O que é contubérnio? Moro, PF e MPF explicam…

Trabalhar com Leonel Brizola, volta e meia, obrigava-me a procurar o “pai dos burros”, por conta de palavas em desuso que, de vez em quando, ele sacava. Só lá no dicionário, antes do Google, para saber que diabos era o tal d “contubérnio” que ele usava para classificar uniões promíscuas e espúrias. Vem do latim contubernium, menor unidade dos legionários romanos, que dividiam a tenda de campanha.

Pois há, faz tempo, na máquina judicial-policial um contubérnio, o de Curitiba, destacamento feroz cuja missão é massacrar, o quanto puder, o ex-presidente Lula. Sob a tenda de Sérgio Moro, eles agem sempre articulados e têm cúmplices incondicionais em publicações financiadas por gente do mercado financeiro que se apresentam como jornalísticas e agem como agentes provocadores.

Quem quiser pensar que foi da cabeça do delegado Luciano Flores que veio a absurda ideia e que a entrevista de Lula, pela qual Monica Bergamo e Florestan Fernandes Jr lutaram 8 meses no Supremo para obter, numa impensavel “coletiva”, está redondamente enganado.

No dia 28 de setembro de 2018, em seguida à autorização – depois vetada por Luís Fux e Dias Toffoli – para que a entrevista fosse realizada, Deltan Dallagnol e a trupe da Força Tarefa dirigiram a Sérgio Moro, então ainda o juiz da 13ª Vara Criminal, sugerindo a mesma manobra que o delegado Flores tentou fazer ontem: transformá-la num “circo” coletivo, convidando todos os que haviam solicitado entrevistas e mesmo órgão de imprensa que não haviam feito tal pedido a participar.

“(…) tem-se que tal ato deverá se dar em evento único para todos os órgãos de imprensa. Para tal, tem-se que deve a autoridade policial adotar as providências necessárias a fim de que a entrevista pelos órgãos de imprensa interessados se faça em prazo razoável.”

O texto da promoção dos procuradores, que resumo na imagem, está aqui, na íntegra.

A outra parte do acerto é evidente e foi mostrada ontem aqui. Os “jornalistas certos” devem saber antes, inscrever-se para a farsa e, lá, cumprirem seu papel de paladinos da moralidade.

Bem depois de ouvi-lo, entendi que Brizola, que não era bobo, usava contubérnio para evitar o uso de outra palavra, que ajudaria a mentira a arvorar-se em defensora da honra.

E  povão, que igual não é bobo, entendia direitinho o que ele queria dizer.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • Esse proccurador com nome de remédio para dor de estômago deve ter fixação patológica no Lula, deve estudado pelos mais respeitáveis hospitais veterinários do mundo.

    • Exatamente, só que remédio para dar dor de estômago e não curar dor de estômago.

  • Brito,

    Esses integrantes da ORCRIM Fraude a Jato se pensam e se acham "super-inteligentes", "sutis" ou "sofisticados"; na blogosfera - ou será mesmo "globosfera", como o jornalista Weellington Calasans a rebatizou - houve canalhas que chegaram a afirmar, por escrito, que a juizeca substituta do torquemada araucariano possuía conhecimentos jurídicos bem mais sólidos que ele. Quando o "copia e cola" de uma sentença excretada por essa "sub-moro" mostrado pelos advogados que defendem o Presidente Lula, esses "blogueiros progressistas" parecem ter se esquecido da tolice/canalhice que haviam publicado aos quatro ventos. Tudo na ORCRIM lavajateira é muito previsível e claramente não é pensado ou articulado em Pindorama, mas claramente no Departamento de Estado estadunidense e nas agências e instituições de investigação e espionagem desse país terrorista. As ORCRIMs midiáticas, policiais e judiciárias são parceiras submissas dos chefes do alto comando, que são o Deep State estadunidense, a finança transnacional e a as oligarquias. O pedido de HC preventivo dos procuradores criminosos da ORCRIM Fraude a Jato são uma confissão de crimes continuados que qualquer um de boa vontade e honesto intelectualmente percebe de imediato.

    • Na República Tabajara das Bananeiras, conjes e conjas se acham inteligentes. Deveriam "vim" a ser processados por desrespeitar a lei. Talvez essa seja a síndrome de "draun" verdadeira. Socorro, Aurelião!

  • tava com saudades de seus textos, Brito
    dias sem internet me impediram de ler essas preciosidades

  • Hum deixe ver se adivinho o que Brizola queria dizer: suruba, bacanal, putaria, quadrilha, por aí vai

  • cúmplices incondicionais NA GRANDE IMPRENSA que representa e vocaliza os interesses da turma da Bufunfa e dos seus Cardeais políticos. Como A GRANDE IMPRENSA e seus Cardeais não deram conta do recado, isto é, não conseguiram emplacar seus candidatos tucanos, optaram pelo Plano B, B de banir o PT e suas principais lideranças. E ai tiveram que apelar para a "delinquência" e para o Golpe de Estado, e os delinquentes não se fizeram de rogados, ganharam protagonismo, e de certa forma ficaram com parte importante do butim do poder
    diferente do que imaginaram os próprios golpistas puro sangue (a Turma da Bufunfa, a GRANDE IMPRENSA e seus Cardeais Políticos) no início da aventura golpista.

  • Puxa! Gostei e registrei. Conheço muitos contubérnios e quero desmoralizá-los chamando pelo nome que realmente são.

  • Tudo bem, beleza. Só que o povo é bobo, sim!

    Temos que enxergar o mais rápido possível essa total idiotia em que os brasileiros estão mergulhados, parar de inocentar esse tal povo, porque uma hora - a essas horas - o oprimido passa (ou) a ser cúmplice.

  • Deltan: Procurador de dinheiro público para tomar posse como se fosse seu. Já encontrou na petrobrás, hodebrecht, e outras empresas que ainda não temos conhecimento.

  • Para impedir a ida de Lula ao velório do irmão alegaram problemas de logística, muito embora tenham mandado um avião para a Bolívia buscar o Battisti (que voltou sem o italiano). Agora logística não é mais problema. Queriam montar uma entrevista única com todos os órgãos interessados, onde seria isso? Cada vez essa turma afunda mais no lodaçal que criou.

  • Espero o dia em que esses justiceiros sejam alcançados pela justiça verdadeira.

Related Post