O “Lula Livre’ de Magnolli é sinal que Costa e Ciro deveriam entender

Causou rebuliço o artigo do sociólogo – notoriamente antipetista e antilulista – Demétrio Magnoli, na Folha de hoje, pedindo que Lula seja libertado e submetido a um novo julgamento, diante das ilegalidades apontadas nos processos de Curitiba.

Lula livre, não por ele ou pelo PT, mas em defesa de um precioso bem público, de todos nós, ao qual tantos brasileiros pobres precisam ter acesso: o Estado de Direito. Que o ex-presidente seja processado novamente, segundo os ritos legais, e julgado por magistrados sem partido.

Evidente que não se pretende que ele mude seus pensamentos sobre Lula ou o PT. Chegamos a um ponto no Brasil que, com toda a sinceridade, a direita legalista – veja-se Reinaldo Azevedo – é muito mais importante para a democracia que certa soi-disant esquerda “de ressalvas”, que não compreende que a exclusão de Lula do processo político é e será, enquanto persistir, um bloqueio ao retorno do Brasil à normalidade.

Refiro-me aos que acham que acham que Lula, libertado, não possa ou não deva ser candidato à Presidência da República, como fazem Ciro Gomes, abertamente, e o governador Rui Costa, do PT baiano, de forma mais velada.

Não me cabe aqui dar conselhos ao PDT e ao PT: a vida interna dos partidos é reservada aos seus membros e eles são legítimos para tomarem suas decisões de forma autônoma. Muito menos em criticar quem deseje ser candidato.

Mas o processo social não é privilégio de partido político ou de ambições pessoais: é o terreno das massas, de seus sentimentos, símbolos, referências e esperanças.

Quando se frauda, mesmo involuntariamente, o curso natural deste processo, o resultado é um desastre, como foi um desastre não ter havido a volta de Lula ao governo em 2014. Isso custou caro ao Brasil e ao povo brasileiro.

Brizola, com as suas metáforas campesinas, dizia que eleição não é corrida de cavalos, onde se escolhe colocar o ginete na pista ou não, dependendo de como o páreo se apresente.

Candidatura popular é fruto do processo social e, depois de meia década em que Lula foi o alvo do mais intenso e cruel processo de destruição política das últimas décadas – que, aliás, não conseguiram consumar completamente – não há outro caminho natural senão o de sua candidatura a Presidente, se e quando ela voltar a ser juridicamente viável.

Porque politicamente ela jamais deixou de ser.

Ele é o símbolo, a referência, para voltar a citar Brizola, do “não rotundo” a tudo o que de golpista, policialesco, recessivo e excludente que se desenvolveu na política em nosso país.

Não é uma questão de preferi-lo, pessoalmente, de não enxergar erros e desvios no PT ou de considerar que se poderia, com outro nome, evitar incompreensões, superar frustrações ou agregar mais este ou aquele partido, embora tudo isso seja importante.

É que ele tem a carga de história, de povo, de entranhas e, até, de martírio que são capazes de galvanizar o sentimento popular.

Isso não é ser fiel a Lula, é ser fiel ao povo brasileiro nas suas camadas mais profundas.

Lula só não deve ser e não será candidato se de novo o impedirem ou se não tiver condições físicas para isso, embora a lenda sobre o unificador dos reinos da Espanha conte que El Cid Campeador, já morto, foi posto sobre um cavalo, com sua espada, e apenas ter a sua visão animou os defensores de Valência a expulsarem as tropas mouras.

Ou será que não compreendem o “cuidado” em prendê-lo antes do processo eleitoral, de proibirem-no de aparecer ao lado de Haddad e até de dar uma simples entrevista, tudo isso não foi decisivo no ano passado?

Pretender outras candidaturas no campo popular, embora seja direito de qualquer um, não corresponde ao processo social e, portanto, não deixa que o rumor subterrâneo que há na alma dos brasileiro brote com o vigor necessário.

E tenho muito mais identidade com os conservadores e liberais que o querem derrotar nas urnas o que daqueles que usam sua prisão e impedimento como artimanha para suas ambições eleitorais.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

55 respostas

  1. Embora saiba que não se deve chorar sobre o leite derramado, vc tocou na raíz de todo o retrocesso que acomete o nosso país: a grave omissão do Diretório Nacional do PT na sucessão de Dilma ao não indicar claramente à presidenta que o candidato do partido, de seus militantes e do eleitorado brasileiro era Lula. Não era o ex-Presidente que deveria ter o constrangimento de falar sobre isso com Dilma, já que ela não falava, e sim o DN do partido. Desse erro imperdoável decorre tudo o que ocorreu desde o golpe de 2016 pois sob a presidência de Lula a nossa jovem e frágil democracia não seria derrocada para dar lugar a uma direita que não conseguia eleger um presidente em eleições diretas desde 2002.

    1. O erro foi isso não ter ficado claro desde que Dilma foi indicada por Lula na primeira vez. Ter ficado claro para Dilma, para Lula e para os dirigentes (pois o povão esperava o retorno).
      Se era legítima nova candidatura de Lula após o intercício de um mandato, por que não deixar clara esta possibilidade?
      Angela Merkel, Margareth Thatcher, Tony Blair, Putin (a seu modo), todos exerceram mandatos sucessivos ou alternados permitidos por suas constituições.
      Como disse o Poivre acima, deixar essa decisão para Lula no final do mandato da Dilma foi constrange-lo a não disputar.
      Lula retornando certamente terá que negociar com todos partidos no Congresso, mas depois da atual experiência saberá com quem governar.

        1. Lamentamos sua morte, mas ele achou que o seu Narcisismo era o bastante para
          elege-lo. Deu no que deu. Outra que é igual o Ciro que não aprende nunca é a Marina das Pererecas Verdes

    2. Mas, é como diz um ditado mineiro:O desengano das vista é furar os olhos. Tem muitos petistas por ai com cara de Madalena arrependida. Tem um ex governador do RS que disse claramente que o Lula deveria ficar de escanteio. Veja o que deu sua mula manca: O Lula foi eleito duas vezes e elegeu a Dilma por duas.
      Traidores merecem é isto mesmo.

  2. A despeito de todos os arrazoados que li,muitos deles,justos,para acabar com essa CANALHA,somente a REVOLUÇÃO.Ate porque,ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS,COMO A própria, é um DOS SOFISMAS MAIS BEM UTILIZADO,pela DITADURA DOS RICOS sobre o resto todo.Mas não passa de um SOFISMA.

    1. como disse Churchill: democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum melhor sistema melhor que ela. Nem chegamos a ter uma democracia de verdade e não se trata só de eleição.

    2. Não temos eleições livres no país…..sempre há um acontecimento extemporâneo e suspeito, vejamos….um presidente nem chegou a assumir, morreu antes, um esticou o mandato, o outro foi impichado, o seguinte deu uma rasteira em um.ministro com um vídeo e assumiu a candidatura, era pra ficar um mandato, esticou para dois……o seguinte, mesmo com todo a força da mídia e dos golpistas de plantão segurou-se na cadeira por oito anos…o que não ocorreu com a seguinte….. tudo isso entre facadas, acidentes aéreos, manipulação de debates, fale News que existem há muito tempo…..e a margem de erro dos institutos de pesquisa??? E a urna eletrônica “super segura”??

    3. O povo pode escolher democraticamente, desde que seja apenas entre certos candidatos que agradam ao sistema.

    4. Fazemos revolução hoje amanhã a pioãzada pergunta” quem meu patrão” sem politizar a massa só vamos criar outro Stalin

  3. Democracia a brasileira é uma balela sempre foi,se não gostam cassam nossos votos,excluem candidatos,é só olhar lá atrás. Urge uma revolta popular,urge reconstruir a justiça,acabar com essas forças armadas de merda que ainda tem a cara de pau de dizer que são salvaguarda da democracia,urge acabar com essa mídia,regulamentar e criar uma mídia isenta.PAREDÃO NESSA CAMBADA!

    1. Revolta popular? Interessa é novela Flamengo… Alias o no canal FX estava passando Tropa de Elite. Pouca gente viu mas eles continuam reprisando.

    2. Penso exatamente isso !!! Quando vejo o grupo Folha dando espaço a um merda como aquele Huck, fico com a certeza que só paredon resolve as coisas no Brasil.
      Inclusive paredon para quem votou em Witzel, Crivila, Bozos e uma tropa imunda de evangélicos e policiais que infestam e infectam a casa do POVO.

  4. Esse quadro se desenhou desde o início das revelações do Intercept,
    Os antipetistas, os antilulistas, os golpistas, os neoliberais fundamentalistas e os entreguistas antipatrióticos sempre souberam que os processos contra Lula não passavam de lawfare, mas aguentaram o tempo que puderam, na esperança de que as revelações dos diálogos terminassem em pizza.
    E teriam terminado, se ao invés de Glenn – um renomado e premiado jornalista americano – o material tivesse sido entregue a algum jornalista brasileiro, ainda que fosse o melhor produto nacional, pois ele não seria conhecido no exterior e seria facilmente destruído pela grande mídia local, com o apoio de todos que apoiaram o golpe e o lawfare.
    Daqui para a frente, quem se mantiver negando ou ignorando a nulidade dos processos contra Lula estará comprometendo definitivamente sua história. A esperança que resta a essa cambada é que Lula seja novamente condenado em um próximo processo. Mas isso vai ficar difícil, pois com a nulidade do processo, a ONU imediatamente vai se pronunciar confirmando o lawfare contra Lula. E ai forjar uma nova condenação sem provas será muito mais difícil.
    O grande mistério é saber qual impacto terá sobre o povão a confirmação da condenação injusta de Lula.
    Ciro, se Deus quiser, vai virar um morto vivo.
    Quanto a Rui Costa, tudo que sei sobre ele é que é governador da Bahia e parece ser um bom político. Mas seu comportamento me deixou com a pulga atrás da orelha. Será que é outro Ciro, cuja ambição por ser presidente e superar Lula em popularidade se sobrepõe aos interesses da defesa da nação brasileira?

    1. O Rui foi o melhor secretário do Governador Jaques Wagner.

      O Rui é o melhor governador da Bahia em décadas.

      O Rui não é carreirista, precisamos acabar com essa história no PT de que o partido pertence ao LULA.

      LULA é GIGANTE, mas comete erros gigatescos também. Encampar a DILMA foi apenas um dos grandes erros e isso não é crítica, isso é humano.

      Não satisfeito com DILMA I, emcampou, mesmo a contra-gosto , DILMA II…..deu no que deu.

  5. Li os comentários, todos apresentam os diversos lados da situação em que estamos, causas, (ir)responsabilidades e tal. De tudo isso, só tenho certeza de uma coisa: Lula NÃO tem que ter outro julgamento, sejam quais forem as justificativas. Todas as devassas foram feitas, legais ou não, legítimas ou não e não encontraram provas. Está mais do que claro que foi tudo uma grande farsa, com os objetivos que sabemos. Ser julgado novamente por crimes inexistentes? Sem provas? Pelas mesmas togas que praticaram as maiores vilezas? Só entendo essa manifestação por um novo julgamento se for pra facilitar sua soltura e absolvição, sem despertar os “piores instintos” de uma gente baixa, vendida e compromissada com interesses escusos, mas já conhecidos.

    1. Também acho que as evidências contra Lula não embasam sequer a abertura de um processo. Mas isso tem que ficar juridicamente muito claro para essa gente baixa. Tem que ficar claro que, se houver um novo julgamento, será apenas para que juízes íntegros confirmem que não veem provas para condena-lo. E isso, inclusive, em todas as instâncias, se a parte acusadora quiser recorrer. De qualquer forma, Lula tem que ficar LIVRE JÁ.

      1. Penso que os processos contra o Lula deveriam ser anulados e jogados n lixo. Não deveriam existir outros porque se perseguidores ferozes e parciais não conseguiram encontrar um crime porque juzes isentos encontraram? Seria apenas perda de tempo e gasto inútil de dinheiro.
        Lula deveria ser indenizado pelo estado Brasileiro em uns R$ 100 milhões e este valor deveria ser cobrado dos lavajateiros.

    2. Maria, temos que deixar as ilusões de lado. Em um novo julgamento vão condena-lo novamente.

      O processo deve ser anulado, assim como todas as pseudo-provas.

      Quem precisa de um julgamento é o moro e a turminha suja de procuradores da farsa a jato.

  6. Cansa ver o discurso de hipócritas. Demétrio Magnoli foi um dos apoiadores do golpe de 2016, traíram o Brasil e seu povo quando articularam diariamente a sabotagem de um governo eleito. Querem julgar novamente Lula por uma farsa? vão a PQP.

  7. Não perca tempo com Ciro que, de caso pensado, finge não entender sinal algum, justamente porque quer ser o novo queridinho do mercado assim que o Bozo cair e, para tanto, precisa estabelecer claramente suas credenciais antipetistas. O infeliz quer um emprego e está cuidando com afinco de seu curriculo.

  8. Bota o retrato do velho outra vez
    Bota no mesmo lugar
    Bota o retrato do velho outra vez
    Bota no mesmo lugar

    O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar
    O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar

    Eu já botei o meu
    E tu não vais botar
    Eu já enfeitei o meu
    E tu não vais enfeitar

    O sorriso do velhinho faz a gente se animar
    (Retrato do Velho- Francisco Alves)

  9. Tudoo é consequência,o GOLPE foi também.
    Quais as causas??? muitas,dentre elas e talvez a mais importante, os PTs como partido centrista ,NUNCA foram um partido de enfrentamento,assim,NUNCA atacaram as verdadeiras CAUSAS da INJUSTA realidade brasileira.
    Os centros históricos do poder neste país ,nunca perderam nem sequer tiveram ameaçada a perda do mesmo por mínima que fosse a chance disso acontecer.
    ” Quero que o empresário ganhe muito dinheiro,assim haverá emprego e melhores salários” palavras de Lula que ficaram gravadas na minha memória e proferidas no ato no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC quando o CRIMINOSO sergio moro anunciou seu processamento pelo triplex.Isto é um político de esquerda????óbvio que não.
    O Lula paga(e o Brasil consciente também) por não ter enfrentado as reais CAUSAS da terrível desigualdade brasileira.Outro exemplo? os ENTREGUISTAS DE FARDA, A MILICADA SABUJA DO IMPÉRIO.Como alguém acha possível mudar algo no BRasil sem acabar com os TRAIDORES a serviço do Tio Sam??????????.Alguém com o mínimo de raciocínio neste país imagina projetar algo que incomode os genocidas do Norte sem acabar com seus representantes vestidos de farda verde amarela ?????? ingênuos.
    Vivendo e aprendendo (de novo o mesmo filme ????)
    Concluindo,qual é a importância desse canalha ciro ???? quem é esse costa ??????

    1. Os milicos q saiam da aman ha 30 anos babavam pelos eua. Hoje sao coroneis e sabe se la como os atuais aspirantes a oficial pensam…

  10. Direita legalista, liberais, conservadores? Não meu caro Fernando, por favor,não te deixes enganar. Se eles existissem não teríamos chegado até aqui. Ódio, oportunismos, carreirismo, negócios é o máximo que a vista dessa gente alcança. Temos que aprender definitivamente que estamos sós nessa viagem. Ou saímos dessa com nossos pés, nossas mãos, nosso coração e nossa cabeça ou seremos eternamente escravos, indivíduos de segunda classe, nunca cidadãos. Agora e para sempre é nós contra eles. Pacífica e democraticamente sempre que possível, a qualquer custa se não há outra maneira. E devemos dizer isso calma, clara e decisivamente como tem dito Lula da Silva. Se existem mesmo arrependidos que nos encontrem deste lado da margem, que façam a travessia por sua conta e risco.

    1. Gente que apoia o desmonte da Previdência e essa nova Reforma Trabalhista vai pensar em “Estado de Direito”? Faz-me rir…

  11. Lamentavelmente, Lula não será candidato a presidência da república, porque ele não merece essa carga. O Brasil não merece Lula como presidente. Melhor dizendo: aqueles que elegeram Bolsonaro não merecem Lula como presidente. Eles merecem o Bolsonaro. O Lula já cumpriu a sua missão. Não consigo engolir a ingratidão que fizeram com ele. Espero Lula livre fisicamente e mentalmente em relação à política. Que venha outro e que Lula possa ter um pouco de paz no final de sua vida. Que Lula se case e viva muitos anos ainda, mas livre de ser candidato a presidência da república. Esse país, definitivamente, não o merece.

      1. O Brasil merece e ptecisa de Lula, sempre combati ele e seu grupo dentro do partido ( sou fundador e militante)mas do que nunca precisamos de um conciliador dentro das esquerdas e país

    1. Concordo com você.
      Este povo merece os Bolsonaro mesmo. Não existe retrato mais fiel do brasileiro do que este bando de ineptos.

  12. Lula é um estrategista formado pela vida. O Governador da Bahia por maiores que sejam seus méritos, não creio que ele chegou onde chegou se não tivesse o apoio do Lula, Quanto ao Cel. Ciro ele vai levar uma nova rodada de ficar tonto.
    O cara é mais teimoso que mula empacada. . Já perdeu várias para o Lula, mas nunca aprende.
    pelo visto vai apanhar muito ainda.

  13. Ciro nunca foi de esquerda, eu o considero um reacionário oportunista infiltrado. nunca honrou a história do PDT de Brizola. Rui Costa foi mordido pela mosca da ambição e engana-se ao achar que o Brasil e a Bahia são a mesma coisa. Não há democracia possível sem Lula Livre.

  14. Outro processo fraudulento para Lula? Dessa vez tomando o cuidado para que não haja vazamentos? Lula já tem seu ATESTADO DE INOCÊNCIA porque, se houvesse alguma coisa real contra ele, teria sido muito mais fácil usar isso para condená-lo, ao invés de terem que inventar toda uma novela. Nenhum outro, nesse planeta, teve a vida tão vasculhada. É #LulaLivre, e isso basta!

  15. ” de não enxergar erros e desvios no PT ou de” cara, LARGA DO NOSSO PÉ! Esse negócio de fazermos o tal mês culpa ENCHE o saco. Não temos que fazer p… nenhuma! Não somos salvadores de ninguém. SOmos só um partido político. Quem não gostar de nós, não vote em nós! MAS PELO AMOR DE DEUS: larga do nosso pé! Vamos estabelecer uma coisa: não vamos tutelar ninguém! O povo é dono de sua história! É outra: NÓS não precisamos de ninguém! É o ninguém que precisa de nós! Q UE isso fique claro . Erros do PT é a PQP!

  16. Tudo o que a direita quer é usar Lula pra enfraquecer Bolsonaro. Quando o idiota cair, aceleram novamente o processo e o tiram da jogada pra Huck ou Doria levarem a faixa. Vão usá-lo para os objetivos políticos do PSDB. E a direita vai usar os incautos que apoiam Reinaldo Azevedo e Gilmar Mendes, ambos mais falsos que uma nota de 3 reais, pra atingir seus objetivos. E talvez esses incautos mereçam serem usados já que estão querendo fazer o mesmo agora.

  17. A democracia e o estado de direito autorizam e estimulam Ciro como candidato e outros candidatos indicados pelos mais diferentes partidos como o PSOL, REDE e o PCdoB. No PT, já que existem 2 ou 3 candidaturas (Lula, Rui Costa e Jacques Wagner), que se faça uma convenção partidária nacional, com o maior número possível de eleitores filiados, para decidir quem vai ser candidato. O que não pode existir numa democracia é candidaturas compulsórias e eleitores cativos, obrigados a votar neste ou naquele partido.

    1. Concordo.
      Só não concordo com candidatos de esquerda que, ao invés de defenderem seu Plano de Governo e de criticarem as propostas dos políticos dos partidos de direita, criticam outros candidatos da esquerda, tentando ganhar votos que já são da esquerda.
      A maioria do povo não sabe a diferença entre esquerda e direita. Muitos votam em Lula e/ou no PT por lembrança de tempos melhores. Se candidatos da esquerda criticam Lula ou PT, como faz Ciro, ao invés de votarem em outro candidato da esquerda muitos acabam transferindo o voto para o candidato populista da direita. Ou da extrema-direita, como aconteceu em 2018.

  18. O problema do Ciro é que ele apoiou seu discurso em uma possibilidade que se esgotou completamente: A possibilidade, que nele se transformou em crença, de que o Lula “recebeu presentes, ainda que de pequeno valor, e ele não precisava disso”. Para que esta crença do Ciro prevalecesse, abrindo espaço para sua candidatura, seria necessário que a sentença do Moro prevalecesse como sendo verdadeira, pelo menos midiaticamente, e isso agora tornou-se impossível. Tentar admitir a integridade e a imparcialidade da sentença do Moro no caso triplex, depois das revelações do Intercept, é apenas sustentar uma falsidade parida pelo autoritarismo.

    1. Há coisa de mais ou menos dois meses Ciro chegou a afirmar, categoricamente, que o processo contra Lula tinha que ser anulado, mas que ele tinha que ter um novo julgamento, pois era culpado.

  19. Rui Costa, fiel soldado e escudeiro de Jacques Wagner, “costeou o alambrado”. Valter Pomar chegou a defender sua expulsão do PT e as bases do partido estão revoltadas com o comportamento do governador, com toda a razão.
    No momento em que a verdade sobre a conspiração golpista é revelada pelo Intercept, não poderia haver movimento mais inadequado do que este em que Rui Costa tenta se “desvincular” do partido e fazer média com a direita.

  20. Infelizmente Ciro Gomes que tinha meu respeito, se perdeu nas entranhas da ganância, da ignorância e da pré potência, se colocando como o “cara” acusando lula por não aceitar a liderança que lula tem tem no Brasil e no mundo. Ciro deveria fazer ele uma souto crítica profunda e perceber que ele nunca passou dos míseros 12% da aceitação popular, devia ele ser grande e não se corromper pelas ideias direitistas de fazer discursos disseminando além de ódio uma total incoerência.

  21. Belo texto FB.

    Conheço o Rui o suficiente para saber o que lhe move , sabemos todos que LULA é reserva de moral e histórica, mas sabemos todos também , que embora solto, nosso sistema judiciário não o deixará concorrer em 2022, ainda que nosso país seja apenas escombros .

    Rui é parte do futuro , assim como Hadad ( mais proximo do tucanistão moderno sem dória que das bases petistas ), não perceber esse futuro antes foi o que levou nomes importantes do partido a se afastarem definitivamente do processo, tais como Erundina e Marta.

    Pode-se até não gostar delas, novamente com a visão de quem conhece o partido por fora, distante, sem observar como pulsa seu coração, mas sem dúvida, todas duas, em 2010 , muito maiores que Dilma Rousseff, embora não se queira aqui negar o vulto gigantesco de Dilma para a história do Brasil.

    Mas Dilma não era a bola da vez.

    O ano LULA era 2014 e isso não foi percebido pelo partido ou se foi ( como creio ) não se lutou por tanto, para evitar melindres que posteriormente nos levaram a desgraça atual.

    Na história , gestos de grandeza são absolutamente necessários, assim fez Cristina na Argentina e vai conseguir, a menos que Feernandez se torne um Lenin Moreno ( o que não acredito ), tirar do inferno liberal o país , que com todas as mazelas, esteve sempre longe de se tornar o brasil do bozo, onde destruição total é a regra.

    Ciro e bagaço de laranja apodrecida, deseja disputar com as mesmas bandeiras da direita mais tosca , puramente usando o anti-petismo.

    LULA LIVRE !!! LULA SEMPRE !!!

  22. Pra mim lula não pode mais ser candidato porque pelo rito democrático que ele próprio escolheu trilhar o impede disso. Desfazer isso tudo democraticamente não depende de paixões nem manifestações acaloradas não tem poder mudar essa realidade. 2a estancia ficha suja ponto final e isso vem da gestão dele mesmo.
    Uma aliança entre ele e o Ciro é absolutamente inviável. Sou eleitor assíduo do Ciro, porém mesmo assim digo que é inviável por se tratar de 2 lideres em suas esferas… Se o Ciro se alia a ele vai ter que ofuscar o brilho próprio que ele tem e o lula e PT nunca darão a autonomia que ele precisa pra ser o que ele sabe ser ha mais de 30 anos nem tão pouco implementar o projeto de desenvolvimento dele…
    Portanto cada um respeitosamente na sua raia é o melhor pra o processo democrático.

  23. Não aceito esses jogos políticos que pretendem ignorar a prisão política do Lula, e não é só ele, há outras presos políticos, provavelmente a Preta do movimento de moradia, o rapaz do MST preso outro dia, deve haver vários que a gente não sabe. Lula é uma pessoa que tem que ser libertada e é um símbolo de tudo, boa parte da população está na prisão junto com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.