Outro 24

corpopresente

Minha geração, a nascida nos anos 50, cresceu tendo a ditadura como realidade e Getúlio Vargas como um fantasma, misterioso, cujo nome era vilipendiado com prazer pela classe média mas sussurrado em silêncio nos retratos das casas do subúrbio, nos IAPs, avós do Minha Casa, Minha Vida.

Ouvíamos tudo de mal sobre este homem, à direita e à esquerda. “Mar de Lama” foi a expressão que entrou para a história. Que a Constituição que promulgara era  “a polaca”, uma referencia à de Josef Piłsudski , o pré-nazista polonês, que no seu governo  roubava por toda parte, que havia um ambiente de devassidão no poder. Que o “populismo varguista” era o atraso e que o Brasil do golpe, com seus Roberto Campos e Simonsen  nos libertaram da inflação.

Havia, porém, algo contra o qual nada podiam dizer ou fazer : o 24 de agosto de 1954.

É correto dizer que Getúlio Vargas não se matou, mas que lhe ofereceram a escolha: a vida ou a honra.

Temos agora outro 24. Não de agosto, mas o de um janeiro apressado pela ânsia da UDN togada, não fardada, quando Lula será levado à inquisição do TRF-4.

Também não um suicídio, mas uma execução.

Diferente também na questão da honra, que está tão evidentemente fora de discussão que nem a direita ousa repetir o que sentenciou Moro, ao dizer que é de Lula algo que nunca o foi.

De qualquer forma, há um assassinato agendado para 24.

E, como no outro, um condenado que, por inocente, não se conforma com a execução.

Talvez o país não trema, como diz o “coveiro da Era Vargas”, Fernando Henrique Cardoso. Mas o Brasil profundo sentirá a dor de uma facada igualmente funda. Nesse Brasil, ao contrário do Brasil da classe média, Lula não morreu, está sendo morto.

Os analistas da direita e os da esquerda de punhos de renda se ocupam de discutir o pós-Lula, depois de 24 de janeiro.

Engano. A execução de Lula, se houver, será a chave do processo eleitoral.  Fará dele não mais um personagem real, humano, com defeitos e qualidades, mas um espectro contra o qual, como o do outro 24, tudo se pode dizer, mas algo não se pode explicar: se é tudo verdade, porque o mataram?

E desta vez, ao contrário daquela, o morto estará vivo. Muito vivo e forte.

 
 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

44 respostas

  1. Recebemos o produto Container para Ração 23 Litros com a tampa quebrada, o que nos deixou muito triste.

  2. O CAFEZINHO COMEÇOU A EXPLODIR OS PRIMEIROS MÍSSEIS DE 2018!

    Segura o CUnha, juizeco ‘mor(T)o’!
    Com o mafioso luciano huck e toda a máfia nazigolpista dentro!
    E tremeis, canallhas!

    Duplo Expresso estreia 2018 com bomba: o elo Sergio Moro/ Dario Messer, o doleiro
    https://www.youtube.com/watch?v=mjB0Ai84nYk

  3. ‘.Pois Sr.Britto,o que cabe discutir,não são somente os personagens Getúlio e Luis Inácio,senão o que a DIREITA,togada e sem pudores,pois nem OUTORGA TEM,já que os demais personagens DIREITISTAS,pouco ou nada fazem,senão se HOMIZIAR ORA nas FORÇAS ARMADAS,ou TOGADOS DE PLANTÃO,hoje ponta de lança do GOLPE QUE ASSISTIMOS ANO PASSADO.O que cabe discutir,é o que essa gente chamava,chama e chamará no futuro, de “POPULISMO” .Pois de POPULISMO, o que eles não confessam nunca,trata-se de UTILIZAR OS COFRES PÚBLICOS,para DISTRIBUIR ALGUMA RENDA À MAIORIA DO POVO,ou seja,os MILHÕES DE POBRES QUE HABITAVAM E AINDA HABITAM NOSSO PAÍS.Pois o que desejam,eles os DIREITISTAS,ou BURGUESES,com o apoio sempre fiel da PEQUENA BURGUESIA,que chamam de CLASSE MÉDIA,verdadeiros ARAUTOS da CLASSE DOMINANTE E MINORITÁRIA.Isso é que se tem de discutir,pois os BURGUESES querem os COFRES PÚBLICOS,para AGIOTAGEM SEM CONTROLE.Então,LULISMO OU GETULISMO,OU ALLENDISMO,OU PERONISMO,consiste em DISTRIBUIR RENDA AOS MILHÕES DE POBRES .O resto,é lorota e infelizmente pouco se fala.

  4. Não consigo deixar de sentir ânsia cada vez que, supostos “esquerdistas”, tentam equiparar Lula e/ou Dilma a Vargas.

    Vargas deu o direito de pobre votar, trabalhador se sindicalizar, auditou a dívida pública, fez a Petrobrás, Vale, Siderúrgica Nacional, industrializou o país, instituiu salário mínimo…

    O que fizeram Lula e Dilma? Tiraram direitos dos trabalhadores e deram direitos ao mercado financeiro!

    Mais honestidade intelectual, por favor. Lula não serve para lamber a sola de Vargas!

    1. Luz para todos, dobrou vagas nas universidades federais, criou Universidades como nunca, escolas técnicas, minha casa minha vida, aumento real de salarios, pré-sal, níveis de emprego, etc. Quer mais???? Spinoza, como todo canalha, és covarde . E, uma besta fascista.

      1. Ainda :

        – Transposição do Rio São Francisco.
        – Tirou o Brasil do mapa da fome.
        – O Pre-sal.
        – Ademais, Lula não deu e nunca dará um tiro na cabeça pois é arretado nordestino e já se tornou o Dreyfus brasileiro.
        – Está enfrentando o maior lawfare do século 21.
        – Sem contar que Lula nunca foi ditador (até deveria ter sido quando vemos o golpe). Vargas não hesitou pois eram tempos em que nazismo e fascismo dominavam a Europa.

        Quer mais ? Espere que verás.

        1. Transposição do rio Francisco realmente foi algo bom.

          Qual Pré-Sal? Aquele que usou dinheiro público para achar e agora está sendo entregue a estrangeiros pelo vice da pupila?

          De um lado temos Vargas que, em 18 anos, construiu toda a base social (salário, voto, sindicalismo) industrializou o país e criou nossas orgulhosas estatais. Do outro lado temos Lula que, em 13 anos, retirou direito de trabalhadores aposentados, “liberou geral” para o mercado financeiro, desindustrializou o país e (algo aproveitável até onde sei) fez a transposição do São Francisco. Realmente acha justo equiparar os dois?

          1. Spinoza, não perca tempo, pois boa parte dos leitores do blog não aceitam contestação quando se trata do PT, Lula e seus erros, sem falar da inepta fraude denominada Dilma Rousseff.

            Não percebem, como jamais perceberão que o jogo era continuar drenando recursos do Estado para o sistema financeiro enquanto distribuiam migalhas ao povo, como bem definiu, continuaram o assalto aos direitos dos trabalhadores, continuaram o processo de desindustrialização, não houve reforma agrária, reforma fundiária urbana, reforma educacional, tributária etc etc.

            Mas criticar esse povo aqui é ser apedrejado, pois na cabecinha bifásica só existe o petista e o coxinha, embora muitos imbecis ainda ousem escrever idiotices aqui chamando o PT e Lula de comunista, bolivariano e outras sandices.

            Sim, obviamente o que está hoje no poder é muito pior que o PT, sim foi feito muito pelo país, mas NADA que fosse capaz de impedir o retrocesso e a destruição nacional. Sem esquecer que Temer é fruto da aliança espúria do PT , Lula e Dilma com tudo que existe de pior na política nacional.

            Mas …

          2. O feio, sujo e mal amado iSKRA Borgas só volta para criticar o Lula e a Dilma como sempre. Só sabe trazer a mesmice dos argumentos de direita colonizada e vira lata de visão bem curta e preconceituosa. Cognição sumária que se acha, mas não passa de um bufão, um pulha. Tá na hora de VAZAR FEIÃO MAL AMADO! Nunca bota a cara para apanhar de homem. Gosta de perseguir mulheres e despreza as minorias e o povão. Sempre aparece puxando o saco de alguém para atacar os outros. Mostra que além de FEIO E MAL AMADO tbm é o maior COVARDE.

          3. Arnestinha

            ” Ai Jeff ,você tá me lascando! ”
            Toma vergonha descaradinha.
            A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
            Deu pruridos anogenitais, vagabunda?
            Você tem tesão no Lulão, Barbie?
            Pensei que era só sua mãe.
            Sua mulherzinha também?
            Dilma é uma jumenta ?
            Lula é ladrão ?
            Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
            Cadelinha vadia!
            Kkkkk
            Kkkk
            Kkk
            Ok
            K

          4. Apareceu o estilo hater petista , na base antiga do argumento ZERO, ataque 100.

            Lenita VTNC ….pois essa é a única linguagem que você aprendeu na vida, FODA-SE !!!

          5. ISKRA sempre pensando que só tem mulher que não gosta dele. VAZA iSKRA e enfrenta os homens em vez de lembrar das mulheres do passado que te colocaram no lugar que você merece. MAL AMADO E FEIO sempre apelando para os palavrões da boca de fumo, seu habitat natural.

    2. Spinoza, a tua forçada de barra é grande demais. Não tem tanto mel assim nesse pote critico, melhor abaixar a bola. O que o governo do PT fez foi pouco mais é admiravel ter conseguido fazê-lo diante do dominio total dos donos do poder. Ou voce é inocente ou esta fazendo analises sem considerar a historia, o poder do neoliberalismo, a posição interna e externa do Brasil, ou seja, a geopolitica, etc. Se voce ignora interesses diversos e forças desiguais e excludentes na politica brasileira da casa grande voce acaba fazendo analises incompletas e sem muito fundamento, sobram tuas convicções.

      1. Esse tal de Spinoza quer mesmo é desqualificar Lula. Lula não é Getúlio Vargas e nunca será. Mas Lula representa o mesmo que Getúlio Vargas representou. Lula é a esperança dos pobres conscientes e de todos que querem um país melhor. Este não é o caso de Spinoza, que prefere outros Carlos Lacerda e o neo-udenismo.

    1. Eu gosto mesmo é das comparações, todas no estilo: Getúlio fez a CLT, o sindicalista picareta trocou o nome de Bolsa Escola para Família. Mas em termos ocultistas as coincidências são impressionantes. Um em 54 outro em 18: 5+4=9; 1+8=9. Nove, Nine, como o Moro chama o Lula! Ambos no dia 24. 2+4=6, número de linhas dos hexagramas chineses. E se você virar os trigramas que formam o hexagrama 54 de cabeça para baixo vai formar o hexagrama 18! Isso só pode ser um complô dos maçons atlantes.

      1. Arnestinha

        ” Ai Jeff ,você tá me lascando! ”
        Toma vergonha descaradinha.
        A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
        Deu pruridos anogenitais, vagabunda?
        Você tem tesão no Lulão, Barbie?
        Pensei que era só sua mãe.
        Sua mulherzinha também?
        Dilma é uma jumenta ?
        Lula é ladrão ?
        Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
        Cadelinha vadia!
        Kkkkk
        Kkkk
        Kkk
        Ok
        K

    2. Arnestinha

      ” Ai Jeff ,você tá me lascando! ”
      Toma vergonha descaradinha.
      A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
      Deu pruridos anogenitais, vagabunda?
      Você tem tesão no Lulão, Barbie?
      Pensei que era só sua mãe.
      Sua mulherzinha também?
      Dilma é uma jumenta ?
      Lula é ladrão ?
      Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
      Cadelinha vadia!
      Kkkkk
      Kkkk
      Kkk
      Ok
      K

    3. Arnestinha

      ” Ai Jeff ,você tá me lascando! ”
      Toma vergonha descaradinha.
      A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
      Deu pruridos anogenitais, vagabunda?
      Você tem tesão no Lulão, Barbie?
      Pensei que era só sua mãe.
      Sua mulherzinha também?
      Dilma é uma jumenta ?
      Lula é ladrão ?
      Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
      Cadelinha vadia!

  5. Sergio Moro & Dario Messer, o doleiro: o elo “perdido” – e explosivo – ligando Lava Jato e Bane$tado

    Por Romulus Maya – direto da Suíça

    Segundo fonte nossa na comunidade de inteligência europeia, os “operadores” do enterro do escândalo do Banestado – de longe o maior caso de corrupção de todos os tempos: mais de 134 bilhões! De dólares! – teriam recebido 0,8% desse montante para operacionalizar o “desmonte”. Por óbvio, entre os “coveiros” necessariamente se encontravam membros do Judiciário. Os “operadores jurídicos” do “enterro” também teriam, portanto, entrado no rateio desse butim.
    Ou seja: 0,8% dos 134 bilhões de dólares.
    Nada menos que 1.072 bilhão de dólares!
    Vale lembrar que o juiz Sergio Moro, na qualidade de juiz de instrução, presidia as investigações então.
    De maneira “inusitada”, o maior doleiro do Brasil, Dario Messer, foi então “poupado”.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.romulusbr.com/2018/01/sergio-moro-dario-messer-o-doleiro-o.html

      1. CAPIAUVENHACHUPARMEUPAU
        Capiauvenhachuparmeupau
        Sua mãe e sua mulherzinha tão boas?
        Dilma é uma jumenta ?
        Lula é ladrão ?
        Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar pruridos anogenitais e desatam a escrever mais MERDA.
        AGORA É TARDE PRA VOCÊ RECLAMAR SEUS DIREITOS, VAGABUNDA !
        DEVIA TER PENSADO NISSO ANTES DE XINGAR: LULA, DILMA E TODOS.
        Kkkkk
        Kkkk
        Kkk
        Kk
        K

  6. O golpe que não foi evitado aqui como na Turquia e no Iram cobra desmesurado preço . Nossas instituições são destruídas nossos melhores valores caducam, nossa sociedade se divide. O impensável, nossa mídia golpista que se valeu deste golpe está pagando caro também, percebo entre meus amigos que sempre se valeram da tv para informação e lazer abandonando totalmente estes costumesi seguindo para internet e netflix. Verdadeiro tiro no pé .

  7. Sou Lula. Lula é ponte, Lula é bandeira.
    …Convém não jogar a toalha. Convém não subestimar a população. Convém não subestimar o PT. Convém não subestimar Lula.
    …Peço, portanto, respeito à história. Respeito a essa entidade que emana diretamente do povo chamada Lula. Reparem o que ele aguentou até aqui. Reparem o que ele já fez pelo país. Reparem a total divergência dos prognósticos que se fazem a ele para com o que, de fato, acontece.
    …Quem suspeitaria que no dia do julgamento mais importante da história de um país continental, o juiz chegaria escoltado e o réu nos braços do povo?
    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/gustavoconde/335772/O-progn%C3%B3stico-Lula.htm

  8. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando:

    “A Frente Brasil Popular está organizando um grande encontro de solidariedade ao presidente Lula nos dias 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre. Lá reuniremos movimentos sociais e populares, juristas, intelectuais, artistas, partidos de esquerda, e nomes internacionais em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Para garantir as condições de infraestrutura e receber as Caravanas que virão de diferentes locais do Brasil, estamos realizando uma vakinha virtual.

    Caso seja de sua livre e espontânea vontade e disponibilidade financeira, acesse o “link” https://www.vakinha.com.br/vaquinha/em-defesa-da-democracia-e-de-lula-ser-candidato-fbp-rs [ou acesse o “site” Vakinha e lá, na busca interna, procure por EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE LULA SER CANDIDATO FBP/RS, de Misiara Oliveira,] e saiba como contribuir [o valor mínimo de contribuição é igual a 20 reais], vamos todos às ruas em defesa da democracia!”, diz a frente.

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  9. A CARTA TESTAMENTO DE GETÚLIO

    “Deixo à sanha dos meus inimigos o legado da minha morte. Levo o pesar de não haver podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia. A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa. Acrescente-se a fraqueza de amigos que não me defenderam nas posições que ocupavam, a felonia de hipócritas e traidores a quem beneficiei com honras e mercês e a insensibilidade moral de sicários que entreguei à justiça, contribuindo todos para criar um falso ambiente na opinião pública do país, contra a minha pessoa. Se a simples renúncia ao posto a que fui elevado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranqüilo no chão da pátria, de bom grado renunciaria. Mas tal renúncia daria ensejo para com fúria, perseguirem-me e humilharem. Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus. Agradeço aos que de perto ou de longe trouxeram-me o conforto de sua amizade. A resposta do povo virá mais tarde….”

    Por aí se vê como tratam aquele que procura fazer o bem para o povo.

    Como Getúlio, Lula, hoje, está sendo vítima de uma conluio de mentiras, que o levam a uma encruzilhada. Ou renuncia ao seu legítimo direito de se candidatar à presidente do Brasil ou irá ser condenado e, possivelmente, preso, evitando, assim, a continuada de sua cruzada em favor dos trabalhadores e do povo mais sacrificado pela ausência do Estado, aqueles que continuam abaixo da linha da pobreza.

    Ele não irá tomar o caminho de Getúlio. Ele irá continuar e lutar.

    O que irá acontecer?

    Sabemos lá. Porém, a história nos mostra que mesmo com o sacrifício da vida, Getúlio está perdendo, agora, o seu legado, os direitos trabalhistas e previdenciários, 65 anos após a sua morte. E novamente a burguesia está vencendo.

    Queira Deus que o povo compreenda que a luta pela melhoria das condições de vida e desenvolvimento de nosso povo continue, incessantemente, sem tréguas, para que possamos ter um País que tanto está em nossos sonhos e ideais.

  10. Também cresci no pós-era Vargas, tendo nascido apenas alguns meses antes de seu suicídio. E em nosso bairro operário do Cambuci, em SP, meu pai nos ensinou durante toda a sua vida que Vargas havia sido assassinado por tentar defender os pobres. Isso ninguém lhe tira, como não tirarão nunca de Lula sua história a favor do povo brasileiro. Mentem, manipulam, ofendem, atacam, agridem e assassinam juridicamente. Mas, novamente, serão derrotados pela realidade do povo e pela história. Não há um brasileiro de verdade, de pé no chão, que não saiba a esta altura que Lula é perseguido. Perseguido pelos poderosos e pela Rede Globo. O povo brasileiro às vezes me irrita por sua resignação a esses episódios, por sua “mansidão”, mas temos que compreender o efeito de 300 anos de escravidão e chicote no lombo, as pessoas ainda sentem que a opressão dos muito ricos é forte demais para ser enfrentada. Aguardemos os acontecimentos futuros…com esperança de um dia ver essa gentinha mentirosa ser realmente tratada como merece, com a foice do 1.900 de Bertolucci.

  11. Luiz Inácio Lula da Silva não é Getúlio Vargas, ele não criou a CLT, não criou a Petrobrás, não criou o Ministério da Previdência e a aposentadoria. Mas Lula é a esperança de que os sonhos e os feitos de Getúlio Vargas se mantenham, que não sejam destruídos pelos canalhas da UDN. Lula representa para o povo explorado, simples e consciente o que Getúlio Vargas representou. Lula é o desenvolvimento do Brasil, Lula é a chance do Brasil se manter soberano, um Brasil justo para os brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.