características da fibra, facilmente detectáveis nas estações de terra conectadas ao cabo.

  9. Então já entramos na fase de “arrumar um inimigo externo que una o país”. Evidente que tem que ser algum comunista vermelho. Russos, cubanos, venezuelanos… se cuidem! Nosso generalíssimo heleníssimo está chegando com as quatro patas afiadas! O Brasil, outrora referência em diplomacia, passa a ser piada mundial. Que fase…

  10. Seria os russos apoiando a invasão francesa de 2034 que talvez entrasse pelo Rio Amazonas. Delirando esses encostadinhos.

  11. Como assim. A manchete – “Navio russo suspeito de espionagem [que] coloca Marinha brasileira em alerta“. E depois na matéria…consultada, “a Marinha brasileira, por sua vez, informou que não levanta suspeitas e que não há nada de ilegal na presença do navio em nossas águas.”
    Caramba…Caso de fake NEWS na veia, pelo Estadão… Algum procurador, disposto a chamar para esclarecimentos, o editor da matéria no Estado? Claro não fará nenhum desmentido, da mentira descarada na manchete.

  12. Incrível! Todos precisam saber do completo desconhecimento, ou do conhecimento inteiramente deformado, de uma juíza do trabalho de São Paulo sobre a história do país, especialmente sua história recente.
    SENSACIONAL: Juíza bolsonarista e advogada batem boca em plena sessão do TRT 15 AO VIVO!!! https://www.youtube.com/watch?v=wthSEl4gvCo

    1. O PUXA-SAQUISMO dos ZUMBIS OFERECE ESPETÁCULOS deploráveis de pregação messiânica. E mais essas juiza do trabalho não entende qualquer coisa sobre trabalho, ou seja, NADA.

  13. A mais completa falta do que fazer, a boa e velhísima ociosidade que afeta os bananas de pijamas de Pindorama parece que tem porto seguro no sempre alerta e obediente Estadão. Enquanto isso o jornalismo é assassinado e a imprensa GOLPISTA permanece muda.

  14. A inteligência das Forças Armadas que não conseguiu encontrar 39 quilos de cocaína no avião do presidente?
    General Heleno, por favor, nos diga de quem é aquela coca!

  15. A URSS acabou, mas os donos do Brasil, amiguinhos dos istaduszunidos, mantém a conversinha do comunismo…

  16. A URSS acabou, mas os donos do Brasil, amiguinhos dos istaduszunidos, mantém a conversinha do comunismo…

  17. E o brilho? Na aeronave ? Te manca Gal de pijama vai te deitar. Pensa que vai ficar assim e? Vc vera meu camarada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.