O dinheiro tranforma os partidos em “franquias” eleitorais

matapau

Para destruir a democracia, uma das chaves é destruir os partidos políticos. Sem partidos, ela não existe.

A notícia de que o movimento Agora!, de Luciano Huck (e logo virão outros) firmou um “convênio eleitoral” com a Rede de Marina Silva – como já tinha feito com o PPS – não significa uma o que seria uma saudável abertura dos partidos às organizações da sociedade civil.

Significa, isto sim, a transformação dos partido em uma espécie de “franquia eleitoral” para movimentos organizados por empresários e seus prestadores de serviços – nada de pessoal contra tais profissionais – e a criação de bancadas que têm menos ainda a ver com os programas e a vida interna dos partidos – já absolutamente precários no Brasil.

Que tipo de coerência se pode esperar quando se admite tão explicitamente a transformação dos partidos em “barrigas de aluguel”?

De que adianta que, mal ou bem, os partidos estejam sujeitos ao controle das leis  e, em algum grau, da Justiça se eles servem para abrigar organizações que – conquanto possam ser legítimas – estão sujeitas apenas a um controle privado e, não raro, econômico?

Qual é a diferença entre isso e o controle cartorial dos partidos que tanto se critica como sendo “a velha política”? O fato de seus controladores serem personagem do mundo empresarial ou “celebridades” do mundo azul?

O tal Agora!, fui pesquisar, é controlado por meros 90 membros!

O estado e a política que disso saem pode ser vistosos e floridos. “Modernos”, dizem.

São como parasitas, que precisam de hospedeiros. E, no caso da Rede e do PPS, os dois hospedeiros já são resultado de excrecências, o primeiro do PT e o segundo do PSDB.

Mas lhe faltam raízes e, sem elas, não só o viço é passageiro quanto, nos temporais, os elementos em fúria os arrancam e os reduzem a nada.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

6 respostas

  1. É o Velho Drible Bagaceiro Brasileiro das LEIS…Se é PROIBIDO contribuição EMPRESARIAL para partidos Políticos…$imples: Junta um BANDO de Empresários INE$CRUPULOSO$ … aluga um BANDO de POLÍTICOS sem NENHUM Caráter e Compromisso DEMOCRÁTICO e pronto, feito o DRIBLE da VACA na CONSTITUIÇÃO : Empre$ários Políticos, COMPRAM Políticos Empre$ários e FODAM-SE os INTERESSES do PAÍS e do POVO !!!

  2. NADA É POR ACASO,TUDO É CONSEQUÊNCIA (uma verdade velha como o mundo e que as pessoas continuam a desprezar).
    Qual é a origem desse problema?? a falta de consciência política.Por que não temos consciência política ? porque somos educados para sermos comedores de ração,zumbis que não praticam a mais elementar das ações de seres dotados de inteligência —O QUESTIONAMENTO——.
    É aí que reside o mal ,é mais fácil ser levado pela “corrente” do que lutar contra ela .Não depende de educação(ela só facilita) visto os inúmeros casos que cada um de nós conhece dos alienados com canudo universitário.Depende da– ATITUDE–, ser um contestador, é assim que a humanidade chegou onde chegou ,pelos contestadores.
    O tema tratado neste artigo é só isso ,consequência da preguiça da massa.

  3. Por isso o PT é o único partido levado a sério neste país. Apesar dos manifestoches que ainda não nasceram pra realidade e continuam de pato amarelo depois do carnaval.

  4. Vc viu essa no Informe JB de hoje?
    Quanto vale o show?

    O Partido Novo divulgou uma tabela de preços para quem quiser se candidatar nessas eleições. A inscrição custa R$ 300. Quem quiser ser candidato a deputado precisa primeiro desembolsar mais R$ 600 e fazer uma prova. Se aprovado, ainda paga mais um valor pela vaga, ainda não divulgado.

  5. O ser humano é um ser politico por natureza, desde que pronuncia a palavra mamãe e papai e aí cabe ao estado cuidar das crianças e sua gioventude até seu desenvolvimento social, educar um adulto e fazer dele um político é como acertar na Mega-Sena tá cheia de exemplos e já o vimos naquele fatídico abril de 2016. Pode ser a favor ou contra é de arrepiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *