Onde foi o dinheiro do BNH? Procure na ex-chique Jurerê ‘Internacional’

jur

Li no jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, reportagem de Fábio Bispo com valor didático para os meninos bobos que localizam a origem da corrupção no governo trabalhista recentemente deposto pelo golpe de Estado. Ela – e da mais cínica – vem mesmo de longe.

O repórter faz um histórico de Jurerê Internacional, bairro que nasceu de um loteamento de praia, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Começou com mansões – verdadeiros castelos – ao longo da praia, só para mostrar que ali era lugar de rico. Depois vieram casas confortáveis mas não tão chiques, com alguns serviços públicos diferenciados (esgoto, por exemplo) e outros precários (comércio, principalmente). Na terceira etapa deram mais um lowgrade (o upgrade ao contrário) e enfiaram no projeto uns edifícios de apartamentos. Finalmente, montaram mafuás de luxo invadindo a areia de uma faixa de praia linda e construíram um hotel grã-fino.

Foi aí que o carro pegou, porque entraram em terras de Marinha, áreas públicas, com a sem-cerimônia típica de nossa marginalidade bem nascida. Denunciados pelo Ministério Público na Operação Moeda Verde , condenados em primeira instância, os meliantes vão recorrer, recorrer, recorrer até morrer, morrer, morrer – no que faço a paródia do hino que Lamartine Babo chupou e doou ao América do Rio de Janeiro há uns 80 anos.

Muito bem. Essa festança (turística?) que hoje enche os olhos de moleques ricos que vêm ao Sul em busca das louras – não as cervejas; as moças altas, brancas, de cabelo natural ou pintado, descendentes em terceira ou quarta geração de imigrantes europeus – começou nos anos finais da ditadura, aí por 1983, segundo informa o repórter, com base em documentos do processo legal.

Sabem quem financiou?

O Banco Nacional da Habitação, criado pelo governo militar, com recursos destinados à construção de casas populares.

De lá para cá, é uma bela história de marketing e trambiques.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. R$ 500 Milhões Só De Terras Em Floripa,,é da Habitasul, do Sr Péricles Drucker, envolvido na falência do banco Sulbrasileiro de onde se origina Jurerê Internacional.

  2. a dúvida é: se não se tivesse certeza que havia corrupto aos montes antes do petismos chegar ao poder , algum imbecil teria votado no petismo?

  3. Porque o sul é cheio de gente de bem, com moral e bons costumes tm., ao contrário daqueles pretos, pobres e putas nordestinos que têm a ousadia de querer ser tratados como humanos ao invés de serviçais.
    /sarcasmo

  4. A indústria da destruição civil é uma das mais corruptas do pais.
    O que acontece em Santa Catarina e em muitos outras áreas de grande concentração urbana de saltar os olhos. Décadas de corrupção;

  5. Acumulação primitiva. Por isso, a História interditada. Talvez também por isso, a direita seja essa acumulação de primitivos, a solfejar um sol sustenido por estridente si.

  6. Brito, dê uma olhadinha para explicar direitinho essa história na falência do Banco Sulbrasileiro com sede em porto alegre.
    Analise a trajetória da família Maisonnave que estão no mercado até hoje na XP investimentos.

  7. Estamos vivendo a era do capitalismo desumano, medonho e soberbo determinado pelo sistema financeiro internacional neoliberal. O mercado e o empreendedorismo não apenas se apoderaram das relações de consumo e dos negócios privados, mas também do Estado e da administração pública. Os chefes dos executivos são meros gerentes desses interesses, pois foram patrocionados para isso.

  8. Adoro e respeito Santa Catarina. Os catarinenses falarem dos nordestinos com desprezo é desprezível. Santa Catarina tinha os seus coronéis. Aderbal
    Ramos da Silva, diomicio Freitas, Plínio de Nez, Saull Brandalise e outros eram donos de terras, gado e de gente. Coronel em terra de gente que se diz esclarecida é pior que em terra de “paraíbas”. Boa parte da inteligência do Brasil vem do Nordeste. O que esse Pericles Drucker fez em Floripa (invadiu mangue, aterrou rios, invadiu áreas de preservação) foi coisa de predador do futuro. Bem oportuna a postarem. Que forma FB!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *