O general rendeu-se: entrevista de Villas-Boas é preocupante e sombria

Não se trata de teorias conspiratórias, é um fato.

A entrevista do Comandante do Exército, General Villas-Boas, é, em si, uma afronta à Constituição.

Não lhe cabe julgar, em lugar do Judiciário, quem pode disputar ou não pode disputar as eleições.

“Não se trata de fulanizar. O pior cenário é termos alguém sub judice, afrontando tanto a Constituição quanto a Lei da Ficha Limpa, tirando a legitimidade, dificultando a estabilidade e a governabilidade do futuro governo e dividindo ainda mais a sociedade brasileira. A Lei da Ficha Limpa se aplica a todos.”

A que divisão o general se refere? Quer dizer que a divisão que deixa de lado e exclui ao menos 40% dos eleitores é inaceitável, mas as soluções que trazem todas as vontades para decidirem no voto qual é a majoritária é abençoada pelas Forças Armadas?

A entrevista, num momento de gravidade como este, deveria se limitar ao óbvio, à prudência, mas se aventura até a declarações simpáticas ao  candidato Bolsonaro que, com as ressalvas de imparcialidade insuficientes que faz, é descrita como a de alquem que tem  “apelo no público militar, porque ele procura se identificar com as questões que são caras às Forças, além de ter senso de oportunidade aguçada.

O general Villas-Boas agora é juiz de senso de oportunidade aguçado? O que seria este senso, chamar refugiados de “escória do mundo”, defender o fuzilamento de brasileiros com outras visões ideológicas, bater continência à bandeira americana numa churrascaria  ou propor a saída do país da ONU, em nome da qual o Exército exerceu tantas missões no exterior?

Quando a ONU, entretanto, fala dos nossos assuntos e nos cobra fidelidade aos tratados que assinamos, é “tentativa de invasão da soberania nacional”?

O General Villas-Boas, que mereceu tanto respeito de todas as correntes políticas por resistir, mesmo com enormes problemas de saúde, no cargo de comando para assegurar o equilíbrio da instituição militar parece, afinal, ter se rendido às pressões que vêm da baixa oficialidade e da parte do comando que se associa a “soluções”  extra-constitucionais como as defendidas anteontem pelo General Hamilton Mourão.

Aliás, parece que já se quebraram os valores centrais de uma força militar: a hierarquia e a disciplina, pois quem chegar agora de outro planeta há de jurar que é de Mourão o comando. Ou, pior ainda, daquele aos quais os quartéis estão sendo abertos para verdadeiros comícios.

Só isso explica que o seu comandante capitule diante deste quadro insano, onde justificam até um “autogolpe” militar.

Daí para se quebrar o respeito à vontade eleitoral da população e à Constituição que diz que é do povo que emana o poder, é só um pulinho.  Que é um salto perigoso e no escuro, que pode levar à divisão nas Forças Armadas e a uma aventura da qual os militares há 30 anos vinham se recuperando.

 

Fernando Brito:

View Comments (78)

  • ESSE VELHO ENTREVADO TRAIDOR DA PÁTRIA,GOLPISTA,ENTREGUISTA,SERVO DOS U S A AMEAÇA AS LIBERDADES E TODOS OS DIREITOS DURAMENTE CONQUISTADOS. QUE SAIBA O CANALHA E SEUS IGUAIS QUE SUAS PRISÕES NÃO SERÃO SUFICIENTES PARA NOS ENCARCERAR,SUAS BALAS E SEUS FUZIS NÃO NOS INTIMIDAM E SUAS MÃOS NÃO TERÃO A FORÇA NECESSÁRIA PARA CAVAR COVAS RASAS,RESISTIREMOS COM NOSSAS VIDAS MAS CALAREMOS ESTA FARDA PODRE TRAIDORA DO BRASIL E DO POVO BRASILEIRO.

  • Fernando Brito, à qual divisão das Forças Armadas se pode levar, à qual você se refere?????

    • Havia uma tese que dizia que as FFAA se dividem entre nacionalistas e golpistas. Este general pertenceria à ala legalista. Se esses são os do nosso lado, imagina os do outro.

      • O velho problema é que, como dizia o filósofo Millôr, os sábios são cheios de hesitação e os ignorantes atacam de supetão.

      • O velho problema é que, como dizia o filósofo Millôr, os sábios são cheios de hesitação e os ignorantes atacam de supetão.

        • millor é legal... "a história do brasil foi escrita pelos portugueses, daí o sotaque"

  • COMO UM OFICIAL DE MERDA POSSUI MEDALHAS SE NUNCA PARTICIPOU DE GUERRAS?SEM DÚVIDA FOI POR PRENDER ESTUPRAR,TORTURAR E MATAR BRASILEIR@S.

  • É mesmo MUITO engraçado, se não fosse tão trágico.
    O Vilas Bôas e o Mourão deviam cuidar dos seus aquartelados, é pra isso que nós brasileiros, pagamos os seus gordos soldos!

    • "O presidente Lula foi condenado por um ato de ofício indeterminado! (... ) A acusação e a sentença fundamentadas em relação a um apartamento atribuído a ele. (...)"
      Por Fernando Haddad
      em
      Governo Lula colocou o pobre dentro do orçamento, diz Haddad | PARTE 2
      https://www.youtube.com/watch?v=ZJwNhInkRHo
      .

  • Se Villas Boas disse isso é porque seus companheiros dizem coisa muito pior. Ele não é um mártir da democracia, linge disso, mas está tentando segurar as pontas.

    • Pode ser que o Villas Bôas esteja fazendo um grande favor ao país com suas declarações. Pode ser que ele esteja a avisar a todos sobre o risco que o país corre, em lugar de estar a ameaçar o país. Afinal, há um vídeo onde o Bolsonaro chama o Villas Bôas de "comunista". Se estes radicais chamam um homem como o Villas Bôas de comunista, então gente como o Alckmin será para ele um stalinista. De fato, há tanta loucura de extrema direita propagada dentro das Forças Armadas, que pode-se ver sites com apelo militar que chamam o próprio general Geisel de comunista, certamente por suas posições ferrenhamente nacionalistas.

      • De fato, Geisel aparece como persona non grata em obscuros sites de depravados entreguistas.

  • Acabou a farsa, agora acredito que esteja tudo explicado, de Cunha ao STF. O golpe foi militar. Volto a ter a sensação de que Lula não deveria ter se entregado e que talvez não saia mais da prisão. Para mim as eleições também perdem totalmente o sentido. Será que alguém pode acreditar que seria eleito um candidato que afronte o golpe ? Estamos numa ditadura militar, o judiciário é apenas marionete de algo muito maior.

    • O golpe foi dos endinheirados.

      A fortuna dos irmãos Marinho, somadas, é maior que a do Paulo Lehman. A Globo é uma espécie de "relações públicas" deles.

      Quanto às FA, são apenas os "leões de chácara" dessa turma.

      • Discordo, quem dá golpe é quem tem armas. Nossos militares são submissos aos EUA e lá é que está o comando. Se Dilma tivesse o apoio das FA teria prendido os golpistas, naquele grampo que foi o tiro de misericórdia no governo. Esse golpe "vem de longe", a turma de 64 nunca saiu do poder. O fracasso da comissão da verdade, as celebrações dos 50 anos do golpe de 64 e muitos outros indícios mostram que a batata estava assando há bastante tempo.

        • Não se pode subestimar o corporativismo das FA, sem falar nas coisas que ferem o orgulho deles.

          O endinheirados, porém, detestavam Dilma.

          Também as FA nunca incomodaram a turma da bufunfa, seja em 64, seja no presente, assim como nunca vi oficiais de alta patente (da ativa ou não) fazerem comentários desabonadores pela imprensa sobre os tucanos - o braço político desses endinheirados. Só se sentem "motivados" a fazerem declarações moralistas quando envolvem políticos mais compromissados com o povo.

          Desnecessário dizer que a relação dos EUA com os endinheirados daqui é no estilo "uma mão lava a outra" - eu garanto a riqueza de vocês aí no Brasil e vocês tomam conta dos nossos interesses geopolíticos e de negócios. Chamem sempre a polícia (FAs) quando necessário, e se tiverem alguma dificuldade, damos uma ajudinha - daí a eterna sensação de nossas FA serem americanófilas e submissas.

          Quanto aos Marinho, desconfio que sejam grandes credores da dívida pública. Provavelmente fazem operações através de dezenas de empresas sediadas em paraísos fiscais - o tal "capital estrangeiro".

          Como grandes rentistas que devem ser, ficaram irritados quando os juros reais foram a menos de 2% a.a.

          Usaram a sua empresa de "propaganda, lobby e relações públicas" para fomentarem o golpe. Não foi preciso (pelo menos até o momento) o emprego das FA. Não é de se admirar que eles mantenham penas alugadas, com Leitão e Sardenberg para todo dia exercitarem uma verdadeira"tara" em questões de politica monetária e terrorismo financeiro.

        • ""Esse golpe "vem de longe", a turma de 64 nunca saiu do poder."", vide o temer, um marionete, sob o comando do Gabinete de Segurança Institucional, General Etchegoyen. Precisa desenhar?

    • Sempre defendi de que o Lula deveria ter se exilado, mas ele foi confiar nesta "justiça" do Brasil, está ai o resultado.

    • Puro terrorismo da direita, mas na hora de "Secá o bagaço" eles miam que nem angorá no sofá.

  • "(...) A lei se aplica a todos(...)"

    Só quem nasceu ontem acredita nesse conto da carochinha.

    Globo, cadê o DARF?

  • Foi oficialmente declarada a ditadura midiático-judicial tutelada pelas forças armadas. Em português claro: se ganhar as eleições um candidato que não esteja afinado com o golpe, será impedido de tomar posse.

    #EusouLula

  • Não se enganem! Os militares estão prontos e desejosos de se aventurarem em uma nova ditadura, pra eles Revolução. Convivo no ambiente de caserna e percebo de perto que não aceitarão resultados nas urnas que contrariem suas vontades. Lá o PT é uma quadrilha comunista comedora de criancinhas. Preparem-se para uma nova luta por democracia. Somente o voto não bastará!

Related Post