Os cara de fuinha

himmler

O nazismo se fez, claro, com lideranças cheias de arroubos, como Adolph Hitler e Hermann Goering. Mas teve outras figuras, como a do “católico” Heinrich Himmler a sustentá-lo.

Não faço, é claro, a comparação literal, nem muito menos com Roland Freisler, o famigerado presidente do “Tribunal do Povo” da Alemanha nazista, mas é inegável que, como ele, há juízes que assumem, como narra num artigo sobre este monstro  o meu honrado amigo Nilo Batista,  que “o direito tem que ter “como fundamento a ordem ética”, tem que “estar enraizado na moral popular”.

Freisler transcreve duas passagens das “Diretrizes Nazistas para um novo direito penal alemão” bem significativas: este novo direito “deve ser direito popular, originado da vontade do povo e extraído de sua alma”; “para o pensamento alemão há coincidência entre valoração ética, sentimento do dever e sentimento jurídico”.  

A este preâmbulo, necessário, aduzo outro, igualmente indispensável: entre os políticos, para minha geração, nenhum outro atinge os limites de provocar embrulhos estomacais como Paulo Salim Maluf, sinônimo de ladrão desde que me entendo por gente.

Até o ladrão das caixas d’água levava seu nome.

Ainda assim, estou repugnado pela atitude açodada do Ministro Luiz Edson Fachin, de ignorar um recurso que, aparentemente, é legítimo e, às pressas e às vésperas do Natal mandar enjaular um velho decrépito, de 86 anos.

Ainda que ateu, só posso fazer a ideia de deus, que Fachin diz adorar, como a de alguém bom e piedoso, não a de um justiceiro padrão “exército islâmico”, que degola um indefeso, que deita sua cabeça ao chão e dispara a pistola.

Porque, afinal, não é no papel de deus, com sentenças irrecorríveis, que um magistrado – ainda mais os altos magistrados – se coloca?

Não se pense, porém, que Fachin esperou o período semimorto das festas para fazer o que fez.

É uma preparação, um ensaio.

Amanhã, usará a decisão sobre Maluf para justificar outras, em relação a quem já não é inofensivo como ele e sempre poderá proclamar a sua “imparcialidade” porque, afinal , fez o mesmo com um personagem da direita – verdade que inservível e já trôpego.

Os otários, os “crentes”, comemoram: o Maluf está preso, finalmente. Nem está, nem ficará e, se ficar, é porque já não lhes vale de nada.

Nilo Batista, no seu artigo, explica:

As inúmeras afinidades (…) observadas entre a política criminal nazista e diversas propostas político-criminais contemporâneas deviam inquietar-nos. Há umas similitudes preocupantes. A pena constitui um a priori indescartável, e sua fundamentação compraz-se na petição de princípio: temos que punir porque, caso contrário, não puniríamos.

A pena é um fim em si mesmo. Não é educativa, nem exemplar, é apenas vingativa e midiática. Nos jornais de hoje, as notícias são “prende”, “denuncia”, “investiga”, “solta”, “tornozeleira”, “indicia”.

Os cara de fuinha – perdoem a velharia da expressão – que se metamorfosearam de borboletas da liberdade em roedores de direitos, projetam seu poder mesquinho no policialismo.

São a personificação do velho adágio português: “queres conhecer o vilão, põe-lhe na mão o bastão”.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

27 respostas

  1. Lula o prendeu 3 meses, junto com o filho atraves da PF em 2004. Fez o trabalho de policia. Passou o prazo legal, foram soltos. E a justica? 13 anos e nada.. Agora esta palhacada. STF faz parte do golpe ate o talo!

  2. É muito engraçado a vontade de alguns energúmenos querer culpar a Dilma por tudo.
    À época, todos estrebucharam com a indicação do Fachin. Diziam que tinha sido advogado do PT e blá blá blá. . .
    Ninguém têm culpa se esses filhos da puta não têm personalidade.
    PQP !

  3. Esses palhaços não falam que o beiçola foi indicação do FHC por que? O Brasil está nesta crise porque babacas votaram no Aécio.

    1. Foi indicação do FHC e continua fiel aos tucanos, já as indicações do PT apunhalaram os petistas pelas costas. E tem mais, como disse o próprio Lula, o GM tem coragem, coisa que s indicados da Dilma não tem.

      1. Arnestinha/ Kawarinha/ Capiau Venha Chupar Meu Pau/ Qualquer PORRA

        Vocês não me enganam vagabundas.
        Conheço seus estilos de MERDA.
        Cês tão fodidas bonequinhas Barbies.
        Não peçam arrego neguinhas.
        Se segurem pederastas !
        Não tenho medo de ameaças
        Kkkkk
        Kkkk
        Kkk
        Kk
        K

      2. Cezar, isso só mostra que são todos da casa grande e impermeáveis à senzala. Todos bandidos com os rabos presos e corporatistas. Bunda suja protege bunda suja.

  4. Apenas uma pequena discordância , para muitos uma grande . Maluf ser preso no natal nada contra , centenas de brasileiros por motivos mais fúteis possíveis serão presos neste período . Agora observando pelo lado da lei se cabe interpelação por motivo de idade , saúde , etc . Pode se adiar a decisão , para a partir do dia 26 de dezembro , e não vamos alegar que ele precisa passar as festas de final de ano com a família . Deveria ser bem enjaulado na companhia deu filho e nora ia ser o máximo.

  5. Nasci em 1971 e nessa época Paulo Maluf já roubava em São Paulo. Maluf é o exemplo máximo de corrupto. Aos 37 anos, portanto há 49 anos, em 1968, ele já desviava e desfalcava os cofres da caixa econômica de SP. Em 1970, Maluf desviou dinheiro público para presentear cada um dos jogadores da Seleção brasileira de Futebol, tricampeões no México, com um automóvel.

    Roubando, cometendo negociatas e corrupções, desviando dinheiro público para fins particulares, Paulo Maluf conseguiu três façanhas incríveis: quebrou a caixa econômica paulista, a prefeitura paulistana e o governo de SP. Mais do que engenheiro, político, administrador ou parlamentar, o que caracteriza a vida pública de paulo Maluf é a prática da corrupção e do desvio de dinheiro público para fins particulares.

    Apesar dessa extensa ficha corrida, com meio século e tungagem dos cofres públicos, Maluf é um cidadão com direitos assegurados em Lei, agora desrespeitados de forma descarada por aqueles que deveriam aplicar a Lei. Não é preciso ser formado em Direito para saber que enquanto não são apreciados e julgados os embargos infringentes, qualquer cidadão, inclusive Maluf, tem direito a aguardar o desfecho do processo em liberdade. Hoje Maluf é idoso; basta restringir-lhe direitos como o de deixar o Brasil, confiscando-lhe o passaporte. Findo o julgamento dos embargos infringentes, aplique-se a penalidade prevista em Lei.

    O que o pusilânime e vingativo Fachin está a fazer com Maluf é o que tem sido feito com outros cidadãos menos famosos e até mesmo com empresários e líderes políticos que não se mostram alinhados com a trama golpista levada a termo pelas ORCRIMs midiáticas e judiciárias, ambas a serviço do alto comando internacional do golpe, que fica nos EUA. Joaquim Barbosa e aquele farsesco, midiático e criminoso processo e julgamento da AP-470, apelidado de “mensalão” inauguraram essa era nazifascista do sistema judiciário brasileiro; a ORCRIM Fraude a Jato, e os filhotes/demônios que pariu e disseminou por vários estados brasileiros, é/são filha/os daquela serpente maligna, que pôs centenas de ovos, os quais, desgraçadamente, estão a eclodir por todo o País.

  6. “…deve ser direito popular, originado da vontade do povo e extraído de sua alma”.

    Ah, esses socialistas, sempre invocando o “povo” para justificar seus crimes. Mas embora o artigo seja sobre o PT alemão, parece que o objetivo é proteger previamente o fürher do PT brasileiro (aquele que veio do povo, que encarna a alma do povo, etc, etc). Afinal, se começarem a prender os grandes corruptos, ele deveria até furar a fila e ir antes do Maluf.

      1. Arnestinha/ Kawarinha/ Capiau Venha Chupar Meu Pau/ Qualquer PORRA

        Vocês não me enganam vagabundas.
        Conheço seus estilos de MERDA.
        Cês tão fodidas bonequinhas Barbies.
        Não peçam arrego neguinhas.
        Se segurem pederastas !
        Não tenho medo de ameaças
        Kkkkk
        Kkkk
        Kkk

    1. Arnestinha/ Kawarinha/ Capiau Venha Chupar Meu Pau/ Qualquer PORRA

      Vocês não me enganam vagabundas.
      Conheço seus estilos de MERDA.
      Cês tão fodidas bonequinhas Barbies.
      Não peçam arrego neguinhas.
      Se segurem pederastas !
      Não tenho medo de ameaças
      Kkkkk
      Kkkk
      Kkk
      Kk

    2. “Justiça popular” no Brasil significa o linchamento sumário a que figuras públicas são submetidas, onde a mídia faz a caveira e o judiciário sabujamente lhes obedece o pré-julgamento e põe na jaula de qualquer jeito.

      Tá difícil a interpretação de texto entre esse povinho.

    3. Fuhrer do PT… Os trolls se superam cada dia mais…

      Mesmo eu que não gosto nada do Lula não caio nessa ai não. Em oito anos de Presidência,Lula foi tudo,menos tirano e comunista.

    4. Erneeesstoooo, se você realmente pensa mesmo tudo que escreve te aconselho muito sinceramente uma boa dose (tipo, no mínimo um ano) de estudo sério. Esqueça facebook, esqueça notícias de whats, vai estudar cara, assim tu não vai passar vergonha com comentários burros de dar pena.

  7. “Maluf está preso, finalmente. Nem está, nem ficará e, se ficar, é porque já não lhes vale de nada.” Fiquei pensando nesta frase para outros políticos. Cabral não lhes vale de nada, mas a mulher dele… Que coisa hein!? A frase resume esta “ética” ao avesso, do avesso, do avesso. E meu deu uma tristeza profunda com relação ao nosso futuro.

  8. Kkkkkkkkk KKK,ptnazista, passam os anos mas sempre vai ter seitas como aquela, o fuher cachaça tenta mas os tempos mudaram

    1. Você é patético e ridículo.

      Os tempos mudam mas os trolls imbecis e idiotas permanecem exatamente os mesmos.

  9. Kawarinha/Lula/Qualquer Porra
    ADIANTANDO O EXPEDIENTE DA QUARTA:
    Não cite o nome da Dilma, filho de puta !
    Não trate o blogueiro como se fosse uma de suas coleguinhas vadias.
    Tenha prumo filho de uma lascada !
    Não adianta fazer gracinhas. Você tá fodida bonequinha Barbie.
    Não tente mudar seu discursinho de MERDA.
    Cadê as outras vadias ? Você chupa a Arnestinha ou o contrário?
    Só vou lhe responder com esse texto ou vou modificando à medida que você for escrevendo seus comentários de MERDA!
    Vagabunda !
    Chuparina !
    Otária !
    Kkkkk
    Kkkk
    Kkk
    Kk
    K

  10. Eu não conheço todos os meandros judiciários ,portanto,sou leigo no assunto. Gostaria que alguém com conhecimento profundo do assunto,principalmente esses que vivem vociferando que todos devem ser presos ,menos tucanos e assemelhados,esclarecesse o que vem a ser prescrição para quem atinge os setenta anos de idade.
    Alguns exemplos: Azeredo vai completar 70 ,vai prescrever
    Moreira (angorá) segundo a Dodge charge não pode ser responsabilizado pelas passagens aéreas pois tem mais de 70
    Mares Guia prescreveu mais de 70
    Pimenta da Veiga prescreveu mais de 70
    Lula condenado com 72
    Vice almirante Othon condenado e preso com mais de 80
    Dirceu mais de 70

    1. Como até agora ninguém esclareceu o que seria essa tal de prescrição ao completar 70 anos , eu acredito que isso depende de quem é o freguês e de quanto está disposto a pagar para ter o beneficio.

  11. O juiz PODE transformar em prisão domiciliar quando acima de 80 anos. PODE NÃO É DEVE. Que prendam Maluf, Aécio e Lula em seguida. E também quem recebeu dinheiro de fontes estranhas para fazer propaganda destes… principalmente bots e fake news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.