Fernando Molica, jornalista e escritor, traça em sua coluna em O Dia, um claro e aterrorizante perfil do que significa, para a vida real do pais, muito além das disputas de cargos e tetas que se trava em Brasília a consumação do golpe “temerário” que está às soleiras do Planalto.
Michel Temer e a Indireta Já
Fernando Molica, em O Dia
Mais do que o impeachment de Dilma, o que está em jogo é a volta, ainda que provisória, da eleição indireta para presidente da República. Em 1992, buscava-se retirar Fernando Collor de Mello do poder — a ascensão do vice, Itamar Franco, não era o objetivo principal de daquele processo.
Agora, o jogo é claro. Em busca de sua eleição e de carona na impopularidade de Dilma, Michel Temer faz campanha, negocia cargos, aprontou discurso de posse e divulgou, em outubro, seu programa de governo. Batizado de ‘Uma ponte para o futuro’ e chamado de “Plano Temer” por Moreira Franco — um dos principais aliados do vice —, o texto traduz anseios do empresariado e ajuda a explicar a articulação que, ao gritar “Indireta já!”, quer fazer do vice o novo presidente.
As propostas, que tentam organizar a economia, dificilmente seriam vitoriosas numa eleição direta. Assim, o atalho escolhido para eleger Temer representa uma oportunidade única de defender o ajuste como parte de um plano de salvação nacional. Como o atual vice não seria candidato à reeleição, ele poderia arcar com o ônus da impopularidade trazida pela adoção de medidas duras: no esboço de seu discurso, Temer alertou que haverá necessidade de “sacrifícios”.
O plano defende o fim “de todas as indexações, seja para salários ou benefícios previdenciários”. Reajustes, entre eles o do salário mínimo, seriam negociados com o Congresso, e não haveria garantia de reposição da inflação. Aposentados também perderiam direito ao salário mínimo dos trabalhadores ativos: “(…) é indispensável que se elimine a indexação de qualquer benefício ao valor do salário mínimo”, diz a proposta. O programa também prevê idades mínimas para a aposentadoria, 65 anos para homens e 60 anos para mulheres.
O documento quer flexibilizar a aplicação das leis trabalhistas — defende que “convenções coletivas prevaleçam sobre as normais legais, salvo quanto aos direitos básicos”. O Plano Temer pretende acabar com a obrigatoriedade constitucional de se gastar com Educação 18% da receita resultante de impostos.
O governo também deixaria de ter que aplicar na Saúde 15% de sua receita corrente líquida.
A eleição de Temer, se vingar, será indireta, mas seu programa não poderia ser mais direto.
56 respostas
Vai ser muito pior que isso;
Consolidado o GOLPE a Vaza Jato partirá pra cima do Lula, inabilitando-o para o pleito de 2018, se ocorrer.
Haverá a introdução do parlamentarismo no Brasil, mesmo a revelia do POVO.
Adeus indústria naval, defesa, petróleo.
Haverá profunda repressão a qualquer movimento social, seja ele de qualquer matiz, não haverá mais POVO nas ruas, nem coxinhas. O que não irá impedir uma quantidade absurda de greves e conflitos no campo e na cidade. Risco de fragmentação social e violência generalizada de longo prazo.
Acusações e profundo antagonismo entre classes sociais impossíveis de reconciliação.
Haverá uma profunda guinada pró mercado, cobrança no SUS, IFES e aumento da alíquota previdenciária ,além de aumento de impostos e tarifas públicas, posteriormente , revogação dos direitos do trabalho e da justiça do trabalho.
Recessão profunda e prolongada, sucateamento dos serviços públicos e contenção/censura da internet, com todo poder para as corporações de mídia.
Corporações de mídia massificando que todo arrocho e toda sorte de supressão de direitos se dará em consequência dos 13 “irresponsáveis” anos do petismo, consolidando a ideia que o sacrifício imposto é inevitável e culpa do PT.
Fim da descentralização econômica, São Paulo volta a ser o centro absoluto da combalida nova ordem econômica de alinhamento total aos EEUU.
Síntese:
Fim de qualquer esperança de Nação ou de País soberano pelos próximos 30 ou 50 anos, aumento da exclusão e da pobreza, explosão da violência e fim de qualquer esperança para a nossa e para as duas próximas gerações. Total falta de credibilidade das instituições, sobretudo do judiciário.
Avanço da visão medieval de sociedade a partir do crescimento da bancada evangélica no CN e dos dogmas do cristianismo mais atrasado no seio da sociedade.
Essa é uma visão otimista do quadro.
Pense pelo lado positivo. Se o seu caos se confirmar, o PT terá em quem por a culpa em 2018.
Na verdade será um governo de transição, de recondução do Brasil ao trilho. Em 2,5 anos não haverá tempo hábil de fazer nem a metade do que você mencionou e grandes reformas sociais enfrentarão óbvias resistências.
Bruno, com todo respeito.
Mas que trilho ? Do risco país de 4000 pontos ? Reservas Zeradas ? Privatizações Fraudulentas ? 15 mil disputando uma vaga de GARI da Comlurb ? Que mundo você vive cara ? És cego ou idiota mesmo ?
Ademais, quem lhe disse que serão apenas dois anos e meio ? Acredita que fariam uma operação fraudlenta dessas para largar o osso ?
Não haverá eleições em 2018. Você está apoiando a MORTE do BRASIL e achando bom ?
Nessas horas é que sinto uma imensa vergonha de ser brasileiro.
Me desculpe, mas quem estava pensando em usar reservas até ontem era o Lula. E o risco país só cresceu nesses últimos tempos, inclusive com o Brasil perdendo todos os graus de investimento que tinha. Olhe só como
O Temer é um constitucionalista, você acha que ele faria uma pedalada constitucional dessas de zerar eleição? E, ao contrário de muitos por aqui, acredito nas instituições brasileiras, principalmente no judiciário.
Temer não tem que reinventar a roda, apenas arrumar o descalabro fiscal que meteram o país e entregar o “osso” em 2018.
Velhinha de Taubaté, versão 2016. Ou você é muito ingênuo ou muito mal intencionado de aparecer aqui com uma conversinha destas.
Acorda Alice! Esse não é o país das maravilhas! E vai procurar um livro de história, ainda dá tempo!
Bruno, de onde vc tirou que o Lula iria utilizar as reservas???
Já sei, da Veja, do Jornal Nacional e outros que ultimamente não tem prezado pela veracidade das informações muito menos em ouvir o outro lado da história.
Risco país crescendo e Brasil perdendo grau de investimento??
Por incrível que pareça nessa vc acertou, pq é isso que sai na Globo e Veja, mas veja só que coisa estranha, o Brasil é o quinto destino mundial de recursos de médio e longo prazo, perde pra China, Malásia, Reino Unido e Inglaterra. Ou seja, fica a frente de vários modelos de gestão econômica que possuem notas bem melhores que o Brasil.
Pergunta-se, no que afeta a vida dos brasileiros essa questão de notas de agência de risco?
Foram essa mesmas agências que duas semanas antes da bancarrota do Grupo X recomendavam fortemente sua compra?
São as mesmas que levaram o EUA a emitir sem lastro 3 trilhões de dólares para cobrir o rombo dessa especulação financeira em 2008??
Vá se informar.
Saudações democráticas.
Olha Bruno, vamos aos fatos.
Risco País Fhc 4.000 pontos X Risco País Lula/Dilma 300 Pontos.
Reservas Internacionais Fhc 0 X Reservas Internacionais Lula/Dilma 380 BILHÕES DE DÓLARES
PIB FHC 1,5 trilhão de reais X PIB Lula / Dilma 5 Trilhões de Reais
Note que a era do País nos “trilhos” deixou nosso PIB menor que o do México, uma piada.
Quem conseguiu o Investment Grade foi o Governo Lula , pois o Fhc tinha dificuldade até de renegociar as dívidas com o FMI, ou você não tinha nascido quando malan ficava de pires na mão em NY e se agachava para o Clube de Paris ?
Mas fica tranquilo, voc~e vai ter muito tempo para se arrepender, só não sei se terá a humildade para fazê-lo ou mesmo a honestidade para admitir que errou, por falta de informação, de estudo ou de inteligência mesmo.
Pêsames pela sua falta de conhecimento do País que vive, provavelmente é um desses paulistanos que sequer foi além da ponte do limão.
Pensava em usar reservas por que o país agora nas tem, na época do seu glorioso psdb não tinha.
Dilbert, se você acha que as agências não têm importância…
O Brasil recebe US$65 bilhões/ano de investimento estrangeiro, dinheiro que gera oportunidades e o Brasil precisa disso.
Esses gringos olham notas antes de investir, se estiver muito ruim eles nem virão.
Aí o Brasil vai precisar dar mais juros para atrair grana de fora, e aí eles virão em massa só para especular como abutres.
iSKRA, os seus comparativos FHC-Agora estão todos corretos.
Mas ao fazê-los você ignora os problemas atuais dizendo: O negócio está feio, mas olha como era antes… (régua FHC)
iSKRA, seus comparativos FHC-Atual estão corretos.
Mas ao fazê-lo você resolve ignorar os problemas atuais dizendo: o negócio está feio, mas olha antes…(régua FHC)
É isso mesmo iSKRA! As pessoas que não conseguem pensar fora da caixa ainda imaginam que haverá trilhos nos quais recolocar-se-á o país. Que tolinhos! Estamos em plena guerra de independência, se a perdermos o país tornar-se-á uma pobre e inútil colônia do império.
Questão é a seguinte, Bruno. Essas propostas do PMDB não são em nada diferentes do que fazia o FHC. E pra resultado, é só ver esses números citados por Iskra. E a grande verdade é a seguinte: a sangria do Estado começou no Dilma-II. Sempre se manteve juros altos com a desculpa de conter a inflação, desde o primeiro mandato do Lula, mas agora o Governo não consegue mais arcar com o serviço da dívida do maldito tripé. Não proponho moratória, veja bem. Proponho a revisão do custo da manutenção do Estado não com seu esquartejamento, mas com o fim da teta dos banqueiros. E com juros mais baixos, não veremos descontrole inflacionário como pregam os profetas do apocalipse, mas sim uma viabilidade econômica do governo que poderá manter as conquistas alcançadas ao longo dos mandatos petistas. Não naufragar a saúde e educação com a crise, por exemplo.
Danilo, errou-se a mão no desde o final de Lula-II.
Naquela época, tomou-se a correta decisão de estimular o mercado interno durante a crise dos EUA.
Mas Dilma, em seguida, transformou isso em descontrole com juros muito mais baixos que o devido, represamento de preços de energia, excesso de desonerações, contabilidade criativa a la Mantega para maquiar real estado fiscal. Hoje pagamos a conta com inflação, déficits, e juros obviamente mais altos.
O remédio, infelizmente, é amargo. Óbvio que teremos que começar a baixar esses juros porque senão a dívida vai ficar impagável mas, acima de tudo, tomar algumas medidas de equilíbrio fiscal que alguns não irão gostar, mexer em coisas que são sagradas para alguns, etc…
Quem apoia safados e corruptos como Cunha e Temer, infelizmente so posso pensar que corrupto e.
É ser muito inocente achar que o PT não será cassado, juntamente com o LULA e a Dilma. Não haverá partidos da esquerda, todos serão cassados. Também acho que em 2018 não haverá eleições. E vai dizendo adeus a este blog, como a todos os outros sujos. O Brrasil deixará de ser leico, para ser evangélico. Aulas, com reprovações, de quem não assistí-las, serão dadas 2 vezes na semana pelos pastores. Duvida? O tempo é o senhor da razão.
Ninguém tira de minha cabeça que uma das moedas oferecidas aos achacadores é a promessa de adiar as eleições de 2018 para 2020 sob o argumento de faze-las coincidir com eleições gerais em todos os níveis.
Realmente não dá para fazer tudo, porém tem algumas das medidas já estão em andamento. O mudança no regime de partilha do pré- sal, o projeto de lei sobre a terceirização do trabalho. No ano que veem praticamente todas as empresa de telefonia começam a colocar limites no plano de dados de internet fixa, o que irá prejudicar visivelmente o acesso dos consumidores a internet. Enfim o plano deles já se move, é só falta consolidar golpe.
Onde você vai escrever asneiras quando a ditadura temer começar a censurar a internet? Cara, você andou escrevendo besteiras aqui. De repente só isso será suficiente para o japonês da federal bater na sua porta. Não importa o que você escreveu, apenas o fato de que andou frequentando o blog.
Bruno qual a tua idade, cara? Você se faz de ingênuo ou é burro mesmo? Se esse o golpe de estado se consumar, o PMDB controlará com “mão-de-ferro” a Presidência da República, a Câmara Federal e o Senado. Estará “tudo dominado”. Terá a “faca e o queijo” na mão para aprovar QUALQUER coisa, desde uma emenda constitucional à uma lei ordinária rasgando a CLT, ou até reintroduzir o financiamento de campanhas políticas por empresas. Ou até como se fala, alterando/ampliando a composição do STF para 15 juízes, e colocando lá mais 4 juízes estilo “Gilmar Mendes”, que darão conta de “engavetar” processos e “inocentar” corruptos conhecidos e comprovados. O PT, Lula, Dilma, os movimentos sociais e os demais partidos de esquerda serão demonizados/criminalizados ainda mais pela mídia familiar hegemônica, se não forem banidos da vida pública acusados de corrupção, sem provas concretas, tal como nesse impeachment sem crime de responsabilidade. Já a “grande mídia” voltará aos braços da oligarquia do PMDB/PSDB/DEM, e a “crise”, paulatinamente, sumirá dos noticiários, sendo regiamente remunerada por isso, inclusive com gordas verbas publicitárias que seriam, novamente concentradas, mais também via BNDES. Não EXISTE lado positivo nessa história. Não tente dourar a pílula! Qualquer resistência ao “Temer 1%” e sua “Ponte para o Precipício” será combatida, e sufocada com “bala e porrete” no lombo dos “baderneiros” que somente desejam causar “desordem”. As ações truculentas das PM’s do Alckmin e do Beto Hitler estão aí para não nos deixar esquecer de como a banda toca! Todos conhecem esse filme velho e mofado! E esqueça! A Rede Globo não irá transmitir essas imagens das “vozes das ruas”, muito menos a versão real dos fatos. A última “transição” que conhecemos jogou nosso país numa Ditadura Civil-Militar que durou longos 21 anos….Conhecer a história nesses momentos é o mais importante, estúpido!
Você acha que o futuro será um inferno, e eu digo que vivemos um inferno. É duro dizer que o “país do futuro” hoje convive com desemprego de 2 dígitos e uma depressão econômica que possivelmente já jogou a década inteira no lixo. Mais fácil é tocar o “discurso do terror” sobre o que viria por aí ou quem sabe lembrar dos tempos de FHC. É o modus operandi do governo que aí está.
Nunca neguei méritos que foram alcançados pelo PT em seus primeiros anos de governo, mas a verdade é que o partido se lambuzou no poder. Tornou-se tudo aquilo que tanto desprezava, aparelhou o Estado e estatais, trocou benefícios em troca da manutenção do poder. Jogou fora todo um tripé macroeconômico e responsabilidade fiscal que funcionaram bem por tantos anos. Se Dilma sair, não terá sido vítima de um complô golpista de todas as instituições, como quer insistentemente fazer crer todos os dias, mas sim de seus próprios erros.
Culpa de quem vivemos num inferno hoje? Quem criou uma crise política infindável em nome do oportunismo calhorda? Não tinha recessão tão braba lá em 2014, e Cunha com seu coleguinha Temer nunca mostraram um naco de vontade de trabalhar contra a crise junto com o governo, muito pelo contrário. Se você fala da economia, sinto muito. Os impixistas são tão culpados quanto você acha que a Dilma é. E gostaria também de te lembrar que esse programinha do Temer abarca as idéias do sr. Joaquim Levy, de modo que todas essas propostas, ao invés de “colocar o país nos trilhos”, só farão aprofundar mais a crise pra quem sempre se fode com crise – os pobres.
Bruno perguntei sua idade não sem razão. Nota-se que você ou não viveu os tempos de FHC, e por isso , ignora a situação vivida naquele período ou, convenientemente, se “esqueceu” de quão “bons”(Hehehe!) eram aqueles tempos. E trago essa informação não para “negar” que estejamos em crise, mas para deixar claro que ela é SIM superável a partir das bases que temos hoje, desde que a oposição e o Cunha parem de boicotar as ações do Governo Dilma, e aceitem, definitivamente, o resultado das urnas de 2014. Até porque qualquer coisa diferente disso NÃO trará PAZ SOCIAL, nem se garantirá a estabilidade a um ilegítimo governo nascido de uma eleição indireta comandada por psicopata, ladrão e golpista. Ilegítimo porque NÃO SERÁ RECONHECIDO POR EXPRESSIVA PARCELA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, a INTELECTUALIDADE, os grandes JURISTAS, porque não há crime de responsabilidade cometido por Dilma. Por isso, não ACEITARÃO sua deposição! Sacou ou tá difícil ainda? O “inferno” quase sempre pode ser pior do que imaginamos, e é isso que demonstrarei a seguir! Seja por uma razão ou por outra você tornou obrigatório que relembre os tempos de FHC. Pois bem, o desemprego ao final de 2002, era de 12,2%, e a inflação, idem, de 12,53%. Lembro que esses dados e os seguintes são públicos. Só que com “alguns” agravantes. O desiquilíbrio das contas públicas era MUITO maior. A dívida líquida do setor público: 60% do PIB em 2002. Naquele fatídico ano eleitoral, FHC foi obrigado a recorrer pela terceira vez aos empréstimos do famigerado FMI. O risco país era superior 1300 pontos. A miséria e a fome jogaram imensos contingentes de milhões de brasileiros no mais absoluto desespero. Saques eram frequentes no Nordeste, em que grupos de famintos atacavam pequenos mercados para dar o que comer a seus filhos. Acrescente-se a isso uma crise energética, em que a conta do racionamento de energia que foi jogada nas costas do povo. Era o Apagão do FHC. Ressalta-se que não tivemos racionamento com Dilma, embora as contas tenham sim sido elevadas, agravadas pelo uso intenso das térmicas. Nossas reservas cambias era de U$ 38 bilhões de dólares. Hoje, esse número é de confortáveis U$ 380 bilhões de dólares, DEZ VEZES mais! Soma-se ao conjunto da obra a imensa insensibilidade social de FHC, pois não detínhamos a enorme “rede de proteção social” que dispomos hoje. Essa NÃO era uma preocupação dos tucanos! Seus poucos programas sociais eram insuficientes/ineficientes sob qualquer aspecto que se queira avaliar. Mais do que isso, FHC reprimia violentamente os movimentos sociais, e isso deixou marcas profundas que até hoje que nos fazem “temer” um governo patrocinado por esse consórcio com o PMDB. Se isso soa como “terrorismo” saiba que todos temos razões para crer nesse pesadelo. Falar em combate ao “aparelhamento da máquina” naquele período ou em “combate a corrupção” seria heresia ou piada de salão. Os números de operações da PF naquele período : 48 em todo o Governo FHC, falam por si. O Chefe da PF era membro(filiado) ao PSDB. E a nomeação reiteradas vezes de um Engavetador Geral da República, Geraldo Brindeiro, garantia a impunidade. Além disso, “O Ponte para o futuro”, não deixa de nos transmitir uma ideia de uma entrada num “pesadelo”….
Danilo, não tenho dúvida de que a terrível crise econômica que vivemos hoje foi amplificada pela crise política.
Mas sejamos francos: o estrago já estava feito com Dilma-II nos idos de 2014. O Congresso e boa parte da população apenas viu em Dilma uma falta de legitimidade inclusive por algumas coisas que fez pós-eleição, e daí por diante ela perdeu toda a governabilidade.
Exatamente isso.
E os analfabetos políticos se acharão no paraíso, devidamente doutrinados pela grande mídia.
Que País teremos?
Se fosse apenas isto, poderíamos dizer que segue uma lógica apenas econômico-administrativa, com uma intenção de desindexação da economia, que até sou favorável…mas, desindexarão os ganhos financeiros também? E mais: terá apoio? E se não tiver, implementará este novo modelo na marra? Se for na marra, reprimirá os trabalhadores, que certamente reagirão? No combate à inflação o câmbio será revalorizado, permitindo gastos supérfluos e importações predatórias? Nada disto dialogando com a sociedade, obviamente, etc, etc, etc…ou seja: receita para o desastre!
Todos neste domingo na esplanada . De pé , ônibus , avião , da forma que for possível vamos colocar mais de um milhão na esplanada.
Vão sim! Kkkkk só cuidado com dinheiro. Outro dia pegaram uma mochila com 16000. Muita gente ficou sem a diária.
E você acredita nisso ? Pra você a GLOBO/FIESP/EEUU não estão despejando dinheiro nissso ??? Como você é tolo , mas pode ser má-fé mesmo, linguagem típica dos coxinhas.
Iskra. Lógico que trata-se de coxinha baixa renda. Só leio até o primeiro KKK. Ridículo.
José, nunca esqueça que os poderosos gostam muita da traição mas não dos traidores.
O sujeito afirmou que se tratava de indenização trabalhista, só não sabia responder qual o nome da empresa que havia trabalhado.
Não vi nada demais no caso, guardar dinheiro na cueca é um antigo hábito petista, uma questão cultural. Não saber explicar a procedência do dinheiro também.
Talvez seja mesmo , mas e quem guarda régias fortunas na Suiça ???? E em off-shores ???? Ética seletiva é boa para bravatas, mas quando a lâmina decepar o pescoço da coxinhada que não vive em alphaville quem vai repetir as estultices da Globo ?
iSKRA, você resumiu tudo que eu já cogitava de forma menos ordenada. Triste, mas parece ser o que virá…
É golpe! Troca de regime!
A cartilha da CIA vem sendo seguida há muito tempo. Mídia, Ongs, extrema direita, etc, etc, desestabilização econômica e política.
É o petróleo, estupido!
O resto é conversa mole.
Ou lutamos ou vamos pagar as contas dos países ricos.
Chega de neocolonialismo! Chega de casa grande!
Chega de mídia golpista!
Às Ruas já!
A que título o STF se omite tanto? O de não interferir em outro poder? E esse outro poder, através de ilegalidades, distorções e inversões pode interferir em outro sem que o STF tome a rápida providência no sentido de impedí-lo? Aonde o Cunha que ainda não está atrás das grades?? Com o golpe de parlamentares corruptos que não querem responder por seus crimes, abafando-os e emudecendo a sociedade (vejam o que prega Roberto Jefferson em apoio ao golpe: calar, em seguida, os movimentos sociais!) que o poder legislativo passa a se chamar poder legislativo em causa própria. Vergonha, STF lavando as mãos!
Admiro me de que o STF vá contribuir com a porcaria só para ser gentil.
Não vai. Ou ainda barra a porcaria ou recebeu muita grana ou esta com medo das listas. Não ha quarta alternativa para classificar o STF.
Militância do PSB se revolta com apoio da cúpula do partido ao golpe: https://www.facebook.com/militanciapsbnaovaitergolpe/?fref=ts
Tijojaço, ao que parece o BANCO DO BRASIL aderiu ao GOLPE, você precisa ver a sacanagem para aditamento do FIES, cobram digitalização das contas do próprio banco, ai eles pedem os mesmos documentos porém na agência que você tem conta e não na do FIES, ai ele fazem você andar em loop e não fazem nada dizem apenas que a ordem veio de cima, as pessoas irritadas pois largam o serviço porque são fiadoras e cada atendimento é no mínimo 3 horas e não conseguem resolver, se o estudante estiver em uma cidade e o pai fiador em outra não tem ADITAMENTO, estão como tartarugas nas agências e forçando as pessoas a irem embora sem resolver, além de discussões acaloradas dentro das agência provocando balburdia negativa as pessoas. A Sacanagem é que querem digitalização de documentos que são do BB. O GOLPE é geral.
Já é pra turma ir se preparando pro des-governo Temer, isso ai ainda é o algodão doce !!!!
Bom, acho que minha opinião é parecida com a de muita gente: se o golpe vingar, será preciso tocar fogo no país de vez para causar enormes prejuízos aos golpistas e provocar medo. E isto deveria ser uma coisa pensada em nível de América do Sul, porque sabemos que não é mera coincidência que estejam acontecendo coisas parecidas em diversos países e temos uma “vaga ideia” sobre quem é que está por trás disso. Aliás, que papelão este tal de obama fez, não? Decepcionou até quem nada esperava dele.
Quem votou Dilma, votou Temer!
Simples assim…
Como VC sugeriria, além de sua frase tosca, que a gente conseguisse separar Temer de Dilma?
Eu nunca votei em Temer.
olhou-se no espelho e, sem maiores dificuldades, encontrou o apelido que buscava…bronco! orgulhoso de si mesmo e de seu achado, passou a postar…
Não entendo comoo Fernando permite estes cunhas aqui.Filhotinhos de bestas microcéfalas.
Ahhhh, a fina jóia do reducionismo desonesto. Não precisa procurar muito para achar críticas, entre os blogs “estatizados”, à aliança PMDB-PT. E elas existem, veja só, mesmo antes das punhaladinhas que o PMDB deu no partido que o trouxe de volta ao poder nos últimos tempos. Votamos na Dilma, que arrastou o Temer junto pro Jaburu, pra apaziguar o apetite do PMDB de cargos. Uma infeliz necessidade de governabilidade, que agora cobra seu preço, em nome dos ratos oportunistas como seu guru, cucucunha
Na clássica inversão de quem quer ver uma ditadura instaurada e o faz “em nome e em defesa da democracia”:
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/225341/Jefferson-pede-a-Temer-linha-dura-com-movimentos-sociais.htm
Crises desta proporção não são exatamente boas, ao contrário. Mas de positivo resta que elas acabam com o teatro de máscaras. Os golpistas vão, um a um, se revelando em seu oportunismo e sordidez.
Denunciem o bolão do golpe
((((((( O QUE ESTÁ EM JOGO ? ? ))))))
Quem pagará a conta do Golpe?
por Beatriz Cerqueira, especial para o Viomundo
Somos bombardeados com textos, avaliações, enfim, tantas informações que às vezes deixamos passar questões essenciais. O discurso de Michel Temer me alertou quando ele fala sobre um “acordo entre trabalhadores e empresários”. É preciso dizer claramente o que será o golpe na vida das pessoas comuns, caso ele seja aprovado. O que seria este “acordo” proposto pelo vice-presidente.
Na minha vida de professora da rede pública, o golpe se materializará no recuo da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional. O PSDB já deu provas de que é contra a política de Piso, só lembrar de como Aécio Neves tratou a questão quando foi governador de Minas Gerais. Com um Congresso golpista será questão de dias até o fim do Piso Salarial. Também será o fim do investimento mínimo de 25% dos impostos em educação. Cada governo investirá o que quiser, sem pressão ou fiscalização. Já tem projeto de lei sobre isso no Congresso Nacional. Esqueçam os 10% da riqueza produzida no país sendo investidos em educação. Não só não haverá investimento como viveremos uma onda de privatizações na educação básica pública.
Na universidade, encontramos uma turma achando que é bolsista só por mérito pessoal. Mas as cotas, Prouni, expansão do número de vagas, tudo isso aconteceu porque houve política pública. Foram opções do governo. Michel Temer não terá as mesmas opções. O dia seguinte ao golpe será o primeiro dia da privatização das Universidades Federais e dos Institutos Federais. O Secretário de Educação do Estado de São Paulo já disse que não se deve investir dinheiro público na educação. Deixa para o mercado. Privatização a vista!
Minha avó, assim como milhares de trabalhadores informais, era assistida pela Previdência Social. Isso será coisa do passado. A grande pressão é pela privatização da Previdência, área muito lucrativa para o mercado, que inventa que nas mãos do poder público é deficitária.
O mundo do trabalho também não será o mesmo. Para que uma hora de almoço se você pode comer em 15 minutos? Este é o pensamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional em que o negociado irá prevalecer sobre o legislado resolverá isso rapidamente.
Como também será dado o sinal verde para a terceirização sem limites. Para que concurso público se fica mais barato terceirizar? Para que investir em empregos de qualidade para a juventude se ela será terceirizada? Adoeceu, demite. Reclamou, demite. Morreu, só colocar outro no lugar. O Congresso cuidará de aprovar lei que proíbe até que o trabalhador recorra à justiça para tentar garantir seus direitos além da redução de jornada com redução de salário, imposta pelo patrão e aprovado pelo mesmo Congresso que votará o golpe.
O Sistema Único de Saúde (SUS) será privatizado.O projeto de lei para cobrar pelos serviços prestados já está em tramitação no Congresso Nacional.
Trabalhadoras domésticas com direitos? Coisa do passado. Se pudesse, a elite restaurava a escravidão no Brasil. Como não pode, cuidará de retirar seus direitos. O Congresso aprovará leis modificando o conceito de trabalho análogo a escravo. O projeto já está lá. Esperando o momento propício para votação e aprovação!
Empresas públicas para investimento em políticas como moradia, crédito para os pobres serão coisas do passado. O que o Fernando Henrique Cardoso não conseguiu privatizar, o Temer o fará, vendendo a preço de banana o nosso patrimônio. Não teremos o Estado investindo em políticas públicas.
Isso tudo a grande imprensa não vai mostrar, mas foi esta pauta de retrocessos que os 38 deputados aprovaram ao definirem pelo impeachment da presidenta Dilma.
Seremos nós trabalhadores e trabalhadoras que pagaremos a conta deste golpe!
Beatriz Cerqueira
Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG e presidenta da CUT/MG
http://www.viomundo.com.br/denuncias/beatriz-cerqueira-o-que-acontecera-aos-trabalhadores-no-dia-seguinte-ao-golpe-de-temer-congresso-patronal-e-entreguista-fiesp.html
Só passando para avisar que o resultado das eleições de primeiro turno no Peru não podiam ter sido pior.
O império consegui colocar seus dois candidatos no segundo turno.
Há noticia de fraude nas eleições e envolvimento de políticos ligado à ditadura fujimori ao tráfico de drogas.
Fala Brito!
Tu não conhece algum cartunista que possa fazer uma imagem do Temer apunhalando a presidenta Dilma?
Vlw!
http://www.conversaafiada.com.br/politica/precipitacao-de-temer-lembra-auro-moura-andrade-em-64
Nao vai ter golpe. Vai ter luta.
Trem bioceânico vem aí:
http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4758401&Itemid=1