O “pas de deux” do Datafolha com o Ibope

Chegamos, olhando as pesquisas Ibope e Datafolha, à conclusão que se as multidões que se reuniram no sábado nas ruas de dezenas  ou até uma centena de cidades brasileira gritassem “EleSim”, em favor de Bolsonaro, o ex-capitão teria caído nas pesquisas e seu adversário, Fernando Haddad ganharia vários pontos.

Olhando o Datafolha ( acompanhe nos círculos azuis e vermelhos na tabela) vemos que os que perderam pontos ( Brancos/Nulos, 2, Haddad, Boulos e Vera do PSTU, e Alckmin, um ponto cada) geraram 5% de votos mutantes que foram quase todos (4 pontos) para Bolsonaro e um para o Cabo Daciolo!

Uau!

Vai para os anais das mudanças de eleitorado: “eu ia votar no Boulos, mas agora voto Bolsonaro” ou “eu troquei o PSTU pelo Glória a Deus!”

A pesquisa tem todas as inconsistências possíveis mas, ainda assim, há algo que deve ser observado.

Só um dado, olhado friamente, pode ser verdadeiro: o aumento da rejeição a Haddad, provocado pela obtusa estratégia de Geraldo Alckmin, que não o levantou e ajudou o seu adversário direto pelos votos da direita, o ex-capitão.

É matéria para que a sua campanha reflita e que também a de Ciro Gomes veja que não está ajudando a ele próprio, mas a Bolsonaro.

Nem os bailarinos das pesquisas não tiveram forças para levantar Ciro, Alckmin ou Marina. Nada, agora,  tem como evitar que a disputa final seja entre Haddad e Bolsonaro. A solidez dos votos do primeiro (por conta de Lula) e o teto do segundo são obstáculos a isso.

A única forma de fazer com que isso não aconteça  é aquela que tentam: incutir o desânimo na resistência ao fascismo e tentar convencer o povão que Bolsonaro, cada vez mais o candidato dos ricos, é o preferido do povão.

O esforço final da campanha de Haddad é no povão, não na elite.

Ela fica para o segundo turno.

 

Fernando Brito:

View Comments (72)

  • Não sei o desespero. Haddad chega em primeiro no primeiro turno.

    • Não há mais espaço para tanto otimismo! Haverá, sim, fraude nas urnas do TSE nazigolpista! "Golpe não tem retorno!"

        • ... Eu pensava que ofensas gratuitas eram apanágios da gentalha da direitona!
          Será que eu estou certo?

      • Manipulação em pesquisas. Nas urnas, desculpe, mas não vejo porque entrarmos na mesma espiral de profecia autorealizadora que o Coiso.

        • Prezado e consciente Gurgel, não à toa os trogloditas nazistas BOSTAnossauros e o jumento de carga já estão alardeando que respeitarão os resultados das urnas!
          'Capiche' como as máfias atuam?
          Dizem até que a empresa de Informática do TSE nazigolpista tem treta com o esposo norte-americano da colonizada procuradora geral do golpe vagabundíssimo do mafiosão mimiSHELL!

    • É possivel, companheiro. Pra mim, a pesquisa CNT/MDA tem mantido os critérios e merece crédito.

  • Também concordo, são candidatos diametralmente opostos no gosto do eleitorado. O Montenegro falsário diz que pode haver interferência nas pesquisas por conta do voto envergonhado petista, já se escaldando, além da velha desculpa da margem de erro. Bolsonaro ganhar votos de mulheres depois de uma manifestação de repúdio à misoginia ? Fala sério. Ganhando no Nordeste, com a puta máquina eleitoral do PT lá? Quem transpôs o Rio S Francisco, investiu abastecimento, deu bolsa-família foi Bolsonaro? Requião quem disse: quando quero comprar peixe vou na peixaria, quando quero comprar pesquisas vou no IBOPE.

    • IBOPE,Datafolha, VoxPopuli, CNT/MDA, Bigtimedata, Paraná pesquisa, Ipsos, Infomoney, poder360 . . .etc, tá todo mundo errado só os MIQUINHOS AMESTRADOS - por sinal muito bem amestrados diga-se de passagem - é que estão certos, sofrível para não dizer patético, dignos de pena!!!

      • Oh meu querido, eu falei de IBOPE e Datafolha, dois institutos tradicionalmente atrelados a interesses do grande 'baronelato' e generalato. As outras não divulgaram á exceção da Bigdata que seguiu a toada anterior de Haddad empatando com o Nazista.

  • Na segunda campanha da Dilma foi a mesma coisa é a pesquisa tentando influenciar o resultado. Nem o Bolsonaro está tão bem nem o Haddad tão mau, mas não significa que ele esteja bem. O que não dá é para parar de trabalhar e forte.

  • O que seriam capazes de fazer nossos concorrentes internacionais pelos trilhões de dólares do Pré-Sal e demais maravilhas do Brasil?
    Derrubar presidente, manipular eleições?

  • A luz vermelha acendeu: o DataFRAUDE do I-Golpe para legitimar a fraude nas urnas do TSE nazigolpista!
    "Golpe não tem retorno"!
    NOTA FÚNEBRE EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
    ao que tudo indica, o Brasil em frangalhos terá que passar pela experiência tenebrosa do nazista BOSTAnossauros e o jumento de carga dele!
    Caímos na fraude anunciada da eleição fraudada!

    • No radar do Projac nazigolpista:
      em no máximo seis meses o BOSTAnossauros será escorraçado!
      E o país será submetido a uma junta militar:
      presidente "Mourão, Mourão"; primeiro ministro: o assessor 'milico' do "suprema traíra" Dias Toffoli do STFede nazigolpista!

    • EXATO. Sabíamos desde o início que as cartas estavam marcadas. Mas insistimos porque desanimar não é da nossa essência. Lutamos há tanto tempo pela democratização do Brasil que não sentimos ter o direito de desistir agora. O que virá daqui pra frente exigirá de nós ainda muito mais força e determinação.

  • DataFake e IBosta = Manipulação descarada. Cirandeiro e Cupcake = dois patetas de olhos vendados. Dois imbecis, incapazes de avaliar o perigo e a necessidade da união de esquerda. PCO e DE = dois abutres, um de extrema esquerda e outro de estresse extremo. Só #LULA mesmo para navegar nesse mar de gente pequena e canalha, sem pestanejar. Vamos contigo #LULA para o que der e vier, com Haddad Manu 13 e a força do povo ????

    • Ciro deve estar eufórico com a enxurrada de ciromania em que se converteram as redes sociais. Só dá Ciro para o segundo turno. E quem domina as redes sociais? O esquemão fascista do Coiso. Cirão, cego, não vê que está servindo para tentar desidratar os votos do Haddad, o único que ainda pode defender o país da "escola sem partido" e do caos econômico que se instalará e se arrastará por mais oito anos. Ou vinte anos.

      • Exato. Cirandeiro mostra q só é bom para cirandar. Bláblábláciro seguindo os passos da Blábláblárina. Teatro de gente estreita e pouco preocupada com o povo brasileiro. Lamentável.

      • Quando um ovo podre estoura, o mal cheiro não se restringe aos seus limites, mas espalha-se e empesteia tudo por muitos metros.
        A eventual eleição do coiso seria como o estouro de um ovo podre. Os efeitos não se limitariam aos quatro anos de seu mandato (se durar quatro anos). Longe disso, seria desastre anunciado cujos efeitos a se estenderem até o final dos tempos.

    • O problema dessa manipulação que eu percebo é que os outros institutos já botaram Haddad com 24 - 25%. Pra esses outros dizerem que o coiso subiu, então vão ter que tirar votos do Haddad, junto de outros nanicos, até porque acho que a desidratação de Ciro, Marina e Alckmin já chegou ao máximo que podia chegar. Eles sabem que o eleitorado de Haddad é fiel, então, vai ser complicado forçar essa barra.

      • Tomara Charles, espero que vc tenha razão. Estou ficando doente depois de dois anos de barbaridade todo santo dia. Ver o Lula lutar como um leão e tantos covardes da própria esquerda querendo lhe derrubar é insuportável. Vou me afastar um pouco do net pq está fazendo muito mal.

  • Eu estou nervoso, novamente. Mas acredito que o segundo turno é outra eleição e sem o Alckmin e o Ciro para encherem o saco. Vamos adiante. O povão é o alvo.

    • Visto que está fora do páreo, parece que a obsessão do candidato do PDT é derrotar o PT mesmo que isto beneficie o "coiso". Mas não estou surpreendido por esta insanidade cirista. Ou será ressentimento?

      • Estratégia de migrar votos lula para haddad aconteceu parcialmente.
        lula tendia a 41% e haddad está com 21%.
        Ciro está fazendo a campanha dele e nada tem a ver com isso.
        No gráfico está claro:
        haddad subiu 17 pontos
        bolsonaro subiu 10 pontos
        Ciro subiu 1 ponto
        Alckmin ficou como estava
        Marina caiu 12 pontos.

  • Nada nesta mão, nada na outra também. Abracadabra! Com a burrice da população, elegemos o capitão. Francamente! Eita povo burro!

    • Este povo até um dia desses dizia "Fora Temer". Agora está querendo que um Super-Temer suba ao lugar do Temer. Nada é tão ruim que não possa ficar piorar.

Related Post