Ombudsman da Folha critica perseguição à Dirceu

Manipulacao-das-noticias

É incrível o descompromisso da imprensa brasileira com a verdade.

E mais incrível ainda a despreocupação com o direito dos cidadãos – quando esses cidadãos pertencem ao partido do qual a Folha não gosta, claro – à dignidade.

(O direito à dignidade é um dos princípios basilares da Constituição Federal, mas isso parece não ter muita importância para nossa mídia).

Quando se trata de um tucano, tudo é “suposto”.

“Suposto primo”, “suposto esquema”…

Quando se trata de personagem do PT, qualquer mentira vira manchete garrafal na primeira página.

Não adianta a própria ombudsman do jornal protestar.

Aliás, não deixo de me espantar com a arrogância com que a “secretaria de redação” da Folha responde à ombudsman do jornal.

Neste domingo, por exemplo, em que ela aponta o erro do jornal na manchete contra Dirceu, a secretaria admite que, de fato, “houve um erro de enunciado, de responsabilidade da Redação, mas avalia que o conteúdo da reportagem valia mesmo manchete.”

Ou seja, era mentira mas valia manchete.

Até onde vai o cinismo da imprensa brasileira?

*

Na página da Ombudsman da Folha.

Diferentemente do informado…
… Na manchete de domingo passado, quem informou não é delator e quem é delator não informou

Por Vera Guimarães Martins, Ombudsman

É obrigação do bom jornalista produzir títulos atraentes, capazes de fisgar o interesse do leitor. Já é um problema quando, no afã de cumprir bem a tarefa, o titulador (que nem sempre é o repórter que escreveu o texto) exagera no “esquenta” e, além da atenção, atrai também a ira de quem se sente enganado por um enunciado que vende gato por lebre. A manchete do último dia 22 –“Dirceu recebia parte de propina paga ao PT, afirmam delatores”– foi mais do que um desses casos clássicos de exagero. Foi erro sem sombra de dúvida, gerado desde o título interno da reportagem.

A manchete tem alguns problemas, mas os principais cabem num resumo: quem informou não é delator e quem é delator não informou o que está na título. E, claro, se a fonte é uma só, usa-se o singular.

A afirmação de que os pagamentos à consultoria de Dirceu eram descontados das propinas da Petrobras foi feita pelo empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, que ainda não fechou acordo de delação premiada –o que faz toda a diferença.

A operação Lava Jato já produziu dezenas de manchetes desde sua deflagração, algumas arriscadas, como já foi comentado neste espaço. O argumento que balizou as reportagens foi a premissa de que, mesmo sem provas materiais, os depoimentos feitos em delação premiada gozam de maior credibilidade porque mentir seria contraproducente. O próprio depoente sairia prejudicado e perderia as vantagens jurídicas que obteve. Há muita informação a ser provada pelas investigações, mas esse princípio norteava a conduta de risco dos veículos.

Pessoa vem negociando com os procuradores, mas, como informa o texto, ainda não conseguiu um acordo. Logo não tem o mesmo compromisso com a veracidade do que afirma; pode estar tentando vender mais do que realmente tem para obter o benefício. Para aumentar a dose de incerteza, a afirmação não foi feita em depoimento formal, mas em conversa com investigadores.

A reportagem também relata que um representante da Camargo Corrêa, nome não divulgado, afirmou, nas mesmas circunstâncias, que a empreiteira contratou os serviços de Dirceu porque tinha medo de que a recusa prejudicasse os negócios que mantinha com a Petrobras. Ele, sim, é delator, mas sua história é outra.

A Secretaria de Redação diz que houve um erro de enunciado, de responsabilidade da Redação, mas avalia que o conteúdo da reportagem valia mesmo manchete.

Como já escrevi antes, erros prejudicam o jornal, mas, por improváveis e absurdos que possam parecer, acontecem. O que acho mais lamentável é que a correção tenha sido feita em uma nota de dez linhas na seção Erramos, espaço em que o jornal publica, por exemplo, que a sexta não foi dia 19, e sim 20. Pelo destaque que teve, esse erro merecia um texto em “Poder”.

O jornal discorda. “O erro foi assumido na seção diária destinada a essa finalidade. A carta do assessor de Dirceu criticando o enunciado foi publicada com destaque no alto do ‘Painel do Leitor’ de 24/3.”

[email protected]
http://folha.com/ombudsman

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. O jornalixo da famiglia Frias, como foi repetido milhares e milhares de vezes, é um instrumento a serviço das mentiras e do golpismo da UDN atual.

    A famiglia Frias que apoiou a Ditadura Militar é a mesma famiglia Frias que não tem vergonha de mentir, pois essa organização criminosa ganha muito dinheiro com essas mentiras.

    1. O poder judiciário em nosso País está se provando o mais corrupto, pois até o momento todos que estão sendo condenados pela Operação Lava Jato, é por delação premiada. Até o momento todas as provas são suposições expostas por uma informação comprada através de acordos, como ocorria na Ditadura Militar em relação aos cidadãos que estavam no pau de arara ou sendo ameaçados pelos choques elétricos. Se colaborar eu não torturo você !
      Absurdo, essas pessoas que utilizam tortura, hoje mais psicológica, pois não podem colocar no pau de arara e nem utilizar choque elétrico para coletar informações mentirosas.
      Os Brasileiros não deveriam presenciar este tipo de atitude por parte da nossa Justiça, vivemos em uma Democracia, e ela não foi construida sem que muitas pessoas perdessem suas vidas. Lembremos dos que morreram lutando contra a Ditadura, os que lutaram por melhores salários, os que lutam pela igualdade de oportunidades.
      Agora presenciamos, os guardiões da elite, querendo que tudo continue como sempre foi: eles podem tudo e o RESTO dos brasileiros que aceitem a verdade, Brasileiro é mal educado, Brasileiro é burro, Brasileiro é malandro, Brasileiro não gostam de trabalho, Brasileiro, Brasileiro …
      Repetem o que os senhores de escravo diziam aos negros, pois os senhores de escravo é que eram os cidadãos do Brasil, os negros … meros objetos de uso.
      Se Brasileiro é isso ou aquilo ? e eles da elite são o quê ? Alienígenas ?
      Uma coisas é certa nossa elite defende apenas os interesses deles em detrimento da maioria, temos que continuar mudando essa realidade, diretos são para todos, oportunidades também.

  2. Cada um tem a imprensa que lhe interessa. Fui leitor da antiga FSP, hoje deploro sua existência. Ontem numa reunião social encontrei um participante, capitalista de carteirinha apesar de ser aposentado de função pública, única fonte de seu bom sustento, dono de todas as verdades que ouve da groubo. Não foi fácil suportar seu diálogo impregnado de preconceitos antipetistas.

    1. Quando estou junto de um grupo assim , faço cara de paisagem, afim de nao me estressar,ou parto pra cima com argumentos, porem o clima fica ruim e acabo saindo mais cedo do evento.

      1. Esse é o problema. é melhor peitar as mentiras e manipulações e com argumentos, mas a gente ainda corre o risco de sofrer isolamento social.

  3. Resumindo, não importa se é a manchete é mentirosa o importante é desmoralizar o PT e seus políticos. Viva a liberdade imprensa. Os fins justificam os meios, eles se dizem ético e lutam por democracia. Quem ajudou a pagar a dívida do Dirceu na justiça deve declarar no IR, porque vão dizer que Dirceu recebeu propina. A Globo não precisa, porque ela contrata pessoas p/ roubar o processo da receita federal. Esta é a nossa imprensa que quer moralizar o país.

  4. … Esses veículos de mídia – não obstante cometerem crimes confessos – são inimputáveis?…

    Quem é o ‘miniSTRO’ da Justiça do atual governo?

    Justiça?!

    Qual Justiça?!

  5. Fazer o que, nao é???

    A imprensa brasileira desceu a ladeira faz é tempo….

    “Eles” ainda nao entenderam que merecemos respeito. Nao é atoa que os jornaloes tem cada vez menos leitores; só vao se dar por vencidos quando a falencia chegar.

    O “DIREITO DE RESPOSTA” é sagrado e virá na “primeira página”, quiça !!!

    Temos que intensificar o debate da importancia da ‘REGULAÇAO DA MÍDIA”, isso sim..

    Bom Domingo a todos !!!!

  6. Ressalte-se, o não ressaltado pela ombudsman, que abaixo da carta da assessoria do Dirceu, publicada no Painel do Leitor, da Folha, colocaram carta de leitor desancando Dirceu, motivado exatamente pela manchete bandida. Enfim, coisas de… liberdade de imprensa no Brasil, né?

  7. Ex-delegado da Polícia Civil de SP aparece com US$ 194 milhões no HSBC

    Postado em 29 de março de 2015 às 11:00 am

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ex-delegado-da-policia-civil-de-sp-aparece-com-us-194-milhoes-no-hsbc/
    LÁ VEM O MATUTO TIRADO A GAIATO!

    … “Tem ‘domínio do fato’, aí, gente”,
    para engaiolar os governadores Tucanos de São Paulo do período corresponde a essas [MEGA]falcatruas *”não declaradas” (sic) pelos(as) indignados(as) do ‘braZil’?!
    *”MAS, cheirosas!” – diria ‘a calunista’ do PIG e de carteirinha do PSDB Eliane TUCANHêde, a mesma**’Rainha da Febre Amarela’!

    **A cobertura da febre amarela pela Folha

    QUI, 08/12/2011 – 19:00

    ATUALIZADO EM 09/12/2011 – 06:38

    Por Evanildo da Silveira

    Lembra da campanha da Folha, Eliane Cantanhêde, “a favor” de uma epidemia de febre amarela em 2007 e 2008? Quer a Folha insistia que haveria uma epidemia da doença. Agora, uma pesquisadora da USP desmacara aquele absurdo:

    1. Pesquisadora da USP desconstrói discurso epidêmico

      (…)
      As matérias produzidas pelo jornal deram intensa visibilidade (saliência) às informações que visavam relativizar a instância discursiva oficial, que, por sua vez, não conseguiu impor-se ao fluxo discursivo midiático. Os sentidos produzidos pela cobertura jornalística tiraram de perspectiva as complexidades dos processos do adoecimento humano e os limites do conhecimento no tratamento das doenças. Nesta luta simbólica, perdeu o sistema público de saúde, mas, sobretudo, perdeu a população brasileira: mortes ocorreram.

      FONTE [SAUDÁVEL!]: http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-cobertura-da-febre-amarela-pela-folha

  8. Difícil é confundir a palavra erro com mentira. Duas coisas completamente diferentes, e o que essa grande imprensa faz é mentir.

  9. ALERTA GERAL AOS VERDADEIROS DEMOCRATAS

    O presidente da Câmara e do Senado, e portanto, do Congresso Nacional estão com problemas de ordem pessoal com a presidenta que é do PT. Parece que estão com marcação pessoal com ela a ponto de tentarem tornar o país ingovernável para tirá-la do poder para transferi-lo ao vice que é do PMDB para assim o presidente da Câmara assumir a vice e o PMDB acabar por controlar tudo, ainda mais que o partido não quer o financiamento público de campanhas que é bandeira do PT e está em discussão no momento. Não que vice estivesse com a dupla do Congresso Nacional antes, mesmo porque é público e notório que enfrentou o presidente da Câmara em prol do governo e tem sido leal até agora, e como petista, para ser justa, preciso reconhecer. Mas, com o financiamento de campanhas em discussão, as coisas podem ter mudado. Aconselho os verdadeiros democratas a conferirem o comportamento dele a partir de agora.

  10. Vamos então pedir pra população,não comprar os produtos dos anunciantes,quero ver se os empresário que anunciam nesse jornalixo vão gostar dessa ideia.

  11. Elaine
    Tens razao mas quem criou a governsbilidade desses dois vagabundos foram dilma e o proprio pt que deu guarida agora que desatem essa rosca o pt foi se descracterisano ao longo do poder e seus dirigentes que sao outros vagabundos sem vergonhas que nao respeitam seus filiados nao fazem assembleias a meses para esconderem-se de vegonha esse tal rui falcao(que eu proprio ajudei a eleger na presidencia) nao vsle a sua sombra assim nos niveis reionais e municipais e se eu fosse a dilma para o bem do pt fingia uma doença e saia fora da presidencia esta se tornando uma calamidade seu governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *