“No news, bad news”. Avanço da reforma não melhorou expectativa do PIB

Apontada como a “salvação da lavoura” por 11 entre cada 10 comentaristas econômicos neoliberais, o avanço da aprovação da reforma previdenciária conseguido, sem concessões, na quinta feira passada, não produziu nenhuma melhora imediata nas expectativas do mercado financeiro sobre a recuperação da economia brasileira.

Ao contrário as previsões dos bancos sobre o desempenho do PIB continuaram caindo, agora pela 19ª semana consecutiva, para 0,82% em 2019, menos de um terço dos 2,6% esperados no início do ano.

Foi a primeira prévia depois de encerrado o segundo trimestre, com todos os sinais de que, na melhor das hipóteses, a produção e o consumo estagnaram, permanecendo na faixa desastrosa do zero ou menos alguns décimos.

O panorama no setor industrial é sombrio, com estoques altos e preços dos insumos também crescendo, sem possibilidade de reajustar seus preços de venda.

Trocou-se “o pior já passou” pelo “o pior ainda não chegou”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. “Trocou-se “o pior já passou” pelo “o pior ainda não chegou”.
    Genial, caro Fernando Brito.

  2. Evidencia a completa incompetência da direita neoliberal para governar o país. Não que Bolsonaro possa ser considerado de direita, mas sua linha econômica é, com requintes de ultraliberalismo. Com o Temer foi a balela que a trituração da CLT traria novos empregos, mentira, o desemprego se aprofundou e o povo teve seu direitos tolhidos. Agora a bola da vez é a pulverização da seguridade social, mais uma mentira grosseira que contribuíra para um futuro de idosos miseráveis. Estamos num mato sem cachorro, a mercê do pior tipo de gente que já pisou no Brazil, ou a sociedade acorda ou não sobrará pedra sobre pedra. Quanta mentira foi contada ao povo brasileiro! Empresários dizendo que bastaria Dilma sair para o país andar, lembro-me do Henrique Meirelles dizendo que se a nova equipe econômica apenas batesse cartão, o PIB cresceria 3% em 2019. Eis o ”dream team” econômico afundando cada dia mais o país.

  3. O mercado sabe que a reforma da previdência vai gerar desemprego e diminuição de renda per capita, a consequência óbvia é a diminuição de vendas nas lojas, aumento de estoques, redução da fabricação, demissões em massa das fábricas, que gera mais desemprego… O círculo vicioso da decadência implantado pela Lava Jato, Michel Temer, Sergio Moro, Bolsonaro, Rodrigo Maia, MBL, Minions.

  4. Nesta balada, faltam algumas poucas semanas para que os “gênios” do mercado cheguem à previsão de PIB ZERO. Daí para o PIB negativo serão só mais algumas outras semanas… Enquanto isso os zumbis continuam dizendo que o governo está no caminho certo. Por “certo” aí se entenda o caminho do fundo do poço.

  5. E os tontos, que elegeram o panaca, pensaram que era só uma arminha durante a campanha.
    O que se percebe é que há um torpedo contra os alicerces da economia nacional!
    Parabens aos tontos!

  6. Sem investimento, sem emprego, sem renda…..como querem que a economia ande??Como já bem disseram vários analistas economicos, o dia depois da aprovação da reforma vai ser o dia da constatação de que nada mudou….A economia real não funciona a base de apostas (como o mercado financeiro…). Várias ressacas virão….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *