O “Lula Livre’ de Magnolli é sinal que Costa e Ciro deveriam entender

Causou rebuliço o artigo do sociólogo – notoriamente antipetista e antilulista – Demétrio Magnoli, na Folha de hoje, pedindo que Lula seja libertado e submetido a um novo julgamento, diante das ilegalidades apontadas nos processos de Curitiba.

Lula livre, não por ele ou pelo PT, mas em defesa de um precioso bem público, de todos nós, ao qual tantos brasileiros pobres precisam ter acesso: o Estado de Direito. Que o ex-presidente seja processado novamente, segundo os ritos legais, e julgado por magistrados sem partido.

Evidente que não se pretende que ele mude seus pensamentos sobre Lula ou o PT. Chegamos a um ponto no Brasil que, com toda a sinceridade, a direita legalista – veja-se Reinaldo Azevedo – é muito mais importante para a democracia que certa soi-disant esquerda “de ressalvas”, que não compreende que a exclusão de Lula do processo político é e será, enquanto persistir, um bloqueio ao retorno do Brasil à normalidade.

Refiro-me aos que acham que acham que Lula, libertado, não possa ou não deva ser candidato à Presidência da República, como fazem Ciro Gomes, abertamente, e o governador Rui Costa, do PT baiano, de forma mais velada.

Não me cabe aqui dar conselhos ao PDT e ao PT: a vida interna dos partidos é reservada aos seus membros e eles são legítimos para tomarem suas decisões de forma autônoma. Muito menos em criticar quem deseje ser candidato.

Mas o processo social não é privilégio de partido político ou de ambições pessoais: é o terreno das massas, de seus sentimentos, símbolos, referências e esperanças.

Quando se frauda, mesmo involuntariamente, o curso natural deste processo, o resultado é um desastre, como foi um desastre não ter havido a volta de Lula ao governo em 2014. Isso custou caro ao Brasil e ao povo brasileiro.

Brizola, com as suas metáforas campesinas, dizia que eleição não é corrida de cavalos, onde se escolhe colocar o ginete na pista ou não, dependendo de como o páreo se apresente.

Candidatura popular é fruto do processo social e, depois de meia década em que Lula foi o alvo do mais intenso e cruel processo de destruição política das últimas décadas – que, aliás, não conseguiram consumar completamente – não há outro caminho natural senão o de sua candidatura a Presidente, se e quando ela voltar a ser juridicamente viável.

Porque politicamente ela jamais deixou de ser.

Ele é o símbolo, a referência, para voltar a citar Brizola, do “não rotundo” a tudo o que de golpista, policialesco, recessivo e excludente que se desenvolveu na política em nosso país.

Não é uma questão de preferi-lo, pessoalmente, de não enxergar erros e desvios no PT ou de considerar que se poderia, com outro nome, evitar incompreensões, superar frustrações ou agregar mais este ou aquele partido, embora tudo isso seja importante.

É que ele tem a carga de história, de povo, de entranhas e, até, de martírio que são capazes de galvanizar o sentimento popular.

Isso não é ser fiel a Lula, é ser fiel ao povo brasileiro nas suas camadas mais profundas.

Lula só não deve ser e não será candidato se de novo o impedirem ou se não tiver condições físicas para isso, embora a lenda sobre o unificador dos reinos da Espanha conte que El Cid Campeador, já morto, foi posto sobre um cavalo, com sua espada, e apenas ter a sua visão animou os defensores de Valência a expulsarem as tropas mouras.

Ou será que não compreendem o “cuidado” em prendê-lo antes do processo eleitoral, de proibirem-no de aparecer ao lado de Haddad e até de dar uma simples entrevista, tudo isso não foi decisivo no ano passado?

Pretender outras candidaturas no campo popular, embora seja direito de qualquer um, não corresponde ao processo social e, portanto, não deixa que o rumor subterrâneo que há na alma dos brasileiro brote com o vigor necessário.

E tenho muito mais identidade com os conservadores e liberais que o querem derrotar nas urnas o que daqueles que usam sua prisão e impedimento como artimanha para suas ambições eleitorais.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (55)

  • Embora saiba que não se deve chorar sobre o leite derramado, vc tocou na raíz de todo o retrocesso que acomete o nosso país: a grave omissão do Diretório Nacional do PT na sucessão de Dilma ao não indicar claramente à presidenta que o candidato do partido, de seus militantes e do eleitorado brasileiro era Lula. Não era o ex-Presidente que deveria ter o constrangimento de falar sobre isso com Dilma, já que ela não falava, e sim o DN do partido. Desse erro imperdoável decorre tudo o que ocorreu desde o golpe de 2016 pois sob a presidência de Lula a nossa jovem e frágil democracia não seria derrocada para dar lugar a uma direita que não conseguia eleger um presidente em eleições diretas desde 2002.

    • O erro foi isso não ter ficado claro desde que Dilma foi indicada por Lula na primeira vez. Ter ficado claro para Dilma, para Lula e para os dirigentes (pois o povão esperava o retorno).
      Se era legítima nova candidatura de Lula após o intercício de um mandato, por que não deixar clara esta possibilidade?
      Angela Merkel, Margareth Thatcher, Tony Blair, Putin (a seu modo), todos exerceram mandatos sucessivos ou alternados permitidos por suas constituições.
      Como disse o Poivre acima, deixar essa decisão para Lula no final do mandato da Dilma foi constrange-lo a não disputar.
      Lula retornando certamente terá que negociar com todos partidos no Congresso, mas depois da atual experiência saberá com quem governar.

        • Lamentamos sua morte, mas ele achou que o seu Narcisismo era o bastante para
          elege-lo. Deu no que deu. Outra que é igual o Ciro que não aprende nunca é a Marina das Pererecas Verdes

    • Mas, é como diz um ditado mineiro:O desengano das vista é furar os olhos. Tem muitos petistas por ai com cara de Madalena arrependida. Tem um ex governador do RS que disse claramente que o Lula deveria ficar de escanteio. Veja o que deu sua mula manca: O Lula foi eleito duas vezes e elegeu a Dilma por duas.
      Traidores merecem é isto mesmo.

  • A despeito de todos os arrazoados que li,muitos deles,justos,para acabar com essa CANALHA,somente a REVOLUÇÃO.Ate porque,ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS,COMO A própria, é um DOS SOFISMAS MAIS BEM UTILIZADO,pela DITADURA DOS RICOS sobre o resto todo.Mas não passa de um SOFISMA.

    • como disse Churchill: democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum melhor sistema melhor que ela. Nem chegamos a ter uma democracia de verdade e não se trata só de eleição.

    • Não temos eleições livres no país.....sempre há um acontecimento extemporâneo e suspeito, vejamos....um presidente nem chegou a assumir, morreu antes, um esticou o mandato, o outro foi impichado, o seguinte deu uma rasteira em um.ministro com um vídeo e assumiu a candidatura, era pra ficar um mandato, esticou para dois......o seguinte, mesmo com todo a força da mídia e dos golpistas de plantão segurou-se na cadeira por oito anos...o que não ocorreu com a seguinte..... tudo isso entre facadas, acidentes aéreos, manipulação de debates, fale News que existem há muito tempo.....e a margem de erro dos institutos de pesquisa??? E a urna eletrônica "super segura"??

    • O povo pode escolher democraticamente, desde que seja apenas entre certos candidatos que agradam ao sistema.

    • Fazemos revolução hoje amanhã a pioãzada pergunta" quem meu patrão" sem politizar a massa só vamos criar outro Stalin

  • Democracia a brasileira é uma balela sempre foi,se não gostam cassam nossos votos,excluem candidatos,é só olhar lá atrás. Urge uma revolta popular,urge reconstruir a justiça,acabar com essas forças armadas de merda que ainda tem a cara de pau de dizer que são salvaguarda da democracia,urge acabar com essa mídia,regulamentar e criar uma mídia isenta.PAREDÃO NESSA CAMBADA!

    • Revolta popular? Interessa é novela Flamengo... Alias o no canal FX estava passando Tropa de Elite. Pouca gente viu mas eles continuam reprisando.

    • Penso exatamente isso !!! Quando vejo o grupo Folha dando espaço a um merda como aquele Huck, fico com a certeza que só paredon resolve as coisas no Brasil.
      Inclusive paredon para quem votou em Witzel, Crivila, Bozos e uma tropa imunda de evangélicos e policiais que infestam e infectam a casa do POVO.

  • Esse quadro se desenhou desde o início das revelações do Intercept,
    Os antipetistas, os antilulistas, os golpistas, os neoliberais fundamentalistas e os entreguistas antipatrióticos sempre souberam que os processos contra Lula não passavam de lawfare, mas aguentaram o tempo que puderam, na esperança de que as revelações dos diálogos terminassem em pizza.
    E teriam terminado, se ao invés de Glenn - um renomado e premiado jornalista americano - o material tivesse sido entregue a algum jornalista brasileiro, ainda que fosse o melhor produto nacional, pois ele não seria conhecido no exterior e seria facilmente destruído pela grande mídia local, com o apoio de todos que apoiaram o golpe e o lawfare.
    Daqui para a frente, quem se mantiver negando ou ignorando a nulidade dos processos contra Lula estará comprometendo definitivamente sua história. A esperança que resta a essa cambada é que Lula seja novamente condenado em um próximo processo. Mas isso vai ficar difícil, pois com a nulidade do processo, a ONU imediatamente vai se pronunciar confirmando o lawfare contra Lula. E ai forjar uma nova condenação sem provas será muito mais difícil.
    O grande mistério é saber qual impacto terá sobre o povão a confirmação da condenação injusta de Lula.
    Ciro, se Deus quiser, vai virar um morto vivo.
    Quanto a Rui Costa, tudo que sei sobre ele é que é governador da Bahia e parece ser um bom político. Mas seu comportamento me deixou com a pulga atrás da orelha. Será que é outro Ciro, cuja ambição por ser presidente e superar Lula em popularidade se sobrepõe aos interesses da defesa da nação brasileira?

    • O Rui foi o melhor secretário do Governador Jaques Wagner.

      O Rui é o melhor governador da Bahia em décadas.

      O Rui não é carreirista, precisamos acabar com essa história no PT de que o partido pertence ao LULA.

      LULA é GIGANTE, mas comete erros gigatescos também. Encampar a DILMA foi apenas um dos grandes erros e isso não é crítica, isso é humano.

      Não satisfeito com DILMA I, emcampou, mesmo a contra-gosto , DILMA II.....deu no que deu.

  • Ainda que o Ciro Gomes nunca tenha defendido o contrário?

  • Li os comentários, todos apresentam os diversos lados da situação em que estamos, causas, (ir)responsabilidades e tal. De tudo isso, só tenho certeza de uma coisa: Lula NÃO tem que ter outro julgamento, sejam quais forem as justificativas. Todas as devassas foram feitas, legais ou não, legítimas ou não e não encontraram provas. Está mais do que claro que foi tudo uma grande farsa, com os objetivos que sabemos. Ser julgado novamente por crimes inexistentes? Sem provas? Pelas mesmas togas que praticaram as maiores vilezas? Só entendo essa manifestação por um novo julgamento se for pra facilitar sua soltura e absolvição, sem despertar os "piores instintos" de uma gente baixa, vendida e compromissada com interesses escusos, mas já conhecidos.

    • Também acho que as evidências contra Lula não embasam sequer a abertura de um processo. Mas isso tem que ficar juridicamente muito claro para essa gente baixa. Tem que ficar claro que, se houver um novo julgamento, será apenas para que juízes íntegros confirmem que não veem provas para condena-lo. E isso, inclusive, em todas as instâncias, se a parte acusadora quiser recorrer. De qualquer forma, Lula tem que ficar LIVRE JÁ.

      • Penso que os processos contra o Lula deveriam ser anulados e jogados n lixo. Não deveriam existir outros porque se perseguidores ferozes e parciais não conseguiram encontrar um crime porque juzes isentos encontraram? Seria apenas perda de tempo e gasto inútil de dinheiro.
        Lula deveria ser indenizado pelo estado Brasileiro em uns R$ 100 milhões e este valor deveria ser cobrado dos lavajateiros.

    • Maria, temos que deixar as ilusões de lado. Em um novo julgamento vão condena-lo novamente.

      O processo deve ser anulado, assim como todas as pseudo-provas.

      Quem precisa de um julgamento é o moro e a turminha suja de procuradores da farsa a jato.

  • Cansa ver o discurso de hipócritas. Demétrio Magnoli foi um dos apoiadores do golpe de 2016, traíram o Brasil e seu povo quando articularam diariamente a sabotagem de um governo eleito. Querem julgar novamente Lula por uma farsa? vão a PQP.

  • Não perca tempo com Ciro que, de caso pensado, finge não entender sinal algum, justamente porque quer ser o novo queridinho do mercado assim que o Bozo cair e, para tanto, precisa estabelecer claramente suas credenciais antipetistas. O infeliz quer um emprego e está cuidando com afinco de seu curriculo.

Related Post