O sal da terra vem da terra

anteu

A primeira lição de política que recebi foi ainda garoto, lendo aqueles livros de capa verde, da Melhoramentos, que compunham a coleção “Monteiro Lobato para Crianças”. A horas tantas, num dos dois “tomos” (o nome de então para volumes), no Doze Trabalhos de Hércules o herói se mete numa briga com Anteu, um gigante núbio, filho de Poseidon (o deus dos oceanos), com Gea (ou Gaia, a Terra).

Pois Anteu era invencível e até mesmo o semideus grego não tinha como o derrotar, a não ser quando desistiu de jogá-lo ao chão e o ergueu, fazendo com que seus pés deixassem de tocar o chão, por onde sua mãe, Gea, lhe transmitia forças intermináveis.

Levei essa lição para toda a vida: ser o que sou, o de onde vim, a que país e tempo pertenço.

Hoje, quando escrevi do Lula no Nordeste, num texto que agradou – e eu retribuo, agradecido –  a alguns leitores e leitoras generosos, foi inevitável que a imagem conservada por 50 anos viesse à mente.

Lula, provavelmente, nunca ouviu falar em Anteu, mas o sente.

Em geral, a política, depois de alguns anos, tira nossos pés da Terra. Mandatos e cargos – que em si pouca coisa são, mas muito proporcionam a quem tem ambições além daquela que temos todos, a de viver com o suficiente- tendem a nos fazer flutuar no mundo dos “importantes”.

É verdade, não nego, que há muita gente assim e a gente só repara quando é na esquerda, porque na direita esta é a regra, embora ali também haja exceções.

Mas também há pés que não deixam o chão, raízes que não deixam a terra, gente que não  se entrega e que, embora tenha de mergulhar no mundo da política real, onde há mais do outro tipo de gente do que deste, conserva suas origens e, com elas, sua coerência.

“Vós sois o sal da terra. Ora se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?“, pergunta Jesus aos seus discípulos, em  Mateus 5, 13, recorda sempre este ateu empedernido.

Quantas vezes penso que a esquerda se tornou insossa, de tanto que se fixou no secundário – embora legítimo e necessário – das opressões, odiosas, por certo, às minorias e grupos e deixa de lado o fato de que somos um país colonizado, onde as mazelas, a violência, a brutalidade são as deformidades desta exclusão, que não vêm do fato de não sermos alemães, holandeses, suecos, mas de sermos pobres, muito pobres.

Gente que se confunde e não percebe que a mudança  não virá das nossas elites nem dos nossos gerentes de entreposto colonial, do “mercado” não virá o sal desta terra, a revolta do chá do hemisfério Sul, a burguesia insurreta da França…

Neste Brasil da descrença, do cinismo, da histeria punitiva, aquela que se compraz da prisão, do castigo, da humilhação, do escracho – e quanta gente “boa” entrou nessa! – o povão nordestino mostrou, como na história de Anteu, de onde pode vir e virá a força para crer num país e fazer daqui um país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

30 respostas

  1. Texto inspirado. Aplausos! Sobre o Lula, parece que o velho experiente entrou em sintonia com o Lula jovem cheio de entusiasmo lá dos anos oitenta. Bom pra ele. E bom principalmente para o país, para nós todos.

  2. E isso! Estando o poder nas mãos dos golpistas, que contam com força das leis, da justiça e das forças ao seu lado (Parlamento, Justiça e Forças Armadas), não existindo caminhos, atalhos para vencer o golpe, contando com esses estamentos de nossa sociedade, cujo conceito que os unem é a defesa do mercado em detrimento do povo, vale dizer do neoliberalismo, o Consenso de Washington, com apoio do oligopólio da mídia liderado pela Globo, todos ligados ao Executivo, dirigido pelo usurpador, o traíra Michel Temer, que ajudaram a chegar ao poder, em 2016, e aí o manterão desde que cumpra o receituário do neoliberalismo, programa e razão do golpe. Lula está entre os que percebem que o golpe ainda não se concretizou de todo, mas vê que com o simulacro de Democracia que resta, só será impedido de consumar-se com a união do povo, que garantirá as eleições programadas para 2018, com a participação de candidatos da oposição, Lula o mais expressivo, hoje o com maiores chances de vencer. Golpe não rima com Democracia e eleições. O Nordeste já foi instado por Lula a dar seu grito de libertação, e está respondendo afirmativamente com entusiasmo. A mídia venal e golpista não mostra, mas não impede que esses fatos impactem a opinião pública. É o caminho que resta para vencer o golpe, impedir sua evolução, porque o mais importante os golpistas mesmo fazem: tirar direitos do povo e desempregar grande parte, reduzir a força do Estado para orientar nosso desenvolvimento e prover necessidades da parcela de nossa sociedade ainda carente, desmantelar nossa economia, entregar nossas riquezas.

  3. O nordeste, cada vez, me orgulha mais, cearense que sou, modéstia à parte, como dizia Chico Anísio. Morei no sul, em Joinville, e não sei quantas vezes tive que rebater a afirmação de que o nordeste era despolitizado, governado por coronéis. Logo em Santa Catarina, direita, na maioria, que não enxergava o coronelismo dos bornhausen. Creio em que todas as eleições de que Lula participou o nordeste votou majoritariamente nele. Na reeleição de Dilma, em 2014, nenhum dos nove estados nordestinos deu a ela menos de 70% dos votos, nenhuma capital lhe deu menos de 60%. Foi no nordeste onde a mulher começou a ter direito de votar, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 1928. Foi no nordeste que foi eleita a primeira governadora, Roseana Sarney, em 1994, no Maranhão. Antes, Maria Luíza Fontenele, em 1985, foi eleita prefeita da minha cidade, Fortaleza. Foi também a primeira prefeita de capital eleita pelo PT. Foi no nordeste, no meu Ceará, na cidade de Redenção, que se chamava Acarape, que a escravidão começou a ter fim, em janeiro de 1883. O nordeste é vanguarda política. Não há dúvidas do coronelismo, mas também não há dúvidas das lutas, do vanguardismo. E Lula é do Nordeste. O melhor presidente que o Brasil já teve. Por isso, por ter sido o melhor, as festas, o apoio, o carinho. Creio que ele também será bem recebido no restante do país, no restante da caravana. A acolhida que ele teve noa Paraná, quando foi depor para o juiz tucano sergio moro foi também sensacional. Mais do que nunca precisamos de Lula. Mais do que nunca ele precisa de nós. Não podemos lhe faltar, assim como ele não nos faltou.

  4. Fernando, bravo amigo, bravo !!!

    Obrigado pelo texto, pois sou constantemente apedrejado por esta “esquerda” defensora empedernida das minorias como razão de sua existência. Posso não ser “puro” como desejam mas conheço bem a história da classe trabalhadora, maioria onde quer que se olhe e não se mede classe trabalhadora por grupos minoritários, pois quando todo mundo coloca o macacão, avental, jaleco, poncho ou apenas um chapéu de palha roto, todos são iguais, sobretudo para os espertalhões que os exploram.

    Para o capital não importa a cor da pele, sexualidade, gênero, origem nacional ou regional, pois a regra é única, explorar, explorar, explorar !!! O des-governo que temos, fruto de um GOLPE não é caminho para nada além da perdição, condenar o POVO a encher o tonel das Danaides, pura e simples, sejam de direita ou esquerda, sejam sertanejos macerados pela exclusão ou bobalhões do mbl e afins.

    O POVO precisa comer, precisa sonhar, caso contrário, negando-lhe tudo, restará a todos o pesadelo da violência pura , simples e cada vez mais brutal e próxima.

    Por fim, gostaria de registrar uma impressão, embora o texto seja sobre LULA e ESPERANÇA , pareceu-me que os dois gorilas se atracando dão a exata dimensão de dois eleitores do bolsonazi.

    1. É uma pintura no teto do Museu do Louvre, do momento em que Anteu é derrotado por ter os pés saídos da Terra

      1. Obrigado camarada, pela delicadeza em responder-me, mas sobretudo , por semear diariamente a esperança com leveza, honestidade e experiência de quem enxerga longe e de longe , os dramas da tragédia brasileira !
        Sei que fui grosseiro ao final, mas foi uma isca, não demorou para o bagre aparecer logo abaixo de sua gentil atenção.
        Grande abraço e bom domingo caro amigo !!

        1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
          O LoveDove entre o direitopata iskra-bator e o blogueiro do tijolaço é a piada do fim de semana. Até deu um pouco de pena do direitopata, ex-esquerdomacho. O cara ainda vem falando que sou bagre? Muito divertido mesmo, não entendeu o texto do blogueiro e ainda achou que foi escrito para ele. Piada, olha o nivel!
          Agora, ler o texto e explicar para o publico o que vocês dois tanto odeiam em relação às minorias, nadinha de picas? Preferem ficar trocando beijos e fumando um baseado sob os auspicios dos Deuses mitologicos de suas infâncias.
          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          1. Tem um ditado que diz : “As almas gemeas sempre acabam se encontrando”. LoveDove para o mais novo casal do tijolaço KKKKKKKKKKKKK

          2. Lenita ou a feia ??? Como vocês disfarçam mal. E como são grotescas quando se desnudam, gárgulas, hidras !!!

            Abuse do KKK, são as expressões que melhor utilizam, sempre , a guisa de argumentos. Me ataque, ridicularize, defina-me, consigo rir a beça a cada definição, mas deixa o FB de fora, é uma grande alma, não merece sua baixaria, sua viscosidade lodacenta, típica das espécies do Tártaro.

            Ahh , fui ler os escritos do Bator, pueril mas de boas intenções, ele chega lá. Fica tranquila, Lenita ou a feinha do post da atleta venezuelana, amanhã via KLM vou para Frankfurt, de lá sigo meu rumo com meus pimpolhos que não merecem o braZil que vocês constroem. Não pretendo mais participar, fica desconectado ao fuso que sua pretensão desdenha. Pobrezinha…

            Au revoir !!!

          3. Esse iskra-bator continua carente coitado. Voce foi ler o ulan-bator, ou seja, vc mesmo? Agora que o blogueiro te adotou dá pra gente ver como vc é carente. Ficou amigo de gente boa, essa gente “boa” que o blogueiro fala no seu texto. Você é o bom né iskra-bator e está muito contente que afinal alguem veio te salvar. Tava ruim né Bator? Olha só qto ódio e desprezo vc tem pelas mulheres. Feio, muito feio. O teu amor lovedove parece gostar do teu jeito.
            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          4. Ta faltando medicamento para esquizofrenia na tua cidade ?……coitado, pobre sombra da sarjeta. Bebe pinga, daí você dorme e para de dar vexame.

          5. Tava aqui pensando em como o iskra-bator gosta de falar de si mesmo. Vejamos, até falou que vai viajar para a Europa. Desprezou de novo pessoas brasileiras que nem sequer conhece para mostrar como ele tem nojo de pobre que precisa de bolsa de estudo. É esse o lovedove do blogueiro? O cara é mesmo vira-lata mais ainda não percebeu. Também é direitopata que pensa ser de esquerda, mas deve ter vergonha. Também não leu direito o texto do blogueiro, ficou cego de tanto amor. Ou ainda, como está falando em medicamento e bebida mostra que essas coisas fazem parte da sua vida. Mas a parte da KLM e a destinacao da viagem é bem sintomatico. Tem que mostrar que vai pegar o avião, muito chique.
            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          6. mimimi….!!! chola mais…

            A KLM era a mais barata para o trecho, geralmente as brasileiras são as mais caras. E chic é Miami, terra da coxinhada rica, pois a pobre fica mesmo na 25 de março ou no Saara.

          7. O cara não se enxerga mesmo e acha o papo da viagem o máximo, mayonese total. Cara vc nem é escroto não, fui enganado pelas minas. Você é o fim o mundo. Coitado. Vai se tratar ou pedir um beijo para o blogueiro lovedove.
            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria, com dois c(h)ifrões, de $$ neonazista) dos e das canalhas direitistas…
    .

    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressimo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    ,

    E MAIS :

    Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

    O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

    O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

    Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

    A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

    O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    .:.

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    U m homem simples como as coisas boas da vida
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira
    I magem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    L uz de nossa gente, lutador incansável
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro

    D igno e sincero, fraterno e muito humano
    A migo do povo, honesto e sempre lhano

    S eja o meu/nosso canto para te louvar
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
    V itória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

    .:.

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 36 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

    .:.

    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    .:.

    .:.

    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    ………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

    .:.

    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    .
    …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

    .:.

    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    .
    …………………..………………………………. ( Malcolm X )

    .:.

    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    .
    …………………………………………….( Paulo Leminski )

    .:.

    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    .
    …………………………………………….( Salamah Mussa )

    .:.

    A existência precede a essência.
    .
    …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  6. Lula mais do que ninguém entendeu o país da casa grande e senzala. Sua coerência é incontestável na defesa e crítica ao patriarcado corporativista, a cultura escravista e o eletismo de esquerda colonizado pela direita e incapaz de olhar para si mesma. Não esquecer FB as mulheres estupradas e mortas todos os dias. Não esquecer as crianças escravizadas e os jovens negros assassinados todos os dias. Escolher seu lado com coerência e respeito não é para qualquer um mesmo.

  7. Com a perspicácia e leveza FB atinge esses senhores herdeiros da Casa Grande. Lula continua sua batalha contra O SISTEMA, e está convidando o povo a resistir e dá uma resposta ao SISTEMA … o Nordeste está ao lado do LULA, o melhor Presidente que o Brasil já teve … e caravana segue vitoriosa … até 2018

  8. MAIS UM MEGAESCÂNDALO ENVOLVENDO OS NAZIGOLPISTAS!

    Da Série advogado “[Rodrigo] Tac(l)a Dura(n) no CUnha do ‘mor(T)o’”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    TACLA DURÁN PAGOU ESPOSA DE MORO, DIZ NASSIF

    O jornalista Luis Nassif denuncia a conexão entre o advogado Rogério Tacla Durán e a advogada Rosângela Moro, esposa do juiz Sergio Moro; segundo ele, Durán, que hoje denuncia abusos na Lava Jato, fez pagamentos à esposa do magistrado paranaense

    3 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 05:58

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro#.WatTylGrSH0.facebook

    1. Mais um nome integrante da quadrilha!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      (…)
      Segundo a inocente explicação de Moro, Zucolotto teria sido contratado por Duran para tirar cópia de um processo em Curitiba.
      Desde o início, estranhava-se que as delações ainda não tivessem chegado ao Judiciário. É possível que essa escrita seja quebrada com o fator Tacla Duran..
      O advogado Santos Lima
      Conforme anotou o leitor Francisco de Assis, nos comentários, entre os recebedores está o advogado Leonardo Guilherme dos Santos LIma, também do Paraná, e cujo sobrenome coincide com o do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima

      Por egrégio e destemido jornalista Luís Nassif
      em
      Advogado espanhol fez pagamentos a Rosangela Moro

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro#.WatTylGrSH0.facebook

  9. No documento da Receita, além do nome da mulher do Moro, associada via Zucolotto ao delator Tacla Durán, consta também o nome do (advogado de Curitiba) Leonardo Guilherme dos Santos Lima, que, pelos dois sobrenomes e a cidade onde atuava e/ou atua, deve ser parente do procurador-barbichinha Carlos Fernando dos Santos Lima, como associado ao delator Tacla Durán, o que poderia indicar suspeição, não só de Moro, mas também do sub-chefete do Dallagnol-Powerpoint na Operação Lavajateira, como se vê na imagem abaixo:
    http://jornalggn.com.br/sites/default/files/u13326/mororosangelasuspeitaemescritoriozucolottomaissantoslimax.png

  10. Parabéns Fernando Brito. Alguns de seus textos abusam do bom senso e dignidade(se é que existam tais abusos). Creio que a clareza de argumentos, a coerência das posições e o apaixonado defender do lado certo é que fazem com que tenhamos um prazer em lê-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.