O Datafolha do vale-tudo

A prévia da pesquisa Datafolha a ser publicada amanhã pelo jornal paulista tem um resumo: tanto quanto a maioria dos juízes e promotores, a classe média bolsonarista acha que vale qualquer coisa para manter Lula preso e fora do jogo político.

Mesmo registrando uma ampla maioria de juízos sobre serem “inadequadas” (58%) as relações entre Sérgio Moro e os promotores da Força Tarefa da Lava Jato e de 59% acharem “graves” as suas decisões e pensarem que “devem ser revistas”, Moro ainda conservaria, segundo a pesquisa, um capital de credibilidade, com metade (52%) de avaliações de que sua atuação é ótima ou boa.

Ainda que menor do que há 3 meses, quando era de 59%, é um índice expressivo ainda, diante dos acontecimentos.

Em parte, isso se explica pelo baixo grau de informação da população – apesar de já ter se passado um mês, quase, desde a publicação das primeiras revelações do The Intercept – sobre o escândalo das mensagens que o mostravam direcionando processos.

Apenas 63% dos 2.086 entrevistados pelo Datafolha dizem estar informado sobre o caso que está sendo chamado de Vaza Jato, assim mesmo 23% deles “bem” , 32% “mais ou menos” e 8%, “mal informados”. Claro que reflexo da postura da Globo, até agora tratando do caso com o “suposto do possível do alegadamente atribuído às ilegalmente hackeadas conversas”.

Revela-se, nas pesquisas, o comportamento sintonizado com as pesquisas de opinião sobre Jair Bolsonaro, de quem Moro é, cada vez mais, um apêndice: o corte das opiniões pró-Moro segue o mesmo das “pró-Mito”: os homens, os mais ricos, os do Sul, os mais velhos são a maioria.

Ao contrário: mais pobres, mais jovens e o Nordeste os condenam, maciçamente, na faixa dos dois terços dos entrevistados. Pelo que e possível perceber, mesmo sem o detalhamento completo, o mesmo se dá em relação à ideia de que a prisão de que pudesse ser “justa” a prisão de Lula.

Como tenho sempre dito aqui, ao tratar de pesquisas, também desta vez é preciso dizer que o “núcleo duro” do fanatismo insano permanece relativamente intacto e é preciso, para alcançá-lo, remover a camada que a ele aderiu em razão da campanha de ódio midiático.

Este núcleo não está protegido apenas por sua própria loucura fundamentalista, ele se nutre, também, pela incompreensão do Brasil como nação, como coletividade.

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • Supor,que a NANICA BURGUESIA(pequena)para os simpatizantes,deixara de apoiar CRÁPULAS DO TIPO "MORO",é puro idealismo.Daí...

  • A pesquisa foi feita antes da publicação da veja, segundo Glenn Greenwald.

  • Apesar de todos os números não significarem o reconhecimento da podridão jurídica-midiática em que vivemos ten se um grande alento . As farsas jurídicas-políticas-midiáticas historicamente demoram em média 10,15,20 anos , está se desmontando com menos de 5 anos e apenas estamos no começo , muita gente citada e a ser citada abrirá o bico , perderão o medo . Proporcionalmente a história no tempo está a favor da verdade . E a verdade nos libertará .

  • PAÍS BÁRBARO OU DATAFRAUDE?

    1- O eterno presidente LULA deixou o cargo com 87% de aprovação bom e ótimo;
    2- o presidente LULA venceria a última eleição presidencial em primeiro turno;
    3- preso político, LULA seria eleito TRIpresidente de dentro da cadeia;
    4- preso politico e "justiça" desMOROlizada, o eterno presidente LULA somente não elegeu "o poste" Fernando Haddad porque a eleição de 2018 foi uma miscelânea de fakenews;
    (...)
    E, segundo a pesquisa Datafolha, 54% dos entrevistados consideram justa a prisão do eterno presidente.
    (e depois do que a Vaza Jato já revelou!)
    Portanto, uma pergunta básica se impõe:
    PAÍS BÁRBARO OU DATAFRAUDE?

    • Globosta está esganiçada. Cambaleando para não perder a pose. Questão de tempo q está chegando quase à jato, para não perder o jeito da era digital.

  • "Pesquisa" MENTIROSA, VERGONHOSA!! A Folha "bate e assopra". Não muda mesmo. Totalmente comprometida com o "mercado" e o mercador palhaço...

  • Isto não vai mudar! Apenas quando entrarem no buraco novamente vão se dar conta de burrice fenomenal que tiveram. Precisou FHC quebrar o país, a energia acabar e seu preço sair do orçamento, o desemprego atingir níveis recordes e a massa de esfomeados e saqueadores de supermercados explodir e virar assunto de notícia nacional para o país votar em um governo PT. Teremos de começar do zero. Mas sem anistia geral e irrestrita novamente. Por que senão volta tudo de novo!

  • O vírus que inocularam no país levará décadas para ser eliminado. Como todos os movimentos fascistas já relatados na história passará, porém, deixando sequelas dolorosas para o país. Mesmo que SM aparecesse em áudios dizendo explicitamente que condenou Lula por ódio político, haveria Mervais da vida tentando relativizar, explicar o inexplicável. As cartas já estão na mesa, a quadrilha de Curitiba foi desbaratinada. É obvia a indulgência intelectual de SM, que já tem sua reputação no âmbito jurídico pulverizarada.

    SM é uma figura patética, de quinta categoria, sem luz própria que a partir de agora entrará de cabeça no bolsonarismo raiz, apoiar-se-á em factóides, populismo chucro e fake news de pavões misteriosos e afins, típico de canalhas charlatães como ele.

    • Não irá longe, marreco depenado logo vai pra panela. Sopa de MARRECO chegando. Aha Uhu o Lula é NOSSO!

  • Mas não desisto, os canalhas serão desmascarados um a um. O desemprego, e a falência dos empresarios farão o resto.

    • Creio nisso tbm. A lei do retorno é implacável e a firmeza de Lula e a astúcia do Glenn fazem estragos certeiros, sem deixar "rugas" ????Aha Uhu!

  • Pela pesquisa, os pobres e nordestinos são mais humanos, democráticos, racionais e não são tão massa de manobra dos golpistas como pensavam.

    • Nordestinos são porretas. Salvaram o Brasil da vergonha total. Brasil real é outra coisa. NOJO DO SUL. Sou sulista mas hoje ñ reconheço mais essa escória fascista q tomou conta do pedaço. Mandei muitos pro inferno. Até foram mas querem nos levar juntos. NÃO PASSARÃO!

Related Post