O olho da Exxon no pré-sal, no WS Journal: história bem antiga

esso

A Folha destaca matéria do Wall Street Journal onde se diz que a gigante petroleira Exxon – a única sem grande presença no Brasil, diz o jornal – está mirando uma expansão sobre o nosso pré-sal, encorajada pelos “novos líderes” (líderes é expressão deles, certo?) que abriram o controle da exploração e eliminaram as exigências de conteúdo nacional nas atividades conexas à exploração do óleo.

Traduzindo do economês: não querem ser sócias, querem ser donas e querem importar todos os insumos e equipamentos, não produzi-los aqui. Ou, ainda mais no popular: chupar nosso petróleo, dar uns trocados ao governo e levá-lo embora.

Os repórteres Bradley Olson e Paul Kiernan ( aqui, a reportagem na íntegra) foram ouvir a consultoria Rystad Energy, uma das mais respeitadas do setor e os comentários de Kjetil Solbraekke, vice-presidente sênior para a América do Sul não poderiam ser mais claros:

“Todo mundo quer ter um pedaço da torta”. “Estes são provavelmente os ativos de petróleo mais prolíficos e de maior retorno disponíveis no mundo”.

E destacam que – preste atenção, para ver o tamanho dos interesses – que o pré-sal deve nos tornar “o quinto maior produtor mundial de óleo cru em 2025, atrás apenas da Arábia Saudita, Rússia, EUA e Iraque”.

É a isto que a canalha entreguista – no Governo e na mídia – quer e está fazendo, ao usar a Lava Jato para destruir a Petrobras, depois de tentar desqualificar a importância de nossas jazidas, desavergonhadamente, chamando-o de “patrimônio inútil”.

Mas a matéria registra que há apreensão e indecisão dos executivos da Exxon porque “analistas políticos dizem que a eleição presidencial de 2018 poderia facilmente reverter essa tendência” entreguista.

Já se vê que os “novos líderes”, além de nada novos, também não são nada líderes.

Olson e Kiernan registram que o vendilhão-in-charge Pedro Parente,  esteve numa conferência de energia em Houston no mês passado para  discutir parcerias e desinvestimentos (leia-se venda) e que havia um “nível muito alto de interesse” nos ativos da empresa.

Querem a Petrobras como parceira menor, não porque sejam bonzinhos e nos dar mais algumas migalhas de óleo, mas porque “pode ser a única maneira de construir uma posição offshore no Brasil”. Claro, a Petrobras desenvolveu todo o processo caríssimo de prospecção geológica da bacia do pré-sal e os métodos de exploração de poços, segundo o jornal, “abaixo de vários quilômetros de águas oceânicas e uma espessa camada de sal que pode tornar a perfuração arriscada e cara.”

Arirscada e cara para um empresa da capacidade da Exxon? É que a empresa “perfurou vários poços secos no país há mais de cinco anos com a (petroleira) Hess”, testemunha o WSJ.

De fato, a experiência da Exxon, desde quando ainda era, aqui, a Esso (e, antes, a já odiada Standard Oil “do Brasil”), sempre foi mais eficiente em controlar a mídia e  derrubar governos do que em achar petróleo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. So quem faz campanha com seu proprio dinheiro são os tucanos, o resto todos fazem com caixa dois, não é mesmo?
    Alem de usarem só o seu proprio dinheiro, eles o usam de maneira “etica”.

  2. Quanto esse golpistas, principalmente a Globo, embolsou do capital estrangeiro para acabarem com o governo legitimamente eleito e para nos tornarem um pais africano, onde eles exploram toda as riquezas, e povo anda de tanga.
    Esse crime que foi perpetrado em nosso país, fuzilamento seria pouco.

  3. Quando um povo não conhece sua história, certamente estará fadado a diversos reinícios. Nos anos da década 1950 havia um radio-jornal de nome ” Repórter Esso ” que em melhores condições fazia o papel do JN. Eram outros tempos, ainda assim os mesmos objetivos, minar, contaminar, enfraquecer e emburrecer a mente do povo, que neste período era mais politizado; independente dos Carlos Lacerda e Juracy Magalhães, traidores e entreguistas de 1* hora, como sempre, serviçais do mesmo patrão. Diariamente falava da Guerra da Coreia e da miscelânea de razões para sua continuidade, sendo que na época desconhecia-se a verdadeira. Migraram para a TV TUPI nos anos 60 em seguida para a gLobo…ta nos 70, dando origem ao JG e consequentemente o JN. Era e é o massacre martelado de mentiras e enganações que robotizaram e emburreceram o Povo. Hoje, os trolls robotizados que aqui vêm, são crias deste processo. O Lula aí falhou não estabelecendo padrões com uma Lei, a de Mídias. Deu nisso aí que estamos vivendo e sofrendo. Valha-nos os Céus.

    1. Os robôs, quais hienas, aguardam os momentos de tirar proveito das fragilidades ocasionais de uma crise. Vão e voltam nos seus ataques. Silenciam e escrevem oportunisticamente. No entanto, pressionam as mesmas teclas e com isso se desnudam de terem qualquer autenticidade. Não existem como seres pensantes, fazem o que lhes mandam por miseros cinco centavos a linha copiada. Especificamente, copydesk que reproduzem letra a letra aquilo que vêem, sem entenderem ou conhecerem o idioma. Em razão disto não os culpem, nem os ofendam; estão na condição de painéis à frente da FEBRABAN e FIESP, Fierj e psdb…ta e do Detrito Sólido gLobo…ta.

  4. Se Lula for preso, voto no candidato do PCO ou PSTU.

    As pessoas querem extrema-direita? Então voto na extrema-esquerda.

    Assim, vamos testar a democracia brasileira no melhor estilo “crash-test” dos automóveis.

    A desculpa esfarrapada de que Moro não pode prender Serra ou Aécio porque eles têm foro privilegiado não cola.

    Conheces algum tesoureiro do PSDB preso? Algum marqueteiro ou laranja do PSDB preso, apesar de todas as delações?

    Não, embora eles NÃO tenham o tal foro privilegiado.

    O que atesta claramente que a justiça da “República de Curitiba” é política.

    Se a extrema-esquerda ganhar e os militares intervirem, ótimo, pois assim cai de vez perante o mundo a máscara de “democracia” que temos vivido.

    1. É isso aí Guilherme, sempre colaborando com o que escreve. De nada serve repetir aquilo já desmascarado, mas objetivando confundir incautos midiotizados . O Detrito Sólido paga para robôs fazerem o trabalho sujo. Valeu irmão !

      1. Pefeito, L’Amie.

        O PSDB/PMDB está contando com a tirada do PT do páreo. Vamos então tirar do páreo esse “centrão” protegido pela mídia, os coxinhas à direita, os “petralhas” à esquerda.

        As elites (sobretudo as paulistas) não quiseram o ganha-ganha do Lula (quando todas as classes sociais ganharam), então como não temos nada a perder, vamos fazer o perde-perde. Seja com Bolsonaro ou PCO, o importante é chutar o balde e pôr à prova esse judiciário/legislativo/mídia corrompido.

        Reinaldo Azevedo já deu o recado com o seu chilique contra a “direita xucra”. O que eles querem é manter esse esquema PSDB/PMDB onde os de sempre ganham e o povo só perde (jogo do ganha-perde).

  5. Esses gringos são burros? Pré sal só dá prejuízo, isso foi invenção do Lula.
    Tem que ser muito burro querer comprar esse elefante branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *