O dilema entre ser “bobo” da corte da direita e o de achar que é rei

Oito dias “fora do ar”, olhando de longe as notícias, escapei de comentar as presepadas da semana do – vá lá o exercício de boa-vontade – governo Jair Bolsonaro.

A nítida impressão que se tem é a de que dois núcleos se esforçam para manter o presidente “dentro da casinha” e fazê-lo (e aos filhos e siderados que acompanham a família) se convencerem que podem tudo, menos arranjar problemas para o processo de liquidação da soberania nacional e dos direitos sociais.

Refiro-me aos militares e ao “ultramercadismo” representado por Paulo Guedes, ambos diuturnamente empenhados em demonstrar que Jair Bolsonaro deve se contentar com seus delírios  policialescos e morais e deixar por conta deles o “governo de verdade”, o que mexe com dinheiro e com o papel do Estado na vida nacional.

Fingem que não ligam para Jesus na goiabeira ou “anauê Jaci”  ministeriais e papagaiadas como a liberação da posse de armas e focam no essencial: o aniquilamento da previdência pública e da remanescente presença estatal na áreas essenciais de economia, bem como no extermínio dos direitos trabalhistas, “herança maldita” do varguismo que, desde 1945, se opõem.

Nem mesmo ligam ao constrangimento de desmentir publicamente o chefe nas “maneiradas” que deu sobre a reforma previdenciária, sobre a qual o “mercado” já saliva de gosto pela privatização, via modelo de capitalização, dos recursos da aposentadoria. Que, claro, não tocarão nos privilégios – alguns legítimos, outros não – que a corporação castrense desfruta.

Sob este aspecto, já é possível notar a preocupação em fazer o Presidente “já ir se acostumando” à ideia de que é apenas um instrumento conveniente para seus projetos e que precisa ser comedido para não acentuar o descrédito público que seus exageros e trapalhadas já provocaram em parcelas da classe média.

É a estes núcleos que vão se juntar dois personagens importantes: Dias Tóffoli, no Supremo Tribunal Federal, e o general Villas-Boas, que não teve pudor em aceitar, no estado de debilidade física em que se encontra, um cargo de “aspone” no gabinete militar do Planalto. Ambos sinalizam que haverá, por enquanto, um monolitismo de Judiciário e Forças Armadas na defesa do desmonte do Estado brasileiro.

Circunstancialmente, tudo está a favor deles, embora esteja nítido que a direita brasileira não tem mais o rafinessment intelectual dos que ela cooptou antes, desde Carlos Lacerda a Fernando Henrique Cardoso. Toscos e brutais, mesmo no quadro de mediocridade que hoje nos assola, terão dificuldade em construir um discurso que os justifique.

Bolsonaro pode dar um ótimo bobo da Corte, mas há o risco de achar que é rei.

PS. Agradeço coletivamente às manifestações de apreço e de solidariedade que os leitores deixaram aqui e na página do Tijolaço no Facebook.  Mas estes oito últimos dias ainda não foram os últimos em que terei de me ausentar por motivos de saúde. Quantos serão, não sei e, mesmo de volta, tenho de “maneirar” no ritmo das postagens. 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

58 respostas

  1. “Cambiar el mundo, amigo Sancho, no es locura ni utopía. Sino justicia.” e aqui estamos de novo nós amigo Quixote que “de las miserias suele ser alivio una compañía”
    Esperamos todos que melhores e que em pouco voltes ao bom combate.

  2. Bom tê-lo de volta Fernando Brito, ainda que parcial, mas sempre brilhante. Abraços Márcia Vieira

  3. Fernando Brito, esteja certo de que TODOS estamos torcendo para que você esteja logo 100%. Seus artigos são IMPRESCINDÍVEIS neste momento dantesco por que passa nosso pobre Brasil.

  4. Circunstancialmente, tudo está a favor dele.
    Mas não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.
    Dias melhores virão para nós, do bem.

  5. Brito, seus posts lúcidos são importantes; mas sua saúde é mais importante ainda. Cuide-se bem. Melhoras.

  6. bem vindo, mas volta com calma. Sabemos que é difícil se conter diante do quadro que estamos, mas sua saúde é primordial. Como sempre, seu texto nos deixa mais firmes e confiantes que estamos lutando a boa luta, embora extremamente desigual. E que papelão dos militares!

  7. Que beleza ver você de volta. Mesmo que tenha que escrever menos, você é de muita importância para nós. Renovo os votos de recuperação rápida e de saúde. Grande abraço.

  8. Seja bem vindo companheiro Brito. Não sabe a falta que nos faz os seus comentários, mas a sua saúde é importante e com a sua saude física e idéias claras e precisa estaremos mais uma vez juntos para combatermos o fascismo que se apoderou na nossa sociedade, bem como todos esses entreguistas encravados nas nossas instituições, vendendo a nossa soberania e buscando uma guerra para satisfazer o capital financeiro internacional na sua voracidade sem fim.

  9. Boas vindas, Brito.
    Sua experiência e lucidez faz muita falta.
    Com a mediocridade campeando geral na terra brasilis, precisamos de muita luz pra não cairmos no abismo.

  10. Boa convalescença. Temos agora uma república de estranhas máximas. Os Meus acima de tudo, mas isso não seria problema, se o Bolso não ameaçasse o desmonte do país para a gula dos açambarcadores. No retiro hospitalar a verdade se revela. As trombetas da burguesia anti-nacional já se levantam para gritar o seu “fora, Jair”, através até da Veja, veja só! Mas ainda não se sabe bem o porque dos militares estarem dando tanta moleza para os que estão querendo destruir Petrobras e Embraer, nossos bancos públicos, passar nossas riquezas minerais para os gringos, etc. Não dá ´para acreditar que os militares sofreram lavagem cerebral a este ponto. E enfim, encontraram o sangue na camisa do Bolsonaro. Pegaram um outro vídeo, que ninguém ainda conhecia e que só circulava sabe-se lá onde, e mostraram uma minúscula mancha de sangue na dobra de sua camisa, que no entanto não está rasgada. Tem gente que está dizendo que agora é que aumentou mesmo a suspeita.

    1. Não faltaram celulares apontados para o coiso no momento do esfakeamento. Ninguém capturou nada.

    2. Quanto à foto, imitou muito mal o presidente Reagan, que tinha como grande desejo tirar uma foto oficial imitando um alce, para homenagear Theodore Roosevelt, que adotou um alce como símbolo de suas campanhas. https://www.bing.com/th?id=OIP.-LWsGvdmFeEErSkq_HU3FgAAAA&pid=Api&w=308&h=285&rs=1&p=0 O Serra, depois de muito treino, também fez a mesma imitação. http://4.bp.blogspot.com/-3Yp85nGagWE/UKDeDkjzZzI/AAAAAAAAFkk/Oet9A46–gU/s400/Jos%C3%A9+Serra+presidente+2.jpg

    3. Alecs, meu saudoso pai sempre repetia que, de uma forma ou de outra, os militares têm a mentalidade deformada.

  11. Que bom que retornou ao “hospicio” Brasil! Vc faz falta com suas análise e comentários sempre certeiros! Saúde companheiro!

  12. De todas as figuras medonhas que assombram nossa realidade nos dias de hoje, uma se destaca pela capacidade de ser pequeno mesmo diante de uma inevitável tragédia pessoal: a do generaleco Villas Péssimas. Como um homem pode ser tão baixo, tão perverso, tão mentiroso, tão escroto à beira do túmulo ? Nem a morte é capaz de fazer emergir um sopro de grandeza moral e humana nesse ser rasteiro e desprezível.

      1. Com a diferença, Gerson, que o presi do subprime não está a beira do túmulo (infelizmente).

  13. Força Brito. Novo dia, novo escândalo. Agora pipocou uma dancinha do motorista no hospital, com um TV enorme no fundo. Um total escárnio. São tão toscos que vão se destruir sozinhos.

  14. Torcendo pelo pronto restabelecimento de sua saúde. Estamos precisando de vida inteligente

  15. Fernando Brito, torço pela sua recuperação. Você é importante para nos ajudar a enfrentar este país onde tudo parece muito louco.

  16. Saúde Brito. O Brasil agradece a sua combatividade. Um grande jornalista que coloca a sua profissão de maneira ética em defesa dos pobres.
    O nosso Vale do Jequitinhonha, lugar de muitos pobres, enxerga o seu empenho em defesa do Brasil e dos pobres.
    Parabéns e saúde grande companheiro!

  17. Que alegria tê-lo de volta, ainda que temporariamente, mas tal qual a chuva que nos alivia do calor intenso, na certeza de que voltará a pleno vapor em mais algum tempo. Amo as ´amarradas´ que você consegue dar ao nosso Brasil de hoje com suas confusões e angústias.

  18. Ladrões de galinha alçados ao poder,
    A elite local comemora a extinção da lei áurea,
    O capital financeiro internacional abocanha a previdência, e seus trilhões
    O império samba a vitória geopolítica, os setores industriais abertos, e é claro, a aquisição das reservas de petróleo.

    Enquanto isso manchetes e analistas apontam os ridículos de Damares, ministra do “nada”, do chanceler esquizofrênico e sua luta contra o complô para afastar o homem de Deus…

    Esse governo é um sucesso!

  19. Recupere-se bem.
    Todos/as nós temos grande estima por sua ótima pessoa e precisamos muito de você.

    Viva a autodeterminação dos povos do mundo inteiro contra o imperialismo ianque (pra ser politicamente correto, imperialismo estadunidense, o pior dos piores) ! ! !

    Viva Lula e o PT (de luta e com o povo brasileiro) ! ! ! ! !

    :.:

  20. Passou o dia de Reis, mas o prexidente burrinho de presépio não guardou a decoração eleitoral. Seguem as presepadas, enquanto a vaquinha do povo vai pro brejo.

  21. Fernando, tente ficar bem! Os tempos sombrios estão apenas começando. Agora, uma coisa é impressionante: como as forças armadas brasileiras, ao longo da história, sempre foram contra nosso povo! Em que país do mundo, um “presidente” bateria continência pra bandeira de outro país e teria apoio de suas “armas”? As três guerras mundiais que eles lutaram são contra nossa gente!

  22. @jairbolsonaro “Será uma excelente oportunidade. Este é o caminho que buscamos! Comércio bilateral com o mundo todo sem o viés ideológico!”. Tweet postado por Jair Bolsonaro. É ou não é uma anta com a faixa de presidente da república? ‘Comércio bilateral com o mundo todo…” Jênio com J.
    P.S. Melhoras Brito.

  23. Bem emocionante ver sua convalescença diante do governo que mal começou sua retórica e muito bem feita só não vi aqui diante dos governos do pt ao qual cometeram as diversas atrocidades com dinheiro público .As mazelas do pt não param por aí crises em todos os setores fruto de um estado inchado em que todos queriam uma boquinha sinto lhe dizer o povo assim o quiz e seu poste com 33 processos por corrupção vai responder e tenho fe que toda cúpula do pt se reunirá com o grão mestre hoje preso

  24. Leonardo Boff: “novo governo é o triunfo da ignorância e da estupidez”. Eu acrescentaria: “e do imperialismo norte-americano”

  25. Viva!!!

    O Brito voltou e voltou com tudo!
    Ler bons e bem escritos artigos é muito bom, elucida a alma.

  26. Vá se configurando na prática o papel que o golpismo deu ao asno,o da rainha da inglaterra.Este imbecil caiu no colo dos golpistas ,a primeira opção eram os tucanalhas.Esses dariam um pouco mais de trabalho aos CAPOMAFIA do GOLPE.Mas ,pra melhorar ainda mais,chegou este imbecil .a quem todo o que lhe falta de cérebro,sobra-lhe de imoral.
    Já em relação ao GOLPISTA vilas boas ,a sua atitude só confirma sua CANALHICE, e a da sua organização pro-império.
    Fica claro ,(mais uma vez) que resulta mais fácil achar água no deserto do que militar brasileiro nacionalista.

  27. Feliz retorno e muita saúde. e para de dar susto na gente pô! A gente já sofreu bastante com as eleições, e agora vamos nos divertir com essa direita tupiniquim que é um prato. Como diz o Benvindo só dói quando a gente ri!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.