O Datafolha do vale-tudo

A prévia da pesquisa Datafolha a ser publicada amanhã pelo jornal paulista tem um resumo: tanto quanto a maioria dos juízes e promotores, a classe média bolsonarista acha que vale qualquer coisa para manter Lula preso e fora do jogo político.

Mesmo registrando uma ampla maioria de juízos sobre serem “inadequadas” (58%) as relações entre Sérgio Moro e os promotores da Força Tarefa da Lava Jato e de 59% acharem “graves” as suas decisões e pensarem que “devem ser revistas”, Moro ainda conservaria, segundo a pesquisa, um capital de credibilidade, com metade (52%) de avaliações de que sua atuação é ótima ou boa.

Ainda que menor do que há 3 meses, quando era de 59%, é um índice expressivo ainda, diante dos acontecimentos.

Em parte, isso se explica pelo baixo grau de informação da população – apesar de já ter se passado um mês, quase, desde a publicação das primeiras revelações do The Intercept – sobre o escândalo das mensagens que o mostravam direcionando processos.

Apenas 63% dos 2.086 entrevistados pelo Datafolha dizem estar informado sobre o caso que está sendo chamado de Vaza Jato, assim mesmo 23% deles “bem” , 32% “mais ou menos” e 8%, “mal informados”. Claro que reflexo da postura da Globo, até agora tratando do caso com o “suposto do possível do alegadamente atribuído às ilegalmente hackeadas conversas”.

Revela-se, nas pesquisas, o comportamento sintonizado com as pesquisas de opinião sobre Jair Bolsonaro, de quem Moro é, cada vez mais, um apêndice: o corte das opiniões pró-Moro segue o mesmo das “pró-Mito”: os homens, os mais ricos, os do Sul, os mais velhos são a maioria.

Ao contrário: mais pobres, mais jovens e o Nordeste os condenam, maciçamente, na faixa dos dois terços dos entrevistados. Pelo que e possível perceber, mesmo sem o detalhamento completo, o mesmo se dá em relação à ideia de que a prisão de que pudesse ser “justa” a prisão de Lula.

Como tenho sempre dito aqui, ao tratar de pesquisas, também desta vez é preciso dizer que o “núcleo duro” do fanatismo insano permanece relativamente intacto e é preciso, para alcançá-lo, remover a camada que a ele aderiu em razão da campanha de ódio midiático.

Este núcleo não está protegido apenas por sua própria loucura fundamentalista, ele se nutre, também, pela incompreensão do Brasil como nação, como coletividade.

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

33 respostas

  1. Supor,que a NANICA BURGUESIA(pequena)para os simpatizantes,deixara de apoiar CRÁPULAS DO TIPO “MORO”,é puro idealismo.Daí…

  2. Apesar de todos os números não significarem o reconhecimento da podridão jurídica-midiática em que vivemos ten se um grande alento . As farsas jurídicas-políticas-midiáticas historicamente demoram em média 10,15,20 anos , está se desmontando com menos de 5 anos e apenas estamos no começo , muita gente citada e a ser citada abrirá o bico , perderão o medo . Proporcionalmente a história no tempo está a favor da verdade . E a verdade nos libertará .

  3. PAÍS BÁRBARO OU DATAFRAUDE?

    1- O eterno presidente LULA deixou o cargo com 87% de aprovação bom e ótimo;
    2- o presidente LULA venceria a última eleição presidencial em primeiro turno;
    3- preso político, LULA seria eleito TRIpresidente de dentro da cadeia;
    4- preso politico e “justiça” desMOROlizada, o eterno presidente LULA somente não elegeu “o poste” Fernando Haddad porque a eleição de 2018 foi uma miscelânea de fakenews;
    (…)
    E, segundo a pesquisa Datafolha, 54% dos entrevistados consideram justa a prisão do eterno presidente.
    (e depois do que a Vaza Jato já revelou!)
    Portanto, uma pergunta básica se impõe:
    PAÍS BÁRBARO OU DATAFRAUDE?

    1. Globosta está esganiçada. Cambaleando para não perder a pose. Questão de tempo q está chegando quase à jato, para não perder o jeito da era digital.

  4. “Pesquisa” MENTIROSA, VERGONHOSA!! A Folha “bate e assopra”. Não muda mesmo. Totalmente comprometida com o “mercado” e o mercador palhaço…

  5. Isto não vai mudar! Apenas quando entrarem no buraco novamente vão se dar conta de burrice fenomenal que tiveram. Precisou FHC quebrar o país, a energia acabar e seu preço sair do orçamento, o desemprego atingir níveis recordes e a massa de esfomeados e saqueadores de supermercados explodir e virar assunto de notícia nacional para o país votar em um governo PT. Teremos de começar do zero. Mas sem anistia geral e irrestrita novamente. Por que senão volta tudo de novo!

  6. O vírus que inocularam no país levará décadas para ser eliminado. Como todos os movimentos fascistas já relatados na história passará, porém, deixando sequelas dolorosas para o país. Mesmo que SM aparecesse em áudios dizendo explicitamente que condenou Lula por ódio político, haveria Mervais da vida tentando relativizar, explicar o inexplicável. As cartas já estão na mesa, a quadrilha de Curitiba foi desbaratinada. É obvia a indulgência intelectual de SM, que já tem sua reputação no âmbito jurídico pulverizarada.

    SM é uma figura patética, de quinta categoria, sem luz própria que a partir de agora entrará de cabeça no bolsonarismo raiz, apoiar-se-á em factóides, populismo chucro e fake news de pavões misteriosos e afins, típico de canalhas charlatães como ele.

    1. Não irá longe, marreco depenado logo vai pra panela. Sopa de MARRECO chegando. Aha Uhu o Lula é NOSSO!

  7. Mas não desisto, os canalhas serão desmascarados um a um. O desemprego, e a falência dos empresarios farão o resto.

    1. Creio nisso tbm. A lei do retorno é implacável e a firmeza de Lula e a astúcia do Glenn fazem estragos certeiros, sem deixar “rugas” ????Aha Uhu!

  8. Pela pesquisa, os pobres e nordestinos são mais humanos, democráticos, racionais e não são tão massa de manobra dos golpistas como pensavam.

    1. Nordestinos são porretas. Salvaram o Brasil da vergonha total. Brasil real é outra coisa. NOJO DO SUL. Sou sulista mas hoje ñ reconheço mais essa escória fascista q tomou conta do pedaço. Mandei muitos pro inferno. Até foram mas querem nos levar juntos. NÃO PASSARÃO!

  9. O pessoal do dinheiro é quem se dá bem com a corrupção! Acha que eles vão se opor ao juiz bandido?

  10. Brito, ontem mesmo aqui no blog você postou a importante informação de que nossa imprensa não teve interesse em aprofundar no caso da mala de coca e eu fiz questão de lembrar dos outros casos em que passou em brancas nuves ( Mossack Fonseca, triplex de Paraty, helicoca, etc). Do mesmo modo que a grande mídia passa ao lado das notícias realmente importantes, a maioria da população usa as redes sociais somente para transmitir fake news, correntes e bobagens afins, não sendo raros, infelizmente casos em que pessoas são até mesmo linchadas devido acusações de pratica pr rituais satanicos, sequestros e coisas assim em pleno século XXI . Então chego a conclusão de que o Brasil não está muito distante de países subsarianos, interior da India ou Myanmar, aliás pesquisas já confirmaram que somos um dos países mais ignorantes do mundo. Por isso não é de se estranhar que grande parte da população confunda partidos de esquerda com comunista. Quando o progressismo subir novamente ao poder, uma das memidas mais urgentes é criar canais de informações com a população que rompa esta barreira que impede de nos tornarmos uma grande nação.

  11. Prefiro esperar pela pesquisa Vox Populi que, segundo Marcos Coimbra em entrevista ao Brasil 247, deve sair semana que vem. É muito mais confiável!

  12. Antagonista começou como porta voz da lava jato, na medida que a força tarefa foi perdendo credibilidade o site virou assessoria de imprensa. Agora com a desmoralização completa da lava jato, o antagonista foi convertido em agência de publicidade do Moro. Triste fim.

  13. PAÍS BÁRBARO OU DATAFRAUDE?

    1- O eterno presidente LULA deixou o cargo com 87% de aprovação bom e ótimo;
    2- o presidente LULA venceria a última eleição presidencial em primeiro turno;
    3- preso político, LULA seria eleito TRIpresidente de dentro da cadeia;
    4- preso politico e “justiça” desMOROlizada, o eterno presidente LULA somente não elegeu “o poste” Fernando Haddad porque a eleição de 2018 foi uma miscelânea de fakenews;
    (…)
    E, segundo a pesquisa Datafolha, 54% dos entrevistados consideram justa a prisão do eterno presidente.
    (e depois do que a Vaza Jato já revelou!)
    Portanto, uma pergunta básica se impõe:
    PAÍS BÁRBARO OU DATAFRAUDE?

    1. Messias amigo, não acredito na Data Falha. Os dados com certeza foram manipulados. São poucos os q estão defendendo o Moro. O processo de conscientização é lento mas está chegando em muitos ouvidos. Os bozominions fazem barulho pq são um exército com poder sobre as instituições mas não sobre o povo. Questão de tempo. Abraço.

  14. Absurdo, brasileiro perdeu totalmente a noção a razão vale tudo esqueceram que Lula é uma pessoa esqueceram que ele nunca incentivou a violência esqueceram que fez um bom governo e esqueceram que não encontraram nada ligado ao nome dele e da família com corrupção, só existe um ódio e raiva pra mim mostrando o que sentem por nordestinos, o trabalhador operário, e o pobre racismo puro.

    1. André é isso mesmo. Vc está coberto de razão sobre todo esse ódio. Lula é a cara e a força do povo, do Brasil real, por isso o ódio pq ele é GIGANTE e para enfrenta-lo os incapazes tiveram q prende-lo. Nós aprendemos a apertar os olhos e afinar os ouvidos para assim VER e OUVIR a verdadeira cara do Brasil. Ganhamos essa percepção q nos ajudará a estar sempre atentos em relação ao núcleo duro do ódio fascista q sempre existiu. E Lula desafia essa turma olho no olho. Vistes a última entrevista do Lula no Sul21? Lula é enfático e chama os canalhas para a disputa política nas ruas. Eita cabra FODÃO esse Lula. É esse exemplo q seguiremos. Abraços.

  15. Como dizia ACM ( Antônio Carlos Magalhães ) ministro das telecomunicações do Governo Sarney e três vezes Governador da Bahia – se a globo não mostrou, não aconteceu.
    Por ironia do destino, hoje a Bahia, considerada seu feudo político por décadas e maior eleitorado do nordeste, condena massivamente o CANALHA de curitiba ou Marreco de Maringá (como preferirem ). Execram também o bozo, chefete miliciano da nação de néscios.
    Felizmente ainda temos o NORDESTE.
    Infelizmente São Paulo, nossa pujante locomotiva do ATRASO, segue prestando um desserviço inenarrável ao POVO, tanto brasileiro, quanto nativo. Uma servidão voluntária que os transformou em zumbis, alimentando-se da própria miséria e corroendo seus próprios cérebros.
    Lamentável !!!!

  16. Só 63% dos entrevistados ouviram falar nas revelações da Intercept, heim? Apesar das parciais e duvidosas defecções da Folha, Band e Veja, o império da desinformação continua sendo a Globo. A flacidez dos aspectos positivos (contra o moro) evidencia que, se algum resultado é obtido na luta contra o golpe e este governo de malucos, corruptos, incompetentes e guiado por preconceitos e ódios, se deve a ações externas ao Brasil. Até parte da cocaína achada no avião presidencial se deveu a uma apreensão na Espanha. Será que vai ser preciso chamar o ministério público da Suíça para dar uma mãozinha?

  17. Por isso penso que o Marreco deve ser mantido sangrando ainda por um jom tempo antes se dar o golpe de misericórdia. Que haja mais tempo psra a repercussão necessária pois nem a Vênus Platinada poderá tapar o sol com uma peneira para sempre.
    E que, quando a última gota de sangue do Marreco jorrar, que a jugular da Globo esteja rasgada e escancarada pelo descrédito.
    Claro, sem desmerecer as demais, como a Record, que também merecem afundar juntas!

  18. Descobri o significado da palavra Conja: mulher que desvia dinheiro da Apae. Aliás, alguém poderia inquirir Mouro sobre o assunto na “câmera?”

  19. Acredite na “isenção” da tal folha quem quiser. Eu não confio nessa corja do PIG porque como na fábula, agem como escorpiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.