O Brasil é um país sui generis.
Está em crise profunda, com o PIB em queda.
E todos os indicadores de produção avançam, até com mais vigor que antes.
A Petrobras, dizem os jornais, está metida num escândalo.
Em qualquer país do mundo, uma empresa metida numa encrenca cai – e muito – na Bolsa de Valores.
Então, como explicar que, desde o início deste “imbroglio”, no início da semana passada, as ações ordinárias da Petrobras tenham subido nada menos que 15,3% (de R$ 12,10, no dia 18, para R$ 13,94, no finalzinho do pregão de hoje)?
E como explicar que um país que está assolado por “rombos”, déficits, ameaças inflacionárias, recessão à vista e tudo o mais tenha os dados de crescimento que o Valor publica hoje?
A explicação para este “fenômeno” é que o Brasil tem dois governos.
Um é o que você elege.
O outro é o do poder econômico, que ninguém elege, mas manda muito.
E que bate impiedosamente em governantes que não são seus serviçais, mesmo quando eles não têm força ou decisão para se rebelarem contra este domínio.
E o chicote destes senhores chama-se mídia.
Toda ela, ou quase toda, já mentalmente deformada pelos anos e anos de domínio do que o Brizola chamava de “Comando Marrom”, uma espécie de matriz de uma orientação quase monolítica.
O governo eleito quer baixar os juros?
Pau nele, para que ele tenha de recuar e fazer o Brasil continuar a pagar “resgate” ao rentismo que nos sequestrou.
(Quem quiser saber o quanto, olhe o gráfico aí ao lado, mostrando quanto cada país paga de juros ao capital aplicado em seus títulos públicos)
O governo eleito quer baixar as tarifas de energia, uma das mais altas do mundo?
Pau nele e silêncio completo sobre o boicote que a Cesp, a Cemig e a Copel, empresas elétricas de governos tucanos, fazem, só vendendo energia aos preços escorchantes do varejo, aproveitando- se criminosamente da estiagem.
O governo eleito segura o preço da gasolina, que eles diziam ser a mais cara do mundo, para evitar a inflação? Pau nele, em “defesa” da Petrobras que eles odeiam de morte.
E o governo que você elegeu, “tolinho”, confiando no “controle remoto” e no “espírito republicano”, mudo…
10 respostas
É o país que segundo os tucanos não presta e que Lula e Dilma acabaram de acordo com os chorosos cabos eleitorais do PSDB.
E PSB.
Tem mais: O governo aumenta os salários e benefícios para melhorar a renda dos trabalhadores, promovendo mais justiça social. Pau nele, o importante é mão de obra barata e a manutenção da Casa Grande e Senzala.
Dias desses aquele senhor pernambucano,ASPONE que recebia dos PSDB paulista DOZE paus mensalmente,dizendo no programa político daquele partido aliado do emplumados paulistas que “o Brasil não suporta mais a paralisia provocada pelo desgoverno do PT”.Com são nojentos esses politiqueiros mentirosos,caluniadores,salafrários e cínicos.
E o governo que você elegeu, “tolinho”, confiando no “controle remoto” e no “espírito republicano”, mudo…
Esta é a parte principal do post e parece que ninguém leu. Se leu não entendeu.
Não adianta malhar em ferro frio. Este governo só aprende pela dor.
Nem assim aprende!!
Esse segundo poder, dizia que o Governo Lula nao duraria um ano. Esta ai, ha 3 mandatos. Realmente sui generis!
Tá vendo, Maurício?… O Brito também acha que o governo se comunica mal. Só não a chama de vassala porque não quer se expôr ou porque não acha tanto.
E você achando que meu comentário no artigo anterior foi covarde.
Não vou brigar com você (caso realmente tenha sido sua a resposta a meu comentário), mas não tenho mais 20, 30, 40 anos para não me permitir analisar que este governo, com esta postura vassala vai sofrer muito. E nós, teremos que tomar muito calmante, anti-ácido e remédio para o coração até as eleições.
Ou você não percebe o ódio de grande parte da classe média coxinha contra teus argumentos pró-governo? Como explica toda essa raiva, ódio e preconceito contra um governo que melhorou a vida deles?! Simples, estão se alimentando pelo “matrix” do Pig e Dilma nada faz.
Agora caiu a confiança do Brasil lá fora.
Já não consegue ser visto como um bom
pagador de contas..
ESTES caras tem que ser eliminados, não
trazem nada de bom…como o PAPA disse
só desinformação.
E Seu Fernando. O segundo poder so sobrevive com a paciencia do povo. Estao caindo pela propria incompetencia. Ai deles se nao fosse o PT.