O Ano Novo chinês

china

Nestes dias vazios entre o Natal e o Ano Novo, sobram amenidades  sobre tudo e todos, eu me permito a liberdade de tocar num assunto frequentemente esquecido na mídia, e não por acaso.

Nossas relações comerciais com o mundo e seus desafios.

A mídia quase que as resume às relações financeiras, o que é compreensível, dada a profunda vinculação entre suas posições e o “mercado” das finanças.

Ficar neste campo é tornar-se prisioneiro de uma terrível conjuntura mundial.

Como conviver na simples disputa por capitais se  temos como lidar com um crescimento da economia americana que se dá simultaneamente ao encolhimento ou estagnação do restante da economia mundial: Europa no pântano, China em desaceleração, déficits nos países produtores de petróleo, Rússia em retrocesso  e problemas sérios nos demais países emergentes?

Não é bem assim, porém, quando se pensa em estruturas econômicas  mais do que em conjunturas- que são, de fato, estas.

É preciso lembrar que, apesar da recuperação americana e a desaceleração chinesa, a China termina o ano como a nova maior economia do mundo:  seu PIB, pelos critérios do FMI (que elimina contabilmente os desequilíbrios cambiais) , chegará a US$ 17,6 trilhões, contra US$ 17,4 tri dos EUA.

A aceleração da implantação da operação do “Banco dos Brics”, tudo indica, será acelerada para fazer frente a este “bloco dos eu sozinho” que parece ser a opção norte-americana na economia – até com alguma resistência, reconheça-se, do próprio Federal Reserve, que frustrou o “mercado” ao, até agora, não elevar os juros internos.

Estes mecanismos de cooperação estão ganhando visibilidade.

A China imediatamente ofereceu cooperação aos russos diante do impacto desastroso para a economia do país que teve o desabamento do preço do petróleo.

Mas não parece que isso possa significar um abandono dos seus demais relacionamentos, como faz ao anunciar hoje, através do  China Today, que “a importância da América Latina não tem diminuído devido a prioridades da China em vizinhos asiáticos e os Estados mais importantes”.

Por isso, é de se esperar que Dilma, assim como deu prioridade – até cronológica – à decisão sobre os ministérios da área econômica, compreenda que é vital a indicação de um Ministro das Relações Exteriores que compreenda e faça compreender aos agentes econômicos nacional a importância de uma ampliação do relacionamento com os chineses.

É hora de parar com a ideia de que só é possível vender commodities aos chineses – claro que seu volume é e seguirá sendo imenso – e reclamar da importação de manufaturados que nos desindustrializam.

O intercâmbio entre o Brasil e o seu maior parceiro comercial é tímido e caolho.

O número de empresas brasileiras na China não chega a 100, embora tenhamos capacidades absolutamente necessárias a eles, como tecnologia agrícola, de petróleo, de energia elétrica, entre outras.

Nossa elite – a acadêmica, inclusive – dá atenção quase zero a este gigante: das 75 mil bolsas do “Ciência sem Fronteiras” as concedidas para quem busca conhecimento lá fica em ridículos 266 estudantes, oito vezes menos que na “poderosa” Hungria…

Nem mesmo é preciso falar nas condições excepcionais para o funcionamento, aqui, de joint-ventures com as indústrias chinesas.

Claro que não se vá esperar que a China seja “boazinha” ou caridosa. Isso é próprio da mediocridade. É geopolítica, apenas.

Jeffrey Sachs, um dos mais respeitados analistas da economia mundial, assinalou, faz poucos dias”(…)enquanto a China vem crescendo em termos de economia e de geopolítica, os EUA parecem fazer o possível para desperdiçar suas próprias vantagens econômicas, tecnológicas e geopolíticas. O sistema político dos EUA foi capturado pela cobiça de suas elites ricas, cujos propósitos estreitos são reduzir o imposto sobre os indivíduos e empresas, maximizar suas imensas fortunas pessoais e tolher a liderança construtiva dos EUA no desenvolvimento econômico do resto do mundo. Eles desprezam tanto a assistência dos EUA ao mundo que deixaram as portas abertas para a nova liderança mundial da China no financiamento ao desenvolvimento.

Quem não enxergar isso, não vê o futuro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. É isto, Fernando.
    Entendo pouco de economia, mas aqui em Brasília percebo a pequenez do empresário do DF.
    3 pequenos exemplos: (1)o Pão de Açúcar vende, aqui, pela internet, mas o desabastecimento é enorme – não dá para fazer compra de mês, por exemplo. Neste final de ano em nenhum dia em que fiz compras, consegui comprar amêndoas sem casca nem com casca (!!!); frequentemente faltam pedaços congelados de frango e por aí vai. (2) A rede Giraffas fica dias sem ter sassame que é o único frango “comível” que eles vendem. E pior, tem o costume de não fornecer cupom fiscal nem quando se pede. (3) A tradicional Casa do Rio Grande do Sul, mesmo com várias reclamações, nunca recolheu um aparelho de jantar cheio de defeitos e nem respondeu à reclamação e muito menos devolveu o dinheiro.
    São pequenos exemplos que mostram a descaso com o consumidor, com o país e com o DF.
    Penso, por isso, que não sabem nem o que é geopolítica. Você tem toda a razão. Por isso seguem políticos e TVs que também não sabem.

  2. Brito, obrigada pela companhia durante este ano (não desde o início dele, que comecei mais ao meio, creio)e mais que obrigada pelos textos magníficos!E por ser quem é.
    Feliz e próspero Ano Novo!

  3. Fernando, mais uma vez você nos traz esperança e razão, verdadeiro contraponto a nossa mídia infeliz. sectária, parcial e desprezível. Ainda temos rezões para acreditar em 2015. Feliz ano novo!

  4. Mas isso que está acontecendo faz parte de uma estratégia de dominação e imperialismo.

    Existe um grupo seleto de pessoas que se reúnem há alguns anos com a finalidade de introduzir uma nova política e mecanismos de controle da economia global.Essas pessoas e famílias controlam a União Europeia , recentes administrações dos Estados Unidos, e influenciam decisões da ONU , do Banco Mundial, e do FMI.A Comissão Trilateral, o Clube de Bilderberg, a família Rockefeller e a família Rothschild , entre outros, são os que dominam grande parte do fluxo de capital no mundo, e dominam os meios de comunicação.Usam o jornalismo para ter domínio sobre a opinião pública, gerar confusão.Um exemplo foi a gripe H1N1.A mídia criou uma “epidemia” para que a indústria farmacêutica vendesse vacina.Querem criar uma nova ordem mundial, com um governo único.Os BRICs estão contrariando essa intenção.

    Não é teoria da conspiração, existe um livro chamado A verdadeira História do Clube Bilderberg , Daniel Estulin:

    http://www.nacionalismo.com.br/pdf/livro_01.pdf e outras matérias que falam a respeito.

    http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/reportagens/bilderberg-um-clube-secreto-governa-o-mundo
    http://www.espada.eti.br/trilateral.asp

    As pessoas que se interessam pelo assunto deveriam pesquisar sobre isso.Porque as notícias do ocidente são dominadas por uma meia dúzia de agências de comunicação, e as empresas de imprensa trabalham num mercado de formação de consenso pró império Anglo-sionista-americano.

    Fernando, por favor me corrija se eu estiver errado.

    Tenham um bom 2015!

  5. Fernando, obrigado por sua coragem, honestidade e generosidade com o povo brasileiro. Vamos seguir juntos em 2015. Vamos continuar ajudando nosso pais a avançar em direção a um país mais justo. Obrigado e um feliz 2015

  6. Fernando,

    tentei fazer um comentário e não consegui , deu a mensagem como já feita.Mas ela não apareceu, por isso vou tentar de novo.Se for duplicada me desculpe:

    O que as pessoas precisam saber é que o comportamento da midia faz parte de uma estratégia de dominação e imperialismo.

    Existe um grupo seleto de pessoas que se reúnem há alguns anos com a finalidade de introduzir uma nova política e mecanismos de controle da economia global.Essas pessoas e famílias controlam a União Europeia , recentes administrações dos Estados Unidos, e influenciam decisões da ONU , do Banco Mundial, e do FMI.A Comissão Trilateral, o Clube de Bilderberg, a família Rockefeller e a família Rothschild , entre outros, são os que dominam grande parte do fluxo de capital no mundo, e dominam os meios de comunicação.Usam o jornalismo para ter domínio sobre a opinião pública, gerar confusão.Um exemplo foi a gripe H1N1.A mídia criou uma “epidemia” para que a indústria farmacêutica vendesse vacina.Querem criar uma nova ordem mundial, com um governo único.Os BRICs estão contrariando essa intenção.

    Não é teoria da conspiração, existe um livro chamado A verdadeira História do Clube Bilderberg , Daniel Estulin:

    http://www.nacionalismo.com.br/pdf/livro_01.pdf e outras matérias que falam a respeito.

    http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/reportagens/bilderberg-um-clube-secreto-governa-o-mundo
    http://www.espada.eti.br/trilateral.asp

    As pessoas que se interessam pelo assunto deveriam pesquisar sobre isso.Porque as notícias do ocidente são dominadas por uma meia dúzia de agências de comunicação, e as empresas de imprensa trabalham num mercado de formação de consenso pró império Anglo-sionista-americano.

    Um Feliz 2015 para você e o Miguel.

  7. Cadê o espirito animal dos nossos empresários(tupiniquim)…..
    Fernando o pior cego é aquele que não quer ver.
    Feliz 2015 !!!

  8. Fernando falando no dragão chinês benvindo ao novo mundo.

    Devastador amanecer para el dólar: China lanza el comercio bilateral en yuanes y rublos

    Este lunes 29 de diciembre el mundo se despierta con una nueva realidad devastadora para el dólar: China lanza el comercio bilateral en yuanes y rublos rusos.

    El Banco Popular de China cerró a principios de octubre la firma de un ‘swap’ cambiario bilateral con el Banco Central ruso con el objetivo de reducir el papel del dólar estadounidense si Pekín y Moscú tuvieran que ayudarse mutuamente para superar la crisis de liquidez.

    El acuerdo prevé un canje por un monto de 150.000 millones, según el portal Zero Hedge, que añade que el golpe sobre el dólar será “devastador”.

    “China permite futuros intercambios comerciales entre el yuan y más de tres monedas en un intento de reducir los riesgos de falta de liquidez en un contexto de elevada volatilidad en los mercados de los países en desarrollo”, escribe Bloomberg.

    China comenzará la implementación de contratos con el ringgit de Malasia, el rublo ruso y el dólar de Nueva Zelanda desde el 29 de diciembre, según un comunicado publicado en la página web de la organización.

    Según Roman Terejin, jefe del centro independiente de peritaje comercial Obschestvennaya Duma, citado por el portal informativo Regnum, el comercio entre yuanes y rublos debería aliviar la dependencia de la economía rusa del dólar y conllevar cierta reducción de la tasa de cambio entre este y el euro respecto al rublo.

    http://actualidad.rt.com/economia/161785-china-devastador-dolar-rublo-yuanes
    Publicado: 29 dic 2014 12:06 GMT | Última actualización: 29 dic 2014 16:35 GMT

  9. Sem água e sem Sabesp. Gestão tucana faz empresa perder R$7,1 bilhões na Bovespa
    Até o dia 16 de dezembro, ação da empresa registrava desvalorização de 37,31% desde o início do ano

    Assim como o nível de capacidade do Sistema Cantareira, que continua caindo quase que diariamente, o desempenho da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na Bolsa tem descido ladeira abaixo ao longo deste ano. As ações da empresa acumulam, até dia 16 de dezembro, desvalorização de 37,31%, o que representa uma perda de R$7,1 bilhões em valor de mercado, de acordo com dados da consultoria Economatica.

    Esse resultado é quatro vezes superior à baixa do Ibovespa, principal índice da Bolsa, que registra queda de 8,74% no ano até a mesma data.

    Os papéis da empresa paulista já tinham, desde o início do ano, desvalorizado 20,26% no dia 3 de fevereiro, a primeira segunda-feira e dois dias após o governo estadual anunciar um desconto na conta de água para moradores de regiões atendidas pelo Sistema Cantareira, em crise em função do baixo nível de chuvas nas represas que compõem o manancial.

    No dia 1º de fevereiro, data do anúncio, o manancial que atende parte da capital e da região metropolitana operava com 21,9% de sua capacidade, bem abaixo da média para o mês, superior a 50%.

    “Diferentemente do Ibovespa, quando o índice se recuperou antes das eleições, a Sabesp já vinha caindo ao longo do ano”, diz Fernando Góes, analista da Clear Corretora. “Boa parte disso [queda do índice] é de um mês para cá. A oscilação da Sabesp é anterior a isso.”

    Os ativos da empresa até apresentaram ligeira recuperação, mas logo voltaram a cair. No dia 1º de abril, quando o governo ampliou o desconto na conta de água para 31 cidades abastecidas pelo Cantareira, a ação da companhia registrava queda de 18,71%. No dia 12 do mesmo mês, quando o manancial atingiu 12% de sua capacidade, estabelecendo até então um recorde negativo histórico, os papéis ampliavam as perdas para 20,91%, ante ligeira alta de 0,17% do Ibovespa.

    Volume morto
    A retirada das primeira e segunda cotas do volume morto deram sobrevida ao manancial, mas não resolveram os problemas da Sabesp no mercado de capitais.

    No dia 15 de maio, data da retirada da primeira cota do volume morto, enquanto o Ibovespa acumulava alta de 4,56% no ano, os papéis da Sabesp registravam desvalorização de 17,06%.

    Já no dia 24 de outubro, quando o Cantareira passou a contar oficialmente com o volume retirado da segunda reserva técnica, a ação da companhia tinha queda de 28,20%.

    As perdas no mercado acionário continuaram se ampliando, inclusive após o governador Geraldo Alckmin anunciar, no último dia 11, o presidente do Conselho Mundial de Águas, Benedito Braga, para a pasta de Saneamento e Recursos Hídricos, em substituição a Mauro Arce.

    Crise
    A crise hídrica que atinge as represas paulistas impactou o desempenho da Sabesp na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Apesar disso, as perdas da companhia paulista são inferiores às da Petrobras, que está envolvida no esquema de pagamento de propina investigado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

    As ações ordinárias e preferenciais (sem direito a voto) da petroleira caíram 43,61% e 41,58%, respectivamente, até 16 de dezembro. O valor de mercado da estatal passou de R$214,6 bilhões para R$117,2 bilhões, o que representa uma perda de R$97,3 bilhões.

    Embora mais modesta, a perda da Eletrobras – outra empresa que sofre com a falta de chuvas, uma vez que o nível baixo dos reservatórios das hidrelétricas obriga a estatal a recorrer às termoelétricas, que produzem energia mais cara – é de R$1,76 bilhão, com os papéis preferenciais e ordinários caindo 27,33% e 7,35%, respectivamente.

    Segundo a Economatica, a Sabesp iniciou o ano com um valor de mercado de R$18 bilhões, caindo para R$10,9 bilhões até 16 de dezembro. “Lá pelo meio do ano já se tinha uma indicação de que seria ruim manter [a ação da Sabesp] em carteira. Neste momento, eu certamente não recomendaria comprar”, diz Góes.

    No terceiro trimestre deste ano, a companhia lucrou R$91,5 milhões, resultado 80,7% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado.

    (Eduardo Vasconcelos, via Portal Terra)

    1. Todos os leitores dos blogs sujos, sabem que a SABESP é um Mar de Lama e que o preço de suas ações só não despencam de vez é porque existe uma verdadeiro exército BLINDANDO e não deixando ninguém, eu falei NINGUÉM, chegar perto para que se divulgue as VERDADES, sobre essa Empresa. O PIG e a GLOBO, escondem tudo, BLINDAM o Governo e seu Governador ALCKMIN; NADA pode ser revelado e as CPI’S vão sendo DOMINADAS pelo ROLO COMPRESSOR do ALCKMIN. Mais uma coisa é certa: ALCKMIN e seu “GOVERNO” serão MINADOS PELO TEMPO e quando a Água ACABAR nem o PIG e a GLOBO, poderão esconder mais nada da Sociedade e dos acionistas. Sem ÁGUA, as Ações da SABESP virarão PÓ. Será que o Aécio vai esperar este momento para comprar Ações?

  10. O ANO NOVO pode ser Chinês mas no Dia 1º a FESTA É NOSSA e juntos estaremos TODOS EM BRASÍLIA para comemorar a Vitória da Democracia, com Nossa PRESIDENTA DILMA. VIVA DILMA !!! VIVA O BRASIL!!! VIVA O POVO BRASILEIRO !!! FELIZ 2015 !!! COM MUITA PAZ,SAUDE E PROPERIDADE !!! E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS !!!

  11. **** *************
    **** *************
    ************** ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  12. Existe um grupo seleto de pessoas que se reúnem há alguns anos com a finalidade de introduzir uma nova política e mecanismos de controle da economia global.Essas pessoas e famílias controlam a União Europeia , recentes administrações dos Estados Unidos, e influenciam decisões da ONU , do Banco Mundial, e do FMI.A Comissão Trilateral, o Clube de Bilderberg, a família Rockefeller e a família Rothschild , entre outros, são os que dominam grande parte do fluxo de capital no mundo, e dominam os meios de comunicação.Usam o jornalismo para ter domínio sobre a opinião pública, gerar confusão.Um exemplo foi a gripe H1N1.A mídia criou uma “epidemia” para que a indústria farmacêutica vendesse vacina.Querem criar uma nova ordem mundial, com um governo único.

    Não é teoria da conspiração, existe um livro chamado A verdadeira História do Clube Bilderberg , Daniel Estulin: http://www.nacionalismo.com.br/pdf/livro_01.pdf e outras matérias que falam a respeito.

    http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/reportagens/bilderberg-um-clube-secreto-governa-o-mundo
    http://www.espada.eti.br/trilateral.asp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *