Nunca fomos tão “Banana Republic”

banna

Duas coisas caracterizavam o que, no tempo em que não se havia criado tanta sofisticação verbal para ocultar a verdade, a “Banana Republic” da América Latina: a total submissão aos interesses políticos e econômico dos EUA e o domínio das grandes companhias sobre a vida política interna, instalando ou removendo presidentes, pela via do golpe ou por eleições manipuladas.

Com todos os rapapés jurídicos e formalidades processuais, não vejo em que o Brasil, hoje, esteja diferente disso.

Deixamos, nos últimos tempos, de ter qualquer veleidade de uma inserção autônoma na ordem econômica mundial. As condicionantes nacionalistas da exploração do pré-sal foram abolidas e se prepara a abertura de outros e todos os recursos minerários do pais. A política dos BRICs foi solenemente abandonada desde José Serra, cuja única diferença em relação a Aloysio Nunes Ferreira é que trocamos o “yes, mister” por um “yes, bwana“.

Na vida política, usando o Judiciário e seus apetrechos do MP e da Polícia Federal – alguém poderia me informar onde eles hoje se encaixam dentro do Estado tripartido de Montesquieu? – as grandes empresas, pela via da delação – do que querem, como querem, apenas negociando o preço, em dinheiro e temporadas de cadeia -, derrubam governos talvez de forma mais “barata” do que pela via do financiamento dos golpes de Estado.

Está claríssimo que, o banditismo de Michel Temer e seu grupo à parte, a operação que está destituindo seu governo está longe de ter 100 gramas de pureza de intenções. A urdidura entre Rodrigo Janot e a Globo, num passe de mágica, tirou do jogo três personagens: o presidente, Aécio Neves e Sérgio Moro, que entrou de gaiato nesta história, tanto que há exato um mês, quando a “cama de gato” sobre o ocupante do Planalto já estava em plena execução, fez registrar o “mico” histórico de abalar-se, correndo para tirar uma foto fazendo-lhe um beija-mão efusivo.

(Parêntesis: aí está um grande perigo, pois não se sabe o que, nesta feira de vaidades que se tornou a Justiça, ocorrerá ao Dr. Moro para tentar recuperar a ribalta)

Agora, o MP e o Supremo, em sintonia acrítica com um gigantesco grupo empresarial de tantos princípios éticos quanto um cantor de sertanejo universitário, metem-se numa operação que tem inegáveis interesses econômicos por detrás e desencadeia acontecimentos que levam o país para um impasse de legitimidade institucional ainda mais grave do que aquele que vivíamos até a quarta feira.

Claro que o poder do dinheiro é imenso, a começar porque se erige em santo intocável o senhor Henrique Meirelles, que, claro, nada tem a ver com isso, apesar de ser, simplesmente, presidente do Conselho de Administração da empresa de Joesley & Wesley até a véspera de assumir o Ministério da Fazenda.

Mas, claro, o Dr. Meirelles, bobinho, nada sabia das propinas bilionárias que Joesley agora descreve, não é?

Ouça, no comentário claríssimo de Vanessa Adachi, do Valor, como Joesley “rifou” o Brasil para garantir migração da JBS aos EUA.

Yes, nós temos bananas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. O pior de tudo são os coxinhas os patos os ignorantes os analfabetos da classe média e C sendo q está última existe por causa da política social do PT entretanto a classe C nutre ódio a Lula e ao PT w a criou. E o poder da mídia. Goebbels ministro da propaganda de HITELER mostrou o caminho das pedra. Continuando o pior são esses sabujo da casa grande. Continuam tomados pelo ódio direcionando suas frutracoes para o PT lula e Dilma. Não obstante as provas cabais e insofismaveis da corrupção de aecio o mafioso gamgster candidato deles q fala até em matar o primo para q não delata o recebimento da propina. Coisa da máfia napolitana. Nao obstante as provas cabais e insofismaveis apresentadas por joesley contra Temer o corrupto chefe de quadrilha o JUDAS q tomou de assalto o poder o ódio e a Lula. Logo quem pode salva-los da desgraça q serão legados pelos canalhas, canalhas, canalhas. Eles merecem toda desgraça q abater sobre eles e os filhos. E não adianta fugir para Portugal. Lá só quem tem algum dinheiro entra e permanece. Miami, o Trump coloca para correr. Joesley foi sabido, levou empresas e empregos para os USA. Nos USA ele é bem vindo. Dinheiro não tem ideologia e pode ir até de um criminoso corrupto se levar dinheiro e emprego eles recebem com todo prazer. Moro já está preparano as malas para ir para lá. Depois de desmascarado com sua seletividade q protegeu os mestres da corrupcao: temer e aecio. Q moro ajudou a tomarem o poder dando um golpe judiciário.

  2. É impressionante como a imprensa no Brasil é perniciosa. Com suas omissões, manipulações, verdades superficiais e meia-verdades, permitem que o (verdadeiro) triplex Temer/Cunha/Aécio causem tanto estrago.

    Esse abominável homem das Neves, com tantas evidências (há muito tempo) de falha de caráter (será que o compadre Huck nunca desconfiou?) e incompetência já teria sido abatido (sem precisar da Friboi) no início de carreira em outros lugares. Em Minas já sabíamos: Do pó vieste. Do pó viveu. Ao pó retornará.

    1. Sensacional. Fora os maiores atores da toda poderosa Globo, o papa do Vôlei Bernardinho, os cantores sertanejos, a Som Livre em peso, os fenômenos do futebol, Romário, Neymar e Ronaldo, o Lobão, a Regininha, a coxinhada em geral: Somos todos Aécio. Diziam: Quem conhece o Aécio, vota no Aécio. Acho que não conheciam ou faziam de conta que o conheciam. Aprendam a votar parcela do mau da pátria brasileira.

  3. Por qual razão não examinar detalhadamente o papel do Henrique Meirelles nisso tudo ???
    Afinal, qual a razão de tamanha blindagem, levando em conta que passou a maior parte da vida no Banco Boston e quando voltou ao Brasil serviu com extrema dedicação à JBS ???
    Holofotes sobre Henrique Meirelles, o santo do pau oco.

    1. Em vídeo Joesley Batista, dono da JBS fala na compra de um prédio em Belo Horizonte superfaturado em 2015 por 17 milhões.

      “Como comprador aparecia a J&F, holding da JBS e de outras empresas como Alpargatas, Vigor e Banco Original. A J&F era então presidida por Henrique Meirelles, hoje ministro da Fazenda do governo Temer”

      Rápida pesquisa no google já trouxe todo o esquema à tona:
      http://www.sjpmg.org.br/2017/05/a-relacao-nebulosa-entre-os-irmaos-neves-a-jbs-e-o-jornal-hoje-em-dia/

      Jornal: Hoje em Dia

      Vídeo da delação:
      http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/296699/Joesley-pediu-%E2%80%98pelo-amor-de-Deus%E2%80%99-para-A%C3%A9cio-parar-de-pedir-propina.htm

  4. Essas,são somente as características de um SUB CAPITALISMO SUL AMERICANO ,que existe desde tempos atráz.Mas o que esperar-se de REPUBLIQUETAS que convivem com CLASSES PEQUENO BURGUESAS,em todos seus degraus,cujos sonhos maiores,é migrarem para os E.Unidos,mesmo que lá sejam tratados como escória.Também,aturar essa caterva de PEQUENAS RATAZANAS,que chamam MIAMI,de MAIAMI ! O que esperar-se então,dessa CATERVA! Eu acho,reduzindo-se preâmbulos,que enquanto EL PAREDÒN NO VIENE.,ay que esperarse! Até quando,não sei !

  5. Na gravação de Temer ele coloca Meirelles com “santinho” que não aceita as indicações e sugestões dele , e que para isso precisa de anuência de Temer. Pela primeira vez que ouvi a gravação , disse aí tem mafagafos .
    Ele não iria deixar na fogueira o cara que estruturou , organizou todo o grupo JBS , bem como foi o cara que deu a cara internacional ao grupo , articulando ao governo americano e bancos americanos . Joesley não iria deixar o amigo na beira da estrada.

  6. Fomos vendidos aos americanos pela força tarefa, por ministros (quantos?) do STF e do “governo” golpista, pelas organizações globo e sua gangue golpista que se autointitula “imprensa”, pela JBS, pelas grandes empreiteiras, pela polícia federal, pelo congresso mais reles de toda a história do Brasil, pelo Ministério público, pelo psdb, pmdb e partidos satélites menores, por juizecos provincianos. Enfim, estamos sendo atacados por abutres, isso me lembra, ainda que seja só por por aproximação semântica, os fatos relativos à partilha da África no século XIX.

  7. CONEXÃO AÉCIO IMPRENSA:
    Joesley Batista, dono da JBS, aos 0:20 segundos do vídeo fala na compra de um prédio em Belo Horizonte superfaturado em 2015 por 17 milhões.
    Aos 1:17 ele disse que o imóvel era de um JORNAL, DE UM AMIGO DE AÉCIO, uma pessoa ligada a ele.

    http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/296699/Joesley-pediu-%E2%80%98pelo-amor-de-Deus%E2%80%99-para-A%C3%A9cio-parar-de-pedir-propina.htm

    Duvido que a polícia vai investigar isso…. mas poucos prédios de 17 milhões foram vendidos em Belo Horizonte em 2015… ainda mais pertencente à jornal… e amigo de Aécio…

  8. … Ainda sobre Nunca fomos tão “Banana Republic”!
    E segue a nossa contemporânea pré-Idade Média festiva!

    Voltando ao bronco Joesley da, agora, ‘FriboY’ com sede em New York!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    UM GOLPE DE MESTRE
    Como os donos da JBS prepararam uma delação que os deixou de mãos livres e bolsos cheios

    Por jornalista Consuelo Dieguez
    19 DE MAIO DE 2017 13:33

    (…)
    Os Batista queriam falar, mas antes de subirem os elevadores da Procuradoria-Geral da República eles arquitetaram um plano. Ao contrário dos empresários que se converteram em delatores após meses de cadeia, os irmãos acordaram com os procuradores que não seriam presos, sequer usariam tornozeleira eletrônica; suas empresas sofreriam o mínimo dano possível; Joesley Batista recebeu, inclusive, a garantia de poder continuar morando nos Estados Unidos, longe dos holofotes e de cenas constrangedoras em camburões e delegacias. “Foi um golpe de mestre”, disse-me um auditor do TCU. “Enquanto os outros empresários estão mofando na cadeia, eles conseguiram garantir sua liberdade e a segurança de seus negócios. Esses caipiras deram um banho em Marcelo Odebrecht.”
    (…)
    Os Batista ainda garantiram que a única penalidade que eles sofreriam seria o pagamento de uma multa de 225 milhões de reais. “Não não dá pra chamar de troco. Isso é uma meia gorjeta. É nada diante da quantidade de dinheiro que receberam do BNDES”, me disse o gestor de um grande fundo de investimento. “Eles montaram um império na base da corrupção e do dinheiro público e agora saem ilesos pagando apenas essa multa ridícula?”, questionou.
    Ontem, o que se comentava no mercado financeiro era que a multa seria paga com dinheiro fruto do próprio plano pré-delação. Os Batista, conscientes do estrago que as divulgações das gravações de Temer e Aécio causariam no mercado – principalmente na cotação do dólar –, trataram de especular na Bolsa de Mercadorias e de Futuros, a BM&F. Fizeram aplicações em moeda norte-americana, apostando na alta. Resultado: estima-se que, com essas operações, eles lucraram cerca de quatro vezes o valor da multa.
    (…)
    Hoje, 80% da operação da JBS está fora do Brasil, o que é também motivo de crítica dos analistas. (…) Os Batista chegaram a tentar mudar a sede da empresa para a Irlanda, um paraíso fiscal, mas não receberam autorização do BNDES. Recentemente, tentavam transferir a sede do grupo para os Estados Unidos, onde se encontra a maior parte de suas fábricas.
    (…)
    Perguntei a um integrante do TCU o que ele achou do desfecho da delação dos Batista. “Espero que as vantagens que receberam em troca realmente tragam algum benefício para o país”, ele me confidenciou. “Um acordo desses tão vantajoso para os criminosos só vai valer a pena se for para renovar definitivamente o cenário.”

    FONTE: http://piaui.folha.uol.com.br/um-golpe-de-mestre/

    1. Procurador – E o doutor Luciano Coutinho, presidente do BNDES?

      Joesley da, agora, ‘FriboY’ com sede em New York – Doutor Sérgio, nunca houve nenhum ato de ilegalidade cometido pelo doutor Luciano Coutinho. E também nunca houve nenhum ato ilícito praticado por qualquer servidor do “BÊ-ÊNE-DÊ-ÉS”! Eu até acredito que era demasiadamente duro o tratamento que eu recebia do “BÊ-ÊNE-DÊ-ÉS”! Penso até que eu não era merecedor de tratamentos que eram dados a outros clientes de porte do “BÊ-ÊNE-DÊ-ÉS”…”

      Ou seja, o canalha Joesley da, agora, ‘FriboY’ teve a cara de boi – perdão, ato falho -, cara de pau de falar em depoimento à PGR que “Guido Mantega roubava o “BÊ-ÊNE-DÊ-ÉS” diretamente do Ministério da Fazenda, sendo que as [mega]falcatruas não passavam sequer pelo crivo das diversas instâncias técnicas deliberativas e de fiscalização de uma das maiores agências de fomento do mundo!

      FONTE: http://piaui.folha.uol.com.br/um-golpe-de-mestre/

      1. … Ah, “boa-diamente”, fOOOOOra TemerRATO! E leve junto a sua quadrilha de [mega]mafiosos que tomou de assalto o Brasil!

  9. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    Algumas pérolas do depoimento do bronco [mega]corrupto Joesley da, agora, ‘FriboY’!

    “BÊ-ÊNE-DÊ-ÉS”… “80 MILHÕES de dólar” “750 MILHÕES de dólar”… “‘Nois’ já era (sic) licitado em bolsa [de valores]” “Ou ‘cabando’ ou ‘cabado’” “o dólar a dois real” “O total de 150 MILHÕES de dólar”…

    MENTE, CANALHA DESCOMPREENDIDO!
    “Eu fiquei mais próximo da Dilma [Rousseff] durante a campanha à reeleição, período no qual eu contestava a candidatura dela, eu dizia ‘não dá, o país vai muito mal e coisa e tal! E foi, aí, que eu me tornei mais próxima dela [dela, leia-se, a presidenta Dilma Rousseff]’”!
    Antes o canalha havia reiterado que o Edinho Silva não sabia das [supostas] tratativas dele com o ministro da Fazenda Guido Mantega. Adiante, para enfeixar a farsa, afirmou que “a presidenta Dilma Rousseff sabia de tudo!”
    Ou seja, o tesoureiro Edinho Silva não sabia da movimentação dos recursos da campanha! E a presidenta Dilma Rousseff que cuidava da gestão do país e, simultaneamente, da campanha política (participação em comícios, debates, passeatas, entrevistas, gravação de programas eleitorais…) sabia de tudo!
    Ou seja, nem o gado dos pastos do assassino de animais acredita neste “jumento”!
    Perdão aos asnos!

    E o bronco mafioso da ‘Friboy’ (sic) pensando que estava enganando o procurador da república que, talvez, se esforçasse mesmo para ser enganado!

    E sobre o ex-presidente Lula?
    “Ah, o presidente Lula eu só fui conhecer no final de 2013, numa audiência formal.”

    O VÍDEO DA SAFADEZA PROVINCIANA!
    https://www.youtube.com/watch?v=tRyOFuzoSw8

    1. … STFede da “Banana Republic” absolutamente ‘DESmoroLIZADO’!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      AÉCIO DIZ QUE ENTROU COM AÇÃO PARA ANULAR ELEIÇÃO “SÓ PARA ENCHER O SACO”

      Molecagem. Essa foi a explicação do senador afastado Aécio Neves, ex-presidente nacional do PSDB, para a ação movida pelo seu partido no Tribunal Superior Eleitoral, logo depois que ele perdeu a disputa presidencial de 2014; “Lembra depois da eleição? Os filhas da p… sacanearam tanto a gente, vamos entrar com um negócio aí para encher o saco deles também”, disse ele ao empresário Joesley Batista, num dos grampos da Polícia Federal; molecagem de Aécio fez com que a economia brasileira afundasse 10% e com que mais de 7 milhões de brasileiros perdessem seus empregos; golpismo tucano também arruinou a imagem do Brasil, que passou a ser visto como uma gigantesca república bananeira; no próximo dia 6 de junho, o TSE retoma o julgamento da ação aberta por Aécio “só para encher o saco”

      20 DE MAIO DE 2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/296682/A%C3%A9cio-diz-que-entrou-com-a%C3%A7%C3%A3o-para-anular-elei%C3%A7%C3%A3o-%E2%80%9Cs%C3%B3-para-encher-o-saco%E2%80%9D.htm

      1. Temos que encher o saco dele de explosivos agora, este Maracutaia Futebol Clube que envergonha o Brasil e os cidadãos decentes e de bem deste pais. Vergonha! Vergonha! Candidato sem vergonha!

    1. Laura Capriglione mostra quem é o algoz do Lula

      É o mesmo que não manda prender rico

      publicado 30/07/2016

      O juiz que assina a decisão de transformar o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva em réu é Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília. Leite é conhecidíssimo, mas não por sua eficiência. Bem ao contrário.
      Juiz da Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão responsável por julgar os autos de infração da Receita, o juiz que transformou Lula em réu teve a capacidade de ser denunciado pelo próprio Ministério Público Federal.
      Reportagem publicada pela Folha, em 20 de junho de 2015, mostrava o Ministério Público reclamando de várias decisões judiciais de Ricardo Augusto Soares Leite que dificultaram a obtenção de provas contra os fraudadores da Receita.
      “O juiz Ricardo Leite negou todos os pedidos de prisão dos investigados, suspendeu escuta telefônica e não autorizou buscas e apreensões.”
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalistaslivres.org/2016/07/dois-pesos-duas-medidas/

  10. … A propósito, alguém viu por aí perdido (Risos) o juizeco de piso de quinta ‘mor(t)o’?
    E o congênere DEMoTucano *’Menino Power Point Maluquinho’?
    Evangélico?
    Só se da igrejadoCUnhadoMTdoMineirinho.com !

    E que joça de país é este, sô?

  11. E a gravação editada? PQP… Temer virou a mesa. A globo NÃO NOTICIOU. Só a folha e o estado. O PIG rachou? E agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *