O Brasil que brota para ver Lula

marco

Fiquei em dúvida se ilustrava o post com a foto aí de cima ou com a que vai no corpo do texto, ambas do Ricardo Stuckert, que virou uma espécie de Debret desta “missão francesa” de um nordestino pelo Nordeste, à procura de si mesmo e de força para rebrotar, como uma planta busca água em suas raízes.

Escolhi porque nela há uma criança, que não merece ter, daqui a 50 anos, a expressão que a outra mulher tem no rosto crestado de sol e de carências.

marco1As duas são de Marcolândia, ponto mais alto da Chapada do Araripe, onde Lula esteve ontem e ontem se falou aqui que era gente e gente num deserto que só tem perto uma pequena comunidade de 8 mil habitantes.

Acertei no deserto e errei no “perto”.

Porque era longe, longe, “um lugar ermo, um descampado longe da cidade, sem uma árvore para abrigar as pessoas, debaixo das gigantescas pás das torres geradoras de energia eólica”, conta no Facebook o advogado, jornalista e poeta piauiense Odorico Carvalho, que ponho para contar a história:

“A Caravana chegou com 3 horas de atraso. Ao passar por Araripina, em Pernambuco, uma multidão interrompeu o comboio e Lula teve que descer, tirar fotos, receber beijos, abraços, como vem acontecendo ao longo dos 9 estados nordestinos.
Achava-se que não haveria público em Marcolândia em razão do local escolhido. Mas as pessoas foram surgindo do mato, das estradas, em motos, bicicletas, à pé e foram se acotovelando em frente ao palco protegendo a moleira com cartazes, com as mãos espalmadas, do jeito que fosse possível.
Ao chegar, Lula foi ovacionado aos gritos pelo povo, com o pipocar de fogos e a alegria de quem se vê, frente a frente, pela primeira vez, com o herói da classe trabalhadora, o homem que salvou milhares de vidas irremediavelmente condenadas à morte pela fome e pela pobreza. Se o local escolhido foi para evitar o povo, erraram: o povo compareceu em massa.
Maria Kazé, líder do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores, fez um discurso comovente, com o destemor de quem já viveu tudo, já enfrentou tudo e venceu. Lula ouviu calado. Depois fez brincadeiras com o nome do prefeito local, Zé Pitú, falou grosso contra os golpistas e jogou indiretas para a imprensa nacional que, segundo ele, acompanha a Caravana, mas não publica nada.”

Não, Odorico, não publica porque este povo não existe, não existe senão quando brota da terra seca.

Brotar como drama, n’O Quinze, da Rachel de Queiroz, ou nas Vidas Secas, do Graciliano, é florada de curta duração: vai logo às prateleiras, pegar pó, para só voltar a ser visto por poucos, daí a uma geração, que vão achar que é coisa passada, que não existe mais.

E existe, existe.

Mas brotar como festa, brotar como esperança, brotar como desejo é coisa mais forte, que não se apaga, que vira fé, lenda, “causo” de raiz plantada na memória das gerações.  De raiz tão funda que, mesmo quanto se corta, salga e maldiz, ainda assim rebrota.

Por toda a parte, como Odorico relata, sai da terra quando  a caravana segue.

“A Caravana seguiu para Picos PI, onde, neste sábado, haverá um grande evento no bairro Pantanal. E nós fomos atrás bem perto das viaturas da Polícia e outros veículos com seguranças da comitiva. Em Alegrete, uma multidão tomou a pista e Lula, de novo, desceu do ônibus para receber os amassos de sempre. Ao chegar a Campo Grande, de novo, lá estava a multidão à espera. Já beirando as 14 horas, usei uma pista lateral, consegui me desvencilhar da carreata e segui viagem, enquanto, pelo retrovisor, vislumbrei a multidão em volta de Lula em mais um gesto de amor quase inexplicável pelo velho líder trabalhista. “

A planta do deserto – que Brizola dizia ser, aquela que rebrota com qualquer chuvinha, desta que há seis anos falta ao  Nordeste – é o povo nordestino, resistente como uma mulher sofrida, luminoso como menina que brota linda como a flor do mandacaru, que o Gonzagão cantou, não por acaso, no “Xote das Meninas”:

“Mandacaru, quando fulora na seca/ É sinal que a chuva chega no sertão.

A chuva vai voltar, a despeito dos sabidos, que preferem crer só em isóbaras e anticiclones dos metereologistas da crônica política, que acham que de vem de Curitiba um El Niño fatal. São todos racionais e frios; talvez por falta de amor não saibam se apaixonar.

Pode ser inexplicável, mas para que explicar o que é um milagre do povo destes que mesmo quem é ateu têm de crer , como o Caetano,  porque  “não cessam de brotar, nem cansam de esperar”, porque “o coração que é soberano e que é senhor, não cabe na escravidão”.

Cabe, não.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

60 respostas

  1. caro Fernando Brito, você escreve e eu me emociono, admiro, deleito. Também gosto que você não nos deixa esquecer estas grandezas do Brasil, o Darcy Ribeiro e Leonel Brizola. Obrigada querido e que a luz do sol e da lua lumiem você.

    1. Nisso eu concordo: Fernando Brito escreve espetacularmente. Mas não podemos olvidar que o texto é uma obra de ficção.

    2. Eternas Ondas
      Fagner

      Quanto tempo temos antes de voltarem aquelas ondas
      Que vieram como gotas em silêncio tão furioso;

      Derrubando homens entre outros animais,
      Devastando a sede desses matagais (bis);

      Devorando árvores, pensamentos seguindo a linha
      Do que foi escrito pelo mesmo lábio tão furioso,

      E se teu amigo vento não te procurar,
      É porque multidões ele foi arrastar (bis);

      (Tão furioso.)

  2. Este povo humilde é a melhor coisa que o Brasil possui, é autentico ligado a família, sobrevive com extrema necessidade, povo trabalhador, honesto , grato a quem lhe ajuda, e Lula vem dessa cepa, por isso foi o melhor político e melhor presidente que tivemos, uma pessoa generosa que governa com o cérebro e o coração.

  3. Lindo FB ! Você uniu as fotas maravilhosas desse fotografo excepcional, tuas palavras e tantas outras da nossa literatura, da nossa historia. Emocionante tuas lindas palavras e teu respeito pelo Lula. Dificil segurar as lagrimas né ? Fico imaginando o que significa para essas pessoas ter Lula passando por suas cidades. Outro dia teve um agricultor que também chorava e nem acreditava. Dizem que o amor tem dessas coisas.

  4. Relatos emocionantes
    estes. Deste povo simples que brota a esperança que o país tem jeito.

  5. Bravo Fernando !!!

    Não sei por quais motivos a imprensa estrangeira não faz uma série de reportagens sobre o LULA ou mesmo os motivos pelos quais não se aproveitou essa Caravana da Liberdade para elaborar um documentário e ser exibido na Europa, pois exibir aqui no braZil só uns filmecos de puliças e os intermináveis enlatados made in usa. Lembrando sempre , dentro do sertão, onde brotam gente e cidades como Marcolândia, não há salas de exibição como na “cheirosa e limpinha” são paulo , tampoco há zumbis e bobalhões como mbls e afins.

    A imprensa nacional segue a caravana, essa mesma imprensa que , como abutres, bateram no PT e em seus governos durante os treze anos que esteve a frente da Nação Brasileira, não obstante tudo , tudo que foi construído, seja físico ou imaterial, coisa que o governo implantado a fórceps , por eles, conseguiu destruir em poucos meses.

    Segue como as hienas magras em busca de qualquer carniça que porventura venha a aparecer, em breve terão que se devorar umas as outras, pois a carniça que buscam , dificilmente no Nordeste Brasileiro irão encontrar, sobretudo no sertão, onde o nordestino guarda bem fundo , lá dentro da alma, séculos de exclusão, humilhação, descaso, sendo tratados como seres invisíveis pelos engravatados de brasília e da paulista avenue ou como animais que teimam em existir nas telas de TV. Alguns , mais inescrupulosos, tratam-nos como atração turística.

    Mas a carniça que a imprensa busca , infesta as ruas da “bélgica” brasileira – curitiba, poa, floripa, sampa, bh etc etc, mas somente nos bairros onde os puliça fazem a abordagem diferenciada, como bem definiu num arroubo de honestidade, o comandante da ROTA. Pois onde há o POVÃO, essa carniça não existe ou existe apenas de forma residual, fruto da desinformação talvez , mas jamais da viscosidade maldosa, pestilenta, ruinosa da turminha das cantanhedes da vida.

    A matilha segue de perto a presa, para abate-la terá que enfrentar o POVO, primeiro !!!

  6. NINGUÉM JUNTOU TANTO LADRÃO NUM GOVERNO COMO O TEMER

    O emérito e intimorato jornalista e escritor Fernando Morais, editor do Nocaute e um dos principais nomes da literatura brasileira, diz que Michel Temer conseguiu um prodígio: o de reunir a maior coleção de batedores de carteira num único governo; “se ele ficar até o fim, não restará um figo podre nas mãos do estado brasileiro”, afirma; atualmente, além do Nocaute, Morais se dedica a escrever uma biografia do ex-presidente Lula e diz que ele será lembrado pela História como um nome ainda maior do que Getúlio Vargas; em relação ao golpe, ele diz estar convencido da participação dos Estados Unidos na deposição da presidente Dilma Rousseff; assista a íntegra

    1 DE SETEMBRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/cultura/315097/Fernando-Morais-ningu%C3%A9m-juntou-tanto-ladr%C3%A3o-num-governo-como-o-Temer.htm

      1. … E falando em megabandidagem! II…

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        SAQUEADORES TRANSFORMARAM BRASIL EM COLÔNIA, DIZ MINO CARTA

        “Os predadores nunca se expuseram de forma tão prepotente em todos os meus 71 anos de Brasil”, diz o diretor de CartaCapital; “As ofensas à lei e à razão multiplicam-se ao sabor dos interesses imediatos das quadrilhas, para nos transformar em um Estado medieval e insignificante, colônica exportadora de commodities e de terra vendida, na superfície e no subsolo, a preço de liquidação”, constata

        2 DE SETEMBRO DE 2017

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/315236/Saqueadores-transformaram-Brasil-em-col%C3%B4nia-diz-Mino-Carta.htm

        1. Mino e Morais, o que dizer né Messias ? Grandes que amam e respeitam o Lula. Nada além disso, e já tá muito bom.

  7. Tá eleito!!!

    Hehehe

    A não ser que exista um Brasil que trabalhe, que não vive de bolsas governamentais.

    Além disso, ainda tem:

    A rejeição nas pesquisas;

    O TRF4;

    A LC 135/10…

    Tanta coisa…

    Quá quá quá!

    1. Pois é o Brasil que trabalha, e que se opõe a golpes e a golpistas, que elegerá Lula – para desespero e raiva dos coxinhas e dos partidários do Estado Mínimo que somente sobrevivem parasitando as tetas do Estado Social que tanto desprezam.

    2. O Brasil que trabalha foi aquele em que Lula e Dilma criaram mais de 22 milhões de postos de trabalho com carteira assinada?!

  8. Pela descrição, é um lugar cheio de dependentes de bolsa-família.

    Mas existe uma população que trabalha, paga imposto, que apoia a Lava Jato, que quer os malfeitos desvendados.

    1. Aécio, Moro, Serra, Temer..?
      Ou a coxinhada arrivista que tem vazias de alimentos as panelas que tanto bateram para viabilozar o golpe?

        1. Então tonho quer dizer que está assumindo que enfiou a panela no teu rabo?? Como é bom ver trouxinhas assumindo a merda que fizeram…

  9. Quem dos paneleiros , da elite , dos abastados , dos empresários que permitiria que umas de suas crianças fosse fotografada e beijada no colo do Bolsonaro ou Dória ? .

  10. Mas segue a realidade que as fotos em ângulo fechado não conseguem esconder. Em todos os “atos” comprovou-se que o público era muito menor do que o alardeado pelos petistas e formado majoritariamente por soldadinhos de camiseta vermelha, gente controlada por organizações petistas , como CUT, MST e outros. Não tenho dúvida de que esse pessoal gosta genuinamente do Lula, ele é o seu Apóstolo Waldemiro, o líder da seita deles. Mas foi para comprovar isso, que todos já sabiam, que o Molusco fez a caravana? Me parece que não, que ele imaginava arrastar multidões de pessoas normais, não militantes. Nesse sentido, a fiascovana é um fracasso.

    Outra coisa que a nossa imprensa repleta de petistas esconde são as manifestações de desprezo e hostilidade ao Grande Enganador, que podem ser encontradas facilmente na Internet, a grande inimiga da extrema-esquerda. Só para dar um exemplo, ele ia ontem para Picos, mas foi informado de quem não haviam arrebanhado militantes suficientes nas cidades da região e havia um grupo disposto a hostilizá-lo, outdoors nas ruas contra ele, etc. Sabendo disso, eles desviaram os ônibus de militantes para Marcolândia e fizeram ali o tal “ato”, embora sem a estrutura dos demais porque improvisado. Hoje ele está em Picos, já com mais gente, trazida de cidades ainda mais distantes. E os outdoors foram vandalizados pelos capangas da CUT.

      1. Filho, tudo que eu escrevi sobre a falta de público em comentários anteriores eu comprovei. O que eu disse acima também pode ser facilmente comprovado, só não vê quem quer se enganar com fotos dignas de campanhas publicitárias. Me limitando ao exemplo do caso atual, de Picos, veja abaixo o que um jornal da própria cidade publica.

        http://www.jornaldepicos.com.br/noticia_detalhe.php?id=9299

        1. Você algum dia na vida parou um segundo e se perguntou a serviço de quem ou do quê está a serviço a mídia da qual bebe suas informações ?

          Pois é……….esse jornal ( ? ) de picos pertence a uma das mais nefasta e truculentas oligarquias do sertão nordestino. Quando me refiro a truculenta, faço utilizando largas doses de eufemismo.

          Allez, ernesto……vai acabar as boquinhas que o psdb lhe garante aí em sampa !!! Você vai ter que botar o rabo na cadeira e começar a trabalhar , trabalhar mesmo, sem ser com a boca babada e cheia de pelos.

          1. Humm, você acha que os caras inventaram que o Lula mudou a programação na última hora? inventaram as fotos? a história dos outdoors? Bem, há coisas que são meio óbvias. Dificilmente um jornal vai inventar que alguém botou um outdoor e outro o destruiu numa cidade pequena, onde o seu próprio leitor verificaria com facilidade que ele estava mentindo. Mas, se fosse assim, se trataria de uma conspiração de vários veículos da região, alguns dos quais, como você pode verificar nos links abaixo, anunciam que Lula foi bem recebido em algum lugar ou coisa assim, não demonstrando nenhuma prevenção especial contra o Molusco. Para de paranoia e de se achar o único sujeito capaz de definir o que é informação válida ou não. Se entrarmos por essa linha, quem sabe se esses comícios não são todos truques digitais e ele está em São Bernardo vendo televisão? Menos, iskra, menos.

            https://www.cidadesemfoco.com/caravana-de-lula-chega-a-picos-e-outdoors-contra-petista-sao-destruidos/
            http://jornal.meionorte.com/politica/lulistas-e-petistas-pixam-outdoor-contra-o-ex-presidente-lula-307577
            https://www.portalenoticias.com.br/caravana-de-lula-chega-picos-e-outdoors-contra-petista-sao-destruidos/
            http://www.beatrizmarks.com.br/2017/08/lula-cancela-visita-cidade-do-piaui.html

      1. Mas o Lula por acaso anda pelas ruas de uma cidade normalmente? O cara vive de bolha em bolha, de um ato armado para outro, evitando toda a exposição a gente externa. Os que você citou também não andam muito por aí. Só quem anda em meio ao povo normal e é infinitamente mais aplaudido que hostilizado são o Doria e o Bolsonaro.

        1. Mais uma mentira, manda o dória lá no Jardim ângela, Parí, Capão Redondo, sem segurança, sem porra nenhuma e vamos ver se aquele fdp volta pra casa.

          Seja menos tosco em suas postagens cara, nem o moro sai vivo se andar sozinho na rua, mesmo com a globo incensando o rabo dele todo santo dia.

          O que vai decidir a parada são os votos, desde que seus heróis não decidam extingui-los através de alguma manobra.

          1. Rapaz, pq não desafia Bolsonaro? Dória não é do povo, Bolsonaro sim.

          2. Você esqueceu que o Dória fez campanha nessas regiões e foi o mais votado nelas?
            Nem precisa conferir, você sabe que ele foi o mais votado em todas as regiões.

            E não precisa andar em locais violentos, onde qualquer um pode mesmo sofrer alguma coisa.
            Anda no centro da cidade, conversa com os transeuntes com os comerciantes.
            É a essa coragem que eu me refiro. O Dória faz e o Bolsonaro faz muito mais.
            O Lula se borra de medo de fazer. Não queira tapar o sol com a peneira.

          3. ô ernesto, dória fez campanha nessas regiões, mas foi pela tv cara, ele não andava por lá e quando raramente o fazia , sempre era cercado pela tropa de choque , aqueles gorilas que o acompanham sempre.

            Mas tudo bem, campanha é campanha, nunca vi um candidato de oposição ser destratado na campanha, sobretudo em são paulo, mas vamos agora agora , refiro-me ao hoje, manda o dória pra lá !!! Isso é sofisma, argumentação de lesma.

            Qualquer um que se atrever vai levar bordoada do POVO sofrido e dos “cheirosos” também, embora os ditos “cheirosos” só tenham coragem em bandos, por isso que a CARAVANA DA LIBERDADE é simbólica, junta POVO, junta GENTE pra ver o LULA.

            E sem esse papinho de borsa famía, mano, nem no sertão se vive com R$ 130,00 mês, sem esse papinho mixuruca de bolivarianismo, ser de direita não é crime, nem a mediocridade ou a idiotia é crime, mas agir contra a soberania nacional é crime sim e é isso que seus heróis fazem dia e noite.

            Gostei dos links, todos de famílias que controlam , como os frias e mesquitas, as informações nessas regiões, todas manipuladas em favor dos poderosos……….então….

        1. Faz assim babaca, sai dai de sua cadeira e vai lá tirar as fotos !!!

          Sabe até entendo o ernesto, é um daqueles merdas que conheço aos montes , mamando nas tetas do governo tucano, ele e a famía pendurados nas bolsas “empregos” do gov. de são paulo. Mas você não passa de um ilusionista, chama a atenção para as mãos para que ninguém veja a naba que vai sendo enterrada no seu rabo.

          Lembro de quando disse que se afastaria para cuidar da candidaturas ( sic ) como advogado, some e aparece depois como “dono” de venda de cafezinho tsc tsc.

          SWempre considerei voc~e tosco demais para advogado e espero muito em breve encontrar você com um daqueles carrinhos coloridos e cheios de espelhinhos vendendo cafezinho no Comércio ( Av da França e adjacências ), dando de graça pros pms para tentar se safar do que vai escondido no fundo do carrinho.

          Você não passa de um frustrado cara, confessa que votou no traficante de minas pra presidente , não vai precisar mais nada pra comprovar sua idiotia, além claro, de declarar voto em bostonazi.

          1. Querido, sou de Itaberaba. Moramos perto, já que você é de Feira de Santana. Trabalho de fato com advocacia eleitoral é tenho uma cafeteria também. Não há nenhum impedimento nisso.

        2. Agora já vi que você é pirado mesmo, passei em FS algumas vezes, quase sempre por cima de Barreiras para Salvador, obviamente não haveria problema algum em nascer por lá ou em qualquer cidade da Bahia, mas prefiro a capital.

          Felizmente não moramos perto, não por você, pois tenho que aturar alguns milhões de desparafusados todos os dias e não morro por isso, são zumbis na maioria e alguns espertos o suficiente para enrolá-los enquanto faturam o seu , na maioria das vezs sem trabalhar ou produzir um parafuso sequer , como seus ídolos, J. Dória e Bostonazi.

          Sinto pena de você, passei em Itaberaba duas vezes e isso só foi melhorar um pouco graças ao LULA, hoje deve estar voltando a ser a cidade fantasma a que esta fadada, pouco mais que Boa Vista do Tupim, talvez.

          Mas não te desejo mal, só acho que o carrinho de cafezinho nas ruas de Salvador pode ser mais rentável, embora imagino que aquém de sua capacidade mental e sobretudo, energia para o trabalho realmente produtivo.

  11. É preciso afirmar a alma nordestina do LULA.Ela não morreu e nem se desinstalou do seu ser.Ele, como todo nordestino, é um forte. Aqui, não há medo, nem bravata e brota o silencio, como mágoa secular da exclusão, da injustiça, da fome e da miséria.Só tem a DEUS para pedir…Os donos de bens são seus fiéis e permanentes exploradores.A passagem do LULA pelo nordeste é ou parece ser, como um fio de esperança e renovação ou como despedida de um mortal que nasceu das entranhas dessa terra e que os homens maus, invejosos e covardes das cidades grandes tentam destruir.Mas ele LULA sempre ficará na lembranças dos mais velhos e se fixará na consciência dos mais jovens como seu maior líder politico e grande estadista que a pátria brasileira já produziu nos últimos 60 (sessenta) anos de estado republicano e democrático.Ao ver o povão nordestino ou ler a matéria no Tijolaço, não tem como não, se emocionar.O difícil mesmo seria ver esse sentimento num coxinha ou trouxinha face a ausência de espirito nativista e de consciência politica,social e humanitária…

    1. Mas quando ele estava em jatinhos luxuosos bebendo vinhos franceses, onde estava essa “alma nordestina”? Nos hotéis de luxo, onde estava esse “homem do povo” renascido nessa “Coluna Prestes”? Só os rolos acreditam nesse Lula do povo…

      1. Ilusionista, LuLA nunca gostou de vinho, só nas postagens de celerados idiotas e pobres como você. Se teu ídolo é o dória, trabalha, mas trabalha muito, que com esse braZil que defende , talvez um dia consiga ser o engraxate preferido dele.

          1. Todo idiota acha que pode agradar alguém dando uma garrafa de vinho de presente, não esqueçamos que D. Marisa era filha de italianos, aquele povo que veio juntando os cacos para fugir da miséria , eles apreciam muito o vinho.

            Muitas vezes para agradarmos ao rei buscamos alegrar a rainha.

            Não gosto de vinhos e nem por isso deixo de ter algumas garrafas, tem gente que gosta, uns por paladar outros por pura empáfia mesmo, há coisas e coisas que temos que aturar, sobretudo parentes de namoradas, esposas e afins, para agradar toda a tropa de frequentadores.

            O que vocês não percebem é o quão patéticos são, LULA era PRESIDENTE DA REPÚBLICA e voltará a ser, queiram os imbecis ou não !! Dentre estes, você, demais patetas do blog e até o oficialzinho de MERDA que foi EXPULSO do EB !!!

  12. Fernando, acabei de completar 46 anos e moro aqui no Ceará. Meus olhos ficaram marejados com o texto, pois quanto mais se embrenha nos sertões, mais você é bem acolhido. Minha gente humildade, como disse o poeta, esse povo o mais beneficiado pelo governo Lula. Senti e vivi a pobreza do sertanejo desde que me entendo por gente, e vejo agora com esse golpe o povo que sentiu uma melhora, voltar a passar fome.

  13. Fico pasmo ao ver um baiano confessar simpatizante do Bolsanaro! Lógico que constitucionalmente é um direito seu, mas, politicamente, talvez a sua auto reflexão o leve a repensar nesse sentimentalismo orientado e guiado pelo ódio,inveja e integrismo politico que até parece conduzir a imaginar pela ressurreição do velho e truculento “malvadeza” hoje personificado em seu neto. Baiano que se olha enxergar o Bolsonaro como opção partidária, vai de encontro aquela máxima que diz “que baiano burro nasce morto”. Já pensou um ex-militar expulso do exercito por ameaçar a integridade patrimonial da sua instituição, na presidência da republica desse país? O ditador da Korea do Norte vai brandar ao mundo, já não sou o único…

    1. Magno , acho que a desgraça brasileira termina com o temer, depois dele não haverá outro pior. Acho que esse cara deve ter fetiche pelo bostonazi fardado.
      Tenho certeza que votaria no alexandre frota , caso fosse eleitor do Rio !!! A situação é patológica, senão vejamos, morador e oriundo de uma das mais rudes cidades do sertão da Bahia, anti-povo, anti-PT, anti- LULA, esperar o quê ?
      Conheci um cara que era de Itapajé, sertão do Ceará, reacionário ao extremo, totalmente contrário ao PT, LULA, Ciro, Tasso e tudo que significasse progresso, seu pai havia sido prefeito algumas vezes, viviam de junatr os cacos e da renda de uma velha pedreira, mas se vangloriavam de ter em seus domínios algumas dezenas de almas como “colonos” .
      É a mentalidade desse povo , escravocratas, podem comer sola de sapato, mas tendo quem lhes sirva, tá tudo certo !!!!
      Falam em capitalismo , sequer conhecem capitalismo, nada conhecem do mundo, são como toupeiras, cegas e imundas !!
      Nordestino de qualquer classe social que vota contra o PT ou LULA só pode ser ladrão do erário ou celerado. Quanto a baiano nascer burro, basta dar uma olhada na eleição municipal de Salvador.

  14. Eu desafio qq políticos deste país .a fazer uma caravana como nosso Amado e respeitado Lula.garanto que nenhum deles tera o carinho o amor a esperança no olhar de cada um que compareceu.E no rosto a expressão do sofrimento das consequências dos absurdos que acontece no nosso país.essa vergonha da Câmara dos deputados e outros órgãos. Que descaradamente colocam preços nos seus votos pra manter esse velho caquetitico. Golpista e impopular .Que de escondeu atrás de uma grande mulher pra apunhalado pelas costas. A Câmara dos deputados tinha que ser dizimadas a começar pelo presidente da Câmara.tanto ali como em iutros órgãos estao todos cpm rabo preso.e fazem essas negociatas na nossa cara.e ninguém faz nada.cade as panelas que usaram pra ajudar tirar nossa presidênte.cara queria estat ao lado da Dilma so pra perguntar. Como Ela se sente vendo o povo tomar…..E vendo os podres desse bando vir atona.

  15. Esta caravana que o Lula está empreendendo pelo país, tem que ser devidamente documentada e filmada. Esta efeméride tem que virar livro, documentário e peça de cinema. Isto é história meus caros ! O presidente Lula é indiscutivelmente a maior figura desse país. É um grande Estadista, uma grande figura que perpassa nossas fronteiras. Premiadíssimo no mundo todo. Igual, não há!

  16. A lógica dos coxinhas é essa: em cidades com 8 mil habitantes, Lula deveria ter um público de 100 mil pessoas. Se a cidade tiver 100 mil habitantes, devem comparecer em seu comício 1 milhão de pessoas.
    Gente, esses caras são burros mesmo ou apenas canalhas? Nunca vou entender a lógica dos coxinhas. Bom, como se pode entender o que não existe?

    1. E essa coxianhada tem alguma lógica? Eles são sonsos mesmos. E esses Ernestos e companhia não passam de trolls profissionais. Não percam o seu tempo respondendo esses Bozos.

  17. Parabéns, FB. Essas duas fotos, essas multidões surgindo pelo caminho de Lula, em cada canto que ele passa, dá pra gente sentir que a esperança está voltando, que, apesar de tanta desgraceira que os golpistas têm feito, o Brasil ainda tem geito. Vamos nos unir e confiar, que essa é a nossa única saída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.