Jair Bolsonaro disse hoje que “estuda privatizar tudo” no Brasil.
— Estuda tudo. Tudo o governo estuda. Precisamos nos preparar para qualquer coisa. Estuda privatizar qualquer coisa no Brasil. Tudo é estudado, tudo é levantado, tudo é discutido. Você vai ter que analisar custo benefício, o que é bom para o Brasil e o que não é.
Não excluiu, claro, a Petrobras, afirmando que quando Paulo Guedes lhe trouxer a proposta vai analisar.
Alguém aí consegue imaginar Jair Bolsonaro analisando as condições de venda de algo deste tamanho?
O que está “em estudo”, apenas, é como driblar a exigências legais para vender empresas – o Supremo fixou que empresas criadas por lei precisam de lei que autorize a venda -, a capacidade de diversas delas, deficitárias ou endividadas, de atraírem compradores nestes tempos bicudos na economia internacional, sobretudo capitalizando-as, como tentou fazer com a Eletrobras.
Não é tão simples. Ontem mesmo caiu a Medida Provisória que se destinava a injetar R$ 3,5 bi na Eletrobras, ficando para ser decidido em projeto de lei como se prepararia a venda da empresa. É sinal que, ao contrário dos planos do Governo, não sai este ano e, ainda assim, a receita tenha de ser repartida com os estados.
O mais provável é que os planos sigam na toada que vêm tendo até agora: vender aos pedaços, depenando as estatais de seus ativos mais rentáveis.
E subvalorizados, por duas razões: a situação da economia internacional não está favorável a investimentos de longo prazo e para fazer negócios com o Brasil, só mesmo a preço de banana.
15 respostas
“Brasil deveria doar estatais para acelerar privatização, diz professor” [1]
Fábio Zanini [2]: “O Brasil precisa rapidamente se desfazer de seu patrimônio público para crescer, e vender estatais como ocorre hoje não basta. Muito melhor seria doá-las ao público, com base em um sorteio. Algo como uma loteria da privatização. A sugestão inusitada é do americano Christopher Lingle, 70, professor de economia conhecido em círculos liberais por sua crítica ácida à regulação de mercado.”
É mole? A propósito: Fábio Zanini é o jornalista-pulha da Folha, que ultimamente deu pra vomitar que a política externa e outras políticas de Lula são equivalentes às de Bolsonaro, o Cu Falante.
– – – – – – – – – –
[1] Folha, 22/08/2019: https://saidapeladireita.blogfolha.uol.com.br/2019/08/22/brasil-deveria-doar-estatais-para-acelerar-privatizacao-diz-professor/
Para privatizar do jeito que faz esse governo, ia mesmo ser menos ruim sortear para algum brasileiro. Se o sorteio for sério, sempre existe a chance de um não entreguista ganhar.
Se for privatizar tudo, qual será a função do governo?
Defender os empresários do abuso de poder do povo?
Paredão.não tem outra solução ,paredão aos entreguistas safados ,vistam fardas,togas ou gravatas ,são parte do mesmo ESTRUME.
O Messias 666 estuda bastante e seu livro de cabeceira é o almanaque do Pateta.
Na faculdade Olava ele estudava muito com o Manual KuKluxKlan e as tiras do Capitão Caverna.
Seu Q.I. atual alcança o espantoso índice de 12 pontos, quase chegando à inteligência de um peixinho de aquário.
O Q.I. do presidente-banana-podre é negativo. -12.
mas as Bolsas fazem a festa!
Não canso de repetir: é pau, é pedra ou é o fim do caminho.
QUADRINHA SINISTRA
O Brasil tá se acabando,
E nossa Amazônia arde,
Alerto “nordestinando”:
Mais cum pouco será tarde!
Tarcísio Arruda
22/08/19
Entenda: TUDO É ESTUDADO ele quis dizer TUDO QUE PODERÁ RENDER PROPINA …
O PT irá esperar os fascistas assassinarem o presidente Lula, para depois fazerem campanha com o cadáver?
***
A direita criminosa, mafiosa e corrupta é também covarde: se ver o povo nas ruas, ‘vaza’!
O PT há muito perdeu o rumo. Se colocarem o Haddad na presidência então vai virar o novo PSDB. E sem um partido forte, o povo não se mobiliza. Não se iluda, a luta será longa e dura, com politização, organização e mobilização das grandes massas.
“Não se iluda, a luta será longa e dura.”
Concordo!
“Não se iluda, a luta será longa e dura, com politização, organização e mobilização das grandes massas.”
O difícil é materializar esta tese!
Mesmo porque, como você mencionou”, “sem um partido forte, o povo não se mobiliza.”…
Triste Brasil!
Realmente falta rumo à oposição, especialmente por que falta rumo ao PT.
É necessário estabelecer pautas.
Uma delas é óbvia: Todas as privatizações desde o golpe de 2016 serão anuladas.
Tambem é preciso deixar claro que naquilo que não ferir os interesses nacionais, novos processos de privatização poderão ser abertos mas somente após aprovação por referendo. E esta é outra pauta que precisa deixar claro: o destino do patrimônio público só pode ser decidido pelo eleitores.
por qué a milicada entreguista,baba-ovos do império se chamou a silêncio??????
imaginam que poderão ser poupados pelo seu comando do GOLPE E DA ENTREGA DO BRASIL AO TIO SAM????????
NÃO,NÃO SERÃO ,E NÃO PERMITIREMOS QUE O PRÓXIMO GOVERNO——NACIONAL——- NÃO CORTE A CABEÇA DO EXÉRCITO DE OCUPAÇÃO AMERICANO NO BRASIL.