Novela dos vices chega à semana final. E só um deles importa…

Será Janaína, o astronauta ou o príncipe?

Se não é Josué, quem é, pois o Centrão diz que não quer?

Do resto, apenas “prata da casa”, se é possível chamar dizer que são de prata nomes opacos, sem brilho algum.

Que têm até o domingo, dia 5, prazo para serem definidos.

A rigor, só importa, mesmo, o nome de um candidato a vice, o que será apresentado como companheiro de chapa do ex-presidente Lula.

Será o primeiro sinal, embora não necessariamente definitivo, de a quem ele delegará a missão de representá-lo se, afinal, o Judiciário consumar seu impedimento eleitoral.

O esperado é que seja Fernando Haddad, que assumiu o papel de porta-voz programático do candidato.

Pode ser, mas pode ser também, como dizia a velha música, que o inesperado faça uma surpresa…

Lula precisa de alguém sólido, à prova tanto da devassa que a mídia fará sobre ele quanto das tentações de ceder à vanglória de uma notoriedade que não é sua, mas a de representá-lo, enquanto ele não puder falar diretamente.

Em meio aos que desfilam sua insignificância política e um sentido de mera “marquetagem”, um nome terá de refletir sua identidade total com um candidato.

A maior lição que talvez tenhamos aprendido em todas as agruras que vivemos é que, de quem vai ter a tarefa de segurar a bandeira, o mais importante é que seja firme.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

27 respostas

  1. Desisti de pensar em quem será o vice. E creio que o Lula saberá quem poderá ser o melhor. Enquanto isso vamos trabalhar com gana e com garra, porque a luta será feroz, mas venceremos com certeza.

  2. Eu entendo que na impossibilidade golpista de Lula concorrer às eleições, Gleisi Hoffmann, a guerreira senadora e presidenta do PT, deveria ser a vice do Lula.

    Basta lembrar que Gleisi foi a escolha pessoal de Lula em dois momentos importantes: na eleição para presidente do PT e com Lula já injustamente encarcerado, como sua porta voz oficial junto ao Partido, à militância e a sociedade em geral.

    Gleisi tem experiência no enfrentamento aos golpistas, o que faz diariamente no parlamento, é respeitada e querida pela militância, por ser mulher representa a porção maior do eleitorado e sua presença é uma resposta forte à injustiça e ao consequente desastre nacional ocorrido pós impeachment sem crime de Dilma.
    #GleisiNaoTemMedoDeMachoDeTernoEGravata
    #GleisiViceDeLula
    #BrasilFelizDeNovo

    1. Participo totalmente do seu otimismo, da sua avaliação à Gleisi Hoffmann, a guerreira de sempre, no Senado, como contato de total confiança de LULA, e como Presidenta do PT, embora tenhamos dezenas de nomes excelentes no PT de LULA, como vários ex ministros do Governo de Inclusão Social de LULA e DILMA ROUSSEFF, bem como ex prefeitos petistas de Capitais e Estados Brasileiros, e por que não ex senadores e atuais, petistas, desde o Rio Grande do Sul, ao Acre. A Senadora Gleisi Hoffmann sempre foi um dos meus nomes preferidos, favoritos, embora, a função dela como Presidenta do PT, poderá ser muito importância para o seu partido, como mulher, como guerreira, e como vencedora da perseguição que sofreu dessa Justiça representante da Aristocracia Brasileira. Gleisi Hoffmann, temos certeza, honrará a garra do povo brasileiro, e como DILMA Rousseff será uma ótima Presidenta na ausência de LULA, e não aceitaremos os medíocres tratarem na como “poste de LULA”, como alardeiam os “concorrentes” de DILMA ROUSSEFF, nossa Presidenta eleita e reeleita, avaliada pelo povo brasileiro, com 77%, quando a direita corrupta e entreguista, em julho/2013, “desesperada”, se levantou contra, ciente de que em 2018, LULA, fatalmente, venceria novamente as eleições Presidenciais, e o PT cresceria muito.

      1. Melhor do que Dilma, mais afeita a lidar com as articulações políticas e mais firme em suas posições. Sem Lula, eu votaria em Gleisi.

    2. Caso a Gleisi não aceite, tenho mais dois nomes: Rui Costa Pimenta (PCO) ou João Pedro Stedile (MST).

  3. Para vice, Manuela Dávila, costurando o apoio do PCdoB.

    Inclusive, a partir daí, ela poderia representar a campanha nos debates.

    Eventual substituição de Lula na cabeça de chapa por motivos de golpe é algo que pode acontecer mais à frente, seja por Haddad ou por Celso Amorim.

  4. Para solucionar em definitivo toda esta ridícula situação :
    Lula deveria manter a sua candidatura até o limite do limite, e se a canalhada impedi-lo, deveria indicar a filha Lurian para encabeçar a chapa presidencial tendo o ínclito Patrus Ananias (O HOMEM DO BOLSA FAMÍLIA E OUTROS PROGRAMAS SOCIAIS) como vice.
    Basta a Lurian aparecer no horário eleitoral, no colo, abraçado ao Lula e acarinhando o adorado e admirável pai para que multidão de votos caiam nas urnas .

  5. Lula é esperto e sabe que o embate que virá pôs eleição será crucial para a democracia. O nome mais qualificado para fazer esse papel é o de ex ministro das relações exteriores de seis oito anos como presidente. Com isso sinaliza ao exterior a que veio e coloca um servidor público do mais nível possivel para lidar com as mudanças institucionais necessárias. Não a toa, deixou de ser opção a governo do estado do Rio.

  6. Para mim, o melhor nome para vice de Lula é o mineiro Patrus Ananias. Patrus é uma unanimidade em Minas, além de ter grande simpatia dos movimentos sociais e possuir um excelente trânsito junto as pastorais católicas. Foi um dos mentores e comandantes do bolsa família e ministro da reforma agrária. Sem sequer nenhuma mácula em sua vida pessoal, o carismático e disciplinado Patrus é a cara do Lula. Patrus Ananias para vice na chapa de Lula!

  7. Fernando, não necessariamente o vice será a pessoa que substituirá Lula na provável impugnação de seu nome.
    O PT poderá colocar outra pessoa no seu lugar, mesmo que esta não esteja na chapa inicial, não é?
    Se sim, pode entrar até o Ciro de vice e lá na frente, o Haddad no lugar de Lula na cabeça da chapa!

  8. TRE apreende material que pede a liberdade de Lula em evento no RJ. Já o pré-candidato Bozomito tem mais de 200 outdoors espalhados pelo País e a Justiça
    Eleiotoral não dá um pio…

  9. “Lula precisa de alguém sólido, à prova tanto da devassa que a mídia fará sobre ele quanto das tentações de ceder à vanglória de uma notoriedade que não é sua, mas a de representá-lo, enquanto ele não puder falar diretamente.”
    O Chanceler Amorim preenche esses requisitos.

  10. Lula escolherá CELSO AMORIM, que é disparado o melhor em todos os sentidos; e sobre quem NADA, nem a milicada imbecilizada da Zelite pode sequer falar uma vírgula.

    1. Concordo com você em gênero, número é grau. Alguém discreto, de confiança, íntegro. O nome é Celso Amorim.

  11. Firmeza é o que Haddad precisa trabalhar para aperfeiçoar sua imagem pública.
    Não é fácil, mas o momento não permite vacilações.

  12. Tarso Genro “matou a charada”: se os(as) golpistas radicalizarem o impedimento do presidente Lula, “que venha o Guilherme Boulos”!

  13. Brasil está em tal situação que o vice deve ser experiente, maduro e não pertencer a correntes do partido. A privatização do Pré-sal, Petrobras (subsidiárias) Embraer, Eletrobras terá que ser revista. Situar o Brasil na contexto geopolítico é urgente. Forças armadas terão que ter um chefe nacionalista e não corporativista sujeito aos interesses externos. Judiciário, MPF e PF, reforma total. Talvez uma Constituinte. Só vejo um nome para isso: Celso Amorim.

  14. Por mais respeitáveis que sejam os nomes de Gleyse, Hadadd não será nenhum dos dois. Gleyse será Senadora pelo Parana com a dobradinha Requião Governador. Dilma Senadora por MG. O Lula já tem o nome certo na sua cabeça e irá surpreender estes picaretas ai.

  15. Os exportadores estão em palpo de aranha, pois um governo desmoralizado vira e mexe tem de pedir penico e sem resultado junto aos compradores do exterior. Veja om caso dos BRICS o Themmeroso nem é ouvido por eles, mas se fosse o Lula com o respeito que ele tem haveria reunião e reuniões e seríamos ouvidos, mas com o Themmeroso é a mesma que um cachorro cag. Vejam ai o caso da carne de frango, porco Suína, Soja , minérios, tudo despencando. Daqui uns dias voltaremos a era do Corno manso que falava mas, ninguém ouvia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.