O menino pobre que foi morar em Miami

barbosa

Nasceu na Veja, morreu na Veja.

O atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, incensado numa histórica capa da Veja como o “menino pobre que mudou o Brasil”, agora volta à mesma revista para dizer que vai pendurar as chuteiras. O menino pobre virou um velho rico e, se mudou o Brasil, talvez tenha sido para pior.

Na semana passada, foi o ministro Marco Aurélio Mello que disse, em entrevista, que ouviu diretamente de Barbosa que ele tinha intenção de sair.

Agora, novamente na Veja, Barbosa dá uma daquelas famosas entrevistas “indiretas”, tão características do jornalismo vejiano, mas que, no caso de Barbosa, me parecem confiáveis, porque provavelmente foram pré-combinadas com o próprio Barbosa.

A declaração de Mello na semana anterior também deve ter sido combinada. Barbosa testou a opinião pública. Como não houve nenhuma reação particularmente negativa à sua decisão de sair do STF, ele volta a carga esta semana.

Perguntado sobre o melhor partido, Barbosa diz que seria o PT, mas não o PT de hoje. Em suas palavras:

“Mas é o PT antigo, não esse PT de hoje, tomado por bandidos, pela corrupção. Em termos de ideias, seria o PT de antes da candidatura do Lula”.

Como Lula é candidato desde os primeiros anos do partido (sua primeira candidatura foi em 1989), a declaração de Barbosa transborda falsidade, com fins eleitorais.

É uma declaração, aliás, ilegal, porque ao juiz – diz a Constituição – é vedado exercer atividade político-partidária.

Dar entrevista desancando diretamente um partido, para uma revista identificada como de oposição, é exatamente o que podemos afirmar que se trata de “atividade político-partidária”.

Mas não me parece que Barbosa esteja preocupado com a Constituição.

Ele está mais preocupado em como vai sair na Veja.

JB afirma, na entrevista, que não será candidato a nada em 2014, mas numa próxima eleição, quem sabe?

Só não falou se será no Brasil.

Talvez seja em Miami, onde tem um apartamento, uma empresa, a Assas JB Corporation, e ao menos um eleitor fiel, o homem da foto, Antonio Mahfuz, que deu a seguinte declaração sobre seu ídolo:

“Renasce a esperança com o Justiceiro. Thanks God!”

* O crédito do título é um twitter do Emir Sader.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Barbosa em 2014 candidato, só pra 2018.
    Que pena, isso significa que estará no STF até março de 2018.
    Deve estar aguardando a Rede ser armada pra ele deitar.
    Só avisa pro Barbosa que em 2018 o Lula volta.

  2. O coringa foi preso pelo batman. Em seguida o batman assume o lugar do coringa. Quem assume o lugar do batman?

  3. “Em termos de idéias…”. Esse homem lá sabe o que é uma idéia sequer? Intenções sim, ele sabe o que é, desde que assediou o frei Beto para seu projeto espúrio. Más intenções o tempo todo. Quem sabe não se une à Ramona e vão viver em Miami. Casalzinho perfeito.

    1. São personagens non gratas nesse país, que sejam extremamente felizes em Miami, pelo resto da vida.

  4. O lema da campanha já foi escolhido e é de muito bom gosto: “Renasce a esperança com o Justiceiro. Thanks God”. O lema aparece sobre a imagem do justiceiro Barbosa, fantasiado de Xerife, com cartucheira e todo, empunhando os dois revólveres, sobre o mapa dos “states”, mirando contra o BRAZIL!!!! Bessinha, rápido, antes que roubem a idéia!

  5. Anates da candidatura do JB, o STF vai decretar uma lei para as eleições, via Gilmar Dantas (pres. do STE): Será proibido falar em Lei Maria da Penha; em B.O.(boletim de ocorrência); Inquerito 2474/ Laudo 2828 e, principalmente MENTIRÃO 470…..

  6. Parafraseando o JB: “Eu confio no STF, mas é o STF antigo, não esse STF de hoje, tomado por bandidos, pela corrupção. Em termos de ideias, seria o STF de antes do Joaquim, do Gilmar, do Fux e do Ayres Brito”.

    1. A fotografia atual do STF confirmar a falta de projeto político do PT nacional administrado pelos paulistas. Esse PT, sob mãos de ferro dos paulistas, possui apenas projeto eleitoral que a cada eleição diminui o espaço da esquerda no governo e de quebra QUEIMA os grandes nomes do partido ou aliados ideológicos: Patrus Ananias, Olívio Dutra, Erundina, Cristovam Buarque, entre outros.

  7. Ana Cruzelli, você tem razão sobre a cafungada do Lula e a peitada do MST no Joaquim Barbosa. Mas ainda tem o que virá da Itália onde o Pizzolato está mostrando tudo que o Ministro Joaquim Barbosa escondeu dos réus. O cara, completamente desmoralizado, já tá a fim de mergulhar na primeira patente que encontrar e puxar a descarga.

  8. O comentário de JB é justificável: “Mas é o PT antigo, não esse PT de hoje, tomado por bandidos, pela corrupção. Em termos de ideias, seria o PT de antes da candidatura do Lula”.
    Sem dúvida o PT mudou para pior. Trabalho em um instituição pública e durante todo o governo do PT (Lula e Dilma) a máquina administrativa foi “inchada” de patrocinadores de campanhas e/ou aliados eleitorais sem ideologia, portanto pior que o PSDB, DEM e Militares que também governava nestes moldes porém com ideologia próximo às suas.
    Não ousou. Não foi diferente. Continuou o mesmo tipo de barganha.
    O Governo do PT foi melhor? Foi. Mas fez bem menos do que podia e discursava.
    Hoje você ouve Senador, Deputado (Federal e Estadual) e blogueiros militantes discursando sobre o aumento de Juros como se o Banco Central fosse independente (O PT comanda o Banco Central durante 11 anos) e ainda falar do Judiciário como julgadores ideológicos é no mínimo brincar com as pessoas inteligíveis ou achar que as pessoas que acompanham o processo político brasileiro são massas de manobra (O PT indicou 8 Ministros e a direita indicou 3 – Sarney, Collor e FHC). Tais discursos parecem tratar-se de governo opositor… no caso não é: são 11 anos de governo do PT, sem projeto político – lógico – apenas trabalhando com projetos eleitorais que diminuem a cada eleição o espaço da esquerda no governo.
    No próximo governo Dilma vamos ter os aliados neoliberais administrando o governo e Dilma como “rainha da Inglaterra”, apenas como figurante.

    1. faça entao um troca, edson.
      Depois que o lulodilmismo conquistar um conjunto de midia que tenha
      solidez e 20% de audiencia, voce exige a saida de todos os aliciados pelo toma la da cá.

  9. Miami, lugar ideal para ele se “esconder”..lá vivem, os cubanos saudosos do Batista, brasileiros que compraram apartamentos com dinheiro sabe lá como conseguiram, todos os “contras” da América Latina e etc..quando vi aquela compra do ap por 10 dólares eu disse: esse cara vai fazer um monte de merda e vai se picar assim como os coxinhas fazem depois de alguma besteira..onda anda Marina, FFHHCC,Caetano, Jabor,cantor Lobão, todos calados será que tb estão a caminho de Miami?

  10. Ele é o elemento b b b – bandido…bobo…e burro…!
    Subiu no pódium e caiu como uma jaca podre. Assisti ontem o filme “12 anos”, e é revoltante ver o que os negros sofreram (e ainda sofrem) mundo afora, pelas mãos de uma elite que se mantém no poder mundial ainda hoje. E o que ele fez… com uma oportunidade que lhe foi dada por um operário (LULA) quase sem estudo, criticado diariamente (no colóquio) pelos vira-latas da linguagem perfeita, cuja intenção ao nomeá-lo à mais alta corte do País, era reparar ezatamente INJUSTIÇAS históricas ! E ele decepa traiçoeira e INJUSTAMENTE a liberdade daqueles que já no passado deram sangue, vida e liberdade para colocá-lo lá! Porque o Lula, mesmo com sua grandiosidade não seria o Lula, sem o Dirceu, o Genoíno, o Delúbio, o Pisolato e tantos outros milhões de anônimos Petistas e aliados que mudaram a história do Brasil. História esta que ele manchou com seu braço capacho onde a “elite” que escravizou sua “cor” limpa os pés sujos de sangue, fome, pobreza, e analfabetismo, mundo afora!

  11. De médico e louco cada um tem um pouco.No caso de JB diríamos de despreparado e mafioso ele tem muito.

  12. o arroz de festa Roberto Freire está junto de Dudu a mando de quem? ofereço uma viagem para Miami na companhia de JB quem acertar..rs só uma dica: quando da despedida de Marina do Senado ela se derramou em elogios ao Serra..

  13. Tomara que seja verdade, e sai mesmoooo, mas Jáááá!!!!
    Vai tarde!!!!! Se é por falta de adeus!? Até logooooo!!!!!

  14. Sabem qual é a figura mais execrável de nossa história?
    É o famigerado “capitão do mato”; cooptado pela casa grande, traía sua gente em troca de algumas migalhas materiais e de uma sensação de poder supremo, inatingível e intransponível, enquanto massacrava àqueles que não se submetiam calados ao jugo.
    Pois eles – os capitães do mato – ainda estão por aí, alimentando o reinado de terror sobre os que não se entregam facilmente ao mesmo jugo de um tempo e continuam execráveis como sempre!
    Eles não pensavam, e não pensam, que só tem seu lugar garantido enquanto servirem aos propósitos de quem os cooptou – os senhores da “casa grande”. Atendidos estes objetivos, são descartados, e, na sua insignificância, vão se refastelar no fruto podre de sua excrecência…

  15. Primeiramente, quero assinar embaixo do comentário excelente do Dinio e acrescentar a quase todos os outros (ignoro os trolls tão evidentes)que,além do coronel Gilmar Dantas, ele poderia levar consigo aquelas mulherzinhas covardes e,sobretudo, o gabola e espelho do Barbosa e Gilmar, o Fux, tão perigoso para os pppps como eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *