Os espiões nunca saíram do frio

Matéria do The Guardian, publicada há pouco, desmascara a hipocrisia européia. França, Alemanha, Suécia e Espanha também espionavam ilegalmente todo mundo.

Como sempre, a Europa se finge de boazinha, mas vai atrás de tudo que os EUA fazem, até porque nunca deixou de ser imperialista, embora relegada, nas últimas décadas, a um papel secundário.

A reportagem ressalta, porém, que o serviço secreto britânico (GCHQ) era o principal centro de inteligência europeu na era da internet. Uma das razões da preponderância inglesa, além de um sistema legal bastante permissivo, é a localização geográfica da Inglaterra, em cujo território passam muitos cabos transatlânticos.

Outra razão é o relacionamento íntimo da GCHQ com a NSA (serviço secreto dos EUA). Os documentos vazados por Snowden mostram a Inglaterra sempre tentando convencer os EUA a reduzirem o nível de classificação de algumas informações e tecnologias, para poderem repassá-las a seus parceiros na Europa.

Esse rede de espionagem faz todo sentido, visto que o imperialismo americano sempre esteve ligado, politica e militarmente, à Europa ocidental.

Quem sempre pagou o pato, naturalmente, foi o resto do mundo. Mais uma razão para fortalecermos os Brics e estabelecermos parcerias estratégicas com China, Rússia e Índia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. eu encerrei minha assinatura numa discussão feroz com suzana Singer.Eu me arrependo,vou enviar um pedido de desculpas. Só uma coisa: Porque ela não sai de lá?

  2. O combate aos desmandos da Copa é uma luta da esquerda há muito tempo. O trabalho do Comitê Popular da Copa é um exemplo. Desqualificar o movimento só porque a oposição está se utilizando do fato, é ridículo.
    Dizer que o investimento será restituído com ingressos pra Copa é o cúmulo da desinformação. Todo o dinheiro de bilheteria da Copa vai pra FIFA, que não botou um centavo em estádio. O fato é que a Copa, da forma como foi feita, foi um escândalo. Não precisa nem investigar pra ver o absurdo que são os novos estádios. Estádios bilionários pagos com dinheiro dos Governos Estaduais, que após o fim da obra, são entregues de mão beijada pra iniciativa privada. E de quebra, estádios descaracterizados e que estão elitizando o futebol brasileiro de forma criminosa.
    O blogueiro acha que as desapropriações não merecem ser investigadas? Os contratos escandalosos de concessão dos estádios também não? As obras que terminam custando o dobro do preço original não merecem CPI? É a mentalidade eleitoral pra tudo. Pense como cidadão. Que ótimo que tucanos investiguem petistas e vice-versa. Assim é certeza de que todas as falcatruas serão reveladas. Deixar Tribunal de Contas investigar Governador e empreiteira só pode ser piada…

  3. Mas que barbaridade, TCHê!
    Estavam todos entreverados.
    Agora estão no mesmo saco.
    E alguem duvidava.
    França – Guiana Francesa.
    Suécia – Sabem o que fazem.
    Espanha – Saqueadora.
    Inglaterra – Mãe de todos eles.Até das Malvinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *