A um velho brizolista é, talvez, mais fácil entender o que se passa em relação a Lula que a muitos petistas.
Estamos acostumados ao que eu chamava de “cenas de brizolismo explicito”, como temos agora as de “lulismo explícito”
Damos de ombros à crítica de que isso é populismo, porque sabemos contra o que este nome é usado.
Como não somos regidos pelo “o que sai no jornal”.
Porque o jornal é “deles”.
Sim, digam que somos simplórios, que temos um “nós” e “eles”.
Não sai na imprensa, claro, ou sai torcido, explorando migalhas: um contratempo aqui, a presença de estruturas públicas presentes ali – ter proteção policial em jogo de futebol ou show de música é legítimo, não é? – mas os videos e as imagens não mentem.
A caravana de Lula pelo Nordeste ganha ares de procissão.
A luzes dos “flashes” dos celulares ganham cores de velas acesas de esperança.
Outras luzes, as de alarme, acenderam-se nos salões.
Onde não creem na profecia de Gláuber Rocha: “mais fortes são os poderes do povo”
O “vale-tudo” vai atingir proporções inimagináveis. Ou melhor, imagináveis para quem viu coisas como aquelas do “O Fim do Brasil” do grupo que patrocina aquele site de extrema direita do qual não se pronuncia o nome aqui.
Por isso a um velho brizolista é mais fácil entender.
Porque aprendeu que não são virtudes vagas que estão na balança, mas o próprio reconhecer-se do povo.
Por isso as elites – poucos – e os elitistas – muitos – não entendem que não é a um herói que abraçam, agarram, beliscam, beijam, amassam em seus braços.
Abraçam, agarram, beliscam, beijam, amassam a si mesmos, tomados pela sensação – muito mais do que pela compreensão racional – de que existem, de que não têm mais que viver escondidos na floresta ou no sertão, como bichos.
Não são bichos, são gente, como eu ou você.
Que quer ser tão importante como qualquer um, até mesmo um pouco menos, talvez, por enquanto.
Mas que quer existir, como descobriu que existia.
View Comments (43)
Saudades do Brizola. Lindo ver o Lula nessa caminhada. Parabéns pelo belo texto, Carlos Lima.
LULA EM TODA PARTE - O Significado mítico-universal da COLUNA LULA, E O NOVO CAVALEIRO DA ESPERANÇA
Já está mais do que claro, e escuro,e novamente claro, que estamos,no Brasil, sob um regime de ocupação estrangeira que se utiliza de seus prepostos golpistas para desmontar,milimetro por milimetro, o estado-nação ainda chamado de República Federativa do Brasil. A tentativa escabrosa de privatizar a própria Casa da Moeda e da Eletrobrás jogam uma pá de cal escandalosa em qualquer possível conciliação entre o país de nossos pais,irmãos, primos, amigos, amigas,tios,tias, avós e bisavós e seus invasores alugados e comprados que ilegitimamente e sem pruridos intentam tais malfeitos à mando das forças do financista corporativo mal universal. Quem ainda não se apercebeu no meio intelectual que estamos sob o jugo passageiro de um novo tipo de modo de ocupação estrangeira é, infelizmente, um completo idiota.Mas algo muito importante acontece no Nordeste, com a caravana de Lula pelo mágico e onipresente Sertão, por todas as cidades do interior da região e é a comprovação unânime de que este Povo não perdeu a confiança na grande Esperança e na eficaz Reviravolta que ele, Lula pode e ,irá com toda a certeza, engendrar em conjunto com ele, o Povo Brasileiro, os dois se unindo in totum, enormes, numerosamente, a base-sentimento da nacionalidade, da cultura brasileira que só pode ser mesmo este nordestino povo simples, honesto,atávico e gregário,sertanejo, da Nação ele mesmo gigantesca semente-multidão ...e seu líder insofismável, sua cabeça de ponte . Lula é uma luz que se deixa levar nos braços do povo, atravessando o rio São Francisco ,monge místico que é. Candeia. Por debaixo, humilde, incansável,ele vem vindo, aos poucos, sem mais hesitações, viajando e descansando, e novamente viajando, agora sempre inexoravelmente retornando, recebendo de volta a energia vital, imortal que vem do povo,da terra, ele vai se reagregando e recompondo com o conjunto vivíssimo da nossa grande e inquebrantável nação. Lula e Povo se unem numa solar energia, irmãos cósmicos invencíveis, avassaladores, assustadores. Quando concluir essa primeira parte de sua caravana pelo Nordeste, nas terras tupinambás da grande ilha do Maragnon, de sua Coluna Lula, a nova Coluna Prestes,a que vai dar certo desta vez e uma vez por todas, não haverá nenhuma, qualquer sequer nenhuma mesmo solerte e artificial cachorra energia contrária,rasteira e medíocre, que possa deter a avalanche da pátria brasileira contra seus vis e robotizados inimigos e usurários infames, malditos usurpadores . Lula vai incorporando em sua caminhada as almas de todos os libertadores da história brasileira,um por um ele os vai recebendo com seu sorriso de velha e sábia
criança-nação, e suas heroínas também ele recebe em seus cabelos brancos sedentos de chuva,que se orvalham. Todas essa forças da história ele as está recebendo.A cada pisada no solo, baixam as almas, as entidades e ele as vai incorporando sem cessar, passo a passo, a cada abraço, aperto de mão, beijo no rosto, junto com o povo sertanejo que vai bordejando e tecendo essa toda imensa incorporação, fortificação,até criar uma couraça invencível,inexpugnável, recebendo todas as entidades históricas acumuladas da universal rebelião e da vitória. E a base é a força mítica, cultural - a LISTA DE HERÓIS VIVENTES, IMORTAIS,ARTISTAS, POETAS, ESCRITORES,MUSICOS-cANTORES, TODOS POETAS E HERÓIS É INCOMENSURÁVEL- do Sertão, o Sertão, ser tão TANTO! Esse mandato ninguém detém. É o mandato do Céu e da Terra que o Povo com o seu preciso Filho mensageiro detêm em sua enormidade inconcebível. A vitória do povo brasileiro será total! As cidades revibrarão sob um sopro novo vindo do sertão. E o mundo inteiro também, cada vez mais brasileiro, ávido de alegria e de afirmação, de plenitude. de ética, de beleza e de riqueza está acompanhando- não se iludam, o fenômeno aqui tem implicações planetárias - essa caravana, essa nova e inesperadíssima coluna Prestes, a Coluna Lula ! Em toda a Europa, na Ásia, na África, na América Latina,na Oceania, em toda a parte,no próprio Estados Unidos, todos observam,emocionados e atentos, os povos oprimidos e ávidos de justiça, e torcem pela vitória dessa caravana maravilhosa e inigualável.Lula, por causa dessa perseguição terrível que se abateu sobre ele ,sobre seu povo, em seu avolumado e crescente retorno de volta à Presidência da República Federativa do BRASIL ,transforma-se inexoravelmente, poéticamente, revolucionariamente em brasa acesa,força invencível, no redentor não só do Brasil, mas de todo o mundo!
Exatamemte.....a alma de um povo é sua cultura, seu sentimento e a teimosia em existir.
Maravilhoso texto
Emocionante
Bravo!!! Bravíssimo!!!!
Que belo poema em prosa. Ou uma prosa que é pura poesia. Não daquelas que elevam nossa cabeça às nuvens, mas das que nos puxam, com força, para fincarmos o pé no chão. Em nosso chão.
Com suas palavras, sei que terei uma boa noite, pelo menos esta noite.
Boa noite pra você também, FB.
Muito bonito! Como gostaria que o sentimento se impotencia aflorado pelo final tragico já traçado tivesse alguma razão, qualquer razão para ir embora.
Fantástica caravana. Carlos Lima, muito interessante teu texto, obrigado por compartilhar.
Lindo e lúdico, caro Brito.
Mas essa sensibilidade é somente para alguns depreendidos de coisas mais ou menos triviais.
"Quem sabe faz a hora,
e nunca,
espera acontecer".
para regozijo:https://www.youtube.com/watch?v=zlV4nsY2Tac
Esta viagem do Lula, onde está recebendo o justo reconhecimento do povo que foi beneficiado por suas políticas sociais, deixa claro e amplia o medo daqueles que tudo fizeram e fazem para aniquila-lo. Esta cada dia mais claro para todos que tem um olho ou um neurônio que, apesar da surra que tem levado todo santo dia da grande imprensa e dos malditos procuradores da Lava Jato , Lula está cada vez mais forte e mais presente nos corações e mentes do povo humilde deste país.
Eu sou testemunha ocular da enorme modificação social que Lula provocou no Brasil profundo. Esta é a sua culpa e por isto tem que ser julgado em outubro de 2018.
É isso aí, disse tudo
Hj à noite, estava triste, por algum motivo; mas, lendo essa crônica, tive vontade de chorar por uma felicidade escondida e de uma alegria imorredoura do meu coração e de minh'alma! Lágrimas furtivas caem de minha face. Sou um Brizolista de alma e um lulista de coração. Sou um quê de povo quase desgarrado da alma brasileira profunda!
Lindo depoimento, emoção de todos nos, esse povo maravilhoso, esse Brasil Real ! Obrigado !
Carlos Emílio Lima e Brito, gostei dos dois textos. Lula representa a esperança deste Brasil massacrado e tão explorado. Vamos que vamos lutando por todos os povos humildes do planeta.