O preço da liberdade para Lula é a renúncia à candidatura

aspeta

A decisão de Gilmar Mendes de recusar o pedido para que se votasse o mérito das Ações Diretas de Constitucionalidade (ADC)  que impediam prisões antes do trânsito em julgado de sentenças, deixa claro que, enquanto o ex-presidente Lula não aceitar renunciar ao seu direito de se apresentar como candidato à eleições presidenciais, continuará preso em Curitiba.

Está claro que é “questão de honra” para o Judiciário que Lula abra mão ex-officio de seus direitos políticos, sem o que permanecerá inapelavelmente preso.

É, sem meias-palavras, chantagem, não Direito.

Não se iludam com um surto legalista do Supremo Tribunal Federal.

Não há e não haverá.

Não fizeram o golpe para serem derrotados nas urnas.

O “problema” é que as urnas de pouco valerão.

Sem uma disputa limpa, quem ganhar leva menos que o que deveria, porque com parca legitimidade.

Até um liberal, como Cláudio Lembo, o reconhece, dizendo (veja o video abaixo)  que vivemos “uma democracia frágil, uma democracia falsa, uma grande farsa”.

Se Lula vai ceder à chantagem que lhe fazem e encontar uma forma de, com isso, dar “o drible da vaca” nesta imposição espúria, nem eu – e provavelmente, nem ele, a esta altuta – e ninguém pode saber.

Mas podemos saber que uma farsa, em geral, vai terminar em tragédia.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

34 respostas

    1. Lula tá certo em não renunciar, pois esta situação do Brasil está se deteriorando rapidamente. O Dólar atingirá em breve os cinco reiais. Depois ninguém mais sabe. Lula! meu caro não renuncie. Nós eleitores estamos junto com você!!

  1. Sr. Cláudio Lembro apoiou o regime militar. Hoje ele vê que estava do lado errado. Um grande pensador, humano. Coisa difícil ver nesta direita de paneleiro e traidores.

    1. Lembo é um dos poucos remanescentes de uma centro-direita inteligente, com cultura e raciocínio capazes de elevar o diálogo com as demais linhas políticas. Infelizmente fez parte do time da ditadura mas sua inteligência é um bálsamo nos dias de hoje, em que temos que aturar “centristas” e “liberais de centro-esquerda” do naipe do FHC para baixo.

  2. Fernando Brito, o vídeo não foi anexado. Sim, a farsa continua, ainda não chegamos ao fim do alçapão embaixo do buraco em que caímos.

    1. Marisa, vc encontra o vídeo na página da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, se for o mesmo que assisti. Se não for lá, vc poderá encontrar em alguma página do PT. Eu assisti em dois lugares.

  3. #lulalivre não tem renuncia ou o judiciario se aserta ou lula não renuncia não pode a cina a propria culpa

  4. Boa noite Fernando Brito, olhe quem pensa que se Lula desistir de ser candidato a presidente, o mesmo vai ser solto. Vai estar REDONDAMENTE ENGANADO.

    Fernando a ordem é de FORA (EUA), LULA tem que continuar preso, ele não pode hipótese nenhuma ser libertado.

    Os EUA que são “DEMOCRÁTICOS” só para INGLÊS ver, o castigo de LULA por ter sonhado o Brasil como um país protagonista no cenário internacional da GEOPOLÍTICA, será mofar na CADEIA. Essa é a ordem imperial dos EUA.

    Diante disso, temos que lutar e fazer uma MOBILIZAÇÃO MONSTRO para que a pressão seja suficiente para soltar Lula.

    Além de lutar pela liberdade de Lula para ele ser eleito presidente, temos que defender o corte das relações diplomáticas com os EUA, porque se não fizermos isso Lula ou qualquer governo democrático será derrubado com risco de morte.

    Por que se isso não acontecer o Brasil vai virar uma colônia dos EUA e nos vamos comer o PÃO QUE O DIABO AMASSOU igual ao que a IRLANDA E A ESCÓCIA comeram quando foram dominados pela INGLATERRA.

  5. Este é o drible de vaca:
    – O limite temporal para troca da cabeça de chapa são 20 dias antes das eleições.
    – Insistir com Lula na cabeça de chapa e o judiciário tirá-lo no segundo turno é o que a direita quer para botar Alkimin como terceiro no lugar.
    – O plano B com apenas 20 dias antes é muito arriscado.
    – A solução é “A Lá Putin”: Celso Amorim cabeça de chapa e Lula de Vice. Sim vice presidente.
    Como vice fará toda a campanha. Se Lula for impugnado ao final do primeiro turno o nome do Celso Amorim estará inexoravelmente ligado ao de Lula.
    Se houver a posse sem impugnação, Lula continuará no Governo assumirá como ministro chefe da casa civil e eventualmente ou definitivamente poderá assumir o governo ou representará o país no exterior para recuperar a auto estima da nação.
    Em caso de impedimento ou renúncia do Celso poderá assumir como presidente.
    Se durante a campanha os tribunais impedirem o vice de concorrer não poderão impedir o titular e o PT continuará na disputa. Eleito, Celso Amorim dá indulto.
    Creio ter afinado sua proposta. É o drible da vaca e um nó no golpe.

    1. É uma ótima alternativa.
      Quanto a Lula, desde sempre afirmo que a destruição dele sempre foi o grande o grande objetivo do golpe. E os golpistas, STF incluído, mas não dando as grandes ordens, não aceitarão morrer na praia depois de terem nadado tanto.
      O que vêm fazendo é um jogo de trapaças. E, como grandes trapaceiros, têm na manga não uma carta, mas incontáveis baralhos. Tiram cada carta de acordo com a conveniência do momento, roubam descaradamente sob as vistas, com a cumplicidade e os aplausos do STF que deveria ser o juiz.

    2. É uma tática interessante. Só posso afirmar que, sem Lula na chapa, não votarei em ninguém. E acredito que boa parte dos eleitores estará no mesmo barco.

    3. A rede Globo já escolheu o candidato que Lula deveria escolher para disputar a eleição em seu lugar. Este candidato global é o Haddad. O Haddad agora não falta mais nas listas de pesquisas golpistas. O Haddad não faltará mais entre os escolhidos para se manifestar no fórum golpista sobre assuntos ingentes do país. Mas… Por que a Globo e seu séquito de satélites midiáticos querem o Haddad como candidato lulista e não outro? Será que para ela será mais fácil espinafrá-lo? Será que ela já tem pronto todo o esquema para assassiná-lo politicamente em duas ou três estocadas de Jornal Nacional logo que ele for oficializado? Será que querem queimá-lo para que ele não seja o escolhido?

  6. Extorsão mediante sequestro……crime hediondo…esses ministros serão condenados e cumprirão pena numa prisão russa na Sibéria…

    1. Adoraria ve-los na Sibéria ou talvez em Guantânamo, onde seriam presos por atentar contra a segurança nacional desde o dia em que fizeram e liberaram gravações ilegais da presidente da República. Daria cana certa até nas terras do Tio Sam. E aposto que não iam aguentar um dia sem delatar a própria mãe.

  7. “É com o Supremo e tudo…” É necessário repetir, repetir, para quê acordemos. “É com o supremo e TUDO…” Ingênuo pensar que o STF vai ter um surto de LEGALIDADE. Há dois STF : um covarde, assustado com as pressões politicas/ midiáticas. Outro que NÃO se importa com o que dele pensem, está ali para defender interesses e o faz sem pudor. Ou partimos para a briga ou voltaremos à escravidão.

  8. Volto a dizer: não há solução democrática para essa perseguição ao grande estadista nordestino, Lula! Somente com sangue derramado na calçada e com a guilhotina em ação para revertermos esse golpe!

  9. Você disse tudo. Eu acrescentaria apenas uma coisa que já disse algumas vezes. Se “eles não deram o golpe pra perder eleições”, também não permitirão que outro com a mesma agenda de Lula a ganhe. Daí que ficam claros os acenos de Ciro à direita e a ingenuidade de quem embarcou em sua candidatura. A luta pela democracia só pode ser em torno de Lula.

  10. Os golpistas não se importam com desmoralização. Eles querem é levar o deles e usam para se justificar aqueles artifícios da razão de que um dia serão compreendidos, que estão agora indo ao sacrifício e que deus sabe que eles estão certos… Tudo muito certo e vazado em idealismo muito santo estes movimentos em prol do Lula. Mas é superficial porque não percebem o movimento das placas tectônicas dos interesses internacionais e neoliberais abaixo de seus pés. São eles que moldam a topografia. A maior prova disso é a incoerência (talvez por falta de alternativa, compreendo) de esperar do judiciário que a justiça seja feita. É necessário compreender de uma vez por todas: o golpe foi muito bem urdido sob as barbas da contemplação covarde e idealista dos governos do pt, os ganhos por este movimento golpista são imensos, está tudo dando muito certo para o lado deles e não vão permitir retrocessos tipo Lula livre disputando as eleições, mesmo que se saiba (e tratando de quem se trata não poderia ser diferente) que ele vai partir para a conciliação, governar para todos, aquele lero-lero típico dele e relevar toda a pilhagem que já foi feita e que continuará valendo num seu futuro governo.

  11. O stf sendo stf. Dá um suspiro de legalidade, depois volta aos casuísmos, chantagens, atropelos da lei e que tais. Se revezam nos papeis de mocinho e bandido, mas são todos criminosos.

  12. As condições políticas estão a mudar com uma velocidade e uma radicalidade tremendas, mas o eixo ditatorial do golpismo com petroleiras dos EUA, STF e com tudo, não muda. É golpe na presidenta eleita e é Lula fora das eleições. Lula cometeu um erro fatal aos olhos dos hegemonistas americanos: Fez o Brasil crescer a ponto de quase transformar em cidadãos produtivos e educados milhões de pessoas que eles, os adversários do Brasil, ajudados pelos traidores da Pátria que proliferam no país respaldados pelas mentiras da rede Globo, querem que vivam eternamente marginalizados da civilização ocidental e da sociedade de consumo. Para todos eles, o “um por cento” do Brasil pode ir em frente, tornar-se milionários e até bilionários, mudar-se para a Suíça e viver como nababo. Mas o resto tem que se afundar no limbo da escravidão física, moral e intelectual.

  13. Não deixem de assistir ao vídeo (acima), da declaração de Cláudio Lembo, ex-governador tampão de São Paulo por mais de uma vez, e político, filiado ao DEM, que ocupou diversos cargos em várias administrações, estadual e federal, todas de direita.
    Claúdio Lembo analisa com grande conhecimento e rara propriedade a deplorável atuação de nossa justiça para impedir a candidatura de Lula, dizendo, sem papas na língua, que a solução viável para resolver o impasse é o povo sair às ruas em defesa de Lula
    Sábias palavras; pois se considerarmos que 40% do eleitorado brasileiro que pretende votar em Lula representa, em número de pessoas, o equivalente aos habitantes de muitos pequenos países, como deixar que uma pequena corja de desonestos funcionários públicos, passando por cima do que diz nossa Constituição, imponha suas corrompidas leis?

  14. É incrível como o P T se faz de inocente ao fingir que acredita que a justiça libertará LULA. Sempre procurando o caminho mais fácil e contando com a sorte de uma possível compaixão do Supremo. Em vez de encarar o problema de frente e organizar a revolta popular que é a única forma de salvar LULA ou será incapacidade?

  15. A promessa velada de libertação em troca da desistência é só um mini-golpe pra tentar fazer o Lula posar de covarde.

    É tipo um “vai que cola”, depois o STF diz que jamais prometeria tal absurdo, que foi o Lula que tentou barganhar a liberdade, etc, e claro, continuaria preso.

    Só que até as pedras (e o Lula) já perceberam a esparrela. Ficou pior, porque agora ele não desiste mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *