O efeito devastador de Lula sobre a mídia-oposição

lulafala

O mais impressionante na entrevista concedida ontem pelo ex-presidente Lula não foi o que ele disse.

Foi como o que disse doeu na grande imprensa.

E dor maior ainda porque, embora continuasse a poder selecionar o que lhe interessava, a mídia tinha um freio: o fato de toda a entrevista ter sido transmitida ao vivo pela internet.

E que Lula tivesse podido falar o quanto quisesse, livre, sem a preocupação de fazer frases curtas, de olho na edição.

Claro que quando se pensa em falar na televisão ou no rádio, é preciso ter essa preocupação.

Mas este momento é o de falar com os agentes políticos, com os militantes, com aqueles que são os multiplicadores de ideias políticas.

Que são exigentes e que, mais do que entender, precisam sentir o que se passou, o que se passa e confiar nos seus líderes.

Não há um que ouça Lula falar e encontre dúvidas, reservas, subterfúgios.

Claro que é prudente, mas não fechou a boca sequer sobre os assuntos mais espinhosos: André Vargas, Joaquim Barbosa, mensalão…

Eu cortei o trecho (de quase meia hora) da resposta à provocação que lhe fiz, tanto sobre economia quando sobre Petrobras. Está na seção videos, do lado direito da página.

Na crise de 2008/2009 e na CPI da Petrobras daquele ano, Lula não repetiu o erro de 2005, quando sua eleição chegou a ser ameaçada pela falta de combate político à ofensiva contra a economia e contra a principal empresa do governo brasileiro.

Em ambas a situação, Lula foi o “caixeiro-viajante”, o animador das políticas que seu Governo desenvolvia.

Quando um governante age assim, ele próprio se torna a “comunicação” de seu Governo.

Ele, que se investiu de legitimidade pelo voto dos cidadãos, levanta este valor contra a onda de interesses particulares que se travestem de públicos.

E essa legitimidade é uma imensa força, se for usada com sabedoria e coragem.

O recado de Lula foi claro.

Se formos esperar justiça, equilíbrio, neutralidade da mídia, passivamente, esperaremos até morrer.

Embora, neste caso, não se vá esperar muito, pois morreremos – no sentido político – bem rápido.

Quando há uma forma imensa e poderosa como a do poder econômico e a de sua mídia soprando avassaladoramente sobre um país e o livre processo de formação de consciência de seu povo, é preciso contrapor a ela uma outra força, ainda mais irresistível: a da verdade, sincera, desabrida quase, exposta diretamente aos olhos e ouvidos da população.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. MacLuhan tinha razão: o meio é a mensagem. No caso, o Lula em si já é a própria mensagem.

  2. Presidenta Dilma, Lula deu o caminho a ser seguido. Veja o PIG de hoje.
    Usar a internet. Falar, e falar, sem cortes, sem medo de edições. Responder sabendo que não será editado ou manipulada a resposta. O conteúdo estará todo à disposição. Dê uma entrevista pro Movimento dos Sem mídia, na sede do Barão de Itararé. Fale de marco civil da internet, de Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, PRONATEC, Petrobras, de infra-estrutura, economia, de erros e acertos.
    Experimenta. Use essa ferramente, fale para a blogosfera.
    O PIG vai se doer.

  3. Assisti, de ponta a ponta, à entrevista, e posso asseverar o seguinte: se o ex-presidente Lula entrar na campanha com esta disposição demonstrada na entrevista, Dilma terá junto a si um cabo eleitoral como nenhum outro! Seus argumentos estão afiados, sua memória continua prodigiosa, seu poder de convencimento está tinindo e, o principal, como fez questão de repetir algumas vezes, ele tem um lado muito bem definido. E todos sabemos qual é!

  4. Muito importante a entrevista. Assisti toda, mas o povo mesmo não assistiu, apenas a parcela mais ligada à política. Seria mais importante o governo usar uns cinco minutos em horário nobre para responder de forma didática os ataques que sofre diariamente. Como no caso da Petrobras. O grosso da população não tem a dimensão do que é a empresa e só tem notícias dos escândalos. Um bem feito vídeo sobre a empresa, divulgado no horário nobre teria um efeito muito positivo.

  5. Avante à proibição de financiamento privado………………………………………da MIDIA!!!! ahahahahahahah

  6. Por que o governo não usa a ” cadeia nacional “, como o próprio Lula falou, para se comunicar com o povo e desmentir o PIG e seus penduricalhos? Esta é a pergunta! Só 10 minutos de esclarecimentos e desmentidos. Queria ver esta força toda do PIG, kkkkkkkk! Mas parece que estão esperando a casa cair para pensarem nisto.

  7. Vou ficar cafona, não tem jeito. Ouvir o Lula, sentir sua paixão pelo país me agiganta. Transbordo de Brasil. Minha paixão só não é maior porque não conheço o Brasil todo. Viva o Lula, Dilma 2014!

    1. Maria Rita, faço suas palavras as minhas! “Ouvir o Lula, sentir sua paixão pelo pais, me agiganta…” Parabéns! Lindas e verdadeiras! E a você, Fernando Rodrigues, não somente esse texto sobre a entrevista com o Lula, mas como todos os que aqui escreve, merecem o meu aplauso. Você e demais blogueiros presentes a entrevista histórica, muito nos honram. Sinto-me representada e muito bem representada por vocês: jornalistas inteligentes e que, assim como o Lula, amam esse nosso querido Brasil!

  8. Maria Regina, é Fernando Brito, Fernando Rodrigues é aquele outro da Folha.

    Falando dos dois ex-presidentes nos post do Tijolaço, Lula engoliu FHC, com farofa, azeitona e uma boa dose de inteligência.

    1. Marino, obrigada pela correção. Falha imperdoável! Fernando Brito, claro, o nosso jornalista aqui do Tijolaço.

  9. Lula quando estava no poder também deu verbas para o PIG e não levou adiante a regulamentação da mídia.

  10. Lula é genial! Durante a transmissão teve momentos de DEZ MIL espectadores para uma entrevista não anunciada previamente. Mas pra mim a Dilma é a “mulher invisível” de nossa mídia! Sinceramente, pelas minhas observações acho que a Dilma está fazendo um EXCELENTE governo, melhor inclusive do que o do ex-presidente Lula guardadas as devidas proporções e dificuldades, principalmente encontradas no primeiro mandato dele. Pena que muitos “petistas” ou simpatizantes estejam “ainda” na vã expectativa de ver exibida esse desempenho ou os resultados da sua gestão no JN da Rede Globo, por exemplo, mas isso infelizmente se repete nas demais emissoras. Penso que por melhor informados que alguns se julguem, simplesmente, talvez não tenham notado. Não é culpa deles, nem da Presidente Dilma! Afinal, como avaliar ou saber daquilo que não se vê! Não só a Rede Globo, principal emissora do país, como quase todas as demais a tornaram, deliberadamente, “invisível” em seus noticiários cotidianos. Ela tem participado, semanalmente, de três a quatro eventos país afora ou no Palácio do Planalto, e isso, está SIM sendo OMITIDO pela mídia. Não esperem ver a grande mídia exibi-la inaugurando obras, creches, hospitais, conjuntos do MCMV, ou metrôs. Isso simplesmente não acontecerá. Garanto! Quando muito vocês a veem inaugurando as novas arenas da Copa do Mundo e só! Você, por exemplo, ouviu falar que a Presidente Dilma inaugurou a adutora do Pajeú, em Pernambuco, que beneficiou dezenas de cidades do semiárido nordestino ano passado? Duvido! Ou tomou conhecimento de que a Dilma assinou o contrato para a Construção do MCMV do antigo conjunto Pinheirinho em SJC, São Paulo, aquele mesmo demolido pela tropa de choque do Governador Geraldo Alckmin? Pouco provável! Não quero dizer com isso que a comunicação do Governo Federal não deva receber críticas, mas no Governo Lula tal como nos governos anteriores de FHC, por exemplo, a Globo fazia uma cobertura diária das “atividades do Presidente”, mesmo pífia ou relâmpago em suas aparições e, principalmente nos discursos, ainda assim era mais frequente sua presença na TV ou no JN. Atualmente nem mesmo isso ocorre! Tenho uma “tese”: A Dilma, nossa Presidente, se tornou a “mulher invisível” da nossa mídia! Ela não PODE APARECER! Pelo contrário, só recebe pancada todo santo dia e em todos os telejornais da Rede Globo! Sei o que falo porque vejo quase todos! E mesmo assim ainda desponta com 38% de preferência com indicativo de vitória em PRIMEIRO TURNO! A Dilma é uma heroína e seu nome é CORAGEM! Minha sugestão para alguns, se possível, é que sintonizem, mesmo que de vez em quando, a TV NBR, a TV do governo federal, ou a busquem a mesma “ao vivo” pela Internet. Vejam isso em http://tvuol.uol.com.br/video/presidente-dilma-inaugura-adutora-do-pajeu-em-pernambuco-04028D1C326ACC994326/ ou http://www.youtube.com/watch?v=HizGg7Eq14o ou http://www.youtube.com/watch?v=ABuJWyqdSjo

  11. Parei nos cinquenta minutos, e não consegui descobrir o nome do primeiro bloqueiro, se alguem puder passar, agradeço.
    Vou montar meu banco de blogs que vou ver até a eleição..
    Quero fazer uma pergunta: o que posso fazer para ajudar a eleger a Dilma, aforante do normal..

    1. Renato Rovai (Revista Fórum e Blog do Rovai); Altamiro Borges (Blog do Miro); Conceição Lemes (Viomundo); Fernando Brito (Tijolaço); Marco Weissheimer (Sul 21 e Carta Maior); Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania); Rodrigo Vianna (Escrevinhador); Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo) e Miguel do Rosário (Cafezinho).
      Também foram convidados os blogueiros Renê Silva (Voz da Comunidade), Conceição Oliveira do blog Maria Frô, Cynara Menezes (Socialista Morena) e Emílio Gusmão (Blog do Gusmão), mas eles não puderam comparecer. Grande abraço.

  12. Tive a oportunidade de assistir a entrevista do LULA. Acho que muitos como eu, estava precisando ouví-lo para levantar o baixo astral do bombardeio diário. Tomara que os politicos do PT e o Governo Dilma, também saiam desse baixo astral e saiam da encolha e mostrem a cara e o que estão fazendo e o que farão. Como disse o LULA precisa falar minimamente a verdade para população. E é papel do governo encontrar caminhos para isso, mas logo. Pra ontem. Vamos falar mais sobre as coisas boas desse país. E mesmo as coisas que estão erradas precisam ser tratadas e não escondidas. Tem muita coisa boa acontecendo como nunca antes. Medo do que? Muitos dos que somente criticam não tem nada pra mostrar, pois so pensam em desconstruir, isso não agrega nada. Muito menos voto. A Dilma cai mas nenhum outro sobe, então…
    Vamos a luta que nos chama. Abraço e Parabéns pela entrevista e que venha outras…

  13. Marino, o Lula engoliu o FHC, PIG e a oposição com tudo isso que você falou, mais um gole da boa pinga brasileira, perfeito, como disse o Obama, ele é o cara.

  14. Fernando, parece que a sinalização de Lula quanto ao enfrentamento político do PT e do Governo começou de imediato..hoje a tarde a Senadora Gleise bateu firme nos tucanos e os enfrentou com elegância e firmeza, demorou mas finalmente resolveram fazer o debate político..só isso já valeu a entrevista..
    Parabéns à todos os blogueiros..

  15. Respeitosamente,

    a presidente Dilma Rousseff, os ministros de estado e diretores de empresas estatais – além do eterno presidente Lula – deveriam, periodicamente, conceder entrevistas coletivas para um ‘pool’ de blogueiros ‘sujos’ espalhados por todo o Brasil e pelo mundo!… O PIG que vá se informar nestas fontes!…

    A medida não seria revanchismo ou coisa menor que o valha: simplesmente, a observância à ‘Lei da Reciprocidade’!… Mesmo porque Jornalismo é outra coisa, algo muito distante em relação à prática empreendida pela “grande” mídia nativa!…

    A civilidade agradeceria, penhoradamente!

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  16. … A descoberta da penicilina e a invenção da internet: duas das maiores revoluções da humanidade!…

    BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  17. Vi a entrevista toda e me senti de alma lavada. Lula passou todas as mensagens. A mais importante foi ele ter indagado como uma propina de R 3 mil desaguou no mensalão, com todos os efeitos perniciosos, que ultrapassam o “julgamento”, com Dirceu preso há 6 meses, em regime fechado, sob pretextos vis. É para não deixar que Pasadena se torne um novo pesadelo, sem razão, mas exaustivamente repetido. É hora de mostrar coragem e sinceridade. Como Lula, esse grande personagem da nossa história. No mais, acho que é compartilharmos onde pudermos essa entrevista. Se 1 pessoa assistir, já estaremos fazendo a diferença. E vamos a outubro, mais uma vez sem medo de ser feliz!

  18. Ótima entrevista.
    Vocês repararam que ao terminar a entrevista vários vídeos denegrindo Lula aparecem como sugestão do Youtube em destaque?
    Esta é uma arma fenomenal na mão de Face, Youtube, Google…> NSA

  19. nao e cafonisse nao maria rita; eu tambem me sinto assim; e tenho certeza que muitos outros tambem . o grande lula conseque nos transmitir o amor que ele tem pelo brasil e pelo povo; por isto e amado por milhoes e odiado por uma minoria

  20. Prezados Cmpanheiros,

    sou um dos fundadores do PT em minha cidade, Piracicaba, e nuncas arredei o pé desta minha convicção. De fato, o Lula lavou nossa alma na manhã desta quarta-feira, dia 9/4/2014. Foi dito acima que a Senadora Gleise já reagiu e encarou a oposição golpista no Senado, Mas, fica aqui uma pergunta que não quer calar: Cadê os senadores Eduardo Suplicy Maratazzo e Marta Suplicy? Quais as razões que os levam a sumir desta forma de um embate e defesa dos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, obras de infra-estrutura, Prouni, Minha Casa, Mais Médicos, dezenas de novas universidades federais, entre muitos outros benefícios que o Brasil nunca teve antes? Que passa com os Matarazzo Suplicy?

  21. Companheiros, o Lula como sempre deu um show com sua inteligência e lucidez incomparáveis. Li aqui que a Senadora Gleise já reagiu as ataques infames e golpistas da direita brasileira. Mas, uma pergunta que não quer calar: Cadê os senadores eleitos por São Paulo, Eduardo Suplicy e Marta Suplicy que não esboçam a menor reação? Como eleitor destes dois, confesso que esperava muito mais!

  22. Estamos convocados pelo Sr. Lula a atacar nas redes sociais. Está liberada a caça de tucanos e traíras kkkkk

  23. Entrevista muita boa,deveriam fazer com a Dilma e com os outros candidatos ,será que eles aceitariam?

  24. Houve um tempo em q havia um limite para a canalhice: eram os fatos, a verdade factual. Agora, não há mais. Lula falou: opinião, editorial, tudo bem, mostrem a cara. Mas, políticos e imprensa golpistas agridem, brigam com os fatos. O q vale é q brigar com os fatos resulta em derrota. O povo não é bobo, abaixo a , quero dizer, o povo conhece os seus até por instinto.

  25. O governo precisa comunicar mais e melhor.
    Cristalino Chacrinha:
    Quem não comunica, se trumbica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *