O Globo diz que versões “não batem”. Não, porque o jato não foi “empréstimo”, foi crime eleitoral

novojato

O jornal O Globo publica que as “explicações” de Marina Silva sobre a situação do jato que caiu com Eduardo Campos se contradizem com as dadas pelo PSB, em nota oficial.

Não há nenhuma contradição: tudo, inclusive a escolha das palavras, é tortuosamente construído para não dizer a verdade: o avião foi comprado, através de depósitos fraudulentos, feitos através de empresas fantasmas, por um grupo de empresários encabeçado pelo senhor Apolo Santana Vieira, um homem acusado de contrabando.

Nua e crua é esta a verdade e as tais “explicações” vão ser aqui desmontadas de forma muito clara.

1. O “empréstimo”. 

Em primeiro lugar, você empresta o que é seu. Se não é seu, não pode emprestar. O avião não era dos empresários, para que pudesse ser emprestado. Estava sendo adquirido não para o uso daqueles empresários ou de suas empresas, mas específicamente para Eduardo Campos fazer sua campanha presidencial. Tanto é que foi levado à sua aprovação, num voo de teste, em 8 de maio, de Congonhas a Uberaba.

2- O “empréstimo” ia ser “ressarcido”

Empréstimo não é “ressarcido” nem pago. Se é pago, é aluguel, não empréstimos. O seu senhorio não “empresta” o apartamento onde você mora nem você o “ressarce” todo mês. Ele o aluga e você paga o aluguel.

3-Mas poderia haver “aluguel” do avião a Campos e ao PSB?

Poderia, se a AF Andrade ou a Bandeirantes Companhia de Pneus fossem empresas de táxi aéreo, o que não são, Neste caso estariam exercendo uma atividade ilegal, para a qual não habilitadas. Empresas de táxi aéreo poderiam até doar horas de vôo ao candidato, desde que as declarassem assim, contabilizando pelo valor que têm. Mas uma empresa só pode doar serviço se este for um serviço que presta nas suas própria funções. Se for serviço de outra empresa, estará pagando e, então, não pode fazer, tem de doar o dinheiro ao candidato e ele que pague.

4- Quem pagou três meses de despesas do avião?

Um jato não voa centenas de horas sem custos significativos. São milhares de litros de querosene de aviação, salários, alimentação e diárias de hotel de dois pilotos, hangar, taxas aeroportuárias. Fazer cada uma estas despesas significa assumir o controle operacional do avião e, até agora, ninguem seque dignou-se a perguntar quem os pagou.

Vejam que sequer entrei na questão das irregularidades da compra do avião, feita de maneira ardilosa e ilegal. Essa é a questão de legislação fiscal e penal.

Trato apenas da questão sob o ponto de vista da lei eleitoral, que está sendo esbofeteada publicamente pelo PSB e por sua candidata.
Se o Ministério Público e a Justiça Eleitoral permitirem que isso siga sem uma responsabilização, por medo “do que a mídia dirá”, porque boa parte “marinista”, será melhor revogar toda a legislação que trata de doações e de uso do poder econômico a candidatos. Qualquer um pode dar-lhes o que quiser, como quiser e deixar para passar recibo ou assinar contratos lá no final, muito depois de dados os votos do povo.

Eu não estou sugerindo que a candidatura Marina seja cassada, que isso fique claro. Ela – e já se disse isso aqui – não tinha a obrigação de saber dos detalhes do avião conseguido por Campos e seria natural que aceitasse a sua versão. Marina é, e só depois que encampou esta farsa,cumplice na ocultação de um crime eleitoral.

É isso o que precisa ficar claro: que há um crime eleitoral. E quem o encobre, acoberta e deixa de agir diante dele torna-se cúmplice deste embrulho que a fatalidade expôs ao Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

57 respostas

  1. Por muito menos que isto o pobre do Genoíno foi parar na cadeia, e sem provas…O que falta para que o nosso glorioso MP entre em ação?

      1. Caro Vinicius
        O QG tucano midiático, está procurando um motivo, para jogar a culpa no PT, pela cassação.
        Saudações

        1. Avelino, tenho postado comentários neste blog e agora que há dois Vinícius gostaria de deixar claro que eu, Vinícius Vitoi, concordo com você.
          O problema com a morte do Eduardo trouxe o tema caixa dois para o debate. Trata-se de um problema de todos os partidos e que, por causa da forma como foi conduzido o processo midiático da AP 470, não foi devidamente debatido.
          Lidar com a questão do avião é, de fato, um tema delicado para o PT.

  2. A explicação do Fernando é didática e a conclusão é cristalina: houve crime eleitoral e quem o encobre é cúmplice.

    1. É realmente muito didática. Até eu que não acompanho o caso do avião entendi. O JN devia aprender com o Brito… Mas o JN parece ser feito para que as pessoas não entendam nada mesmo, apenas percebam que tem alguma coisa errada e sejam induzidas a acusarem algum partido ou cidadão.

  3. Brito, você não está sugerindo a cassação de Marina, mas, se ela é cúmplice e, se não houver cassação como se cumpre a lei?

    1. Se for para cumprir a Lei, que a candidatura de Marina seja cassada. Simples assim, sem meias palavras.

      1. Caro Ricardão
        Mas o simples assim, tem que jogar a culpa no PT.E é isso que eles estão tentando.
        Saudações

        1. Concordo com Avelino.
          No fim, a mídia encontra uma forma de culpar o PT. É assim tb em qq CPI.
          O trabalho do Fernando Brito como jornalista é interessantíssimo e nos permite ter mais informações.

          Neste e em muitas outras situações,Infelizmente, é necessário muita prudência porque há dois pesos e dezenove medidas no julgamento da política.

          Um lado pode tudo, falam o que quer, quando quer, do tipo: cartel é prática de mercado” e não acontece nada.

          O outro lado precisa medir cada palavra e, mesmo que diga claramente, terá suas palavras distorcidas.

      2. Nesse casos o julgamento do mensalão petista já firmou jurisprudência de que se condena apenas o tesoureiro, conselheiro do partido e, no máximo, presidente do partido. O querem é o caso Marina acabe obrigando incluir Lula no caso do mensalão.

        1. São coisas diferentes. E não apenas porque o “Mensalão” é um “Mentirão”. Houve crime eleitoral, a candidata disse conhecer o crime, então foi conivente. É simples, mesmo.

          1. Ninguém tenta colocar a culpa no PT. A justiça não atua de ofício e alguns tipos de processo de impugnação de candidatura no MP tramitam em segredo de justiça.

    2. Quem determina quem tem ou não de cumprir a lei é a mídia golpista, para essa só o PT é obrigado a cumprir a lei, imaginem um candidato a senador petista dizendo que cartel não é crime, que coisa normal, que as empresas o praticam no mundo inteiro. Imaginem se a DILMA em um debate público, obedecesse cegamente a dona de um banco que tem uma dívida com o país de 18 bilhões de reis por sonegação.

  4. Então se ocorreu crime eleitoral, impugna-se a candidatura do PSB e Marina Itaú Silva é filiada ao PSB.

    1. E tu achas que a Elite Togada, tem culhão pra fazer isto contra Globo e Itaú??? Eles fazem parte do mesmo time, que se acha mais que qualquer cidadão comum deste País. O PT é que tem que reagir. Mas com este Rui Falcão dando as cartas, duvido. É um almofadinha que não merece presidir o maior partido deste País. Mas Democracia é isto, aceita-se quem vence a eleição, mesmo que seja um pardal, travestido de Falcão!

  5. Fico impressionado como esta Osmarina procura ser ardilosa e continua enganando muitas pessoas. Diz que vai fazer o “novo” com as mesmas “boas” (velhas, na verdade) raposas. Tudo de forma “voante”. De concreto, mesmo, nada !

  6. No meu simples entendimento , não importa se Marina sabia ou mão, o que importa é o chamado ” FATO GERADOR”. Independentemente da morte de Eduardo, o CRIME ELEITORAL estava sendo cometido desde o início da campanha então, todos participaram solidariamente do crimes inclusive o PSB e a LEI TEM QUE SER CUMPRIDA. José Dirceu foi condenado pelo tal “DOMÍNIO DO FATO”, . Será que Marina e o PSB serão inocentados pelo “FATO” (vísceras de animal) e o TSE vai se esquecer do tal DOMÍNIO. Então vamos aguardar a PF apurar e o TSE julgar ou será que a LEI continua sendo só para P.P.P e PETISTA!!!!

  7. Concordo que a Marina não deve ser envolvida nas tramóias de São Eduardo. Sem contar que isso só serviria para torná-la mais forte ainda, além de ser uma enviada de deus, seria também uma vitima do sistema aparelhado pelo PT. Em 2018 seria páreo duro até mesmo para o Lula, melhor que ela concorra agora e que as pessoas descubram que é a Marina. O pior que pode acontecer, é perdermos todas as conquistas sociais conseguidas na última década, num governo que é uma incógnita, mas dá pinta de ser daquelas que arrancam o couro do trabalhador, haja visto quem são as pessoas de “bens” que estão ao dela.

  8. Daqui a pouco os da “nova política” vão dizer que isso tudo é invenção. Vão perguntar: Avião? Jato? Que avião, que jato? Não tem avião nem jato. Fotografia de avião não prova nada. Assim como os documentos, agora não tem avião também.

  9. O problema é que o dono VAI TER QUE APARECER. O país inteiro, mesmo que entende lhufas de política. E tem algumas dezenas de vítimas esperando serem ressarcidas por suas tragédias pessoais. Não foi um planador que aterrisou no meio da amazônia; foi o avião de um candidato a presidência da República que caiu numa das mais densamente habitadas areas urbanas do Brasil. O compartilhamento do vídeo da queda em um site internacional(LiveLeak)já tem mais de 80 mil acessos. Sinto muito, essa vai ser muito difícil de ir para baixo do tapete.

    1. Para engambelar as vítimas o irmão do Eduardo já foi lá se reuniu com eles, prometeu indenizações, só não disse para quando. Se eles esperarem passar as eleições, as vítimas do avião vão ficar a ver navios.

      1. Yule: O irmão de Eduardo Calabar, aquele que se lançou vice na chapa de santa marina antes mesmo de recolherem os restos do irmão, também não disse QUEM e COMO. Foi só 171, coisa que eles fazem tão bem.

  10. Faz tempo que MP deixou de significar Ministério Público.
    Fica cada vez mais evidente que MP é qualquer coisa para “Menos Pobre” ou “Mordaça do Povo”.

  11. E o Procurador Geral da República, espera o que para agir, que saia na Veja e seja comentada no JN? E o Tarcisio Delgado do PSB, com que cara vai continuar acusando André Vargas de ter pego carona em avião suspeito? E o trensalão tucano e os aécioportos em Minas, não se tornam escândalos de corrupção, na mídia e na justiça, em função do que? E o Mensalão Tucano, o original? É por essa e por tantas outras, que o brasileiro antenado pergunta-se: O que estão esperando para soltar os prisioneiros políticos do PT e os demais, bodes expiatórios, presos para disfarçar a farsa do mensalão? E FHC conchavando com Gilmar, refresco para o santo Arruda. Pode isso tudo, Merval Bananeira?

  12. E Marina, a co-criadora da “nova política dos banqueiros”, acompanhou tudo e faz de conta que não é nada com ela.
    Um belo começo. hehehe

  13. É preciso que o povo tenha consciência da importância dessa eleição. Trata-se de um País de mais de 200 milhões de habitantes, com riquezas imensuráveis – com descobertas de imensos poços de petróleo – com fortes empresas como a Petrobras, com avanços nas áreas sociais, com geração de empregos e renda, com estaleiros, com aparelhamento das forças de segurança nacional, com importantes obras em andamento, as quais depois de prontas vão possibilitar outro salto de desenvolvimento para o Brasil. Não podemos voltar a viver na incerteza, controlados pela voracidade do mercado financeiro. Hoje, tenho meu apartamento e minhas prestações, à medida que vou pagando, vão diminuindo o valor de cada parcela; comprei um carro e sei quanto vou pagar a cada final do mês; minha filha estuda com financiamento do FIES, e queremos avançar mais e mais, com segurança. Por isso voto na Dilma 13.

  14. A pergunta que eu não posso deixar de fazer é: onde está o Ministério Público que se finge de morto neste caso. Uma coisa que eu não engulo é essa de dois pesos e 90 medidas no trato dos crimes cometidos pelos cidadãos, quando s e trata daqueles que pagamos para zelar pelo cumprimento da lei como é o caso do Ministério Público. Espero que em tempo hábil esta instituição re-aja aos apelos da sociedade e paute em sua agenda o tema do avião da Marina afinal além do crime eleitoral. vidas foram ceifadas e as famílias aguardam as indenizações.

  15. Acho que o PSB , esse tal de beto e marina por extensão cairam ladeira abaixo por si mesmos com essa estória do avião. Não é problema do PSB? é de quem então?
    Com isso a “nova política” foi para o espaço. Literalmente.
    Agora, o site dela fala com o jovem , a tal campanha do coque e tal.É alinente. MAS FALA COM ELE. O da Dilma é sofrivel. De chorar. venho avisando a tempos. Simplesmente o jovem urbano de classe media não existe. INVISIVEL.

  16. Aliás, o problema da campanha e visão da dilma é que no fundo ela fala e pensa ainda uma economia industrial.Só que esse mundo passou.
    E a economia de serviços que surge PENALIZA o jovem que sai da universidade que o PT forma; o precariado. O PT não sabe, não viu, e fala em carteira assinada. ONDE? não sabe, não tem proposta, nada. Esse jovem foi para as ruas. A classe media está SEM carteira! será que a campanha da Dilma e o PT não percebe não? é tudo TERCEIRIZADO, emprego por projeto. Os empregos nas cidades estão PIORANDO para parte da classe media em serviços, caramba. E o emprego criativo? Basta ver o ciencias sem fonteiras e o Sisu- acabaram com humanas, botaram tudo junto numa salada de linguagens. da para ver que a DILMA não entende e subvaloriza as humanas e a área criativa, o seculo 21. A marta da de 10 a zero. graças a deus o Minc fez agora uma chamada.

  17. E a roupichtcha com arminio Fraga da Marina tem tudo a ver. Descolada e tal. Essa juventude é descolada. Mesmo a de classe media baixa não gosta de Sandy?Dilma com suas roupas, jeito e site careta e Lula Metalurgico NAO FALAM para essa juventude. ja disse repito. Tá na hora de acordar. mesmo os jovens que apresentam seus programas na TV com calça jeanas e aquelas HORROROSAS musicas hino atras pelo amor de Deu, NUNCA, NUNCA mesmo vão falar com a classe media urbana e mesmo do interior que vê Rirhana e Sandy do mesmo jeito. Falo porque estive e dei aula em Pau dos Ferros no interior do Rn faz duas semanas em um Instituto federal..Jovem então…
    Não precisa ser Tão descolado assim, pois esse jovem da Marina é RICO. Mas aquelas roupas da Dilma e Temer , seu site etc, aquela coisa para Dona de Casa, não pegam jovens não. pegam os jovens que já tem. Os que subiram, com os bem feitos invisiveis dos prounis e pronatecs etc que ganharam suas bolsas. Mas o da classe media não E é esse que precisa entender agora e devia ter entendido também e precisa entender. A grande falha do PT esse tempo todo foi e é NAO ENTENDER a classe media e ve-la ideologicamente> SIM ideologicamente como cliche de esquerda!

  18. Um candidato a qualquer cargo eletivo não é candidato de si mesmo, ele é do partido. Se o partido cometeu um crime eleitoral relacionado direta e exclusivamente a determinado candidato, não pode apresentar esta candidatura naquela eleição. Essa história de dizer que a Marina não sabia de nada e que não precisa ter sua candidatura impugnada é cortina de fumaça, é confundir alhos com bugalhos. A sua Rede não existe, ela é candidata pelo PSB e como tal tem que ter sua candidatura impugnada.

    1. Certíssimo! Sugiro aas blogs sujos unirem-se para cobrar isso, inclusive com abaixo-assinados. Peço sua autorização para divulgar seu comentário na minha página, no Face, “Mulheres com Dilma”.

  19. Não vão fazer nada agora, mas isso fica como faca no pescoço, caso Marina seja eleita.
    Facilita o controle.

  20. José Ricardo Romero está certo, o candidato é do partido, e a candidatura do partido pode ser impugnada sim, embora não acredite nessa hipótese. E se Marina não tem partido, ela não mais existirá como candidata. A hospedagem acaba.

  21. Pergunto aos repórteres investigativos: De quem são os carros usados pela polícia de PE? Pertencem ao Estado de PE(?). Ou pertencem a alguma empresa locadora? É bom investigar…

  22. Aqueles que só querem a Marina presidenta para derrotar o PT e Dilma vão engavetar este escândalo e depois usá-lo contra a Marina como fizeram com o Collor que perdeu o mandato tendo como principal acusação ter recebido um carro (uma brasília) de presente. O avião sem dono, com toda certeza, vai derrubar a Marina agora, e evitaria a fraude eleitoral que a oposição está impondo ao povo brasileiro, ou depois, o que seria um grande retrocesso da nossa democracia que, por causa desta cultura de ganhar a qualquer custo, jamais conseguiu se firmar, Estes últimos 20 anos, (FHC, Lula e Dilma), onde as constantes tentativas de golpes, principalmente contra Lula, não deram resultado proporcionaram ao Brasil extraordinários avansos. Que o eleitor, único poder legítio para escolher nossos representantes e governantes, reflitam bastante, estudem bastantes seus candidatos para não ficarem se lamentando depois. Estão reclamando da violência, da corrupção (que é vista e condenada somente no PT), da educação, da saúde, da inflação e do baixo desempenho da economia, Uma escolha errada poderá piorar mais ainda e por simples capricho paralizar grandes investimentos que estão em andamento como construção de navios, hidroelétricas, obras dos PACs. Uma má disposição com Cuba pode ser o fim do mais médicos. Enfim, temos muitas coisas em jogo. Dilma representa mais quatro anos sem surpresas ou malabarismos. Na minha modesta opinião o certo seria deixar para tomar novas decisões daqui a quatro anos e não agora.

  23. O PT ainda não entrou com nenhuma ação judicial porque não quer ficar com o ônus do desgaste politico. Está aguardando o PSDB entrar primeiro, afinal este também tem interesse em derrubar a Marina.

  24. Eu só queria saber o que a justiça eleitoral esta esperando para cumprir a própria lei?

  25. Agora começo a entender, porque retiraram de campo os lideres do PT.
    E como todo o resto continua como antes.
    Esta faltando JUSTIÇA…mas não vejo ninguem pedindo MAIS JUSTIÇA!!
    Como ou para quem eu peço MAIS JUSTIÇA>
    Como ou para quem eu peço MAIS LEGISLAÇÂO e comprimento das leis..

  26. O raciocínio está correto: o PT e a campanha da Dilma têm que ficar quietos. Caso contrário, podem ser acusados por uma eventual cassação da candidatura de Marina e os votos vão para quem? Vitória tucana.

  27. Já imaginaram se isto tivesse acontecido com um candidato do PT? A “imparcialíssima” sandra cureau (segundo PHA) estaria movendo céus e terras para denunciar o crime eleitoral. Já teria convocado uma entrevista coletiva para anunciar que iria impugnar a candidatura do PT, mas como é CRIME ELEITORAL de uma candidata contrária ao PT a tal sandra cureau parece ter renunciado temporariamente às suas funções de procuradora. Digo temporariamente pois assim que ela enxergar algum leve indício de crime eleitoral de um candidato do PT, ela acorda de novo.

  28. ACORDA PT
    Cada dia vejo carros com adesivos #FORA DILMA E LEVA JUNTO O PT# são todos iguais, quem está patrocinando esses adesivos?
    Cade o pessoal do Marketing do PT que não reage!
    Estou alertando para os simpatizantes do PT reagirem e nunca perder a esperança, que daqui pra frente, a oposição vem com mais força.
    Eles tomaram essa atitude depois da subida da Marina e e querem aproveitar a onda anti PT.

    1. Esses adesivos são vendidos pelo Mercado Livre.Todo dia eu me pergunto: Cadê os adesivos do PT, cadê os adesivos de Dilma ? Não vi nenhum. De que ou de quem o PT tem tanto medo??????

  29. O Tucano foi abatido em pleno vou.

    Porque o PSDB, ainda não entrou com uma ação, questionando o caso gravissimo da compra do jantinho usado por Dudu/Marina.

    Este PSDB do Alvaro Dias, que era rapidinho(ficava de plantão na porta da Procuradoria Geral) quando a revista Veja fazia capa denunciando o PT sem provas?

    Cade o Mario Couto? Cade o Aloisio Nunes? Pasmem!

  30. Repito, não sou petista, nunca fui e nunca serei .
    O tal avião foi é doado como presente em troca da liberação dos famosos pneus .
    É crime eleitoral . Cassação .

    Mulheer de Cesar não basta ser honesna, precisa provar que é honesta .

    Quem vive pregando moralidade é obrigada a dar exemplo .

    Osmarina é uma embusteira .

  31. Muito bom e muitas explicações devem ser cobradas ao TSE e ao PSB.

    Com que dinheiro Eduardo Campos e o PSB iriam pagar a compra do Cessna? Quer dizer, qual a origem do dinheiro? Quem era o dono do Cessna na hora em que ele caiu? O irmão de Eduardo Campos disse que a família assumiria as indenizações: o aviâo pertencia a ele, o irmão, ou à família Campos? Por que tanta preocupação se nem nem Eduardo, nem a família não tinham nada a ver com o Cessna? Qual a razão de tanto desprendimento? Como fica a situação de Marina sendo ela flagrada como cúmplice ou participante de um crime eleitoral?

  32. Desaprovação das contas da campanha não impugna candidatura. Então chorem a vontade, Marina Presidente!

  33. Acorda POVO vocês querendo encontrar um culpado ou culpada. Será que vcs esqueceram que nós vivemos em um país de politiqueiros, e que tudo o que sabemos é que eles não estão preocupados com a população, mas sim com o seu bem está. Se foi um crime eleitoral que a justiça cuide e se não foi que Deus abençoe os familiares das vitimas.Gente observe que agora todo mundo se preocupa com a: Saúde, Educação e Segurança. Mais depois das eleições essa preocupação vai desaparecer,e todos conviveram muito bem, cada um em seus respectivos gabinetes.Vamos esquecer um pouco a briga partidária e vamos focar nos históricos desses cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *