Odebrecht: delação comprada com “contrato de gaveta”

Renée Pereira, Cynthia Decloedt e Mônica Scaramuzzo, no Estadão,, revelam, com provas materiais indiscutíveis, que a delação de Marcelo Odebrecht era condição para a tentativa de acordos de leniência da empresa no Brasil e nos Estados Unidos e foi mesmo comprada, com contrato e pagamento antecipado. E não foi pouco: pelo menos R$ 143 milhões e o pagamento da multa de indenização a que foi condenado pela Justiça, R$ 73,4 milhões, além de outros benefícios pecuniários.

O jornal reproduz o documento, que está aí em cima.

Para esconder o pagamento, os depósitos foram feitos à contada mulher e filhas de Marcelo, como se isso não o tornasse o real possuidor destes valores, ocultos à Justiça. Por isso, o contrato de “compra da delação” prevê que as partes mantenham o acordo em sigilo por 20 anos, o que faria prescrever judicialmente qualquer efeito da “mutreta” milionária.

Porque, exlica a reportagem, “caso seja provada a violação, o acordo de delação premiada poderá ser rescindido. Na prática, isso significa que o delator perde sua imunidade frente aos crimes praticados. Conforme estabelecem os termos da delação, os depoimentos, documentos e provas apresentados à Justiça são mantidos.

Se uma delação é comprada como condição para firmar o acordo de salvação de uma empresa – e da fortuna que ela representa para seus acionistas – é evidente que igualmente seu conteúdo passa a ser suspeito de ter sido usado como moeda de troca.

Moeda milionária.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • Os mais de 70 diretores da Odebrecht receberam somas milionárias para delatar. E foi tudo divulgado na época como normal.

  • A lava jato conseguiu trazer mais prejuízos para o Brasil do que 520 anos de corrupção.
    Afinal, mesmo tropeçando na corrupção, o Brasil caminhava para a frente. Agora é um retrocesso aparentemente sem fim...

  • Enquanto a QUADRILHA que promoveu essa bandalheira não estiver na CADEIA, o Brasil não voltará a ser uma nação democrática e civilizada.

  • Não é novidade nenhuma.
    Todos sabem disso desde o início, inclusive o judiciário, de cabo a rabo.
    Não vai mudar nada, enquanto o poder real não quiser que mude.

  • Se Marcelo Odebrecht vier a ser considerado infiel aos termos da legislação da Delação Premiada e chegar a perder seus privilégios por ser corrupto, o que dizer dos corruptores? Não serão responsabilizados? Quem será responsabilizado pelo enorme prejuízo causado ao nome do Brasil, à sua política interna, à todos os indivíduos que foram prejudicados e até com uma eleição fraudada por fascistas que fizeram parte do circo da lava-jato? Sérgio Moro, os EUA e os meliantes da força tarefa da lava-jato tem que ser responsabilizados antes que o ex-juiz corrupto tenha a pretensão de disputar o governo do país e terminar de destruí-lo.

  • O marcelo se revelou um menino fraco e foi por isso que foi "escolhido" por moro e sua turma. Traiu seu pai e sua empresa com facilidade e procurou se safar continuando a ser o que sempre foi, um menino riquinho e vazio.
    Mas como consequência do que veio agora fica claro que sua delação foi "a la carte", falsa e sem validade. E os milhões que a lavajato "recuperou" foi só um roubo à oderbrecht.
    E seu "acerto" de delação perde o valor e ele não pode gozar de vantagens e volta a cadeia apar cumprir o total da pena.
    Que desgraça fizeram ao país, miriam, globo, generais que incrivelmente endossaram o bolsonaro, banda podre do judiciário, empresários golpistas, etc...
    Que desgraça.
    Vamos ser capitalistas: quanto estes senhores, esquecendo o desastre moral, custaram ao país? Nó mínimo os 20 anos que penaremos para voltar ao que era em 2014.

  • Isso só demonstra que a instituição da delação premiada tornou-se um instrumento inverso de CORRUPÇÃO do Ministério Público uma espécie de superpoder maligno que lhe foi concedido.
    Quanto mais é utilizado, abusado e exercido o ente que tem o dever de impor a lei e defendê-la fascina-se pelo poder e por ele é corrompido até a medula, de fundos bilionários para exercer seus intentos até o de de forjar a "verdade" que criar e exercer seus intentos políticos e se afastar de definitivo das suas atribuições jurídicas que deixam de ser o seu fim e passam a mero meio para atingir riqueza e poder...
    Com grande poder se recebe grande responsabilidade...
    O Ministério Público, em larga escala, claramente falhou e deixou-se fascinar e corromper pelo seu próprio poder.

  • #REVOGADELAÇAOJÁ. Esta mais do que provado que a Lava Jato é uma fraude só e sua relação com a CIA via DoJ dos Eua. Até qdo nós brasileiros aceitaremos os resultados nefastos e fascistas dessa #Vazajato.

Related Post