A decisão de Gilmar Mendes de recusar o pedido para que se votasse o mérito das Ações Diretas de Constitucionalidade (ADC) que impediam prisões antes do trânsito em julgado de sentenças, deixa claro que, enquanto o ex-presidente Lula não aceitar renunciar ao seu direito de se apresentar como candidato à eleições presidenciais, continuará preso em Curitiba.
Está claro que é “questão de honra” para o Judiciário que Lula abra mão ex-officio de seus direitos políticos, sem o que permanecerá inapelavelmente preso.
É, sem meias-palavras, chantagem, não Direito.
Não se iludam com um surto legalista do Supremo Tribunal Federal.
Não há e não haverá.
Não fizeram o golpe para serem derrotados nas urnas.
O “problema” é que as urnas de pouco valerão.
Sem uma disputa limpa, quem ganhar leva menos que o que deveria, porque com parca legitimidade.
Até um liberal, como Cláudio Lembo, o reconhece, dizendo (veja o video abaixo) que vivemos “uma democracia frágil, uma democracia falsa, uma grande farsa”.
Se Lula vai ceder à chantagem que lhe fazem e encontar uma forma de, com isso, dar “o drible da vaca” nesta imposição espúria, nem eu – e provavelmente, nem ele, a esta altuta – e ninguém pode saber.
Mas podemos saber que uma farsa, em geral, vai terminar em tragédia.
View Comments (34)
Eu vou dizer mais uma vez. O STF São onde golpistas.
O país e da maravilha da Globo.
Lula tá certo em não renunciar, pois esta situação do Brasil está se deteriorando rapidamente. O Dólar atingirá em breve os cinco reiais. Depois ninguém mais sabe. Lula! meu caro não renuncie. Nós eleitores estamos junto com você!!
Sr. Cláudio Lembro apoiou o regime militar. Hoje ele vê que estava do lado errado. Um grande pensador, humano. Coisa difícil ver nesta direita de paneleiro e traidores.
Lembo é um dos poucos remanescentes de uma centro-direita inteligente, com cultura e raciocínio capazes de elevar o diálogo com as demais linhas políticas. Infelizmente fez parte do time da ditadura mas sua inteligência é um bálsamo nos dias de hoje, em que temos que aturar "centristas" e "liberais de centro-esquerda" do naipe do FHC para baixo.
Fernando Brito, o vídeo não foi anexado. Sim, a farsa continua, ainda não chegamos ao fim do alçapão embaixo do buraco em que caímos.
Marisa, vc encontra o vídeo na página da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, se for o mesmo que assisti. Se não for lá, vc poderá encontrar em alguma página do PT. Eu assisti em dois lugares.
#lulalivre não tem renuncia ou o judiciario se aserta ou lula não renuncia não pode a cina a propria culpa
Boa noite Fernando Brito, olhe quem pensa que se Lula desistir de ser candidato a presidente, o mesmo vai ser solto. Vai estar REDONDAMENTE ENGANADO.
Fernando a ordem é de FORA (EUA), LULA tem que continuar preso, ele não pode hipótese nenhuma ser libertado.
Os EUA que são "DEMOCRÁTICOS" só para INGLÊS ver, o castigo de LULA por ter sonhado o Brasil como um país protagonista no cenário internacional da GEOPOLÍTICA, será mofar na CADEIA. Essa é a ordem imperial dos EUA.
Diante disso, temos que lutar e fazer uma MOBILIZAÇÃO MONSTRO para que a pressão seja suficiente para soltar Lula.
Além de lutar pela liberdade de Lula para ele ser eleito presidente, temos que defender o corte das relações diplomáticas com os EUA, porque se não fizermos isso Lula ou qualquer governo democrático será derrubado com risco de morte.
Por que se isso não acontecer o Brasil vai virar uma colônia dos EUA e nos vamos comer o PÃO QUE O DIABO AMASSOU igual ao que a IRLANDA E A ESCÓCIA comeram quando foram dominados pela INGLATERRA.
De quebra, o Gilmar arquivou mais um processo contra o Aecio...
Este é o drible de vaca:
- O limite temporal para troca da cabeça de chapa são 20 dias antes das eleições.
- Insistir com Lula na cabeça de chapa e o judiciário tirá-lo no segundo turno é o que a direita quer para botar Alkimin como terceiro no lugar.
- O plano B com apenas 20 dias antes é muito arriscado.
- A solução é "A Lá Putin": Celso Amorim cabeça de chapa e Lula de Vice. Sim vice presidente.
Como vice fará toda a campanha. Se Lula for impugnado ao final do primeiro turno o nome do Celso Amorim estará inexoravelmente ligado ao de Lula.
Se houver a posse sem impugnação, Lula continuará no Governo assumirá como ministro chefe da casa civil e eventualmente ou definitivamente poderá assumir o governo ou representará o país no exterior para recuperar a auto estima da nação.
Em caso de impedimento ou renúncia do Celso poderá assumir como presidente.
Se durante a campanha os tribunais impedirem o vice de concorrer não poderão impedir o titular e o PT continuará na disputa. Eleito, Celso Amorim dá indulto.
Creio ter afinado sua proposta. É o drible da vaca e um nó no golpe.
É uma ótima alternativa.
Quanto a Lula, desde sempre afirmo que a destruição dele sempre foi o grande o grande objetivo do golpe. E os golpistas, STF incluído, mas não dando as grandes ordens, não aceitarão morrer na praia depois de terem nadado tanto.
O que vêm fazendo é um jogo de trapaças. E, como grandes trapaceiros, têm na manga não uma carta, mas incontáveis baralhos. Tiram cada carta de acordo com a conveniência do momento, roubam descaradamente sob as vistas, com a cumplicidade e os aplausos do STF que deveria ser o juiz.
É uma tática interessante. Só posso afirmar que, sem Lula na chapa, não votarei em ninguém. E acredito que boa parte dos eleitores estará no mesmo barco.
Sua opinião para mim é um elogio. Tenho profundo respeito por suas posições.
A rede Globo já escolheu o candidato que Lula deveria escolher para disputar a eleição em seu lugar. Este candidato global é o Haddad. O Haddad agora não falta mais nas listas de pesquisas golpistas. O Haddad não faltará mais entre os escolhidos para se manifestar no fórum golpista sobre assuntos ingentes do país. Mas... Por que a Globo e seu séquito de satélites midiáticos querem o Haddad como candidato lulista e não outro? Será que para ela será mais fácil espinafrá-lo? Será que ela já tem pronto todo o esquema para assassiná-lo politicamente em duas ou três estocadas de Jornal Nacional logo que ele for oficializado? Será que querem queimá-lo para que ele não seja o escolhido?
Extorsão mediante sequestro......crime hediondo...esses ministros serão condenados e cumprirão pena numa prisão russa na Sibéria...
O OROM e a conexão Curitiba vai junto....de delator à testemunha mentirosa...
Adoraria ve-los na Sibéria ou talvez em Guantânamo, onde seriam presos por atentar contra a segurança nacional desde o dia em que fizeram e liberaram gravações ilegais da presidente da República. Daria cana certa até nas terras do Tio Sam. E aposto que não iam aguentar um dia sem delatar a própria mãe.
"É com o Supremo e tudo..." É necessário repetir, repetir, para quê acordemos. "É com o supremo e TUDO..." Ingênuo pensar que o STF vai ter um surto de LEGALIDADE. Há dois STF : um covarde, assustado com as pressões politicas/ midiáticas. Outro que NÃO se importa com o que dele pensem, está ali para defender interesses e o faz sem pudor. Ou partimos para a briga ou voltaremos à escravidão.