A semana passada foi pródiga em notícias sobre a absurda carga tributária brasileira, que nos colocava na condição de segundo país que mais cobrava tributos na América Latina, atrás apernas – e muito pouco – da Argentina.
É verdade.
Nenhum dos jornais e tevês, entretanto,se ocupou de destrinchar quem é que, aqui ou lá fora, pagava estes impostos.
Um esboço dos resultados está na imagem aí de cima, que montei a partir de um aplicativo do site da KPMG, uma das maiores consultorias tributárias do mundo.
Como você vê, quando se trata de imposto sobre a renda dos mais ricos – e mais rico aqui, pelas nossas alíquotas, é o cidadão de classe média que recebe mais de R$ 4.463 mensais – o Brasil é uma mãe.
Para as empresas, não somos piores do que a maioria dos países ditos “competitivos”.
Mas para os pobres, que pagam os impostos indiretos, os que vêm embutidos nos preços dos produtos e que não diferenciam o comprador rico do pobre, aí somos uma madrasta de conto de Cinderela.
Mas aqui é heresia falar em impostos sobre grandes fortunas e recalibração das faixas e alíquotas de imposto de renda.
Que, aliás, só não é burlado pelo assalariado, porque os altos salários se cobrem de artifícios para escapar da mordida.
Você mesmo pode ir lá e fazer as comparações, escolhendo até cinco países de cada vez.
Vai se surpreender, talvez, tanto com as alíquotas que lá fora se cobra.
Mas certamente ficará estupefado de que nada disso é dito aqui, ao povo brasileiro.
9 respostas
Quando vai mudar, e quando se vai cobrar dos ricos.
Uma coisa e ser pequena mais ainda sonegam?????
O problema nao e aumentar a aliquota o problema e cobrar. Mesmo sendo imposto de mae a ricalhada sonega e ninguem cobra. A justica no Brazil e um escarnio. Veja a desmoralizacao que o joaquim dabosta fez e continua fazendo da justica. Ate sonegador o canalha e!
Tem tanta coisa que não é dita no Brasil. O Brasil precisa de um Warren Buffett para colocar a elite brasileira nos eixos. Ele é o terceiro mais rico do mundo e defende o aumento dos impostos para garantir uma sociedade melhor. Só uma pessoa assim consegue enxergar que se o Estado arrecadar mais, poderá investir mais e desenvolver a sociedade. Ah, e ele ganharia ainda mais dinheiro.
Nao quero desejar o mal para outras pessoas,
Porque sera que o Ex Ministro da Saúde ( Serra ) foi fazer exame de prostota nos States, com todo o tempo em que ele ficou no ministério ele não confia em seu trabalho.
Espero que ele sare para ver a vitoria de Dilma
Para complementar o comentário anterior, segue um link sobre o assunto: http://www.cut.org.br/destaques/21199/warren-buffet-neles-en
Aproveitando o gancho dado pela oposicao, a Presidenta poderia criar um novo imposto pago pelos ricos, para custear as despesas de viagem do Presidente da Republica.
E que tal forçar o retorno da CPMF, um tributo insonegável e, por isso, odiado pelos ricos, Fiesp à frente? E reduzir, na mesma proporção, algum tributo indireto federal, evitando assim a acusação de aumento da carga tributária?
Aliás, a CPMF foi combatida não apenas por ser insonegável, mas também por apontar às autoridades toda e qualquer movimentação financeira suspeita, de caixa dois a dinheiro de drogas, corrupção, etc.
Garanto que o pessoal do helicóptero do pó ia se ver aperreado!
O FESTIVAL DA SONEGAÇÃO dos RICAÇOS é o BOLSA FAMIGLIA das nossas ELITES OFFSHORE !!! A MEGASONEGAÇÃO IMPUNE é a BOLSA VAGABUNDAGEM dos RICAÇOS entediados, endinheirados e ‘exxxxperrrrrtos’… É O FIM DA PICADA !! E esses canalhas ainda deram um jeitinho de acabar com a CPMF para poder sonegar melhor, sem ser rastreados. Ou seja, tiraram 40 BI da saúde e agora, eles e seus filhos COXINHAS, fazem rolezinho na Paulista e pregam fogo em fusquinhas, para pedir saúde padrão FIFA para o povo, como se estivessem muito preocupados com a saúde do povo que não querem nem em seus SHOPPINGS e nem no METRÔ DE HIGIENÓPOLIS que foi barrado para evitar qualquer aproximação dessa ‘gente diferenciada’. Essa nossa elitezinha é um desgosto… Eles são uns dissimulados fedorentos e CRETINOS, que deviam se mudar para MIAMI o quanto antes, pois não gostam do BRASIL, a não ser como colônia de exploração, e o BRASIL quer ser um PAÍS SOBERANO, oras.
ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS BRASILEIROS !! ABAIXO A DITADURA DO STF gloBBBobalizado!! ABAIXO A GRANDE MÍDIA EMPRESARIAL & SEUS LACAIOS e ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Brito,
O gráfico seria mais informativo se junto das alícotas fosse colocado o valor da renda que é considerado para cada. Melhor ainda se expresso de forma que permita comparar o poder de compra dessas rendas (p.e. índice Big Mac). Se for comparar a renda da alícota máxima de Brasil e EUA, a do último é mais que o quádruplo que a do primeiro (se usarmos o índice Big Mac). Além disso, alguém com renda de R$4463 mensais não é pobre, mas está bem longe de ser rico.