O escândalo que “não vem ao caso”

O relato de sóbrio ex-corresmpondente do Estadão, hoje no UOL, Jamil Chade:

“Não é muito tempo sem operação?”, perguntou o então juiz Sergio Moro ao procurador Deltan Dallagnol em 31 de agosto de 2016, segundo o site The Intercept. “É sim. O problema é que as operações estão com as mesmas pessoas que estão com a denúncia do Lula. Decidimos postergar tudo até sair essa denúncia, menos a op do taccla [Tacla Durán] pelo risco de evasão, mas ela depende de articulação com os americanos (Que está sendo feita)”, responde o procurador da Lava Jato.

No dia seguinte à divulgação do diálogo, o ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran recebeu o UOL no lobby de um hotel de Madri, onde vive desde que deixou o Brasil em decorrência da Operação Lava Jato. “Paguei para não ser preso”, diz ele à reportagem, apontando uma suposta extorsão no valor de US$ 5 milhões feita quando seu nome veio à tona na investigação. Investigado pela Lava Jato, Tacla Duran diz ter pago uma primeira parcela de US$ 612 mil ao advogado Marlus Arns, mas afirma que se recusou a pagar o restante.

Ele foi preso em novembro de 2016, ao chegar a Madri, e ficou detido por 70 dias. Consultado pela reportagem, Arns não comentou as acusações.”

O texto, na íntegra, está aqui, 

Na defesa entregue às autoridades suíças, os advogados de Tacla Duran reafirmam que “o advogado Marlus Arns, que recebeu o pagamento -dinheiro (…) já tinha trabalhado com a mulher do [ex] juiz Sergio Moro, sendo outro sócio o advogado Carlos Zucolotto Junior, que também foi sócio da mulher de Moro, e que hoje trabalha com lobista profissional”.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Vai vir... quando as mensagens revelarem esse episodio vai ser interessante observar quem faz vista grossa sobre os meios do Conge para "pegar" Lula, se vai continuar defendendo o Marreco quando souber que ele recebeu grana pelas delações...

  • Na CPI que participou remotamente via vídeo no congresso ele não fala neste acerto com Arns , Fala do provável acerto proposto pelo escritório do Zucolotto . Ele tem mais coisas a revelar .

    • Ele deve estar esperando o Intercept publicar e já está se adiantando...

  • Escandalosa foi a omissão do PIG a esse respeito.

    Tacla Duran foi "descoberto" agora.

  • CANALHAS ,SÃO TODOS CANALHAS.
    TANTO OS DELINQUENTES DA FARSA-JATO QUANTO SEUS APOIADORES MIDIÁTICOS.

  • Obrigada por divulgar, Fernando Britto. Tacla Durán tem as informações da corrupção do Moro e do Carlos Fernando desde o Banestado, com Dario Messer, doleiro, como personagem ocultado por financiamentos a fundo perdido, digamos.

  • No Duplo Expresso, a verdade SEMPRE chegou e chega primeiro. Os que somos leitores e espectadores do DE já sabemos dessa e muitas outras histórias cabeludas, porém sem essa distorção que agora procura colocar Rodrigo Tacla Duran como alguém que procurou os lavajateiros, para "comprar liberdade" e se livrar de persecução penal e processos. Ao contrário, foi a ORCRIM lavajateira que fez extorsão contra Tacla
    Duran, que tem provas desse crime e as apresentou a dois deputados do PT, Paulo Pimenta e Wadih Damous, a quem prestou depoimento; mais curioso é que esses deputados e outros da direção da Câmara combinaram que tal depoimento não fosse transmitido pela TV Câmara, mas somente por redes sociais, o que restringiu não só o alcance como a credibilidade institucional que uma transmissão oficial teria.

    • Pelo que sei este blog DE é fanaticamente antipetista sendo portanto uma fonte tão parcial quanto o Marreco de Maringá.

      • Eles apenas são contra uma ala do partido que está querendo se locupletar no espólio político de Lula - que continua preso e inviabilizado. Foi um enorme erro ter se entregado bovinamente, com "assessoria" de amigos da onça.

      • A questão não é ser anti-petista ou parcial (e quem aqui escreve vota em Lula há 30 anos e muitas vezes votou em candidatos desse partido), mas sim o de fazer ácidas críticas e apresentar verdades inconvenientes. O partido nunca foi um monolito, havendo nele, desde que foi fundado, mais de 10 correntes significativa. A mais nefasta delas, denominada "Mensagem ao Partido", mas rebatizada de "PT jurídico-judicial' pelo jurista Luiz Moreira, seqüestrou a direção nacional e armou toda essa trama que levou à prisão as maiores lideranças de origem operária, sindical, estudantil, guerrilheira ou comunitária de base, incluindo o maior líder político da história brasileira: o Presidente Lula. Critico o DE quando erra. Observe o que o leitor Guanabara comentou.

    • Pois é João. Eu, que acompanho esses blogs (tipo GGN, DCM, etc.) estranhei muito a briga deles contra o Duplo Expresso há uns 2 anos. Agora que a chapa esquentou, vejo que o D.E. tinha razão (apesar do Romulus ter uma postura chata e piegas) e o que eles vem denunciando está cada vez mais acertado. Só não consigo entender porque o Rui e o PCO ficaram contra ele também, acho que comeram mosca. Dentro desta bagunça atual, as melhores narrativas e interpretações deste jogo de "bridge" atual são do D.E. Disparadamente!

    • Acrescento que a Farsa a Jato alegava que Tacla Durán era foragido, pois não conhecia o endereço dele na Espanha. Isso foi desmentido através de documento que o DE obteve junto a Tacla Duran e que foi repassado ao Paulo Pimenta.

      Como o Paulo Pimenta "amarelou" e no Facebook dele só tinha musiquinha - Lula seria preso pouco tempo depois - desde então o dito deputado é chamado pelo DE de "DJ Paul Pepper". Eita esquerdinha fuleira!

    • Wellington Calasans e Romulus Maya. Dois pilantras que criaram um blog (Duplo Expresso) com viés de esquerda, cuja única função é atacar o PT, e a esquerda de modo geral. Parece que está conseguindo se infiltrar no Tijolaço.

  • Que país é esse. Tacla Duran mais uma vítima do marreco de Maringá.

Related Post