O meu abraço de ano novo aos que me dão o melhor: a sua atenção

obrigado

Aprendi a frase e o sentimento com Leonel Brizola, um homem a quem injustamente atribuem parcas emoções e minúscula gratidão. Mas concedo, sim, que é pouco crível que dúzias de vezes ele tenha repetido nas conversas privadas:

“Declaração de amor, Brito, nunca é demais”,

Sim, é sempre menor que o amor, mas é necessária. E é ato de humildade ainda mais necessário porque ser amado é mais fácil que amar.

Porque ser amado é fácil e vão, mas amar exige esforço, trabalho, cuidado, renúncia. Exige sair de sua autoconcedida grandeza e ser pequeno ao ponto de saber que toda ela é nada sem quem te oferece o tempo e os ouvidos ao que você diz e sente, o ombro às suas lutas, a tolerância com seus erros e asneiras, porque erros cometemos e  porque asneiras volta e meia dizemos, ainda mais quando falamos e escrevemos muito.

Não é o acerto permanente que une as pessoas, nem as palavras bem escolhidas,  nem a sabedoria luzidia, nem a proa erguida dos pretensiosos. O que une as pessoas é a confiança e a sensação de que desejamos o mesmo, que sentimos o mesmo – cada um na forma que isso toma em si – e a liberdade com que se dá nosso convívio.

E é por isso que só tenho uma coisa a dizer neste final de um ano amargo, em tanta coisa, mas doce ao menos em algo que partilhamos nós dois, eu e você, querido leitor e gentil leitora,

Muito obrigado por darem sentido à minha vida, a pessoal e a profissional.

Pesa, sobretudo, ter uma multidão de gentes – alguns dias, mais de 200 mil pessoas – lendo o que você escreve, ouvindo o que você diz, gostando e desgostando de cada ideia, de cada palavra.

Todo dia, de domingo a domingo, sem um dia sequer sem que eu tenha de dizer, sem que eu tenha alguém a me ler, sem que eu tenha de submeter o que penso a todos os que leem este blog.

Mas é no peso que lhe põem ao lombo que um homem mostra que é útil e, afinal, é tudo o que um homem pode querer: ser útil aos seus semelhantes.

Assim, no último dia do ano, a todos os que leem, que comentam, completando, elogiando ou desancando o que digo,  é aos leitores que sinto vontade de, mais que agradecer, dizer de coração que o pouco que eu sou devo a vocês, muito mais do que a mim.

Obrigado, de coração, por tudo o que vocês me animam a ser.

Amar a humanidade, o Brasil, seu povo e nosso destino não é uma tarefa fácil.

Por isso mesmo, é muito difícil, impossível mesmo, fazer isso sozinho.

Eu devo a vocês, não a mim, poder fazer, todo dia, essa declaração de amor, que sempre será pequena, para tão grande amor, será a vida.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

121 respostas

  1. Sucessos em 2016. Que fiquemos, como diz o Caetano e o Gil, atentos e fortes pois não temos tempo de temer a morte. E mantenha-nos sempre atualizados. Foi muito boa essa parceria em 2015. Que continue assim. Abraços.

  2. Caro Fernando!

    Também quero dizer-te obrigado por todos estes dias de convívio diário, em seu blog, compartilhando informação e sentimento conosco.
    Você nos faz acreditar que ainda há jornalismo verdadeiro neste país. Sim, são poucos, mas quem dissemina a verdade e a honestidade, em seu trabalho diário, enche a humanidade de esperança e força para vencermos à todos que conspiram contra a nosso povo e o nosso querido Brasil. Não passarão, venceremos!

  3. FB, que é isso, garoto..!! Nós é que agradecemos seu empenho e incansável batalha pela elucidação dos fatos que a nossa mídia teima em querer implantar. Seus posts sucintos e esclarecedores merecem nossos aplausos.
    A democracia brasileira agradece a pessoas como você.
    Feliz 2016 pra todos nós.
    Obrigado.

  4. Brito,
    Neste ano, aprendi muito lendo o seu blog. Você é um cara imparcial e justo e é assim que me identifico com você.
    Parabéns e um excelente ano novo para você e toda a sua família. Não sei se você acredita em DEUS, mas, acreditando ou não, você é uma pessoa
    justa e humilde e o DEUS em que acredito, deve estar muito feliz com você, pois ele quando veio à terra pregava o amor e a humildade entre as pessoas.
    Um grande abraço.

  5. Obrigado Brito e desejamos para o ano preste a iniciar ano mais leveza e menos brutalidade em todos os aspectos de nossas vidas .

  6. FELIZ ANO NOVO TIJOLAÇO!!!!! DESEJO QUE EM 2016 CONTINUE SENDO UM DOS BLOGS ” SUJOS” DE MINHA PREFERÊNCIA. ABRAÇO!!!!!

  7. Fernando, seus textos são excelentes e você é uma pessoa maravilhosa. Muito obrigado por tudo. Saúde, paz e amor em 2016.

  8. Fernando, Feliz Ano Novo, saúde , amor , paz ,prosperidade e Justiça Social em nosso Pais, nós é que agradecemos você!!!

  9. Nós é que agradecemos a você por existir e proporcionar jornalismo decente nesses tempos de ameaças fascistas generalizadas e de tanta sede por justiça e vergonha na cara.
    Saúde e Paz a você , a sua família e amigos e o mesmo para todos os leitores.

  10. Fernando, sua generosidade, honestidade e amor ao país é que são um grande presente para todos nós. A leitura de suas palavras, sempre tão sábias e verdadeiras, são um norte e um alimento para nossas almas. Que 2016 nos traga muita esperança e disposição para a luta. E para você, em especial, muita luz, saúde, realizações e alegrias, Feliz Ano Novo!!!

  11. Obrigado Fernando Brito por este seu trabalho incessante para nos deixar informados. Feliz Ano Novo para todos!

  12. Quem tem que agradecer somos nós seus leitores. Com essa conservadora e tendenciosa mídia local, é um verdadeiro oásis poder ter o que ler. Muito obrigado Fernando, muito mesmo.

  13. Obrigado Fernando.
    Por suas palavra., Por seu exemplo.
    Por nos dar esperança.
    Sigamos juntos lutando por melhores tempos.
    Grande abraço. E um 2016 com novas lutas e mais leveza.

  14. Que A Luz nos seus escritos continuem encandecendo as mentes daqueles que anceiam a liberdade a justica e a vida melhor para TODOS…

  15. Grande Brito!!!
    Que sua capacidade de contribuir com a vida do nosso Brasil cresça ainda mais em 2016!
    Você é um Grande Brasileiro e mora nos nossos corações!!!

  16. A luta continua, sempre com muito carinho e afeto .

    Um 2016 de realizações para o Brasil e,especialmente,para você e sua família!

  17. Valeu Fernando! !!!! Juntos na luta sempre. Obrigado pela coerência e compromisso com a verdade.

  18. Feliz 2016 Fernando, muto obrigado pelas informações que você nos fornece neste site. Você melhora nossa nação.

  19. Diga pelo quê – e com quem – blogas e e eu te direi quem és!

    Parabéns pelo blog de luta e de alto nível!

    Excelente 2016 a todos!

  20. Brito, você é um companheiro, jornalista com histórico respeitável, leal ao grande Brizola e pessoa que nos deixa conhecer a sua humanidade. É preciso gostar de gente pra escrever todo santo dia sobre gente. Mas imagino os momentos de desânimo. Às vezes tenho vontade de pedir para o bonde parar para eu descer em outra civilização. Mas é nesta aqui que temos que atuar, e tentar, individual e socialmente, melhorar. Grande 2016 para você, numerologicamente um ano que traz um desafio muito interessante para todos (o do número universal e humanitário 9).

  21. Brito,a vida é um presente,existir é um milagre.
    Feliz ano novo,feliz dia novo,feliz nova manhã nova tarde e nova noite….obrigado!

    1. A cada dia o sol nasce e traz com ele
      raios de esperança.
      A cada noite a lua vem e traz com ela
      luminosidade sobre nós.
      Como a paz é importante na vida…
      sem paz,nada pode existir,sem paz a vida não continua…paz na terra!

  22. Obrigada a você, Fernando, que me proporciona o prazer diário de encontrá-lo no Tijolaço.
    Tenha um 2016 com muita saúde, a coragem de sempre, e lindas surpresas.
    Um grande abraço!
    Liz

  23. Feliz 2016 para todos aqui, especialmente para Fernando Brito, Patrice L, Cloves, Klaus, Ernerto, Titus, Heitor, Vargas, Heitor, Stinger e Revenger! Que tudo possa melhorar no nosso país. Cada um aqui pensa de um jeito, mas cada um, tenho certeza, quer um Brasil melhor! Um 2016 de muita saúde em nossas famílias e de muitas vitórias individuais e coletivas!

    1. Bacana, Alisson, é isso aí: discordar mas civilizadamente!
      Ganhar o Fla x Flu mas jogando bonito e dentro das regras!
      Excelente 2016 para vc e todos nós e até 2018…com, se Deus quiser, Lula-lá!

  24. Prezado Brito! Que lindas palavras! Nós é que temos de agradecê-lo, com seus posts tão bem escritos, com tanta clareza, com uma visão perfeita do nosso querido Brasil!
    Saiba que todos os dias, domingo a domingo, leio você. Sem exageros: acordo, pego meu celular e vou no meu Tijolaço querido, de todos os dias.
    Que Deus te abençoe e lhe dê um ano novo maravilhoso, como você bem merece!

  25. Brito, só posso te dizer que eu te amo. Te amo por todas as palavras, todos teus textos e tua lucidez que trazem a mim esperança. Esperança muitas vezes perdidas diante de tanta insanidade.
    Obrigado por mais este ano e que 2016 continuemos juntos.
    Grande abraço

  26. Grande Fernando Brito,

    como você diz, “amar a humanidade, o Brasil, seu povo e nosso destino não é uma tarefa fácil…”

    Pois é, tem sido quase impossível, o ambiente está envenenado pela direita odienta.

    O mais porreta em ler uma mensagem de amor, como essa que você postou, é resgatar VERDADEIRAMENTE o sentido de desejar um feliz ano novo.

    Porque está difícil de acreditar, como está difícil de acreditar em tal felicidade!

    Abraços a todos
    e vamos calar o ódio,
    mantenhamos silêncio e sabedoria, companheiros!

  27. Obrigado, Brito…
    *
    *

    REPÚBLICA DAS LESMAS MANCAS
    by Ramiro Conceição
    *
    *
    Vai para quase duas semanas… Vou chover no molhado… “Vai para quase duas semanas, isso: http://www.conversaafiada.com.br/pig/audio-sobre-chico-eric-enquadra-coxinha-da-band
    *
    Mas como reagiu a ultra direita brasileira que se diz liberal? Assim: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mas-afinal-de-contas-chico-buarque-e-ou-nao-e-um-merda/
    *
    Vamos fazer, agora, um exercício de linguagem… Limparemos do texto os acessórios de estilo para que aflore, claramente, o mais importante: âmago da mensagem do autor. Vamos lá…
    *
    “Essa gente não quer mesmo que eu tire férias, né? Eita ano que não termina! E que não vai terminar. Só em 2016, COM O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF. QUE VIRÁ! […] (Virá mesmo?)
    *
    […] onda na Internet por causa de um PEQUENO BATE-BOCA — muito menos grave do que gritaram OS COELHINHOS DO BAMBI — entre Chico Buarque, acompanhado de alguns AMIGOS BÊBADOS, e UM GRUPO DE RAPAZES QUE DECIDIU LHE FAZER ALGUMAS COBRANÇAS POLÍTICAS”
    *
    (Não, bípede quadrúpede, assim mesmo, caro revisor… Ora, foi ao contrário: um bando de ferozes resolveu atacar o poeta; porém, caros leitores, a coisa não parou por aqui…: imantado com as luzes oriundas da miséria humana, com o objetivo de perpetuar o maligno contra a vida, perguntou o bípede, com a baixeza típica de sua abissal ignorância…)
    *
    “Será que Chico Buarque É UM MERDA?”
    *
    (Eis o bruto com o disfarce retórico do inquisidor, assassino!…, que condenou a priori a inocência que, na realidade, o ameaça terrivelmente…)
    *
    (Tem início o disparate:)
    *
    “[…] não endosso que pessoas sejam abordadas em restaurantes, bares ou lojas em razão de sua posição política (Poxa, como ele é bonzinho!) “ — a menos que seja uma manifestação de simpatia, como vive acontecendo comigo, o que me deixa muito feliz”
    *
    (O bípede quadrúpede ainda se atreve a ser um narcisista declarado!).
    “[…] já escrevi aqui e disse na rádio Jovem Pan que quem pretende cassar o direito de o adversário se manifestar é o PT…”
    *
    (Note: um ato clararíssimo de violência contra um cidadão que apoia o PT é transformado, sem qualquer escrúpulo, numa acusação contra o partido que é apoiado por tal cidadão que sempre expressou sua opção política, ou seja: um cidadão e seus amigos ditos “bêbados” e o Partido, o qual apoiam, passam, num ato de Mandrake, de objetos, submetidos a um ato de violência, a sujeitos da oração violenta.)
    *
    (E o Mandrake continuou…)…
    *
    “Em segundo lugar, o tal “merda”…
    *
    (Eis a famosíssima técnica de estilo, de não dizer, DIZENDO, conhecida por qualquer lesma manca com dengue)…
    *
    “que tanto barulho fez precisa ser devidamente qualificado. Chico trata seus interlocutores com EVIDENTE MENOSCABO…”
    *
    (Evidente menoscabo? O que é evidente é a astronômica diferença cultural entre Chico e os tais interlocutores)…
    “e, num dado momento, a exemplo de ALGUNS OUTROS PINGUÇOS…”
    *
    (novamente, aqui, a técnica da lesma manca) …
    *
    “que estão com ele, manda ver: “Você é um merda!”…
    *
    (Aqui a lesma manca começa a inverter a realidade dos fatos: foi Chico que foi xingado, não o contrário)…
    *
    “que o outro responde: “Eu queria ouvir da sua boca: ‘Você é um merda’ E quem apoia o PT o que é que é?”. E Chico responde: “Um petista!”
    (Resposta genial, acabou a luta)…
    “E ouve: “É um merda!”
    (A prova cabal da lavagem cerebral sofrida pelo subanimal, microencéfalo, leitor da OIA).
    *
    “[…] NÃO HÁ AGRESSIVIDADE NA FALA DOS RAPAZES, MAS INDIGNAÇÃO COM AS OPINIÕES POLÍTICAS DE UM SUJEITO QUE USA A FAMA CONQUISTADA NA MÚSICA PARA FAZER POLÍTICA
    *
    …(Novamente, a lesma manca está a escrever tal patranha à continuidade das mesmas lesmas mancas que atacaram Chico)…
    *
    “Logo, se ele colhe REAÇÕES POLÍTICAS de seu discurso…
    *
    (Não! Chico sofreu, ali, AGRESSÕES DUM MEDÍOCRE BANDO DE DESCONHECIDOS VAGABUNDOS RICAÇOS)
    *
    “[…] isso está absolutamente DENTRO DO ACEITÁVEL, DESDE QUE AS COISAS SEJAM DITAS E EXPRESSAS DE MODO CIVILIZADO…”
    *
    (Ora, foi justamente isso que em nenhum momento acorreu durante o ataque dos subanimais ; Mas a lesma manca não se contenta somente com as suas titicas que fedem e que se espalham cotidianamente pela rede … Ela necessita narcísico patologicamente comprovar alguma erudição… E, para tal objetivo manco, o mórbido narciso suxo não tem qualquer limite ético: o parlapatão, uma cópia de quinta do inesquecível e genial Estevam Sangirardi, da Jovem Pan, passa a discutir sobre Chico e seu Pai…) […]
    *
    “O FILHINHO DE PAPAI…”
    *
    (Calma!, caros leitores, é assim mesmo, tal linguagem revela a proximidade com àquela utilizada pelos subanimais do Leblon, que se fizeram de vítimas… Após o ataque ao nosso querido bardo)…
    *
    “ […] destaque-se a ARROGÂNCIA DO FIDALGO, QUE COMEÇOU A VIDA SENDO INCENSADO PORQUE, AFINAL, ERA FILHO DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, o autor, entre outros, do clássico “Raízes do Brasil”
    *
    (Poxa, é mesmo, seu arlequim de araque!)
    *
    “[…] É nesse livro que Buarque de Holanda, o pai, explica Buarque de Holanda, o filho”
    *
    (Não, palhaço! O livro de Sérgio explica VOCÊ e o PIG, homens e mulheres tão cordiais quanto aquela degenerescência de gênero, sua companheira de trabalho, Joice Hasselmann, que acusada de plágio levou um pé na bunda, bem dado, pela Abril que, é bom profetizar a gargalhar: desaparecerá do Brasil até 2018)!
    *
    “VEJAM LÁ COM QUE SEM-CERIMÔNIA CHICO EXIGE CREDENCIAIS DE SEUS INTERLOCUTORES.”
    *
    (Meu amado e amada amiga, vocês conseguem imaginar o Chico pedindo credenciais a qualquer interlocutor? E a miséria intelectual continua )…
    *
    “[…] Diz um dos jovens (VAGABUNDOS, COM APROXIMADAMENTE 30 anos), aludindo ao fato de que o cantor, de fato, passa a maior parte do tempo em Paris: […]. “VOCÊ É FAMOSO! EU NÃO SOU!”
    *
    (Essa é a merda que se espalha neles: como é possível a um artista, amado por seu povo agradecido por sua obra, expressar seu apoio INOCENTE a um apedeuta que preferiu perder um de seus dedos para se tonar um sindicalista vagabundo que FOI PRESIDENTE DO BRASIL POR 4 VEZES?!…)
    *
    “[…] O pai diria que o comportamento de seu rebento é a cloaca moral do “homem cordial” de “Raízes do Brasil”
    *
    (NÃO, CANALHA! O PAI DE CHICO DIRIA: “BENDITO, SEJA MEU FILHO, QUE ELUCIDOU, MUITO ALÉM DE MIM, O MALIGNO BRASILEIRO CORDIAL: QUE MATA 60000, À BALA; 50000, NO TRÂNSITO; E QUE GEROU O QUARTO PODER DO ESTADO, QUE É CONSTIUÍDO POR SUBANIMAIS DITADORES DA DESINFORMAÇÃO).
    **
    *******

    Por ser, hoje, 31/12/ 2015, deixo ondinhas geradas há muito tempo /1/.
    *
    “És grande, Zé Ninguém, quando cantas as antigas canções do teu povo ou danças ao som do acordeão, porque os cantos do povo são pacíficos, e são-no em todos os lugares do mundo. E és grande quando afirmas ao teu amigo:
    *

    “Ainda bem que o destino me concedeu até hoje uma vida limpa e sem ambições, que pude acompanhar o crescimento dos meus filhos, ouvir-lhes as primeiras palavras, vê-los mover-se, andar, brincar, fazer perguntas, assistir à sua, alegria; ainda bem que não deixei passar a Primavera sem a sentir, que pude gozar o vento ameno e o rumorejar dos regatos e o canto das aves; que não perdi o meu tempo em mexericos com os vizinhos, que amei a minha companheira e que senti correr no meu corpo o fluxo da vida; ainda bem que, mesmo em tempo de perturbação, não perdi o norte nem o sentido da vida. Pois que me foi possível escutar a voz que murmurava no meu intimo: ‘Existe apenas uma única coisa que vale a pena: viver bem e alegremente a própria vida. Escuta a voz do teu coração, ainda que tenhas de afastar-te do caminho trilhado pelos timoratos. E não consintas que o sofrimento te torne duro e amargo.’ E assim, na quietude do cair da tarde, quando me sento na erva em frente de minha casa, depois de um dia de trabalho, com a minha mulher é os meus filhos, ouço no pulsar da natureza à minha volta a melodia do futuro: ‘Humanidade inteira, eu te abençôo e abraço.’ E desejaria então que a vida aprendesse a defender os seus direitos, que fosse possível modificar os espíritos duros e os medrosos, que só fazem troar os canhões porque a vida os desapontou. E quando o meu – filho instalado no meu colo me pergunta: ‘Pai, o sol desapareceu, para onde foi, achas que volta depressa?’, respondo-lhe: ‘Sim, filho, há-de voltar amanhã para nos aquecer.”
    *
    *
    *
    P.S.: “Escuta Zé Ninguém”, de Reich… Feliz ano novo a todos!…

    1. SERES DO SER
      by Ramiro Conceição
      *
      *
      ? Além das flores, quem és?
      ? Sou as cores.
      *
      ? Além das cores, quem foste?
      ? Fui amores.
      *
      ? Além de amores, quem serás?
      ? Serei o que fazes e fizeste.
      *
      ? Além das flores, quem eras?
      ? Era as cores.
      *
      ? Além das cores, quem foras?
      ? Fora amores.
      *
      ? Além de amores, quem serias?
      ? Seria o que fizeras e fazias.
      *
      ? Sejas quem além das flores?
      ? Que seja as cores!
      *
      ? E, além das cores, se fosses?
      ? Que fosse amores!
      *
      ? E, além de amores, quando fores?
      ? For o oposto à malícia… do rosto:
      *
      sê os seres sendo, sido,
      além dos pecados idos.
      *
      *
      SUBLIME DO SER
      by Ramiro Conceição
      *
      *
      Nascer, madurar e morrer
      ? eis o sublime do ser:
      *
      cada qual com a sua altura
      digna da sua envergadura.
      *
      Não são assim os montes
      e também os horizontes?

      1. Cada qual tem seu tempo Ramiro,
        só não pode é interromper o ciclo
        de vida de forma antinatural,mas
        se for para viver o tempo que for necessário, “olhai os lírios dos campos” pois durando pouco tempo
        nenhum rei,ousou se vestir igual,em explosão de cores e perfumes só para existir no agora, e no hoje,tipo
        em tempo abstrato e infinito,como
        foi planejado.

  28. Obrigada Fernando Brito, por sua dedicação, compromisso e verdade em suas matérias. Textos bem escritos, atuais, minuciosos e carinhosos. É muito bom ler o Tijolaço todos os dias, várias vezes por dia. Que você seja sempre essa pessoa iluminada, que tenha muita saúde e que 2016 seja cheio de esperança e realizações!! Um grande abraco

  29. Grande Brito !!
    Agradeço a vc por nos brindar diariamente com suas idéias e pontos de vista.
    Que em 2016 os acessos tripliquem.
    Viva Brizola !!!!

  30. Foi uma honra durante este ano acompanhar sua lucidez , brilhantismo e uma visão ímpar sobre o Brasil. Valeu, saúde, sucesso e vamos continuar na luta incessante contra o nefasto pig.

  31. A todos os homens e mulheres que não se vergam, e você é um deles Fernando, mais uma linda e dura peleia em 2016!

  32. Nós é que agradecemos, obrigada!!!! Um forte abraço e um ano novo com muita energia, saúde e alegria!!

  33. Obrigado sou eu a ti, caro Brito, por escrever a verdade que tem que ser dita e saber expressar o inefável.
    Feliz 2016 a ti e a teus leitores .
    Leninson

  34. Fernando Brito, nos é que temos de agradecer pelo seu trabalho e por sua luta diária. Que 2016 traga dias melhores para todos. Muita saúde. Vamos em frente. Um forte abraço.

  35. Obrigado a você, Brito, por tudo que nos proporcionou de Lucidez, de clareza política. Feliz ano novo! Vida longa para todos que querem um país democrático, mais justo, mais fraterno, mais solidário, mais tolerante. Viva Fernando Brito, Viva Dilma, viva Lula, viva o PT, viva a democracia!
    Um grande abraço a você, Fernando e a todos que comentam neste blog, defendendo a democracia e os interesses do nosso grande e querido Brasil.

  36. Eu e minha família é que devemos agradece-lo pela sua competência, pela sua honestidade intelectual, pela sua sabedoria e pela qualidade do jornalismo que você pratica. Em 2016 estaremos todos juntos com certeza. Feliz 2016 a nós todos.

  37. Obrigado Fernando Brito por ter a sua companhia durante mais um ano. Espero poder contar com ela no ano vindouro. Feliz Ano de 2016 para você e sua família! Um abraço do tamanho do Rio Grande como nós gaúchos dizemos.

  38. Tenho visitado pouco o blog, embora seja um dos meus preferidos. Feliz 2016 para você e obrigada pelo seu excelente trabalho profissional.

  39. Fernando Brito, descobri teu blog em agosto qdo o “golpe” apareceu com muita forca. Foi um desespero muito gde esses ultimos meses de 2015 ! Assim te digo “Bravo” pelo trabalho de esclarecimento dos fatos e pela militancia progressista. Nao moro no Brasil mas pude acompanhar meu lindo pais atraves deste blog (e todos os outros “sujos”) muito bom, justo, cheio de vida e positividade. Vida longa a vc e ao Tijolaco! Feliz 2016 para todos e que o povo brasileiro nunca mais seja esquecido!!

  40. Quem lhe diz obrigado sou eu pela sua luta para manter acesa a chama da integridade e do amor ao nosso Brasil.
    Que o novo ano traga a você e a todos nós entendimento e compreensão das nossas diferenças.

  41. Muito obrigada, Brito, pelo seu blog. É o primeiro em que entro ao começar meu dia. Vamos continuar o esforço coletivo para fazer nosso Brasil melhor. O melhor 2016 para você e os frequentadores do blog.

  42. Grande, Brito.
    Foi muito gratificante ler os seus textos nos 365 dias do ano. Que venham mais 365 dias de muitos outros anos.
    Feliz 2016 a você e a todos que leem o Tijolaço.

  43. He he he he fiquei emocionada com o que voce escreveu prá gente
    Muito legal..
    Brito, muito obrigado por tudo, pela sua dedicaçao e honestidade em tudo o que voce escreve
    Muita saúde e muito amor prá voce e para todos os que voce ama !!!!!!!!
    Abraço !!!!!!
    Luiza

  44. Entre você e seus leitores não há dívida de gratidão e sim sintonia na luta por uma sociedade justa. Parabéns pelo trabalho!

  45. Querido Fernando Brito,
    Queria encontrar a citação perfeita
    Ou o poema perfeito
    Pra te dar e, quem sabe, colocar um sorriso no teu coração.
    Pensei em grandes brasileiros: Drummond, Quintana, Darcy Ribeiro….tantos outros…
    Pensei em grandes latinos americanos…
    Mas você, e só um jornalista como você, embargou-me os dedos
    E só consigo dizer
    Eu te amo.
    Que tenhamos muito amor e energia positiva em 2016, pois a luta continua! Bom Ano pra ti, tua família e pros teus leitores.

  46. Recentemente divergimos acerca de um tema e o Fernando, mesmo mantendo ponto de vista diferente do meu, agiu de forma cavalheiresca e democrática.

    Se já havia motivos de sobra para fazer do TIJOLAÇO o meu blog favorito, acrescenta-se, agora, o comportamento de seu mantenedor.

    Aproveito para desejar a todos – e em especial ao Fernando Brito – um 2016 à imagem dos leitores e do responsável do blog: civilizado, democrático e nacionalista.

  47. Fernando Brito, nada me alegra mais do que esse diálogo que você provoca todo dia.
    Somos agradecidos pela reflexão e – porque não – pela indignação.
    Que em 2016 você tenha saúde e um pouco de paz.
    Nós te amamos.

  48. Obrigada Fernando!!!!! Nossa vida é muito melhor com seus textos na telinha!!! Valeu! 2016 cheio de paz!

  49. Fernando só posso dizer obrigado a voce pelo que escreveu e nos ensinou durante esse ano de 2015. É a primeira vez que comento mas olho diariamente seu blog um monte de vezes
    Att
    Hugo

  50. Obrigado, Fernando Brito, pelo esforço diuturno e hercúleo de nos manter verdadeiramente informados das coisa do Brasil e do mundo durante todo este ano de 2015. E que 2016 seus horizontes se alarguem o tanto que você merece, que é muito.

  51. Só tenho agradecer…você é referência às nossas reflexões diárias…e que 2016 Deus ti conceda Saúde e Vigor…Felicidades Mil…abraços

  52. Fernando, obrigado pelo sentido que nos ajuda a encontrar nessa caminhada em busca de um pais menos dominado por gente gananciosa, egoista e burra. Seu trabalho vale a pena. Obrigado!!

  53. Já foi comentado, mas também sou um dos leitores que TODOS OS DIAS entro no TIJOLAÇO e tenho o prazer de conhecer, refletir e me deleitar com opiniões que vem desse pupilo brilhante, seguidor do nosso “guru” Leonel Brizola.
    Prezado Brito: que Deus lhe dê saúde, paz e forças para seguir nessa luta por um BRASIL melhor.

  54. Nós é que te agradecemos. Por todos os que fazem o TIJOLAÇO. Pela luta incansável de vocês. Continuem assim e conte conosco.
    Felicidades e muita sáude e paz.

  55. Fernando, minha admiração por você cresce todos os dias, sou seu leitor.
    Eu queria ter um pouquinho da sua competência para colocar no papel o pensamento que passa em minha cabeça, mas vou me contentar em poder continuar lendo-o durante todo este 2016. E que você com todos os seus, tenham uma vida cheia só de coisas boas.
    Tudo de bom!
    Marcio

  56. Caro e prezado
    Fernando,

    Por pouco que sejas, em tuas palavras, és um Gigante que nos orgulhas.
    Que continues assim e sempre seremos gratos.
    FELIZ ANO NOVO. VIVA 2016

  57. Agora que a luz voltou, Fernando, eu é que agradeço terminar esse ano ancorado em comentários sólidos, os quais me permite acreditar que 2016 será duro, mas prazeroso.

  58. O Tijolaço está entre os dez melhores blogs de análise de “economia política” do Brasil.
    A grandeza do espaço democrático da internet é permitir que o talento aflore e que, ao aflorar, nós brasileiros possamos desfrutá-lo.
    Uma das primeiras vezes que li o blog foi num desses escândalos midiáticos que ocorrem em série no Brasil. Foi como se eu tivesse visto o lado de uma mesma moeda que eu tinha a impressão de haver um único lado. Uma espécie de “fato inquestionável”.
    Hoje penso que quem lê somente a chamada “grande mídia” é como se esta pessoa ouvisse a promotoria ou a defesa num tribunal do juri e acreditasse que esta narrativa representa uma reprodução dos fatos, e não um relato parcial de uma defesa ou acusação. Hoje, sei que não existe jornalismo puro, mas versões jornalisticas. E o problema do Brasil é o monopólio midiático que apresenta uma única versão jornalistica, contaminado o ambiente político-econômico brasileiro.
    Parabéns ao blog.

  59. Grande Brito,

    Em todos esses anos que acompanho o Tijolaço, sinto que você se tornou um amigo. Mais ainda, um grande amigo.
    Obrigada também!
    E um 2016 inesquecível para você!

  60. Brito, sem esse espaço nós estaríamos sem chão. Obrigado por esse tijolaço…Feliz 2016. A luta continua…

  61. Amo o seu blog, Fernando. Todo dia eu passo por aqui e às vezes eu comento com esse meu nome ou através do face. Gosto de ajudar o blog pois acho que vale a pena devido as várias informações que vc nos passa diariamente. Essas informações são valiosas pois nos ajudam a combater as desinformações dos coxinhas que eu topo todo dia nos jornais regionais da região onde moro, que é o ABC paulista. Já fiz várias referências ao seu blog nos jornais onde comento e isso deve estar levando muitos coxinhas a acessá-lo. Parabéns, Fernando e nós é que agradecemos a vc por nos informar diariamente as verdades que a nossa mídia asquerosa esconde. Que vc tenha um ótimo 2016 e a todos os comentaristas do blog, inclusive aos coxinhas que aqui comparecem. Valeu Brito!

  62. Caro Brito,

    Acho que você não tem noção da importância do seu TIJOLAÇO para nós simples mortais. A qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana quando a gente leva uma cacetada da imprensa, da direita dos cunhas, dos aecios., dos coxinhas paulistanos (uma lambada de alguém da casa grande)…a gente foge do pelourinho e chega ao Oásis que é este seu blog…e bebe da água fresca e pura de seus posts.
    Obrigado Fernando Brito.
    Feliz 2016! Muita saúde para você e família

  63. Um Feliz Ano Novo ao bravo Jornalista Fernando Brito. Parabéns por manter esse espaço democrático, combativo e crítico, que constitui sem dúvida uma das principais trincheiras de resistência contra o golpismo e contra a ação nefasta da direita brasileira e mundial e de sua mídia serviçal dos piores interesses. Que em 2016 o governo Dilma retome o projeto de crescimento econômico, com geração de emprego e mais renda para os de baixo, que foi responsável pela reeleição dela. Vamos continuar enfrentando o golpismo na Internet e nas ruas.

  64. Obrigado a você, Fernando. Pelo conteúdo, pelos valores que você nos proporciona todos os dias. Saúde e paz em 2016.

  65. Fernando, muito obrigado por estar com todos os que realmente amam ao Brasil, obrigado por suas lúcidos artigos, obrigado por tudo!
    FELIZ 2016, esteja sempre conosco!

  66. Duzentos mil por dia. Que moral! FB agradeço a você mesmo. Quem te lê sabe da tua credibilidade. Nos te adoramos. Que bom que existe o Tijolaco. Um espaço democrático e de resistência. Obrigado por tudo e firme em 2016. Forte abraço. Luiz Cláudio.

  67. Dos sites que aprecio, o Tijolaço é o primeiro. Fernando Brito através você Brizola VIVE!. Além disso és muito preparado e gosto da sua indignação que recorda o grande LIDER DA LEGALIDADE. Obrigado por tudo.

  68. Em algum momento do teu desabafo, me lembrei de Bruce Lee, Lembra dele? Pois é, uma frase atribuída à ele diz assim: ” Viver de verdade é viver para os outros “. Abraço, siempre !

  69. boa noite e um feliz 2016, saúde e paz, e muitos tijolos, para dar tijolaço nos muros que atravancam o preconceito e a ética, viva o Brasil, a democracia e o nosso Brizola, parabéns…..

  70. Muito obrigado pelo espaço que vc oferece ao teu leitor, Brito.
    Felicidades para a familia Brito e para todos os leitores progressistas
    que frequentam o importante blog Tijolaço.
    ———
    Recebi e repasso esses versos do Maiakovski:
    “As ameaças
    e as guerras
    havemos de atravessá-las,
    rompê-las ao meio,
    cortando-as
    como uma quilha corta
    as ondas”

  71. FERNANDO BOM DIA E UM FELIZ 2016, HOUVI UMA NOTICIA AGORA POUCO NA BANDNEWS O PAPA MANDOU UM RECADO DIRETO PRO PIG NEFASTO ACREDITO EU QUE FOI DIRETO PRA IMPRENSA BRASILEIRA TAO EQUILIBRADA TAO ISENTA E TAO HONESTA.PEDIU COM TODA SIMPLICIDADE QUE LHE E PECULIAR.PRA ELES TAMBEM DA NOTICIAS BOAS NAO ESCONDELAS DO POVO.

  72. Fernando Brito agradeço a Deus a sua existência e a lucidez com que conduz seu blog. Homens como você, Leonel Brizola e tantos outros é que fazem a gente acreditar que o pais vai dar certo.
    Feliz 2016 para você e sua família. A luta continua.

  73. Fernando Brito vc é uma inspiração no jornalismo tão carente de verdades. É uma honra ter o privilégio de poder ler as suas ricas análises políticas e sociais. Que Deus lhe dê saúde e determinação pra seguir em frente e que 2016 seja melhor pra todos nós. Nosso também muito obrigado!

  74. Feliz Ano Novo pra voce Fernando, e muito grato por seu trabalho neste site essencial para o nosso dia-a-dia nestes tempos de baixo astral. Que Deus te proporcione muita saude, muita energia, muito discernimento e sabedoria para continuar esta contribuicao imensa que voce da’ e representa para todos aqueles que se preocupam com o bem comum e com os destinos do Brasil e da humanidade. Sim, muito amor para voce, sua familia, e todos os leitores deste blog maravilhoso.

  75. Nossa…leitor anônimo que sou deste blog há alguns anos, desta vez vejo que o blogueiro se superou e estou quase emocionado, tanto que entrei até nos comentários..!
    Pois lhe desejo um 2016 com muita força e saúde, para que continue lutando a boa batalha..!

    um grande abraço..!

  76. Como leitor diário testemunho sua dedicação e sinceridade ao escrever, proporcionando-nos fonte de informação digna e confiável. Em 2016, ao menos no 1° semestre, a luta será árdua e diária, pois a direita está assanhada em toda América Latina, provavelmente com grande suporte financeiro e logístico dos EUA. Estaremos juntos nesta batalha.

    Feliz 2016, com muita saúde e alegrias.

    Forte abraço!

  77. Tijolaço, gostaria de contribuir com o blog, porém sou humanista e não gosto de redes sociais, nos dê a opção de um depósito identificado. Muito obrigado pela luz e pelas informações verdadeiras. um feliz ano novo para o blog e para todos os brasileiros que defendem a democracia, a pluralidade de pensamento e a energia do bem, principalmente para o pobres e os menores empresários do Brasil, foi bom vencer em 2015 e que 2016 vençamos novamente, com ética, amor ao próximo e muita força para lutarmos.

    1. Carlos, os dados bancários estão na página “Eu quero ajudar”. É o link em vermelho no cabeçalho. Muito grato, desde já.

  78. O meu abraço, forte, gaúcho e Brizolista, de ano novo aos que me dão o melhor: a sua atenção.
    Valeu, Fernando.
    Feliz 2016!

  79. É chavão, mas é pura verdade.
    Jornalista como você, comprometido com as causas populares, dignifica e nos enche de esperança por dias melhores para nosso povo tão sofrido.
    Informação é um bem público.
    E desinformação, tão disseminada nessa nossa mídia nativa, só serve para distanciar nossas históricas desigualdades.
    Feliz 2016. Vida longa a todos.

  80. Fernando, como dizem no telemarketing, obrigado eu!! Continue forme e firte como sempre vc tem sido! Em nome da verdade que vc ajuda a revelar eu te desejo um feliz 2016 !!

  81. Obrigada a você Fernando Brito que é um jornalista que dignifica a sua classe. Parabéns pelo seu blog tão iluminista. Um brinde a você e a sua equipe. Um 2016 pleno de ideais renovados.

  82. Grande Fernando!
    Nós é que temos um compromisso de gratidão por vc nos manter informados e sempre ter tido esta postura firme quando se trata de informar e iluminar o entendimento de tantos e tantas. Forte abraço e muita paz neste 2016 para vc OK

  83. Grande Fernando! Forte abraço e muita paz neste 2016 para vc OK. Que sempre nos mantenha bem informados.

  84. Todos os dias dou uma passada para informar-me com suas notícias e informações. Quero agradecer por mais um ano nos prestigiando com seus textos e estamos juntos nessa trincheira. Feliz Ano Novo com muita saúde e paciência para aguentar tantos pessoas reacionárias. Obrigada e grande abraço.

  85. :

    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra**S**il e postando: FELIZ ANO NOVO DE 2016 ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  86. Obrigado você Fernando Brito! Sou muito grato pelos esclarecimentos que você nos revela neste site. O que seria do Brasil sem pessoas como você que prega a verdade. Parabéns pela coragem!

  87. Fernando Brito, nós que lhe devemos um profundo MUITO OBRIGADO por nos informar em tempo de ditadura da mídia e seu terrorismo da desinformação.

  88. Brito, parabéns pelo Tijolaço e muitos anos pela frente. Em que pese alguma divergência em questões regionais, até pq quem sentiu na pele a hostilidade dos estados vizinhos de PE contra meu estado natal (PE) sabe do problema regional melhor do que quem está fora (e é por isso que faço os comentários, na tentativa de informar já que muita coisa não chega até vcs no Rio e outros estados onde a mídia padrão Globo reina absoluta, ainda), como a questão das rixas inter-estaduais entre CE-PE, PE-BA e dessa subrepresentação carregada de imagem negativa que é a do “Nordeste” (que eu particularmente nunca gostei e muita gente em PE, principalmente os da capital, odeiam, PE em muitos pontos se parece muito com o RS, ou melhor, eu diria que o RS se parece em muitos pontos com PE pois a gente é mais antigo). Mas deixando isso de lado. o Tijolaço sempre me lembra do “velho” Brizola e da falta que o mesmo faz ao país, e também me recorda sempre do quanto o PT e boa parte da esquerda é débil sobre a geopolítica por detrás dessas ofensivas da direita tupiniquim no país contra a democracia e sobre o que se passa ao redor do mundo, parece uma esquerda provinciana que se comporta como se o Brasil fosse uma “ilha isolada” do mundo ou como se o país não tivesse importância alguma (é a versão do complexo de vira-latas com as tinturas da esquerda). Abs. e força pro Tijolaço e pra vc.

  89. Cheguei tarde, mas antes tarde do que nunca, dizia aquele velho deitado!

    Feliz 2016 aos irmãos e irmãs do Tijolaço! Tamo junto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *